Cozinha-sala

Cozinha-sala em estilo provençal: características de design e exemplos interessantes

Cozinha-sala em estilo provençal: características de design e exemplos interessantes
Contente
  1. Recursos de estilo
  2. Alocação de zona
  3. Cores e estampas
  4. Móveis e têxteis
  5. Cladding
  6. Iluminação
  7. Exemplos interessantes

O estilo interior é de particular importância ao criar um ambiente doméstico. Ao criar um certo clima, ela é capaz de dar status a qualquer ambiente. No artigo, vamos considerar quais são as características do design de cozinha-sala de estilo provençal, e observar os principais aspectos através dos quais um interior hospitaleiro é criado em um quarto combinado.

Recursos de estilo

A singularidade da direção estilística da Provença é a sua simplicidade na filmagem da sala. Pode ser implementado tanto em uma pequena cozinha quanto em uma sala espaçosa. Hoje é perfeitamente possível criá-lo não só no quadro de casas de campo ou chalés de verão, mas também em apartamentos na cidade de diferentes layouts.

No entanto, devido à cor pronunciada, este estilo é difícil de combinar com outros designs de interiores. Isso significa que toda a habitação deve ser equipada neste estilo.

Na verdade, esse é o estilo do sertão francês ou do chamado país francês. É diferente de outros estilos de interiores:

  • uma abundância de tons claros no design e na mobília de fundo;
  • o uso de cortinas de porcelana frias e contidas;
  • o uso de materiais naturais, incluindo madeira e pedra;
  • um mínimo de traços e tons brilhantes, bem como contrastes;
  • dosagem de elementos decorativos em forma de forja e estuque;
  • a presença de móveis sólidos, raros ou envelhecidos artificialmente;
  • utilização de elementos de vime no interior (cestos, potes, cadeiras);
  • escondendo todos os eletrodomésticos e acessórios modernos;
  • a presença de soluções contrastantes suaves na escolha da cor, na dosagem da pompa;
  • máximo de têxteis feitos de fibras naturais;
  • cores florais e vegetais de cortinas e tecidos para estofamento de móveis.

A principal regra de estilo é criar um interior com uma marca do tempo. Ao mesmo tempo, o estilo não aceita brilho - os materiais de revestimento devem ter uma textura fosca. No entanto, um brilho leve pode ter um azulejo do qual o avental é colocado. Além disso, em alguns casos, móveis com brilho quase imperceptível são permitidos no interior. Nesse caso, vale a pena fazer uma reserva de imediato: a textura dos móveis também deve tender ao fosco.

Conhecendo os recursos básicos do estilo provençal, você pode criar um ambiente verdadeiramente único na cozinha-sala. Neste caso, em primeiro lugar, é necessário desenvolver a arquitetura da sala. É ótimo se a sala pode ser combinada com uma loggia: isso abre muitas possibilidades de design, ao mesmo tempo que simplifica o zoneamento do espaço. Não menos bem-sucedida é a cozinha, que é complicada pelo parapeito da janela saliente.

Alocação de zona

Na cozinha-sala, via de regra, é necessário dispor de 3 ambientes funcionais: jantar, cozinhar e convidados. Na verdade, serão 3 ilhas habitadas:

  • área de trabalho, onde fica o fone de ouvido, mesa com pia, geladeira e fogão;
  • uma área de hóspedes ou um local de descanso onde você pode instalar um sofá com poltronas e uma mesa de chá;
  • Grupo de jantar composto por mesa e cadeiras.

Para que o interior seja holístico, os esquemas de cores de todas as zonas devem ser idênticos. Além disso, é importante escolher o mesmo material para móveis, têxteis, a mesma forma e design para os elementos de decoração.

O zoneamento, por outro lado, ajudará a organizar o espaço, o que é bom para a estética do interior e para manter a ordem.

A localização de uma determinada zona depende das características da sala base. Por exemplo, se:

  • estreito e alongado, você terá que colocar os móveis de forma linear, dividindo as zonas criando divisórias (vire a mesa, vire o sofá);
  • quadrado, então em um canto você pode viver em um canto de trabalho e organizar um espaço para hóspedes diagonalmente, colocar um grupo de jantar entre eles;
  • de largura, então pode-se tomar um canto para a área de trabalho, e o segundo, pelo contrário, para a sala de jantar e área de lazer;
  • tem uma janela saliente, então a sala de jantar ou sala de estar pode ser equipada lá;
  • combinado com uma loggia, é este que pode ser aproveitado para a área de trabalho, deixando o resto da área para a sala de jantar e sala de estar.

Cores e estampas

Se antes ao traçar um interior único não havia tantos tons, hoje temos a oportunidade de combinar uma variedade de tons e semitons. A prioridade são tons do tipo envelhecido ou branqueado. Ao mesmo tempo, é ótimo se eles forem macios, abafados. A cor de base é o branco, geralmente adicionado a contrastes como duetos:

  • cinza-azulado e marrom;
  • pistache e bege;
  • carvalho claro wengé e marfim;
  • hortelã e café com leite;
  • leite e lavanda.

Desenhos despretensiosos de flores e plantas do prado têm prioridade. Nesse caso, os padrões não devem ser grandes e brilhantes. Além de flores, o interior pode ser decorado com desenhos de um avental com temática vinícola, bem como de aves (galos e galinhas). Ao mesmo tempo, os ornamentos interiores não devem ser intrusivos, não devem ser repetidos em todo o lado, porque é necessário deixar a oportunidade de acentuar o espaço com ramos de flores frescas.

Móveis e têxteis

As prioridades na escolha dos móveis são produtos com história, portanto, móveis com pintura descascada, craquelure e decoupage são bem-vindos. As fachadas do fone de ouvido certamente devem ser opacas, a maioria dos móveis deve ser feita de madeira.

Em casos extremos, você precisa comprar uma boa imitação com a textura de uma madeira pintada velha.

A forma dos elementos de mobiliário deve ser antiga: trata-se necessariamente de cadeiras com capas de tecido, pernas esculpidas ou retas.Os armários podem ter prateleiras abertas, pátina, rebites de cobre. Você pode comprar uma vitrine na cozinha-sala de estar.

Os têxteis também devem corresponder à direção: são cortinas, uma toalha de mesa, capas de cadeiras, bancos de cozinha, um sofá. Tem muito, muitas vezes é decorado com babados, franjas, tranças ou até bordados. Neste caso, as cortinas das janelas são fixadas de maneira ideal nas dobradiças. Cortinas retangulares típicas e cortinas de café seriam boas opções.

No espaço de salas conectadas em uma sala, eles devem ser idênticos.

Cladding

Para decorar o piso de estilo provençal, são usados ​​ladrilhos ou madeira. Nem o laminado nem o linóleo são adequados para isso, mas se você não puder escolher entre duas opções, terá que parar no linóleo. A prioridade é a madeira sem pintura, então você pode escolher uma tela com sua imitação. Você também pode encontrar papel de parede de gesso com uma textura de superfície semelhante. Em casos extremos, você pode dar uma olhada mais de perto no papel de parede com imitações de têxteis.

Para as paredes da sala combinada, é melhor escolher um revestimento com a textura de superfícies brutas. No entanto, às vezes você pode fazer com papel de parede, embora seu padrão tenha que ser selecionado com muito cuidado. Não se pode sobrecarregar o espaço com flores variegadas, caso contrário perderá seu apelo estético. Se as paredes forem lisas e depois de combinadas as divisões apresentarem saliências, podem ser coladas com papel de parede com uma estampa floral clara.

O teto ideal é pintado de branco com vigas ou ripas de madeira. Se eles não estiverem lá, você pode simplesmente pintar com tinta branca. Em casos extremos, é feito por meio de filme stretch com textura fosca e imitação de madeira pintada ou gesso. Se forem utilizadas molduras para emoldurá-lo, devem ter um desenho antigo, sem douramento.

Iluminação

A cozinha-sala de estar em estilo provençal deve ser leve. Por isso, na hora da disposição, a iluminação é pensada de forma a compensar totalmente a falta de luz natural. A estilística adora lindos lustres suspensos, cujo desenho remete a uma certa época histórica.

Eles podem ser simples e elegantes, com cortinas e abajures.

Seja qual for o tipo escolhido, é absolutamente impossível permitir que ele forneça tendências de design moderno. A cor das lâmpadas pode repetir a tonalidade de estofamento de móveis ou um elemento de mobília, estampa de cortinas. Idealmente, é branco, mas pode ser decorado e forjado. Tons de lustre podem parecer chapéus de palha, lanternas antigas. Com menos frequência, os lustres são decorados como velas.

A iluminação provençal é selecionada para cada área funcional. Em vista disso, pode ser não apenas o teto, mas também a parede e até mesmo o chão. Por exemplo, é uma luminária de chão que ficará harmoniosa na área de hóspedes. Aqui também pode decorar o interior com um candeeiro em forma de gaiola redonda. Também é necessário destacar a área de trabalho, desde o teto ou no lugar do avental, capô.

Dependendo da localização da área de refeições, também deverá ser zoneada com iluminação.

Exemplos interessantes

Oferecemos 10 exemplos de desenhos bem-sucedidos de uma composição interior de estilo provençal em uma cozinha-sala de diferentes layouts.

Interior luxuoso em estilo provençal projetado para uma grande cozinha e sala de estar.

Um exemplo de combinação harmoniosa de cor, textura e mobiliário.

Uma sala com bom gosto, decorada com o espírito do country francês.

Arranjo de ilhas funcionais da cozinha-sala com técnicas de zoneamento.

Arranjo da cozinha-sala nas melhores tradições do estilo provençal.

Uma combinação bem-sucedida de tons usados, arranjo racional de móveis.

Projeto de uma cozinha provençal hospitaleira combinada com uma sala de estar.

A personificação do estilo provençal numa pequena cozinha com utilização racional do espaço.

Uma interessante seleção de móveis para organizar três áreas funcionais.

Um exemplo da iluminação original de um espaço com lâmpadas semi-antigas.

Você aprenderá sobre a cozinha estilo provençal no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa