Design e decoração

Cornijas para a cozinha: uma variedade de modelos e regras de seleção

Cornijas para a cozinha: uma variedade de modelos e regras de seleção
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Dicas de Seleção
  5. Como corrigi-lo?

A cozinha é um lugar sagrado para muitas pessoas. É aí que os agregados familiares mais frequentemente se reúnem para tomar o pequeno-almoço, jantar ou apenas tomar chá juntos, discutindo os problemas acumulados ao mesmo tempo, ou, pelo contrário, para partilhar um acontecimento alegre. E é lá que os hóspedes são convidados com mais frequência, já que nas casas e apartamentos modernos a cozinha e a sala de estar costumam estar combinadas, e não separadas uma da outra por uma parede em branco. Portanto, a maioria das pessoas se esforça para abordar a disposição desta sala tão cuidadosamente quanto possível, onde a cornija desempenha um papel bastante significativo.

Peculiaridades

A cornija é um elemento decorativo necessário para quase todas as divisões. Ele foi projetado para realçar a abertura da janela da melhor forma possível, para enfatizar o estilo do ambiente determinado e, claro, serve como suporte para cortinas e tule. A cornija da cozinha sempre agrega conforto ao ambiente, pois cortinas e tule não podem ser pendurados sem ela., o que significa que a situação como um todo parecerá desconfortável e mais formal.

Os espécimes de cozinha, dependendo das características do projeto, são geralmente subdivididos em vários tipos. Dependendo do número de telas suspensas, as cornijas são divididas em uma fileira, duas fileiras e três fileiras. Também existem tipos de quatro linhas, mas geralmente não são usados ​​para decorar aberturas de cozinha. Cortinas de luz ou tule podem ser penduradas em beirais de uma fileira. O tipo de haste de cortina de duas fileiras é adequado para composições de duas camadas, geralmente consistindo em cortinas e tule. Os tipos de três linhas permitem que você coloque cortinas, tule e lambrequim simultaneamente.

De acordo com as suas características de design, as cornijas subdividem-se em arredondadas (haste) e perfiladas. Nas hastes, as cortinas são mantidas por meio de anéis de deslizamento livre, cujo diâmetro é significativamente maior do que o diâmetro da haste. Os anéis podem ser inseridos no próprio tecido ou presos com ganchos. Nas cornijas dos perfis, as cortinas são sustentadas por ganchos, uma das extremidades que se move livremente ao longo do caminho interior e a outra segura uma pequena laçada da cortina.

Os tipos de perfil, dependendo da finalidade, são divididos em cornijas retas e flexíveis. Os últimos são adequados para criar uma linha curva de suspensão. Na maioria das vezes, eles são usados ​​em salas com janelas salientes. O desenho das cornijas dos perfis pode ser aberto ou decorado com painel. Além disso, o painel pode estar presente não só em cornijas retas, mas também em cornijas flexíveis.

A tábua não só esconde perfeitamente os ganchos esteticamente pouco atraentes, mas também é uma continuação harmoniosa da cornija.

Visualizações

Hoje, existem muitos tipos diferentes de hastes de cortina de cozinha, diferindo também no estilo.

  • A visão mais comum é, obviamente, aberta. haste de cornija... Vai caber perfeitamente em quase todas as cozinhas, independentemente do estilo de design, o principal é escolher a opção que mais lhe convier. Na maioria das vezes, uma opção é selecionada na cozinha, consistindo construtivamente de uma ou duas hastes, nas extremidades das quais há sempre pontas correspondentes ao estilo. Esses tipos de cornijas são fixados no teto ou na parede. A versão de parede é mais utilizada, pois tem um aspecto visual melhor, uma vez que os cantos onde estão fixadas 1 ou 2 hastes ficam escondidos.
  • Cornija de Corda é um tipo igualmente popular entre as cornijas. Seu dispositivo é quase parecido com a haste, a única diferença está na espessura da parte que segura as cortinas. Entre os dois cantos, em vez de uma barra, há uma corda bem esticada, ambas as extremidades fixadas com bastante firmeza e não se projetando para além das amarras.

Este tipo é adequado apenas para cortinas leves como tule ou tecidos de baixa densidade, pois o barbante é fino e, portanto, não agüenta cortinas "pesadas", pode ceder ou quebrar.

As cortinas em uma cópia amarrada são presas na maioria das vezes com a ajuda de ilhós - anéis fixados ao tecido. Este tipo é mais adequado para cozinhas minimalistas e de alta tecnologia. Além disso, são perfeitos para aberturas de janela estreitas.

  • Perfeito para cozinhas de estilo provençal e design clássico cornija de vitral (telescópico)... Não ocupará muito espaço, uma vez que está preso diretamente à moldura ou entre as superfícies laterais das aberturas das janelas. Este tipo é uma espécie de varão de cortina de varão de uma carreira, pois tem como base uma vareta, fixada com o auxílio de fechos especiais entre dois suportes. Ao instalar o varão da cortina na moldura, o método de fixação pode variar; alguns fabricantes produzem corpos de prova que são fixados por um método mais suave na superfície, ou seja, fita dupla-face.

Uma diferença bastante notável deste tipo em relação à cornija da haste é a possibilidade de aumentar o seu comprimento estendendo a haste principal. O tubo, como um telescópio, se estende até o comprimento necessário, por isso não é necessário calcular a largura da abertura em até 1 cm, o que é sem dúvida uma grande vantagem.

  • Cornija de pneu (perfil) na aparência, lembra a letra P. No interior da tira de perfil existem ranhuras, semelhantes a trilhos, ao longo das quais os ganchos se movem. As extremidades do ônibus podem ser retas ou arredondadas. O último tipo é mais frequentemente equipado com uma tira decorativa, portanto, essas cornijas são frequentemente chamadas de baguete. O método de fixação desse tipo depende da solução do projeto. Na maioria das vezes, as hastes das cortinas de pneus são montadas na superfície do teto, mas você também pode encontrar opções que se encaixam perfeitamente na parede. Esse tipo também é frequentemente usado como uma opção oculta em um teto falso.

A cornija perfilada é adequada para grandes janelas amplas com aberturas profundas. Este tipo de cornija ficará muito bem em uma cozinha ampla e bem iluminada, combinada com uma loggia.

  • Cornija eletrica é uma espécie de pneu, mas ao contrário do último, esta opção tem um design mais complexo e um aspecto mais moderno. Um motor está localizado na lateral do trilho da cortina, o que permite que os painéis da cortina sejam movidos sem força manual. Esta cornija é controlada por meio de um controle remoto ou um aplicativo em um smartphone.

É indispensável para divisões com disposição de vãos de difícil acesso, bem como para cozinhas em que a janela tenha uma forma atípica.

    Importante! Uma opção mais simples para uma cozinha com aberturas de janela fora do padrão é uma cornija flexível. Muitas vezes é instalado sob um teto suspenso ou suspenso com fixação na parede e no teto que não foi reconstruído.

    Materiais (editar)

    A variedade de espécies de cornijas permite que cada comprador escolha uma opção de acordo com o estilo da cozinha. A combinação do design dos beirais com os elementos decorativos da cozinha é sem dúvida importante, mas o material de fabricação também deve ser levado em consideração, uma vez que hoje em dia não é um problema encontrar a sua opção favorita de beirais em diferentes materiais. Estruturas de metal, plástico ou madeira têm vantagens e desvantagens que devem ser consideradas na escolha.

    Vamos considerá-los com mais detalhes.

    • Varões de cortina de metal duráveis, sem medo das mudanças de temperatura e resistentes aos efeitos dos produtos químicos usados ​​para limpá-los. Além disso, combinam-se na perfeição com muitos estilos, porque à venda poderá encontrar uma variedade de cores e designs.

    A única desvantagem desses produtos é o alto preço.

    • Varões de cortina de plástico são talvez as opções mais populares. O plástico é exatamente o material com o qual a maioria das modificações e cores são feitas. As opções de plástico são resistentes à umidade, produtos químicos de lavagem e desbotamento da cor. Embora a vida útil de uma estrutura de plástico seja bastante longa e eles sejam muito mais baratos do que os corpos de prova de metal, esses produtos também têm suas desvantagens - um baixo grau de resistência.
    • Cornijas de madeira são menos populares por vários motivos. Embora o material seja ecologicamente correto e para aumentar sua vida útil, ele é revestido com um composto especial, ainda assim não pode ser considerado muito estável. Os produtos de madeira não toleram alta umidade, flutuações de temperatura e exposição a produtos químicos durante a lavagem. Eles precisam de excelente ventilação e cuidados muito cuidadosos, o que é caro e demorado, então hastes de cortina de madeira raramente são instaladas na cozinha.

    Dicas de Seleção

    A escolha correta da cornija é garantia de bom humor, por isso é tão importante não se confundir nem com a textura nem com o design do produto na hora de escolher uma opção. Tudo terá que ser levado em consideração: o desenho da sala, seu tamanho, a densidade das cortinas e, claro, não se esqueça da praticidade da opção escolhida. Existem algumas dicas que vale a pena prestar atenção.

    • Varas de metal para cortina fica ótimo em uma cozinha clássica ou de alta tecnologia. Eles não sobrecarregam a atmosfera e combinam bem com itens de interior. Mas, na hora de escolher, deve-se evitar opções com pontas pretensiosas e hastes ornamentadas, já que opções com decoração simples e textura lisa são mais adequadas a esses estilos. Além disso, é um pouco mais difícil cuidar de uma tal cornija do que de um produto que é mais simples na decoração e suave na textura.
    • Para cozinhas decoradas em estilo provençal ou country, é claro, as mais simples são mais adequadas cornijas de madeira não sobrecarregadas de detalhes... Mas também pode pendurar as de plástico, já que encontra à venda opções com uma imitação de textura de madeira.
    • Ao escolher, vale a pena considerar e densidade de cortinas... Os produtos de metal são capazes de suportar um peso significativo de cortinas, o que, claro, é importante para locais localizados no térreo, bem como para aqueles que estão muito próximos de edifícios vizinhos. As únicas exceções são as cornijas de cordas de metal, elas suportam apenas um tecido fino, quase sem peso.

    As cornijas de plástico dos pneus com fixação ao tecto contribuem para o alargamento visual da divisão. Isto é especialmente importante se os tetos da cozinha não forem superiores a 2,5 M. Se os tetos forem altos ou a percepção visual não for tão importante, então você pode parar em outras opções.

    A cornija telescópica é uma boa solução para uma pequena janela com lava-loiça situada na zona inferior.

    Portanto, tule, e na maioria das vezes é ela que trava, não vai interferir, mas ao mesmo tempo a janela será fechada de olhos curiosos.

      • Varões de cortina de perfil flexível Ficam bem em cozinhas com porta de varanda, com janelas panorâmicas ou amplas, bem como em quartos onde as paredes são semicirculares. Eles se encaixam perfeitamente em qualquer estilo e decoram perfeitamente as janelas em arco, lanceta, de canto e salientes.

      Como corrigi-lo?

      A percepção visual e a vida útil do produto dependem de como e em que local a cornija será fixada. Quase qualquer tipo de cornija é fixada na superfície do teto ou na parede.

      Ambos os métodos são igualmente bons, o principal é escolher os fixadores corretos e não usar parafusos, suportes e outras peças necessárias para a instalação.

      É necessário levar em consideração o tipo de superfície sobre a qual a opção selecionada será fixada e o comprimento do produto. Quanto mais comprida for a cornija, maior será a probabilidade de serem necessários fechos adicionais. Esta regra se aplica especialmente a produtos de metal e cornijas, nos quais cortinas pesadas serão penduradas.

      O cálculo padrão do comprimento necessário da cornija da cozinha é reduzido para medir a largura da abertura da janela, a qual adiciona de 25 a 40 cm. Mas se você deseja expandir visualmente a abertura da janela, a margem de comprimento fornecida acima pode ser aumentou. Para reduzir visualmente a largura da janela, a cornija é selecionada com uma margem menor de comprimento, neste caso os números variam entre 15-25 cm. Para mini opções instaladas na moldura, o comprimento deve ser sempre igual à largura de a moldura.

      A estrutura dos beirais deve ser mais alta que o caixilho da janela, o vão mínimo é de 5 cm e a distância mínima da parede, independente do método de fixação, deve ser de no mínimo 10 cm.

        Independentemente do método de fixação escolhido, a cornija deve ser instalada não só no lugar certo, mas também bem fixada. Do contrário, na melhor das hipóteses, ele não conseguirá segurar as cortinas e, na pior, simplesmente cairá.

        No próximo vídeo, você aprenderá a escolher a haste certa para cortinas.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa