Design e decoração

Idéias para design de interiores de cozinha 6 sq. m em "Khrushchev"

Idéias para design de interiores de cozinha 6 sq. m em
Contente
  1. Características do layout
  2. Como aumentar o espaço?
  3. Soluções de estilo
  4. Espectro de cores
  5. Opções de acabamento
  6. Organização da iluminação
  7. Seleção de móveis e eletrodomésticos
  8. Têxteis e elementos decorativos
  9. Exemplos de sucesso

Uma pequena cozinha muitas vezes se torna um obstáculo em qualquer reforma. Toda dona de casa deseja um local confortável para preparar as refeições. Além disso, você quer que a cozinha tenha um lugar para almoçar e relaxar. Geralmente parece impossível em uma área assim. No entanto, o uso competente do espaço, uma abordagem racional e o conhecimento das características de design de pequenas salas podem operar um verdadeiro milagre. Além disso, esses reparos não exigirão grandes investimentos.

Características do layout

Para equipar confortável e bem a cozinha na área "Khrushchev" de 6 m². m, em primeiro lugar você precisa fazer um plano, um projeto das instalações. Um esboço pode ser desenhado em um programa em um PC ou com um lápis no papel - a essência não mudará. Uma pequena sala cria a dificuldade mais básica - várias áreas funcionais precisam ser colocadas em uma pequena área. Em primeiro lugar, determine o local da pia, do fogão. Dependerá se as comunicações terão de ser transferidas e se isso será necessário.

A pia no canto não é muito conveniente, mas esta posição pode ser facilmente corrigida pela seção retangular com a retirada da pia mais perto do meio da bancada. Uma geladeira também é necessária na cozinha. Se for possível movê-lo para o corredor, loggia isolada, você liberará um espaço precioso para outros fins. Depois de decidir sobre o triângulo funcional, você pode pensar sobre a opção de layout do fone de ouvido. Existem várias maneiras de organizar os móveis em uma pequena cozinha.

  • Angular. Neste caso, o conjunto está localizado em duas paredes adjacentes. Independentemente do formato da sala, este layout é considerado um dos mais bem-sucedidos. Parece harmonioso, fácil de usar e permite que você coloque a área de jantar em um espaço livre. O único aspecto negativo é que as seções de canto são sempre mais caras.

  • Linear. A maneira mais fácil e compacta de colocar o fone de ouvido. Em uma cozinha pequena, não ocupa muito espaço, além disso, é o mais orçamentário possível. Se você escolher a parede mais longa, os módulos serão suficientes para acomodar todos os eletrodomésticos necessários. Além disso, haverá espaço suficiente para a mesa de jantar. Esta configuração também tem uma desvantagem - uma pequena área de trabalho e um mínimo de espaço de armazenamento.
  • Em forma de U Aqui, três paredes estão envolvidas ao mesmo tempo, e não necessariamente completamente. Dois deles podem ser mais curtos do que o terceiro. Uma grande vantagem desse layout é o espaço. Todos os utensílios e equipamentos da cozinha podem ser colocados nele sem dificuldade. Há também um ponto negativo - quase todo o espaço está envolvido e não há espaço para a área de jantar. Embora seja possível substituí-lo por um balcão de bar.
  • Paralelo. Neste caso, o mobiliário é colocado ao longo de paredes opostas e só é adequado para salas retangulares. Além disso, não há lugar para a área de jantar, mas a sala de trabalho pode ser equipada idealmente. Lembre-se de que o corredor mínimo entre as linhas é de 1 m 20 cm.

Esta opção pode ser considerada se a mesa de jantar estiver localizada em outra sala.

Como aumentar o espaço?

Ao iniciar os reparos em uma cozinha pequena, você precisa pensar em como pode visualmente e realmente liberar espaço. Os designers oferecem muitas soluções que permitem vencer corretamente uma pequena sala e criar a ilusão de liberdade e espaço. Luz, cor e impressão desempenham um papel importante nisso. A melhor forma de ampliar uma sala é escolher cores claras para a decoração. Técnicas para aumentar visualmente o espaço:

  • o uso de tons pastéis, reduzindo ao mínimo as cores vivas, são permitidos apenas como acentos, a solução ideal é o branco;
  • desista de impressões grandes e contrastantes, escolha padrões monocromáticos ou discretos e inexpressivos;
  • se você decidir escolher materiais diferentes para decoração de paredes, use-os apenas para destacar áreas;
  • renuncie ao design volumoso do teto: vigas, em várias camadas (roubam espaço), optam por um teto liso branco;
  • a decoração das janelas deve ser lacônica, escolha cortinas curtas, feitas de tecidos finos, ou estores, estores romanos, persianas, cortinas maciças irão tornar o cômodo menor;
  • o conjunto de cozinha também não deve ser volumoso, portas de vidro, fachadas brilhantes de cores claras, acessórios mínimos ficam bem em uma cozinha pequena;
  • escolha cores claras para o chão, para que a sala fique maior;
  • pedestal de teto, piso, cornijas não devem diferir na cor do fundo geral, o contraste será uma piada cruel aqui;
  • é melhor escolher tecidos, fachadas, um avental sem grandes ornamentos, fazer uma escolha em favor de ondas suaves, floricultura inexpressiva;
  • em qualquer caso incompreensível, escolha monocromático, limite-se a 2-3 tons no design.

A maneira cardeal de ampliar uma pequena cozinha é reconstruí-la. Se o projeto do apartamento permitir, você pode conectar o quarto com uma sala de estar, uma loggia isolada ou um corredor.

Soluções de estilo

Uma boa reforma é apenas metade da batalha em uma pequena cozinha, é muito importante escolher o estilo geral correto e segui-lo até nos menores detalhes. Existem direções que parecem mais harmoniosas em cozinhas pequenas.

  • Minimalista. Esta é a solução ideal para pequenos espaços. Sua principal característica é um mínimo de decoração, sem enfeites, luz, tons lacônicos, linhas rígidas, muita luz. Não deve haver frescuras em uma cozinha assim - apenas as coisas mais necessárias.Portanto, essa sala parecerá organizada, limpa e bonita.

  • Direção moderna. É muito parecido com o minimalismo, mas também existem diferenças: móveis, eletrodomésticos e decoração devem ser o mais tecnológicos e de alta qualidade possível. Um design prático em que predomina o branco e a adição das tonalidades da madeira, o preto.
  • Moderno. Este estilo fica muito bem em pequenos espaços devido às linhas suaves e às silhuetas arredondadas. Praticamente não há angularidade em objetos deste estilo. Além disso, um esquema de cores discreto cumpre perfeitamente a função de aumentar uma sala.

Neste estilo não é permitido o uso de mais de 3 tonalidades, sendo que apenas uma delas pode ser brilhante. Esta cozinha parece muito impressionante.

  • Alta tecnologia. Um dos estilos mais populares, prático, funcional, discreto. As silhuetas nele têm formas claras, os materiais de manufatura são plástico, metal, vidro. Entre as sombras, o cinza, o branco, o brilho metálico prevalece. Um mínimo de decoração, prateleiras fechadas, acessórios cromados se encaixam perfeitamente no conceito geral.

Espectro de cores

O esquema de cores é extremamente importante para o design de uma pequena cozinha. Em primeiro lugar, você precisa desistir dos tons escuros, saturados e cativantes. Preto para o design de grandes superfícies é proibido. Tudo isso reduz muito o espaço visualmente. Entre os tons universais em primeiro lugar - branco, bem como uma faixa de luz de temperaturas frias.

O branco, com todas as suas vantagens, não deve ser o único, em grandes quantidades parece incômodo. O branco é perfeito para tetos e detalhes. Você também pode usar com segurança todos os tons de madeira clara.

Bege, leite, creme, cinza claro, pistache, azul claro ficam ótimos em uma cozinha pequena.

Opções de acabamento

A escolha do estilo dita em muitos aspectos as preferências na escolha dos materiais para decoração. Portanto, além das medidas, é necessário determinar com precisão a composição geral em uma cozinha de pequeno porte.

  • Acabamento do piso. Primeiro, você precisa nivelar corretamente o piso e selecionar um revestimento para ele. É muito importante que o material seja durável, resistente à umidade e fácil de limpar. A cozinha é o local onde a contaminação não pode ser evitada. Ladrilhos, piso laminado e linóleo de alta qualidade são perfeitos para o acabamento. Cada um deles vem em uma grande variedade de cores e padrões. O principal é que o esquema de cores seja o mais leve possível e sem ornamentos contrastantes.

  • Decoração de teto. Em uma cozinha pequena, o teto deve ser o mais simples e conciso possível. É melhor se for plano e branco. Placas de gesso, painéis plásticos e PVA, tecido stretch são excelentes como acabamento. Se o teto for plano, você pode simplesmente pintá-lo. A escolha ideal para esticar o tecido é brilhante e semibrilhante. Portanto, o teto será visualmente mais alto.
  • Decoração de parede. Em primeiro lugar, devem ser planos, sem fissuras. Vários materiais são adequados para decoração. Se você optar pelo papel de parede, escolha um que seja fácil de limpar. Além disso, as paredes podem ser pintadas com tinta especial. A escolha de tinta e papel de parede agora é enorme em qualquer supermercado imobiliário. A vantagem do papel de parede é uma estrutura interessante, padrões, enquanto a tinta é mais durável e fácil de limpar. Além disso, as paredes são acabadas com painéis de plástico, gesso decorativo.

Organização da iluminação

A composição geral ficará incompleta sem iluminação adequada. Um cômodo muito escuro parece menor, não mais arrumado, do que um cômodo claro e com muito ar. É especialmente importante organizar a iluminação correta na cozinha, cujas janelas estão voltadas para o norte e o oeste. Em tal sala é mais escuro do que no sul e no leste, portanto, são necessárias fontes de luz adicionais.

Além desse recurso, a iluminação ajudará a zonear o espaço.

Na área de trabalho, você pode instalar uma faixa de diodo ou holofotes embutidos no fone de ouvido, eles não ocuparão muito espaço.Evite pendurar lustres, lâmpadas enormes. É melhor escolher modelos de tipo de teto.

Seleção de móveis e eletrodomésticos

Você pode equipar confortavelmente uma pequena cozinha, escolhendo os móveis e eletrodomésticos certos. Em primeiro lugar, deve escolher um conjunto de cozinha (angular ou linear) e, em seguida, pensar na localização da zona de refeições. Os designers recomendam o uso das seguintes técnicas para a organização competente de uma pequena cozinha.

  • A vantagem está atrás da superfície de trabalho. Caso contrário, será simplesmente inconveniente cozinhar. A área utilizável deve ocupar o máximo de espaço possível. Aproveite o peitoril da janela, convertendo-o em uma bancada ou área de jantar.
  • Minimize sua área de jantar. Se possível, é melhor simplesmente transferi-lo para a sala de estar ou para a loggia isolada. Se isso não for possível, desista da grande mesa de jantar. Substitua por uma estrutura dobrável ou balcão de barra.
  • A mobília deve ser multifuncional. Se possível, escolha modelos que combinem várias funções ao mesmo tempo, transformadores. Superfícies extraíveis, mesas dobráveis, um guarda-roupa com bancos embutidos e assim por diante.
  • Armários combinando. Os trechos em uma pequena cozinha devem ser altos, com mezaninos. Eles podem acomodar muito mais utensílios e produtos.

    É muito importante escolher os eletrodomésticos certos. Como há muito na cozinha, pode estragar significativamente a impressão de toda a sala, sobrecarregando-a. Existem regras para a escolha de equipamentos para cozinhas pequenas:

    • a técnica é preferível ao tipo embutido, esta é a opção mais compacta;
    • a forma dos dispositivos deve ser o mais simples e concisa possível, sem modelos pretensiosos;
    • a placa e um pequeno forno parecerão mais orgânicos do que o fogão; se possível, substitua a versão de quatro bocas por uma de duas bocas;
    • o dispositivo deve ser pequeno, mas, se possível, ter muitas funções diferentes.

    Têxteis e elementos decorativos

    O interior de uma pequena cozinha não estará completo sem os tecidos certos. Além disso, a decoração do design de "Khrushchev" sempre levanta dúvidas. Além disso, um grande número de decorações atrapalha visualmente a impressão visual da sala. Uma pequena sala pode ser decorada com muito elegância, mas para isso você precisa aplicar ideias básicas de design:

    • as tonalidades dominantes são de escala clara, a mesma regra funciona na decoração e escolha dos tecidos, devendo ser escolhidos tecidos claros, translúcidos, pequenos;
    • use vidro - é estiloso, bonito e o mais arejado possível;
    • ao fazer uma janela, opte por cortinas, persianas, estores - tudo depende do estilo geral;
    • concentre-se no avental - ele pode se tornar o ponto central da composição e não prejudicar a impressão.

    Exemplos de sucesso

    O branco é a melhor escolha na concepção de uma pequena cozinha.

    Soluções incomuns são aceitáveis ​​em salas pequenas.

    A organização competente do espaço permite acomodar todos os elementos necessários.

    Use cada centímetro de sua área.

    Uma cozinha de canto é a solução ideal para uma cozinha em Khrushchev.

    Para ideias de design de interiores para uma cozinha de 6 metros quadrados em "Khrushchev", veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa