Design e decoração

Como deixar a cozinha aconchegante?

Como deixar a cozinha aconchegante?
Contente
  1. Seleção de móveis
  2. Seleção de cortinas
  3. Acabamento
  4. Uso de têxteis
  5. A importância da iluminação
  6. Escolhendo os pratos
  7. Opções de decoração
  8. Dicas úteis

A cozinha é um dos locais mais visitados em qualquer casa e apartamento, onde a família se reúne para jantar, a comida é preparada e à noite conversas sinceras se realizam com uma xícara de chá perfumado. É por isso que a cozinha deve ser acolhedora, confortável, todos devem sentir paz e tranquilidade neste local. Como tornar o espaço da cozinha mais confortável com vários detalhes interiores e acabamentos em geral?

Seleção de móveis

Para que tal divisão seja confortável, é necessário abordar corretamente a escolha do mobiliário, pois o conforto da cozinha depende diretamente do ambiente. Em primeiro lugar, é importante notar que a mobília da área de jantar deve ser confortável e macia. Será confortável não apenas comer sobre esses móveis, mas também simplesmente sentar-se a qualquer hora.

Se a sala tiver uma área bastante grande, é perfeitamente aceitável comprar uma mesa grande, um sofá completo e poltronas macias. Para uma cozinha pequena, você terá que escolher outra opção, na forma de um pequeno balcão de bar e cadeiras altas com assentos macios.

Para além da zona de refeições, o conforto da cozinha é assegurado pelos restantes móveis. É por isso você deve abandonar imediatamente o fone de ouvido maciço em cores escuras, pois parecerá sombrio e só alcançará a melancolia.

A prioridade são os móveis leves com uma bela mesa e um avental original. Os armários suspensos também podem ser substituídos por prateleiras abertas e preenchidos com potes coloridos de especiarias e ervas.

Recomenda-se obter uma pequena prateleira onde os cereais e diferentes tipos de massa serão armazenados em potes transparentes. Essa prateleira lembra vagamente a cozinha de uma avó na aldeia, e o que poderia ser mais confortável do que memórias de infância. Além disso, uma atmosfera favorável no espaço da cozinha ajudará a criar vários pequenos detalhes, por exemplo, um pequeno armário móvel, uma poltrona compacta e um suporte de planta original.

Seleção de cortinas

Os têxteis são sempre um dos componentes mais importantes de um interior acolhedor, especialmente quando se trata de cortinas. Uma vez que quase sempre ocupam uma posição central na cozinha, tornam-se o objeto de atenção e influenciam o ambiente geral. É por isso a escolha de têxteis de cozinha para janelas deve receber atenção especial.

Em primeiro lugar, você deve prestar atenção aos pulmões telas de comprimento médio. Cortinas muito compridas dão um aspecto mais pesado ao ambiente e bloqueiam a luz do sol, que não tem nada a ver com o aconchego da cozinha. Mas produtos leves feitos de materiais naturais ajudarão a enfatizar o interior e adicionar notas de coquete e leveza à ideia geral do design. Eles ajudarão a adicionar conforto ao ambiente cortinas com estampas florais, padrões de luz discretos, além de produtos em cores agradáveis ​​e suaves.

Acabamento

A escolha de acabamentos e materiais adequados também desempenham um papel bastante importante na criação de um ambiente aconchegante na cozinha. Vamos dar uma olhada em quais materiais você deve prestar atenção.

Paredes

Para decoração de parede no espaço da cozinha, é recomendado o uso materiais em cores quentes, sejam cores claras ou brilhantes... Tons frios vão dar ao ambiente mais sombrio e privá-lo completamente da atmosfera de aconchego. Mas cores quentes, por exemplo, bege, marrom, amarelo suave, pêssego, dourado, café com leite vão atuar mais calmantes e apaziguadores.

Os materiais de acabamento devem ser feitos de matérias-primas naturais e ecológicas, mas ao mesmo tempo são resistentes às nuances do funcionamento da cozinha. Por exemplo, papéis de parede de papel podem não funcionar porque existe o risco de as telas simplesmente ficarem molhadas devido à grande quantidade de umidade. Painéis de plástico também não funcionam porque com a exposição frequente a altas temperaturas, eles perderão rapidamente sua aparência original.

Com muita qualidade e estilo, você pode decorar as paredes da cozinha com finos painéis de madeira, que além de trazer conforto ao ambiente, se bem processados, durarão muitos anos. Papéis de parede de alta qualidade, como tecidos, mosaicos de cerâmica, ladrilhos ou gesso texturizado também são adequados.

Piso

O piso da cozinha tem requisitos especiais. Isso se deve ao fato de que durante o cozimento, muitas vezes, líquido pode ser derramado no chão, às vezes até água fervente, facas ou outros objetos pontiagudos podem cair, assim como detergentes químicos. Tudo isso pode causar alguns danos à superfície.

Portanto, custa imediatamente abandone a opção com linóleo, porque nas condições de uso da cozinha não vai durar muito. Também melhor descartar a ideia de piso laminado, uma vez que também não difere em durabilidade sob certas condições. Ajuste perfeito ladrilhos de cerâmica, que, quando feito corretamente, não só ficará bonito, mas também se tornará um revestimento muito forte. Além disso, os ladrilhos são muito fáceis de limpar - com ou sem agentes especiais.

Madeira ou parquete são uma boa ideia para pisos. Mas esses materiais também não serão totalmente funcionais se você não os cobrir por cima com uma camada espessa de verniz forte. Será capaz de evitar que a madeira entre em contato com líquidos e partículas de alimentos.

Teto

A escolha de materiais para o acabamento do teto também é bastante ampla, mas o forro do teto não prejudica muito o conforto da sala, por isso você pode considerar várias opções. Ajuste perfeito painéis e estruturas articuladas com iluminação colorida embutida. A vantagem de tais revestimentos é que podem ser pintados com um composto impermeável e, se necessário, lavados.

Telas de tensão também são bastante resistentes e têm uma boa vida útil, mas para mais conforto, deve-se optar por tetos com acabamento fosco. Acontece que a versão brilhante pode parecer mais desordenada, pois vai refletir o ambiente da cozinha e o que está acontecendo fora da janela.

Ficará ótimo e ajudará a criar uma atmosfera verdadeiramente emocionante revestimentos de teto de madeira natural, mas muitas vezes essa opção só pode ser usada em salas com pé direito alto, pois reduz parte do espaço.

Uso de têxteis

Como mencionado anteriormente, os têxteis desempenham um papel importante na criação de conforto na cozinha. Muitas vezes acontece que mesmo pequenos detalhes de tecido ajudam a equipar o espaço de forma competente e harmoniosa. Mas é importante ressaltar que o material deve ser o mais natural e agradável possível ao toque. Os têxteis podem ser usados ​​como uma bela toalha de mesa para complementar uma mesa de jantar.

A escolha deste produto é necessária de acordo com o tamanho e formato da mesa, bem como com base nas características do tecido utilizado. Uma vez que a toalha de mesa fica suja regularmente, deve-se tomar cuidado para garantir que para que o material resista a lavagens frequentes e exposição a agentes de limpeza.

Têxteis também podem ser usados ​​como guardanapos, mas esses itens de cozinha não são tão comuns hoje em dia., uma vez que os produtos de papel descartáveis ​​são muito populares e práticos. O acréscimo de tecido ao interior da cozinha pode ser apresentado como almofadas de cadeira lindamente projetadas, bem como capas para elas. Tais elementos não só protegem o móvel, prolongando sua vida, mas também o tornam mais confortável para sentar em cadeiras.

A importância da iluminação

É igualmente importante levar em consideração a localização das fontes de iluminação, sua potência e opções de design decorativo ao organizar um espaço de cozinha. É melhor que a iluminação não se concentre no centro da sala, mas sim em toda a superfície do teto, especialmente se a cozinha estiver dividida em zonas. Para maior conforto, recomenda-se a instalação de pequenas luminárias adequadas ao estilo geral da sala, para que seu interior seja holístico.

Adequado para área de jantar luz quente e suave para comunicação e relaxamento, e aqui deve haver lâmpadas com luz fria na área de cozimento, porque é mais luminoso e adequado para qualquer tipo de trabalho.

É importante notar também que uma cozinha aconchegante deve certamente ser leve, por isso, se necessário, você pode complementar o interior com pequenas lâmpadas de parede e luminárias de chão.

Escolhendo os pratos

Muitas vezes, pratos bonitos, originais e incomuns são usados ​​como o projeto de um conjunto de cozinha ou espaço em geral. Essas soluções são muito relevantes. para estilos boho e patchwork, que são usados ​​não só em roupas, mas também em design de interiores. Normalmente, utilizam-se para tal decoração lindos pratos com motivos orientais, copos maciços de vidro grosso, diversos potes de cereais e especiarias, bem como pratos e canecas colocados em prateleiras abertas com dobradiças.

Opções de decoração

Para decorar lindamente uma sala com tal planta, é necessário pensar cuidadosamente sobre todos os detalhes do design com antecedência, selecionar os materiais adequados e observar em todas as medidas, então você será capaz de criar uma cozinha bonita e elegante com uma área de jantar espaço ou, por exemplo, uma área de estar. Como decoração podem ser utilizadas cortinas decorativas, que não se destinam a janelas, mas sim a dividir o espaço em zonas. Esses produtos geralmente consistem em contas, contas, cordas densas ou correntes finas.

Uma ideia interessante de decoração de cozinha é usar tapetes na área de jantar.... Esse elemento parece muito original e caseiro, por isso pode facilmente ajudar a adicionar um toque de conforto ao ambiente. Mas você precisa ter mais cuidado, pois esses detalhes devem ser selecionados de acordo com o estilo do design geral. Além disso, tons originais para lustres, bases para copos interessantes para pratos, atributos de móveis incomuns e flores podem ser usados ​​como decoração.

Dicas úteis

Para tornar a cozinha de uma casa ou de um apartamento verdadeiramente acolhedora, não basta apenas desenhar o interior de forma adequada, você também precisa considerar algumas diretrizes simples.

  • Sempre mantenha a ordem e a limpeza, especialmente quando se trata de áreas de alimentação.
  • Preencha o espaço com objetos coloridos e claros, incluindo pratos.
  • Adicione algumas lindas flores em vasos à sua decoração. Eles não só ajudam a tornar o ambiente mais confortável, mas também filtram o ar que você respira.
  • No design de interiores, siga a simplicidade e a naturalidade. Estilos complexos geralmente carecem de conforto.
  • Deixe entrar o máximo de luz solar possível e mime os seus entes queridos com os aromas de uma comida deliciosa.
sem comentários

Moda

a beleza

casa