Design e decoração

Projeto interior de uma cozinha estreita e longa

Projeto interior de uma cozinha estreita e longa
Contente
  1. Características do layout
  2. Soluções de estilo
  3. Decoração com cor
  4. Opções de acabamento
  5. Seleção de móveis
  6. Elementos de decoração
  7. Exemplos de sucesso

Organizar uma cozinha estreita e comprida não é uma tarefa fácil. A pequena área complica ainda mais a situação. Porém, se você pensar cuidadosamente no interior e levar em consideração todas as sutilezas, pode obter um espaço muito bonito e funcional.

Características do layout

Em alguns apartamentos, as cozinhas têm uma forma estreita não padronizada (por exemplo, 2 por 4 m). Uma sala alongada, mas espaçosa, é mais fácil de tornar mais harmoniosa. Para fazer isso, você pode usar técnicas de zoneamento, soluções de estilo interessantes. No entanto, um espaço pequeno e estreito pode causar sensações desagradáveis ​​próximas à claustrofobia. Em alguns casos, surgem dificuldades com a colocação de todos os elementos necessários. Em tais situações, vale a pena usar todos os meios - tanto efeitos visuais para harmonizar a forma da sala, quanto soluções práticas para economizar espaço.

Tons claros ajudam a expandir visualmente o espaço, o branco é especialmente bom nesse aspecto. No entanto, você não deve se empolgar e tornar toda a sala, incluindo paredes e móveis, branca como a neve. A monotonia de qualquer tonalidade é indesejável neste caso.

É melhor combinar tons, colocar acentos de cor. Assim, as paredes não serão "esmagadas" e os móveis parecerão interessantes e elegantes. O espaço sob a janela costuma fazer parte do conjunto de cozinha. Outra opção é um pequeno sofá multifuncional com gavetas que permite guardar vários itens.

Se houver um radiador sob a janela, você pode colocar uma mesa de jantar aqui. Você também pode refazer o peitoril de uma janela para uma bancada ou balcão de bar.

É melhor reconstruir uma sala alongada com uma varanda no final. Se a varanda for isolada e envidraçada, pode ser utilizada como zona de refeições. Você pode efetivamente destacar a entrada para a mini-sala de jantar com um arco ou pode combiná-la completamente com a cozinha.

Existem muitas opções para o design de interiores de uma cozinha personalizada. No entanto, em cada caso, é melhor abordar a questão individualmente. Antes mesmo de iniciar a reforma e compra de móveis, vale a pena fazer um projeto que leve em consideração o comprimento e a largura das paredes., o número de janelas, a presença de uma varanda, as preferências dos proprietários em matéria de estilo e cor. Não se esqueça de que a reconstrução de uma varanda requer uma permissão especial.

Soluções de estilo

Clássico

É muito difícil incorporar as ideias dos clássicos no sentido tradicional em um espaço estreito, uma vez que a maciça dos móveis pode causar uma impressão deprimente. Melhor optar pelo neoclassicismo (uma abordagem moderna da elegância vintage). A escolha ideal aqui seria um estilo clássico em uma forma leve e uma mesa de jantar com pernas finas em cores claras. É possível usar um balcão de bar com uma luxuosa superfície de pedra. As cadeiras ou bancos estofados devem ser elegantes e não volumosos. Cortinas de luz, lâmpadas de cristal ou vidro são os retoques finais perfeitos.

O esquema de cores clássico sugere tons suaves e calmos. Branco ou leitoso podem ser harmoniosamente complementados com tons de caramelo e chocolate. O neoclassicismo permite a inclusão de tons mais "modernos".

Em uma cozinha estreita, o branco pode ser combinado com notas de lavanda clara e turquesa claro.

Provença

Provença é um belo estilo que cria a atmosfera de uma zona rural francesa. Aqui, móveis simples de cor clara podem ser complementados com uma mesa de madeira bege, backsplash de ladrilhos quadrados. Cortinas de luz com estampa floral, toalha de mesa de tecido e tapete de tecido podem reviver o ambiente. Alguns armários podem ser substituídos por prateleiras abertas para um interior arejado.

Em uma cozinha estreita, decorada com o espírito da Provença, é melhor combinar o branco com a luz, como se queimado com os tons do sol (azul, cinza, verde-oliva, pistache). A terceira tonalidade pode ser bege ou marrom (textura natural amadeirada).

escandinavo

O estilo escandinavo, com sua leveza e abundância de branco, é perfeito para espaços estreitos. As paredes e os móveis brancos como a Provença podem ser complementados por uma bancada de madeira. Essa técnica traz aconchego e aconchego para o ambiente. O avental pode ser em mosaico de plástico. A imitação de tijolos parece impressionante. Quanto aos tons, o branco neste estilo pode ser complementado por tons de azul e verde cinza, preto, marrom, profundos e "poeirentos".

Minimalismo e alta tecnologia

Esses estilos permitem que você faça do formato personalizado da cozinha o seu "chip". Por exemplo, você pode decorar paredes compridas em cores contrastantes (preto e branco). Um "corredor" tão longo parecerá intrigante e muito eficaz. Você pode combiná-lo com um tom de neon brilhante para branco, decorando-o com uma parede brilhante. Candeeiros futuristas, balcão de bar e cadeiras transparentes ajudam a transformar a sua cozinha e sala de jantar num fantástico bar.

Se você não estiver pronto para esses experimentos, simplesmente opte por um fone de ouvido branco brilhante sem canetas. Decorar o piso e as paredes em um tom claro e fresco (como cinza) ajudará a criar um ar de leveza. Um avental de vidro com uma imagem panorâmica ajudará a "ultrapassar os limites". Iluminação embutida, cadeiras / banquetas de plástico branco ou metal, mesa de vidro se encaixam perfeitamente no conceito.

Moderno

Se preferir cores quentes, pode equipar a cozinha com um estilo moderno. A gama de móveis bege intercalada com tons de marrom será uma excelente opção de design. Opções brilhantes e textura amadeirada são igualmente boas.Você pode escolher outro tom claro para o fone de ouvido (por exemplo, roxo claro ou azul claro) e posicioná-lo contra o fundo de paredes brancas leitosas.

Embora moderno permite cores brilhantes, formas incomuns e fachadas impressas, é melhor evitar soluções extravagantes em um espaço pequeno e estreito. A melhor opção seria um modelo de fone de ouvido lacônico.

Como decoração, pode-se usar um avental com uma impressão de fotos ou belos azulejos.

Loft

Loft é uma direção específica. Assume superfícies ásperas, metal, tijolo, aspereza brutal. O esquema de cores usual do estilo inclui tons bastante sombrios (marrom, preto, cinza). Às vezes, a paleta é diluída com tons "sujos" de azul, verde, laranja.

Os adeptos desse estilo provavelmente não sentirão desconforto em um espaço estreito. Mas se você ainda quiser espaço, você pode adicionar brancura aqui também. Por exemplo, pode ser a decoração de uma parede com tijolos pintados de branco ou uma escolha de armários brancos como a neve. O estilo pode ser apoiado por lâmpadas de metal, acessórios de encanamento combinando, prateleiras de madeira e uma mesa rústica.

Decoração com cor

Como já mencionado, as cores claras são mais adequadas para decorar uma cozinha alongada. É melhor escolher uma cor principal e complementá-la com outros tons. Em geral, não deve haver mais do que três deles - será difícil equilibrar a abundância de cores diferentes.

Tente evitar a variegação, mantenha o espaço calmo. Claro, não é necessário tornar tudo monocromático, mas deve haver uma impressão na sala. Por exemplo, em uma cozinha branca como a neve com pequenos respingos de piso preto, ladrilhos pretos e brancos serão adequados. Uma cozinha neoclássica decorada em tons de café leitoso pode ser decorada com cadeiras estampadas.

Opções de acabamento

Piso

O material mais prático para o acabamento do piso da sua cozinha são os ladrilhos de cerâmica ou porcelanato. Ela não tem medo de umidade, mudanças de temperatura, não enxuga e não muda de cor. O linóleo é fácil de limpar, mas é eliminado gradualmente. Pisos laminados e de parquete são bonitos, mas falham rapidamente em condições de alta umidade.

Uma opção ganha-ganha é um piso simples. Neste caso, é desejável que não coincida com a tonalidade dos armários inferiores (é mais claro ou mais escuro em pelo menos alguns tons), caso contrário, tudo se fundirá em um ponto incompreensível. Os desenhos no chão em um espaço estreito, via de regra, apenas enfatizam esta desvantagem. As exceções são quadrados diagonais contrastantes ("tabuleiro de xadrez"), listras localizadas em paredes compridas e pequenos quadrados escuros contra um fundo claro.

Todas essas opções são espetaculares, mas bastante ousadas e, portanto, exigem uma reflexão cuidadosa.

Teto

Não devemos esquecer a boa iluminação. Em tal espaço, sua falta é inaceitável. Devido à forma específica da sala, um lustre no centro do teto pode não ser suficiente. Lâmpadas embutidas em todo o perímetro do teto falso serão uma excelente solução.

Você pode esticar o teto ou apenas pintá-lo. Neste caso, o problema da falta de luz pode ser resolvido com arandelas de parede. Também é possível distribuir várias pequenas luzes de teto a distâncias iguais umas das outras.

Paredes

As paredes podem ser decoradas com papel de parede não tecido ou de fibra de vidro, painéis de plástico brilhante, tinta ou gesso. É melhor escolher papel de parede monocromático, é possível com uma textura interessante. Desenhos pequenos serão inadequados aqui, mas o papel de parede panorâmico pode transformar uma sala irreconhecível.

Se colocados em uma parede longa, eles expandem visualmente o espaço. E se você escolher uma mureta distante para a imagem, terá um efeito interessante de um corredor indo para o infinito. A segunda técnica, é claro, é específica e não é adequada para todos, mas a primeira vai agradar a muitos.Como imagem, pode escolher a costa marítima com espaços de água infinitos, um campo inundado de luz solar, um caminho que conduz ao fundo de um jardim florido ou qualquer outra coisa. O principal é que o tema do papel de parede se encaixa harmoniosamente no interior.

Um espelho é outra forma de tornar uma sala visualmente mais espaçosa. Claro, essa técnica não se encaixa na estética da Provença ou do país, mas é bastante adequada para o neoclassicismo e as tendências modernas. Aqui, é importante apenas decidir se você não ficará incomodado pelo fato de ver constantemente seu próprio reflexo na cozinha.

A parede próxima à área de trabalho (avental de cozinha) é decorada com azulejos, plástico, vidro. A escolha do material depende do estilo do interior. Aqui você também pode usar a técnica de impressão de fotos panorâmicas, mas, neste caso, o papel de parede deve ser excluído.

Seleção de móveis

Se houver pouco espaço, pode ser difícil mobiliar o ambiente. Neste caso, você pode escolher um conjunto de cozinha com armários mais estreitos do que os modelos padrão. É aconselhável que as conexões não fiquem muito salientes, caso contrário, podem interferir. Se possível, é melhor recusar totalmente (se o minimalismo for escolhido). Cores claras, vidros são bem-vindos. Se possível, é melhor substituir alguns gabinetes por prateleiras. Isso fará com que o ambiente pareça mais leve.

Você pode organizar os móveis de diferentes maneiras. O fone de ouvido pode suportar:

  • ao longo de uma longa parede;
  • ao longo de ambas as paredes (se precisar de um grande espaço de trabalho e espaço de armazenamento);
  • Em forma de L (essa opção de canto é apropriada em um espaço pequeno com uma porta deslocada para o lado);
  • Em forma de U (esta técnica permite aproximar visualmente a parede mais distante, também adequada para cozinhas pequenas).

É importante lembrar que a largura mínima para facilitar a movimentação entre móveis é de 90 cm.

A área para refeições pode ser organizada usando:

  • uma mesa padrão (retangular ou oval é colocada ao longo de uma parede longa, redonda - em uma curta);
  • mesa dobrável, que é fixada na parede;
  • balcão de bar (se encaixa melhor com estilos modernos e neoclassicismo).

Se houver pouco espaço, você pode até mesmo mover a mesa para outra sala. Assim, você pode cozinhar em paz sem tropeçar nos móveis.

Elementos de decoração

Freqüentemente, cômodos alongados lembram um trailer estreito com uma janela no final. Nesse caso, você não deve decorar a abertura da janela com cortinas longas e grossas - isso agravará a sensação de aperto. A exceção são as cozinhas relativamente espaçosas, decoradas em estilo clássico. Em outros casos, cortinas curtas e leves ou persianas de enrolar, que não interfiram na penetração da luz durante o dia, serão as melhores opções.

Não vale a pena entulhar o peitoril da janela com plantas. Outros acessórios também devem ser reduzidos ao mínimo. Lembre-se de que quanto menor o espaço, mais desordenado e apertado várias pequenas bugigangas o tornam. Algumas pinturas ou papéis de parede de fotos nas paredes, um relógio, belos dispositivos de iluminação - isso é o suficiente para decorar uma sala em miniatura. Em uma cozinha mais espaçosa, lembranças nas prateleiras, vasos com flores são aceitáveis.

Exemplos de sucesso

Estamos oferecendo a você melhores ideias para inspiração.

  • Uma sala espaçosa e alongada pode ser transformada em uma sala de luz luxuosa com espelhos.
  • A estética moderna em preto e branco é perfeita para uma cozinha estreita.
  • A Cosy Provence é perfeita em qualquer área.
  • O balcão do bar economiza espaço livre.
  • Um sofá perto da janela é uma solução prática.

No próximo vídeo você encontrará uma visão geral da estreita cozinha branca no "Khrushchev".

sem comentários

Moda

a beleza

casa