Design e decoração

Projeto da cozinha 8 sq. m

Projeto da cozinha 8 sq. m
Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Arranjo de móveis e eletrodomésticos
  3. Recursos de acabamento
  4. Escolha de tons
  5. Soluções de estilo
  6. Belos exemplos

É o sonho acalentado de milhões de pessoas adquirir habitações espaçosas e realizar nela seus desejos estilísticos. Mas até que esse problema seja resolvido, resta procurar maneiras menos onerosas e mais realistas de sair da situação, o que significa que é tão racional equipar o espaço limitado quanto possível.

Regras fundamentais

Mesmo na cozinha de 8 m². m para realmente alcançar resultados muito bons. Você só precisa conhecer os princípios básicos e as "armadilhas" que as pessoas podem esperar. Do ponto de vista da ergonomia, o ponto mais importante é a formação do triângulo de trabalho. Esta recomendação pode parecer um pouco estereotipada, mas realmente funciona.

Você só precisa fazer tudo para que nada interfira no movimento entre os vértices do triângulo condicional.

Um dos segredos do design de sucesso de uma cozinha com 8 metros quadrados é a escolha da configuração em L. Em qualquer caso, será mais prático do que a disposição direta dos móveis. Também é necessário lembrar sobre a altura racional dos próprios produtos de mobiliário. Eles são posicionados de forma que você não precise ficar em pé em banquinhos ou se curvar muito durante o trabalho diário.

A regra fundamental para a configuração de uma cozinha média é a localização de pequenos eletrodomésticos em uma área comum.

A TV está colocada em uma posição alta o suficiente para que seja conveniente assisti-la diretamente durante o trabalho. Perseguir iluminação excessivamente brilhante não vale a pena. É melhor usar algumas lâmpadas locais relativamente fracas do que um lustre muito poderoso. Outra regra importante na hora de organizar uma cozinha com 8 m2. m são:

  • escolher as opções de que você gosta (mesmo que violem outros princípios básicos);
  • preferência por pias fundas (para que mesmo os maiores pratos possam caber lá);
  • o uso de pias com válvulas de fundo que fecham o dreno;
  • o conforto da sala de jantar;
  • livre acesso a lixeiras;
  • segurança.

O último momento exprime-se num furo adicional nas pias (permitindo evitar o transbordamento de água), na retirada dos elementos combustíveis e de aquecimento do fogão a gás, na colocação segura dos electrodomésticos, nas tomadas.

Mas a segurança por si só não é tudo. Um processo culinário normal só é possível se você tiver todas as coisas necessárias. Vale a pena considerar se eles serão fáceis de alcançar e limpar após o uso. Batendo, batendo e fazendo outros sons mecanismos, portas são categoricamente inaceitáveis. Eles tornarão o preparo da comida inconveniente.

Arranjo de móveis e eletrodomésticos

Mas as regras gerais não podem substituir nuances práticas específicas. Em projetos de planejamento de cozinha para 8 sq. m, soluções de canto são freqüentemente usadas para economizar espaço. Mas, com essa área, um esquema semicircular às vezes se mostra apropriado. Deve ser dada preferência a fones de ouvido embutidos e produtos com partes retráteis.

Em primeiro lugar, eles colocaram uma pia, e já todos os outros componentes da cozinha estão ligados a ela.

Para zoneamento de espaço, é recomendável usar contadores de barra. Porém, deve-se ter em mente que este item também possui uma determinada finalidade funcional. Portanto, não é razoável definir levando em consideração apenas as considerações de design. Algumas cozinhas têm 8 m². m eles até colocam móveis estofados - geralmente são sofás de tamanho médio. A composição pode ser assim:

  • fixado em uma parede;
  • afundar no canto direito;
  • sofá para a outra parede.

A disposição dos móveis e eletrodomésticos da cozinha com acesso à varanda merece atenção especial. Na maioria das vezes, esta é uma cozinha retangular. Mesmo o tamanho reduzido da sala não significa que seja necessário abandonar a compra de máquinas de lavar loiça ou grandes frigoríficos.

Primeiro, você precisa traçar uma tabela clara mostrando a importância dos elementos individuais e só então tomar uma decisão.

Tendo decidido a localização dos locais de trabalho, é necessário modelar o resto da composição de forma que a parte principal dos fios e outras comunicações fiquem ocultas. Quando este problema for resolvido, é necessário responder à questão de saber se haverá área de jantar na própria cozinha. Se a resposta for sim, você terá que determinar as dimensões e a configuração da mesa e das cadeiras. A área de jantar pode ser retirada para a varanda, o que é muito agradável e até romântico. O layout mais comum em uma cozinha com varanda é de duas fileiras (quando uma área de trabalho e de jantar são colocadas contra paredes opostas).

Nesta versão, o peitoril da janela geralmente se torna uma continuação lógica da bancada. Alguns dos armários da cozinha e outros sistemas de armazenamento são transferidos para a varanda. Também inclui equipamentos raramente usados ​​e alguns dos produtos.

Importante: vale a pena usar uma porta de correr no corredor, o que adicionalmente economiza espaço. Claro, todas as principais áreas de trabalho e de jantar devem ser bem iluminadas, independentemente da estação.

Se for impossível trazer a área de jantar para a varanda, você pode tentar conectar a cozinha à sala de estar. Em seguida, eles tentam continuar visualmente a área de trabalho com a ajuda do balcão do bar. Mas a mesa do desjejum (assim é oficialmente chamada) também pode substituir o peitoril da janela. Graças a esta técnica, o espaço útil é economizado e o assento da janela geralmente sem sentido adquire uma função clara.

No caso de uma cozinha estreita, é recomendável colocar os móveis contra uma ou duas paredes opostas.

Para aproveitar ao máximo a altura, recorrem a armários suspensos. Outros sistemas de armazenamento que chegam ao teto também serão úteis. Mas é categoricamente inaceitável ignorar a iluminação de alta qualidade. Qualquer que seja o layout da cozinha, a janela não pode ser entulhada. A área de jantar em uma sala estreita pode ser equipada com uma mesa transformadora.

Apenas as coisas realmente necessárias terão de ser incluídas em um conjunto de cozinha para tal área. Depois de determinar a posição ideal da pia, você precisa selecionar os locais para os fogões (placas) e geladeiras. Eles são removidos cerca de 1 m ou menos da casca.

Uma etapa original em uma cozinha com janela é usar o peitoril da janela como área de jantar. Nesse caso, também será possível economizar energia elétrica durante a refeição.

Junto com a disposição angular e direta de móveis, aparelhos na cozinha 8 sq. m às vezes é aconselhável considerar a opção na forma da letra P. Esta configuração implica a ocupação de três paredes ao mesmo tempo. No entanto, deve-se ter em mente que neste caso, você terá que abandonar completamente a mesa usual. Só resta uma maneira - substituindo-o por um balcão de bar. Se você não gosta desta peça de mobiliário, é melhor considerar outros esquemas.

Com um layout em forma de U, é necessário verificar se as passagens não são mais estreitas do que 0,8 m. A largura ideal dos corredores será de 1,2 m. Para maior espaço visual, arcos são usados ​​ao combinar diferentes salas. Claro, todos os layouts e remodelações só podem ser usados ​​se atenderem aos requisitos de segurança.

É necessário lembrar sobre as desvantagens das salas de estar da cozinha:

  • paredes móveis exigirão aprovações e documentação cara;
  • o trabalho em si também será muito difícil financeiramente;
  • vários odores se espalharão no quarto de hóspedes durante o cozimento e por algum tempo depois;
  • a sujeira vai se espalhar mais pela casa.

A conexão clássica de espaço implica uma saída lateral. A área total depois de conectar a cozinha e a área de hóspedes é geralmente de 14-17 m². m. A divisão do espaço é mais frequentemente feita por arcos e telas. No entanto, tanto a separação expressiva de cores quanto a diferenciação de móveis podem ser usadas. Claro, quando os quartos se fundem, você terá que garantir a unidade estilística.

Recursos de acabamento

Ao decorar o interior de uma pequena cozinha com área de 8 quadrados, vale a pena usar o fundo geral do espaço para ilustrar a sua intenção. É muito importante focar nas cores claras que expandem visualmente o espaço. Não há necessidade de dividi-lo em vários fragmentos. Mas o uso local de vários acentos de cores é bastante razoável. Não existem problemas especiais com o acabamento, porque existem muitos materiais diferentes que permitem desenhar qualquer divisão à sua escolha.

Ao renovar uma casa de painéis, é apropriado usar papel de parede que pode ser pintado na parte principal da cozinha. Eles são baratos e, em locais onde não há exposição direta ao calor e ao vapor, duram muito tempo. Ao mesmo tempo, não adianta economizar no material do avental.

Um revestimento de piso é avaliado principalmente por sua resistência à umidade. Os reparos orçamentários em um apartamento podem ser feitos colocando linóleo no chão da cozinha. As soluções mais caras são o parquete e os ladrilhos. É necessário evitar a abundância de texturas, o empilhamento excessivo de peças de decoração. Eles podem criar uma sensação de caos.

Se a operação de longo prazo do piso for muito importante, você deve examinar mais de perto as opções, como grés porcelânico e revestimentos a granel à base de resinas poliméricas. O chão da cozinha não deve escorregar.

Peças pequenas não são recomendadas para pisos.

Quanto aos aventais, azulejos e películas têm se mostrado excelentes. Para paredes que não sejam papel de parede lavável, você pode usar:

  • painéis de plástico;
  • tintas e vernizes;
  • fibra de vidro.

Separadamente, vale a pena falar sobre como lidar com a ventilação protuberante. Para começar, essas caixas são niveladas com uma massa.Em seguida, eles pintam a superfície para combinar com o teto. Mas você pode agir de forma diferente - como há um detalhe desagradável na sala, vale a pena superá-lo visualmente e aplicá-lo de alguma forma. As caixas tornam-se suportes perfeitos para TVs modernas.

Você pode ocultar a ventilação de olhos curiosos colocando-a em um gabinete fechado. Se ficar do lado de fora, a caixa deve ser coberta com prateleiras onde seja conveniente colocar as coisas.

As maiores dificuldades encontram-se ao tentar disfarçar as caixas ao longo da parede da entrada da cozinha. Então você deve usar:

  • placas de ardósia;
  • espelhos;
  • cálculos de mosaico;
  • revestimento com azulejos decorativos.

Escolha de tons

O uso habilidoso das cores permite expandir o espaço. Quaisquer tons escuros são categoricamente inaceitáveis, pois criam uma atmosfera monótona e feia. Cores vivas (verde, rosa e até amarelo) podem ser consumidas, mas apenas em quantidades limitadas. Cores de luz fraca são muito mais preferíveis. Junto com as populares tintas brancas e bege, tons de pêssego, creme e cinza também são usados ​​ativamente, a azeitona também é adequada.

Soluções contrastantes nem sempre podem ser usadas. Eles podem reduzir visualmente o espaço. Mas as superfícies lisas e lisas ajudam a aumentar a área visível. O brilho também não é tão ruim, já que o reflexo da luz meio que afasta o espaço. Teremos que usar desenhos com uma textura pequena e recusar ornamentos grandes e padrões significativos.

Os tetos devem ser pintados em cores claras. Entre eles, o branco sempre foi um dos favoritos. Você pode obter a cor desejada aplicando tinta, papel de parede ou painéis de plástico. Os tetos alongados parecem mais modernos, mas são muito mais caros.

As paredes são aconselhadas a serem acabadas numa escala monocromática ligeira, utilizando os desenhos mais discretos.

Soluções de estilo

Decidir um estilo, com sua ideia básica, não é menos importante do que escolher uma cor adequada ou colocar as últimas novidades em eletrodomésticos. Para os amantes de um look conservador e austero, nada melhor do que um clássico impecável. Suas características distintivas são as seguintes:

  • o uso de materiais naturais;
  • simetria estrita de espaço;
  • o uso de madeira boa e cara;
  • o uso de cornijas de estuque e outros produtos decorativos.

Mas pompa pesada pode ser uma má ideia em uma cozinha pequena. As composições provençais são muito mais leves e elegantes. Há espaço para cores quentes claras e decorações têxteis. No entanto, você precisa tentar implementar corretamente as idéias da Provença para que o quarto tenha um visual elegante.

É muito mais fácil implementar abordagens de design modernas típicas do minimalismo. Esta é uma tendência funcional e lacônica em design de interiores. Seu atrativo será a preservação do máximo de espaço livre. Mas também devemos levar em consideração o fato de que a sala pode não ser muito bonita sem um acabamento auxiliar. E a rejeição de uma abundância de objetos nos obriga a pensar cuidadosamente sobre as funções de cada coisa remanescente.

Belos exemplos

  • Neste caso, é mostrado o quão elegante pode ser uma combinação de um fone de ouvido branco e uma parte livre cinza clara da parede. Um piso de cerâmica e um modesto grupo de jantar completam a composição geral.
  • E aqui os designers foram claramente inspirados nas ideias da Provença. O jogo de tons de branco, verde e marrom claro é muito útil em um interior como esse. Uma mesa oval e elegantes luminárias completam a composição.
  • Mas você pode se arriscar e criar um interior preto radical. Nessa composição, cerca de 50% da superfície é recoberta por cores claras - porém, elas não chamam atenção para si mesmas. Ao mesmo tempo, uma iluminação habilmente organizada permite que você exclua a sensação de escuridão. Um arranjo bem pensado de detalhes decorativos melhora significativamente o interior.Como você pode ver, mesmo um desvio tão acentuado dos cânones pode ser justificado.

Revisão de soluções de design para cozinha com 8m² de área. esperando por você ainda mais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa