Engomar e cozinhar a vapor

A roupa de cama precisa ser passada a ferro após a lavagem e como fazê-lo corretamente?

A roupa de cama precisa ser passada a ferro após a lavagem e como fazê-lo corretamente?
Contente
  1. Benefícios de engomadoria
  2. desvantagens
  3. Regras fundamentais
  4. Recursos de armazenamento

A frase "passar roupa de cama" em algumas donas de casa causa uma sensação de horror, enquanto outras jovens, ao contrário, tratam esse procedimento com um sorriso.

Como o processo de passar a roupa de cama é demorado, algumas donas de casa optam por não fazê-lo, aproveitando o tempo economizado para outros fins. Mas também existem defensores desse processo que não têm ideia de como fazer uma cama sem ferro.

Cada uma das partes apresenta fortes argumentos a favor de seu ponto de vista. Vamos descobrir se é necessário passar a ferro a roupa de cama lavada ou se esse processo, às vezes muito tedioso, pode ser contornado e se pode ser simplificado de alguma forma.

Benefícios de engomadoria

Muitas donas de casa acreditam que é necessário passar a ferro a roupa de cama, levando a seu favor os principais benefícios que podem ser obtidos ao concluir este processo.

  • Depois de engomar, a roupa de cama fica macia, torna-se mais confortável e cómoda para dormir. A cama passada a ferro cheira melhor e ao descansar, respira aromas agradáveis ​​que lhe permitem relaxar e adormecer mais rapidamente.
  • Se a roupa de cama não for passada após a lavagem, ela ocupa muito espaço nas prateleiras do armário. Se você passar a ferro esses tecidos, eles se tornarão muito compactos, ocupando um mínimo de espaço, pois podem ser dobrados em pilhas organizadas.
  • As bordas onduladas da roupa de cama, um lençol amassado ou a capa de edredom estão malcuidadas. Mesmo uma ligeira passagem a ferro ou tratamento com vaporizador pode transformar a cama após a lavagem.
  • Roupa de cama de algodão deve ser passada a ferro se você quiser que ela dure muito tempo. Sob a influência da alta temperatura ao engomar os têxteis feitos com este material, as suas fibras aderem mais entre si, tornando-se muito mais resistentes. Neste caso, a vida útil da cama de algodão será muito mais longa do que se não for passada regularmente.
  • Muitas donas de casa preferem lavar a roupa, observando um regime de temperatura que não ultrapassa os 40 graus. Esta é uma água relativamente fria, então uma variedade de bactérias e microorganismos patogênicos permanecem na roupa de cama. Se passar bem e além disso for com vapor, consegue não só manter a higiene, mas também minimizar o risco de uma série de doenças provocadas por bactérias nocivas.
  • A roupa de cama, que requer necessariamente tratamento térmico, inclui conjuntos de dormir para recém-nascidos e pacientes com várias doenças infecciosas. A exposição a altas temperaturas permite a desinfecção completa da roupa de cama.
  • É imprescindível que, após a lavagem, seja passada a ferro a roupa sobre a qual dorme a pessoa alérgica (isso reduzirá o risco de reações alérgicas), bem como de doenças crônicas da pele (ajudará a proteger outros membros da família da infecção e irá aliviar a condição do próprio paciente) ...
  • A cama do bebê precisa ser passada para tornar a superfície perfeitamente plana. As dobras e vincos extras podem irritar ou comprimir a pele delicada do recém-nascido, causando desconforto adicional. Como resultado, o bebê fica muito inquieto e não dorme bem.

desvantagens

Apesar de todos os aspectos positivos e vantagens acima, algumas roupas de cama não devem ser passadas a ferro.

Os aspectos negativos de passar roupa de cama incluem esses momentos.

  • Se a recepcionista tem um olfato muito sensível, o procedimento de passar a ferro pode causar certo desconforto. O fato é que sob a influência do vapor e das altas temperaturas, as substâncias aromáticas contidas em um pó ou condicionador desaparecem mais rapidamente, e nem todas as donas de casa gostam de cheiros pronunciados. Quando todo o cheiro agradável desaparece durante a passagem a ferro, a roupa fica menos cheirosa na hora de dormir.
  • Passar roupas de cama leva muito tempo, especialmente quando se trata de uma família grande, e você precisa passar a ferro mais de um jogo de cada vez. Esta desvantagem é muito relevante para pessoas ocupadas que têm dificuldade em arranjar um minuto livre, para não falar de algumas horas gastas a engomar coisas. Essa desvantagem pode ser nivelada se você combinar o desagradável processo de passar roupas, por exemplo, com assistir a um filme ou programa de TV interessante. Isso tornará o processo tedioso muito mais fácil e rápido. Algumas pessoas combinam esse processo com ouvir um audiolivro ou aprender línguas estrangeiras.

Como resultado, ele realiza simultaneamente duas coisas úteis, enquanto a montanha de linho inacabado desaparece rapidamente.

  • Muitas donas de casa não gostam de passar a roupa no verão, porque já faz muito calor no apartamento, e um ferro quente acrescenta mais alguns graus. Esta desvantagem não é sentida pelas pessoas cujos apartamentos ou casas estão equipados com ar condicionado. O frescor criado por esses aparelhos permitirá que você execute o processo de engomar em um ambiente confortável, mesmo no verão quente.
  • Algumas pessoas acreditam que é prejudicial à cama de ferro, porque sob a influência de altas temperaturas, o material de que são compostos os lençóis, as capas de edredão e as fronhas perdem grande parte da higroscopicidade.Assim, há uma diminuição significativa em sua capacidade de absorver o excesso de umidade e o suor que são liberados durante o sono. Como resultado, a qualidade do sono pode piorar.
  • Existem também certos tecidos que não precisam de ser engomados. Por exemplo, você não pode passar a ferro lençóis turcos, porque sob a influência da alta temperatura este material se torna muito duro e torna-se muito inconveniente esconder com tal lençol. Certos tecidos não podem ser passados ​​porque ficam eletrificados. Essas desvantagens podem ser evitadas usando um condicionador de qualidade para a lavagem.
  • Ferros de passar consomem muita energia elétrica, o que afeta significativamente o crescimento das contas no pagamento de utilidades

Regras fundamentais

Para passar a roupa de cama rapidamente, é melhor passá-la ligeiramente úmida. Se a roupa de cama estiver seca, você pode passá-la bem usando um borrifador ou escolhendo a função "vapor" do ferro. Algumas donas de casa preferem usar uma prensa ou gerador de vapor, o que simplifica muito o processo de passar.

Antes de iniciar o processo de passar, você deve examinar cuidadosamente a superfície do ferro. Deve estar isento de quaisquer vestígios de sujidade, incrustações ou ferrugem, pois estes vestígios podem permanecer nas coisas e provocar os seus danos.

Certifique-se de encher com água limpa o compartimento dedicado em seu ferro ou gerador de vapor. Se a água "estagnar", junto com o vapor, podem aparecer manchas sujas na roupa, e a cama terá que ser lavada novamente.

Para facilitar o processo de passar, muitas donas de casa preferem fazer essa manipulação em uma tábua de passar. É muito mais conveniente do que usar uma mesa normal. Mesmo os tecidos grandes podem ser facilmente acomodados no sistema especial de engomadoria. Além disso, tais dispositivos possuem uma superfície especial na qual o ferro desliza muito melhor, de forma que a dona de casa não gastará muita energia.

Aqui estão algumas dicas sobre como passar a ferro os vários elementos do seu conjunto de cama.

  • Fronha. Este atributo do conjunto de dormir caracteriza-se pelo seu tamanho reduzido, pelo que pode ser bem engomado sem o dobrar ao meio. Para passar a ferro adequadamente as dobras no meio da fronha, vire a roupa do avesso e passe-a.
  • Folha. Este elemento do conjunto de cama é grande, portanto, é recomendável dobrá-lo uma vez de comprimento e uma vez de largura. Isso lhe dará um retângulo muito menor. Os cantos e bordas da folha devem ser cuidadosamente alinhados e endireitados. A seguir, o tecido é passado a ferro de um lado, depois é necessário virá-lo e passá-lo do outro lado. Depois disso, você precisa desdobrar a folha e dobrá-la com o lado passado a ferro para dentro. Finalmente, passe a ferro a folha nos 2 lados restantes.
  • Capa de edredon. Esta parte do conjunto de cama não é apenas grande, mas também consiste em 2 camadas de tecido, o que a torna mais difícil de passar. Se houver um zíper ou botões na capa de edredão, eles precisam ser fechados. Os cantos deste produto são bem retos e conectados uns aos outros. Para isso, a capa de edredão é dobrada ao meio por analogia com o lençol. Além disso, o processo de passar a ferro esse atributo não é diferente de passar a ferro uma folha.

O elemento mais inconveniente de um conjunto de cama é um lençol com um elástico. Pode ser muito difícil passar a ferro para evitar dobras desnecessárias. Muitas donas de casa recomendam realizar este processo em uma folha elástica. Passo a passo, este processo é o seguinte:

  1. a parte central do lençol com um elástico deve ser colocada na tábua de passar;
  2. então você precisa puxar uma extremidade de um produto semelhante e passar um ferro sobre ele;
  3. a folha precisa ser movida em um círculo até chegar à área já passada.

Infelizmente, este método pode demorar muito mais do que o análogo clássico de engomar têxteis. Mas você obterá uma folha perfeitamente passada com um elástico sem vincos e dobras desnecessárias.

    O cumprimento de regras simples simplificará muito o processo de passar.

    1. O material delicado deve ser passado na configuração de temperatura mínima.
    2. As peças de seda devem ser passadas a ferro ligeiramente úmidas, virando-as do avesso.
    3. Os têxteis feitos de fibras de algodão podem ser passados ​​a ferro a altas temperaturas, para que os vincos e vincos possam ser rapidamente eliminados. Esse material não tem medo da exposição a temperaturas elevadas, a partir das quais só se torna mais resistente.

    Recursos de armazenamento

      Se decidir passar a roupa de cama, deverá também dobrá-la correctamente para que não amasse durante a arrumação, mas mantenha o seu aspecto perfeito, como se a tivesse acabado de passar. Para tal, é preferível escolher uma gaveta ou prateleira espaçosa para que os elementos do conjunto de dormir possam sentar-se livremente sem se apertarem.

      Se durante o engomar utilizou a função de vapor no ferro ou passou a engomar com um gerador de vapor, então, antes de os colocar no armário, tem de esperar um pouco até que os têxteis sequem bem, uma vez que a roupa insuficientemente seca pode adquirir um odor desagradável durante armazenar.

      Muitas donas de casa recomendam não colocar imediatamente a roupa de cama que acabou de ser passada, deixando-as deitar por vários dias. Isso proporcionará uma vida mais longa aos têxteis, aumentando sua durabilidade. Além disso, para que o tecido não se desgaste rapidamente em determinados pontos, é necessário mudar periodicamente as dobras.

      Para melhorar o cheiro da roupa de cama, recomenda-se colocar nas prateleiras sacos aromáticos com ervas secas que cheiram bem.

      Engomar pode ser divertido quando combinado com outra atividade. Além disso, a roupa passada a ferro não só terá um aspecto estético, como também ajudará a evitar várias doenças. Se você realizar esse procedimento de acordo com certas regras, não consumirá muito tempo e esforço.

      Para obter informações sobre como passar a ferro adequadamente a roupa de cama, consulte o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa