Engomar e cozinhar a vapor

Máquinas de passar: tipos, seleção e aplicação

Máquinas de passar: tipos, seleção e aplicação
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Como escolher?
  5. Revisão de modelos populares
  6. Como usar?
  7. Avaliações

A tábua de engomar é uma invenção conveniente e facilita muito o longo e trabalhoso processo de engomar as roupas. A utilização deste dispositivo é especialmente importante quando se trabalha com grandes volumes de roupa de cama e têxteis-lar, bem como para famílias com um grande número de pessoas.

O que é isso?

A máquina de engomar foi inventada na primeira metade do século passado. Era uma máquina-ferramenta composta por dois rolos girando em direções opostas, que eram acionados por uma roda com uma alça. Para trabalhar nessa unidade, foi necessária a presença de duas pessoas, uma das quais guiava o tecido entre os rolos e a segunda girava a roda ao mesmo tempo. O dispositivo era bastante grande e não muito conveniente, além disso, não havia efeito térmico no material, portanto, um alto nível de alisamento estava fora de questão.

As máquinas de passar melhoraram com o tempo e chegaram até os dias de hoje na forma de dispositivos elétricos compactos e convenientes.que pode ser controlado por uma pessoa. As modernas máquinas de passar são aparelhos automáticos de alta tecnologia, capazes não só de passar a roupa, mas também de tratá-la com vapor e secá-la. Os dispositivos podem passar com rapidez e eficiência uma grande quantidade de roupa, sem restrições quanto ao tipo de tecido e sua espessura.

Vantagens e desvantagens

Alta popularidade de máquinas de passar roupa devido a uma série de vantagens indiscutíveis dessas unidades.

  • Comparado com o uso de um ferro, engomar com uma máquina de passar é muito rápido. Portanto, levará apenas 30 segundos para passar a ferro uma folha.Isso permite que você lide com uma grande quantidade de roupas em um curto período de tempo, sem despender nenhum esforço físico especial.
  • Trabalhar na máquina de passar pode ser feito sentado, o que é muito conveniente para pessoas que têm dificuldade para passar a ferro em pé.
  • O uso do dispositivo é totalmente seguro devido à presença de peças de proteção que cobrem os elementos de aquecimento. Graças à proteção, queimaduras ou ferimentos estão completamente excluídos.
  • A máquina de passar roupa é capaz não só de passar roupas, mas também de secar coisas. Isso é muito conveniente e importante para pessoas que vivem em regiões com alta umidade, onde secar roupas naturalmente é frequentemente um problema.
  • A maioria dos dispositivos do mercado são bastante compactos e podem ser dobrados.
  • A capacidade de passar várias pequenas coisas ao mesmo tempo simplifica muito a vida dos pais jovens e simplifica o cuidado de uma criança pequena. Além disso, graças à função de tratamento a vapor, é possível realizar um tratamento higiênico desinfetante de roupas e fraldas para um recém-nascido.
  • A máquina de engomar permite alisar e vaporizar vincos e dobras antigas, o que nem sempre é possível com um ferro normal.

Além das vantagens óbvias, as máquinas de passar roupa ainda apresentam desvantagens. Em primeiro lugar, eles incluem um preço muito alto, várias vezes superior ao custo de um ferro comum. Além disso, muitos tipos de roupas são inconvenientes para passar na máquina.

Isso se aplica a produtos decorados com laços, babados e rendas. Nesse sentido, o dispositivo não pode ser considerado universal, o que restringe significativamente o escopo de sua aplicação em casa.

Visualizações

O mercado de eletrodomésticos modernos é representado por dois tipos de máquinas de engomar: máquinas de engomar de rolo e manequim.

Os modelos de rolo são bastante simples e consistem em rolo, sapata e panela de aquecimento a vapor. O rolo apresenta-se em forma de unidade rotativa e está equipado com uma capa elástica que não permite que o material escorregue durante a passagem a ferro.

O elemento gira constantemente e rola a roupa na superfície quente. O segundo componente, o sapato, é o próprio elemento de aquecimento através do qual o rolo passa o tecido.

O sapato está localizado diretamente na frente do rolo e é protegido por proteções especiais que evitam queimaduras nos dedos. A bandeja de vapor foi projetada para gerar vapor e umidificar roupas secas. Ele é preenchido com água filtrada e ligado à força. A maioria das máquinas são adequadas para uso profissional e doméstico e diferem apenas no grau de automação e no tamanho das superfícies de trabalho.

Os modelos “manequim” são representados por dispositivos automáticos que seguem a forma do corpo humano, e são bastante inteligentes. O "Manequim" é capaz de alterar suas dimensões conforme o tamanho da roupa que está sendo passada, e o faz pelo método de autoinflação. A superfície de trabalho do dispositivo é feita de seda de alta qualidade, através da qual o ar quente sai e alisa as coisas colocadas sobre ele. O aparelho também pode ser usado como secador, o que permite passar a roupa imediatamente após centrifugá-la na máquina de lavar.

Os modelos mais modernos são equipados com sensores de tempo e intensidade de alimentação do vapor, além da possibilidade de selecionar o modo de operação necessário para um determinado tipo de tecido.

Como escolher?

Antes de ir ao armazém comprar uma máquina de engomar, tem de decidir sobre o tipo de aparelho de que necessita. Portanto, se você pretende passar a ferro mais peças de roupas externas e do dia a dia, é melhor comprar um "manequim". Se a maior parte da roupa a ser passada for composta por jogos de cama, cortinas e colchas, então, sem dúvida, a escolha deve ser interrompida pela opção de rolo.

O poder é um critério igualmente importante. É bastante alto para representantes de ambos os tipos e atinge cerca de 3 kW / h.Porém, um consumo tão elevado de eletricidade não deve incomodar o comprador, uma vez que o dispositivo opera a plena potência apenas nos primeiros minutos de aquecimento, então a potência diminui significativamente e permanece dentro de 1,5 kW.

Outra métrica a ser observada é a velocidade de engomar. Para um modelo doméstico, 2 m / min será suficiente, enquanto para equipamento profissional esse valor deve corresponder a 4,5 m / min. Você também precisa prestar atenção às dimensões do móvel, e se o modelo foi adquirido para o uso doméstico, é melhor optar por um dispositivo dobrável pequeno e melhor com capacidade de ajuste de altura. As seguintes dimensões são consideradas ótimas: o tamanho da seção do eixo é de 16 cm, seu comprimento é de 80 cm, a altura do dispositivo não é superior a um metro. Esse rolo pesa cerca de 40 kg.

O próximo critério de seleção é a disponibilidade de opções adicionais, entre as quais se pode notar a função de vaporizar coisas sobresecadas, a capacidade de desligar automaticamente quando superaquecido e a capacidade de ajustar a temperatura e a intensidade da geração de vapor. A opção de desbloqueio do eixo também é conveniente e permite que você remova a roupa da unidade, mesmo em caso de queda de energia.

Revisão de modelos populares

O mercado moderno de eletrodomésticos oferece uma grande quantidade de equipamentos multifuncionais e de alta qualidade, entre os quais os dispositivos para engomar não são os últimos.

Em primeiro lugar em popularidade está o alemão Miele HM 1683, que é líder de vendas no mercado europeu. O modelo roller é de tamanho médio e equipado com rodas de silicone. O rolo do dispositivo é protegido de forma confiável por escudos especiais, eliminando completamente o risco de queimaduras na superfície quente.

O dispositivo possui um vaporizador embutido e pode ser ajustado em altura.

Não menos popular é o dispositivo do tipo manequim alemão. Siemens TJ 10500... A unidade possui 12 modos de operação e uma potência bastante alta de 3,4 kW. O carro pesa um pouco, apenas 28 kg, e suas dimensões são 36,5x45x119 cm.

Em terceiro lugar está o popular doméstico modelo "Kalinka-M"com desenho de rolo e capaz de trabalhar com quase todos os tecidos, inclusive seda, lã, algodão e linho.

Modelo manequim italiano Battistella ZEUS A possui as características de desempenho mais altas, mas devido ao alto custo não é um produto comprado. O preço de algumas modificações chega a 5 mil reais, o que coloca o aparelho na categoria da elite. O modelo é equipado com gerador de vapor, comando manual e eletrônico, 16 programas e conjunto de pinças auxiliares e estrias. O dispositivo é capaz de operar nos modos de sopro quente e frio e possui uma bomba potente. O peso do "manequim" é de cerca de 135 kg, a altura chega a 160 cm e a largura é de 58 cm.

E completa os cinco primeiros Ironnette 85 tcheca... O dispositivo de rolo tem 5 modos térmicos e é capaz de alterar a velocidade de engomar. O desempenho do modelo chega a 10 kg de linho por hora, o diâmetro do cano é de 18 cm e seu comprimento chega a 85 cm.

A máquina é tão fácil de usar que pode ser usada facilmente para passar calças, camisetas e saias. A potência da máquina é de 3,3 kW, o peso é de 46 kg e o custo é de $ 1100-1400.

Como usar?

Para passar com sucesso na máquina de passar, você precisa se familiarizar com uma série de recomendações gerais. Antes de prosseguir com o alisamento, você deve ler atentamente as informações do rótulo. Portanto, se, entre outros símbolos, houver um ferro riscado, esse produto não pode ser passado nem com um ferro nem em uma máquina de passar. Se não houver essa designação, as roupas devem ser bem preparadas antes de começar a passar. Para fazer isso, endireite todas as dobras profundas, endireite os bolsos internos e endireite os cantos dobrados.

As roupas bordadas são passadas a ferro apenas pelo lado com costura, e é recomendável colocar um rolo especial por baixo das peças com ranhuras. Itens com botões de plástico podem ser passados ​​a ferro, no entanto, cada botão deverá ser coberto com um pano especial. Além disso, roupas externas devem ser passadas somente em dispositivos do tipo manequim usando acessórios para o colarinho e punhos.

Não é recomendado o uso de modelos de rolos para engomar jaquetas e casacos.

Avaliações

A julgar pelas críticas dos consumidores, máquina de passar não é uma necessidade básica, e sua compra só pode ser aconselhável em famílias numerosas, quando há a necessidade de passar a ferro constantemente uma grande quantidade de roupas de cama e de roupas.

No entanto, os compradores que, no entanto, compraram uma unidade de rolos e a usam ativamente, falam sobre uma redução significativa no tempo de engomagem e uma qualidade bastante boa para engomar roupas de cama e têxteis para o lar.

Das desvantagens, nota-se a imperfeição do aparelho e a impossibilidade de passar roupas de alta qualidade. Além disso, se a roupa estava mal endireitada antes de ser colocada no rolo, as dobras passadas a ferro podem ser muito difíceis de alisar posteriormente. Nesses casos, você tem que molhar completamente a coisa, secar e passar a ferro novamente. Já os manequins são utilizados principalmente por operários em ateliês, fábricas de costura e guarda-roupas. Essas unidades são avaliadas como muito convenientes e não há reclamações específicas sobre elas.

Você aprenderá mais sobre o uso de máquinas de passar roupa no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa