Engomar e cozinhar a vapor

Como passar uma jaqueta corretamente?

Como passar uma jaqueta corretamente?
Contente
  1. Preparação do site
  2. Preparação de jaqueta
  3. Instruções passo a passo
  4. Peculiaridades
  5. Como passar e vaporizar uma jaqueta infantil corretamente?
  6. E se não houver ferro?

Qualquer coisa antes de usar, especialmente bem enrugada, deve ser passada com um ferro para que fique bem cuidada. No caso de uma jaqueta, isso é especialmente importante, uma vez que essas roupas são utilizadas principalmente para o trabalho, eventos formais ou eventos sociais. Para passar bem a roupa, existem certas regras que não estragam esta linda peça de roupa.

Preparação do site

Para passar uma coisa e não estragá-la, você precisará de:

  • tábua de engomar com bico estreito;
  • ferro com vaporizador (todos os modelos modernos têm esta função);
  • pano de algodão ou gaze;
  • garrafa de spray cheia de água.

Não é recomendável tentar passar a ferro sobre uma mesa coberta com uma toalha ou outro tecido semelhante, pois existe o perigo de estragá-la ou de não obter o resultado de engomagem pretendido. O local de trabalho deve ser bem iluminado e o cabo não deve interferir na movimentação do ferro. Ao passar roupas com a mão direita, a ponta arredondada da tábua deve ficar à esquerda, ao usar a mão esquerda, à direita.

Preparação de jaqueta

Para passar uma coisa e não estragá-la, você precisará de:

  • tábua de engomar com bico estreito;
  • ferro com vaporizador (todos os modelos modernos têm esta função);
  • pano de algodão ou gaze;
  • garrafa de spray cheia de água.

Todos os objetos estranhos devem ser removidos dos bolsos da jaqueta. É importante saber que não se deve passar a ferro nada se estiver empoeirado ou manchado. As roupas devem ser passadas imediatamente após serem lavadas.

Se a jaqueta foi guardada por muito tempo no armário, provavelmente estará empoeirada, mas não o suficiente para lavá-la novamente. Você pode derrubar o item na rua ou limpá-lo com uma escova levemente úmida.

A jaqueta deve ser verificada quanto a furos, baforadas e outros danos e, em seguida, examine cuidadosamente a etiqueta para se familiarizar com as regras para passar esse tipo específico de tecido.

Instruções passo a passo

O engomar do casaco é feito numa ordem específica para não estragar a roupa.

  • Bolsos. Eles precisam ser removidos e passados ​​com um pano úmido ou gaze e, em seguida, retornados ao seu estado normal e passados ​​a ferro já dobrados.
  • Mangas e costuras dos ombros. Este momento de passar é considerado o mais difícil, pois as mangas devem ficar sem flechas. Essas partes da roupa devem ser vaporizadas. Você pode arrumar esses elementos da jaqueta somente com um ferro. Se não estiver disponível, uma toalha enrolada servirá. Ela ou uma passadeira é inserida em cada manga e colocada sob os "ombros", após o que esta seção da jaqueta é passada com gaze.
  • Ondulações, prateleira e costas. Primeiro, tudo isso é passado de dentro para fora, depois é revolvido e processado a vapor por meio de um pano umedecido com água.
  • Colarinho e lapelas. Passe a ferro por fora. O tecido nos cantos deve ser ligeiramente puxado com a ponta do ferro.

Você deve saber um desses momentos: se o paletó estiver enrugado, ao passar, eles usam não só gaze úmida, mas também molham abundantemente o próprio tecido da roupa - assim fica mais fácil dar um aspecto bonito e imaculado .

Sem gaze e sem uso de tecido adicional, a coisa só pode ser passada de dentro para fora a baixa temperatura. No entanto, é melhor usar um pano para evitar danificar o material.

Peculiaridades

Todos os materiais requerem uma abordagem diferente. Para o cuidado de uma coisa com qualidade, vale a pena levar em consideração as peculiaridades do tecido e as recomendações para passar e vaporizar.

  • Jaqueta de couro. É melhor não passar roupas de couro. Se a jaqueta de couro estiver enrugada, você pode simplesmente pendurá-la em um cabide do tamanho desejado e esperar alguns dias até que as dobras e vincos se dispersem por si mesmos. Você também pode segurar a jaqueta sobre um recipiente com água quente por 20 minutos. Caso essas opções não ajudem, um produto de couro pode ser passado com um ferro fracamente aquecido, mas apenas pela lateral do forro.
  • Casaco de linho. Essas jaquetas, via de regra, não têm forro, por isso são passadas a ferro de cada lado e a vapor. Vale lembrar que o linho é um material que se enruga com extrema facilidade. É quase impossível suavizá-lo até um estado ideal, então pequenas dobras nele são aceitáveis.
  • Algodão. Este material tolera bem altas temperaturas, mas para que fique bem passado, vale a pena molhar a gaze antes do trabalho e embeber bem o próprio produto com umidade.
  • Seda. Este tecido é de origem natural e, portanto, não é recomendado para ser passado a ferro na maioria dos casos. Os materiais sintéticos devem ser passados ​​à temperatura mais baixa da base.
  • De lã. A lã é passada a ferro a baixa temperatura, ao passo que o ferro não deve ser pressionado com força na roupa, caso contrário ficarão zonas brilhantes, prejudicando o visual. Ao final do trabalho, a jaqueta deve estar apenas levemente molhada ou completamente seca - a secagem incompleta pode levar ao encolhimento do tecido. Se a peça assentou após a lavagem, pode ser esticada durante o processo de alisamento.
  • Veludo cotelê. É melhor passar esses tecidos sem um vaporizador, do lado sujo, colocando o pano macio da frente. Se a jaqueta ainda precisa ser passada de fora, o ferro é movido exclusivamente na direção da pilha.
  • Jaqueta sintética. Por ser um material de origem artificial, é extremamente difícil triturá-lo. Se aparecerem rugas, elas podem ser facilmente removidas com um ferro ligeiramente aquecido, sem usar um vaporizador.

Como passar e vaporizar uma jaqueta infantil corretamente?

Os casacos para crianças, que geralmente são uniformes escolares, são feitos de tecidos mistos, por isso, ao passá-los, o ferro não deve ser aquecido a mais de 150 graus. Para evitar o brilho do material após a passagem a ferro, utiliza-se durante o trabalho gaze ou guardanapo de algodão fino. Os bolsos, gola e lapelas do casaco não são passados ​​a ferro - é melhor processá-los com auxílio de vapor.

Depois de engomada, podem aparecer bolhas na roupa, por exemplo nas mangas. Em seguida, são endireitados, colocados nos locais convexos com um pano úmido e passados ​​a ferro até que as irregularidades desapareçam.

E se não houver ferro?

Às vezes, há situações em que você precisa urgentemente passar a ferro sua jaqueta, mas não há ferro à mão. Tal acontecimento não é incomum em viagens de negócios, quando uma jaqueta, por exemplo, fica dobrada em uma bolsa por muito tempo. Mas pode ser cozinhado em casa.

Nesse caso, você pode recorrer às seguintes instruções:

  • despeje água quente sobre a banheira e feche bem a porta para que o ambiente se encha de vapor;
  • pegue um cabide de tamanho adequado e pendure uma jaqueta, endireitando todas as dobras;
  • deixe o item no banheiro por 20-25 minutos;
  • após o tempo designado, pendure o casaco para secar na sala ou ao ar livre, sem retirá-lo do cabide.

Vale a pena usar a roupa só quando estiver completamente seca, senão vai enrugar ainda mais.

Essas dicas ajudarão suas roupas a ficarem bonitas, mesmo sem um ferro.

Se seguir todas as regras simples de engomar e seguir as instruções, olhando as informações das etiquetas, o casaco ficará em bom estado por muito tempo. Porém, se você não tem certeza de que ao trabalhar com roupas sozinho, o tecido ou elementos do casaco não serão danificados, é melhor não arriscar e levar a roupa para a lavagem a seco.

Para obter informações sobre como passar a ferro uma jaqueta, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa