Decupagem

Vasos de decupagem: orientações de estilo e sutilezas do design

Vasos de decupagem: orientações de estilo e sutilezas do design
Contente
  1. O que é isso?
  2. Estilos
  3. Preparação
  4. Dicas de design
  5. Características adicionais

A técnica de decupagem (corte) chegou até nós da França. É realmente baseado em recortar belas fotos que são transferidas para a superfície do objeto. Não importa de que material a peça é feita: vidro, cerâmica, argila, metal, madeira, pois sob a camada decorativa é difícil entender a estrutura original da peça.

Qualquer vaso feito na técnica de decoupage torna-se magnífico e único. Ninguém se lembra de como o design industrial parecia monótono e padronizado antes da transformação.

O que é isso?

A primeira menção à técnica de colagem com aplicações de vários objetos veio até nós da China medieval. Desta forma, os chineses decoraram seus móveis. No século 17, os europeus também começaram a decorar maciçamente móveis com quadros. Os venezianos aplicaram até 40 camadas de verniz para protegê-lo com segurança dos efeitos do ambiente externo.

A decupagem é uma forma magistral de decorar qualquer objeto e o próprio interior com as imagens que você gosta. Mas não basta apenas recortar e colar o desenho na superfície, ainda precisa ser umedecido, retire o excesso de papel, deixando a camada mais fina com a imagem. Nesse estado, com o auxílio de uma cola, a imagem cai sobre o objeto de decupagem e é fixada com verniz.

Hoje, os artesãos estão voltando ativamente à velha técnica, por vários motivos.

  • Disponibilidade e variedade de material. Nesse sentido, os antigos mestres podiam invejar as costureiras modernas.
  • Os móveis podem ser renovados de maneira econômica e bonita.
  • Com a ajuda da decoupage, estilizam o ambiente, aplicando a técnica a literalmente tudo: paredes, piso, teto, móveis, janelas e portas. Eles originalmente decoram o interior com pequenas coisas: vasos, pratos, velas, caixões.
  • Pessoas criativas obtêm muito prazer com seu trabalho e com os frutos de seu trabalho.

Estilos

O vaso é um item comum em todas as casas e, se não combinar com o estilo da decoração, terá que acumular poeira no armário ou aparador. Você pode estilizar um vaso usando a técnica de decoupage. Sugerimos considerar fotografias que representem vasos preparados para apoiar estilos de diferentes direções.

  • Jarro de barro de estilo country.
  • Um vaso de estilo provençal com uma cor lavanda característica. Na decupagem, utiliza-se a técnica de envelhecimento superficial, envolvida a trança.
  • Continuação do tema provençal. A técnica de craquelura foi utilizada no trabalho dos vasos.
  • Itens projetados para a direção chique gasto. Feito com uma pasta texturizada e uma técnica de imitação de arranhão.
  • Vasos chiques gastos com linha trançada.
  • Decupagem de vaso de vidro (shabby chic) ​​utilizando fragmentos de tule e joias.
  • Estilo rococó, vaso de flores decorado.
  • Direção retro (anos setenta).
  • Colagem de vasos com jornais na técnica decopatch (uma espécie de decoupage), adequada para a direção da simplicidade.
  • Vasos lindamente projetados podem criar um feriado. Às vezes, os motivos festivos estão no próprio design do produto: Ano Novo, Natal, Jarra de Páscoa.
  • Decupagem volumétrica de Reveillon realizada em vaso redondo de vidro.
  • Motivos de Natal.
  • Vaso de Páscoa de vidro de estilo country.

Preparação

Para realizar a decupagem de um vaso com as próprias mãos, é necessário preparar com antecedência as ferramentas e os materiais para o próximo trabalho. Tudo é comprado em feiras de construção e lojas de artesanato. Os iniciantes podem usar o departamento de vendas do escritório.

Nas lojas de criatividade, eles compram fotos prontas em cartões de decoupage, papel de arroz, guardanapos. Mas esta técnica de decoração permite trabalhar um desenho em qualquer suporte de papel: revistas, jornais, fotografias, cartazes - em tudo o que se encontra em casa.

Então, para trabalhar você precisará de:

  • um vaso de qualquer tamanho, de qualquer material;
  • imagens (o motivo é escolhido a gosto);
  • tintas acrílicas tonais;
  • verniz de acordo com o material com que é feito o vaso, bem como o verniz de acabamento;
  • escovas macias;
  • lixa;
  • álcool para desengordurar;
  • gesso ou primer acrílico;
  • Cola PVA meio diluída em água, ou cola de escritório, pode-se usar uma especial para decupagem;
  • uma esponja para sombreamento de tinta;
  • uma bacia de água na qual as fotos serão embebidas.

Um conjunto básico de materiais e ferramentas é listado. Com sua ajuda, você pode fazer a versão mais simples de decupagem. Para o vôo da imaginação criativa, materiais adicionais serão necessários. Se o desenho deve ser volumoso, use uma pasta texturizada com cargas especiais, por exemplo, areia. Isso ajudará a criar a protuberância que cobrirá a imagem da paisagem.

Para conseguir o efeito de envelhecimento, pode-se usar verniz craquelado - quando seca, quebra a tinta, cobre a superfície com uma malha fina.

Os vasos são decorados com strass, clarins redondos, penas, madrepérola e até cascas de ovo. Às vezes, tecido, papel alumínio, fios de ouro ou fitas podem ser necessários para complementar uma aparência artística.

O preparo de um vaso de vidro, cerâmica ou plástico para flores é feito de diferentes maneiras. A superfície de plástico pode ser preparada. Materiais lisos e deslizantes são deixados como estão antes da colagem, apenas lixando levemente com uma lixa grossa para criar aderência entre a superfície e a base adesiva.

Dicas de design

Conhecendo as técnicas básicas da técnica de decupagem, você pode aplicá-las em casa sobre quaisquer objetos e superfícies. Mas para um trabalho melhor, você precisa de uma abordagem individual. Considere master classes sobre vasos feitos de vários materiais diferentes.

Plástico

A superfície de plástico geralmente é preparada para criar uma aparência mais cara. Depois de secar é lixado com lixa, alcançando suavidade absoluta. Então eles pintam duas vezes tinta acrílica tonal. Às vezes, eles usam como a primeira camada tinta branca e depois aplique o tomcorrespondente à imagem. Superfície seca antes de colar desengordurado com álcool. O guardanapo é colocado em uma tigela com água, em seguida retirado, disposto com a imagem voltada para baixo e o papel-base removido, deixando apenas a camada de cima com o padrão. Por exemplo, os guardanapos têm três camadas, o que significa que duas camadas devem ser removidas.

Camada fina preparada da imagem revestido com cola e aplicado cuidadosamente sobre uma superfície desengordurada. Freqüentemente, o desenho é cortado ou rasgado em fragmentos, e a composição já está conectada no próprio vaso. Cada elemento alise suavemente com uma escova úmida... O produto acabado deve ser deixado secar completamente e, em seguida, aplicado na superfície. várias camadas de verniz.

Se um vaso precisa de retoques, sombreamento de fundo e outros trabalhos que realcem o valor artístico da decupagem, eles são executados antes do envernizamento.

Copo

O vidro é transparente e os decoradores costumam usá-lo para executar a técnica de decupagem reversa.

Um exemplo de decupagem direta é dado acima. A decoração é feita na parte externa do vaso, ou seja, no vidro.

A decupagem reversa envolve aplicações de colagem no interior do objeto - atrás do vidro. Neste caso, não é necessário aplicar verniz pela frente.

Primeiros passos em um vaso, deve-se lavar a poeira, secar e depois fazer tudo, como na decupagem direta, apenas na direção oposta. Primeiro, cola-se um quadro sob o vidro, depois aplica-se o craquelure, o fundo é sombreado e fixado com verniz de acabamento.

Ao decorar um grande vaso de chão, você pode mudar completamente sua estrutura visual. Com a ajuda de massa e primer de gesso, é bem possível transformá-lo em um recipiente antigo, selecione a imagem apropriada e cubra com verniz fosco.

Características adicionais

A técnica de "recortar fotos" parece simples apenas à primeira vista. Na verdade, é bastante versátil, é dividido em tipos: direto, decupagem reversa, clássico, volumétrico. Tendo renovado o vaso da forma usual da decupagem direta, com a ajuda de elementos auxiliares torna-se uma verdadeira obra-prima. Para verificar isso, considere algumas técnicas adicionais usadas no processo de decoração.

Impressão raspada

Existem várias maneiras de recriar a imagem de uma coisa centenária a partir de um vaso novo, recém-comprado. Um deles é a abrasão criada artificialmente do objeto. Para usar esta técnica, você deve preparar dois tipos de tinta acrílica contrastante: pincel, cera ou vela de cera e lixa de grão fino. O vaso é primeiro pintado de cor clara, com tempo de secagem. Em seguida, esfregou com cera os locais de futuras abrasões. Aplique tinta escura e seque completamente novamente.

Na próxima etapa, usando uma lixa (ou uma esponja dura), remova cuidadosamente a cera, esfregar a superfície para obter uma aparência realista do produto envelhecido.

Craquelure

Você pode simular uma superfície envelhecida rachando a tinta. Para fazer isso, o vaso é pintado uniformemente em qualquer cor e seco. Em seguida, uma camada de verniz-craquelure especial é aplicada à superfície, seca quase até ficar cozida. O vaso é novamente coberto com tinta acrílica, mas já diluído. Deixe secar por um dia, durante esse tempo ocorre a quebra da camada superior.

Para consolidar o efeito do envelhecimento e evitar que a tinta se desintegre com o tempo, o produto é revestido com verniz goma laca.

Potal

É uma folha muito fina de metal dourado. Eles são usados ​​para decoração em vez de folha de ouro.Se o vaso for de vidro, serão necessários pincéis especiais, cola e verniz (goma laca) para o trabalho, produzidos especificamente para dourar. Um vaso é decorado com folha de ouro na versão prata ou ouro, e então trabalha-se na técnica de decoupage.

Pátina

Imitação da placa que ocorre em peças de bronze, latão ou cobre obtidas por oxidação por muito tempo. Na maioria das vezes, a pátina parece uma superfície marrom-esverdeada, mas existem outras cores que repetem com precisão os tons naturais desse fenômeno. A técnica de patinação pode ser realizada em qualquer material, pois ajuda efetivamente a enfatizar os sinais de envelhecimento dos objetos processados.

Como pode ver, a decoupage tem todas as oportunidades para criar o vaso dos seus sonhos, de acordo com o gosto, o estilo e o estado de espírito.

No próximo vídeo, assista a uma aula magistral de decupagem em vasos de vidro.

sem comentários

Moda

a beleza

casa