Sentimentos e emoções

Tudo sobre generosidade

Tudo sobre generosidade
Contente
  1. O que é isso?
  2. Como isso se manifesta?
  3. Como é diferente de outras qualidades?
  4. Quem pode ser chamado de generoso?
  5. Como desenvolver essa qualidade em você?

De todas as qualidades humanas, a generosidade sempre foi apontada como uma das mais importantes. Esta é uma característica de uma pessoa verdadeiramente forte que sabe como aceitar a si mesma e a este mundo como ele é. Portanto, é muito importante aprender a ser generoso, apesar de todas as dificuldades que se encontram no caminho da vida.

O que é isso?

Os dicionários definem a generosidade como uma qualidade positiva que não é comum a todas as pessoas. Esta é uma oportunidade de colocar os interesses dos outros acima dos seus. Ao definir a palavra “generosidade”, recorde-se também que é constituída por duas partes: “grande” e “alma”. Uma pessoa com uma qualidade tão positiva está aberta às pessoas, pronta para o auto-sacrifício, ouve as opiniões dos outros. Sua vida não é limitada por seus próprios interesses.

Essa qualidade tem prós e contras. Os aspectos positivos incluem o seguinte:

  • a pessoa está em completa harmonia consigo mesma;
  • esse traço indica força interior;
  • não há apego à riqueza material;
  • uma pessoa sabe ouvir a opinião de outra pessoa e apreciá-la.

No entanto, esse recurso positivo também tem desvantagens. Em primeiro lugar, uma pessoa generosa pode ser manipulada, usando a bondade de outra pessoa para seus próprios fins. Além disso, muitas vezes as pessoas não entendem totalmente o significado da palavra "generosidade" e encobrem suas próprias fraquezas ou covardia com ela.

Portanto, é muito importante ser generoso, mas ao mesmo tempo honesto consigo mesmo e forte o suficiente para não se permitir ser usado.

Como isso se manifesta?

A principal manifestação de generosidade é a atenção aos problemas dos outros. Para uma pessoa generosa, todas as pessoas são iguais.Portanto, os problemas das outras pessoas são levados a sério, independentemente de quem sejam. A humanidade se manifesta até mesmo para aqueles que cometeram algum erro em suas vidas.

Uma pessoa generosa não se vingará nem buscará punir outra pessoa de alguma forma. Afinal, ele sabe o quanto é importante ser capaz de perdoar e acredita que todos podem tropeçar.

Outra manifestação importante é a capacidade de sacrificar os próprios interesses pelo bem de outra pessoa ou por algum grande objetivo.

Como é diferente de outras qualidades?

Existem muitas qualidades positivas que se confundem com generosidade. Portanto, é necessário entender essa questão.

  1. Nobreza. Este conceito implica também uma certa dedicação. Uma pessoa nobre freqüentemente sacrifica seus próprios interesses. Ele é misericordioso e dá ajuda abnegada aos outros. No entanto, nobreza é diferente de generosidade. O fato é que inicialmente era um traço atribuído apenas aos nobres. Afinal, a própria palavra significava que uma pessoa vem de uma boa raça. Isso significa que ele deve ajudar os mais pobres, mais fracos e mais desamparados.
  2. Gentileza. Essa qualidade positiva também costuma ser confundida com generosidade. Mas uma pessoa gentil não tratará necessariamente bem a todos. Freqüentemente acontece até o contrário. As pessoas dividem o mundo em "preto" e "branco" e não conseguem entender o que não se encaixa nessa imagem. Conseqüentemente, eles não podem perdoar alguma má ação ou mesmo imperfeição humana. A generosidade consiste em uma atitude humana para com todos.
  3. Generosidade. Como as pessoas generosas tentam ajudar a todos, essa característica costuma ser confundida com generosidade. Mas existe uma grande diferença entre eles. Uma pessoa pode ser generosa simplesmente porque tem dinheiro e capacidade para ajudar os outros. Ao mesmo tempo, ele também pode ter vaidade, egoísmo e um desejo de ascender às custas de ajudar os menos protegidos e bem-sucedidos. Generosidade, por sua vez, implica abnegação.

Essa qualidade está mais próxima da misericórdia. Ambos os traços de caráter implicam uma manifestação de amor e uma atitude positiva para com todos.

Quem pode ser chamado de generoso?

Você pode entender que uma pessoa é generosa em suas ações. Afinal, eles são desinteressados, independentemente de a quem ele ajude.

Então, durante a guerra, quando todos passam fome e pobreza, as pessoas por generosidade e misericórdia ainda se ajudam. Por exemplo, eles cuidam de crianças que ficaram sem os pais, ajudam seus defensores ou partidários. Essas histórias são descritas em muitas obras literárias e exibidas em filmes.

Generosos também podem ser chamados de pessoas que ajudam orfanatos ou vários centros de caridade, porque nunca se afastam das desgraças alheias. Graças a essa ajuda abnegada, o mundo se torna um pouco melhor e mais gentil. Um grande exemplo de generosidade são as pessoas que doam anonimamente ou simplesmente fazem boas ações sem anunciar. Eles ajudam não por uma questão de reconhecimento, mas por uma questão de melhorar a vida de alguém.

Outra marca registrada de uma pessoa generosa é a empatia. Permite que você compreenda os outros, coloque-se no lugar deles. Um empata pode ter empatia e está ansioso para ajudar qualquer pessoa que compartilhe suas preocupações com ele. Pessoas generosas são amigos bons e leais que podem ouvir e ajudar em qualquer situação difícil.

Como desenvolver essa qualidade em você?

Agora, costuma-se dizer que os jovens se tornaram mais superficiais e pensam apenas nas riquezas materiais. Portanto, muitas vezes surge a pergunta: como desenvolver uma qualidade como a generosidade? Isso deve ser feito em etapas, incutindo gradualmente em si novas visões de mundo.

  1. Primeiro você precisa se livrar do egoísmo. Uma pessoa com uma grande alma é capaz de não se prender a seus sentimentos e pensar nos outros também. Para aprender isso, você precisa desenvolver e prestar atenção a problemas importantes que dizem respeito à humanidade. Ajudando animais, crianças e apenas pessoas aleatórias, você já pode ficar um pouco melhor.
  2. Você também precisa se desenvolver constantemente. Afinal, se uma jovem não melhora e não acompanha o que está acontecendo ao seu redor, tornando-se uma mulher adulta, ela pode se tornar uma pessoa cínica que condena a todos pelo fato de que o mundo era melhor antes. Para evitar que isso aconteça, você precisa ler constantemente, ouvir notícias, se comunicar com novas pessoas. Isso o ajudará a ver o mundo em toda a sua versatilidade. Ler ficção também é útil, pois acredita-se que torne a pessoa mais empática.
  3. É muito importante saber ser sincero. Quanto mais falsa a relação com os outros e menos aberta a pessoa ao mundo, mais difícil será para ela demonstrar empatia. Além disso, ele gasta os recursos internos que poderia gastar para aprender o mundo e ajudar os outros a interpretar alguém que ele não é. Para ser generoso, você precisa ser honesto consigo mesmo.
  4. Precisamos parar de criticar os outros. Se uma pessoa coloca sua opinião acima da de outra pessoa, ela não será capaz de entender seu interlocutor e começará a ter empatia por ele. Portanto, é preciso aprender a ouvir os outros e aos poucos entender e aceitar o ponto de vista de outra pessoa, mesmo que a princípio pareça errado. Também o ajudará a se tornar uma pessoa mais versátil e a parar de pensar em estereótipos.
  5. Aprender a perdoar os outros é importante. Mesmo que uma pessoa sofra, você precisa tentar entendê-la. Todas as ações negativas têm um motivo. Portanto, vale a pena abrir mão do ressentimento e não acumular emoções negativas. Uma pessoa generosa deve compreender que todos os problemas que enfrenta são enviados para torná-la mais forte e melhor.
  6. E, finalmente, você precisa se livrar de um sentimento como a inveja e aprender a ser feliz pelos outros. Não é à toa que dizem que compartilhar a felicidade com um amigo pode ser mais difícil do que a tristeza. É muito mais fácil ter empatia por uma pessoa do que ficar feliz por ela quando ela realiza algo mais sem sentir inveja. Isso requer não apenas gentileza, mas também generosidade.

Para trazer esse traço à tona em seu filho, em primeiro lugar, você precisa ser generoso. Afinal, os filhos olham para as ações dos pais e as repetem. Se as palavras contradizem a ação, a criança não será capaz de entender como fazer a coisa certa. Mas em uma família harmoniosa, onde a mãe e o pai estão abertos e tentam fazer do mundo um lugar melhor, a criança crescerá da mesma forma, apenas cuidando de sua família.

A falta de generosidade no mundo é um grande problema. Portanto, é importante educar esse traço em você e em seus entes queridos. Isso ajuda a pessoa e a humanidade a se tornarem pelo menos um pouco mais felizes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa