Aquário

Reiniciando o aquário: como trocar a água corretamente?

Reiniciando o aquário: como trocar a água corretamente?
Contente
  1. Razões para reiniciar
  2. Por onde começar
  3. As nuances de dar descarga no contêiner
  4. O que fazer com acessórios e decoração?
  5. Carregando o aquário
  6. Reinício de emergência
  7. A água ainda está turva

Todo aquarista se depara periodicamente com a necessidade de reiniciar o aquário. A frequência desse processo depende do deslocamento do sistema hídrico. Quanto maior for o seu volume, menos frequentemente terá que ser feito. Como fazer tudo corretamente, evitando erros e preservando a saúde dos peixes, plantas e demais habitantes? Qualquer pessoa que fizer isso pela primeira vez provavelmente se pergunta esta questão. Ele tem suas próprias sutilezas e segredos que não será supérfluo aprender.

Razões para reiniciar

Existem vários fatores que podem preceder a reforma de um aquário:

  • forte turvação da água, crescimento excessivo das paredes com algas, sem alterações ao mudar a água;
  • acidificação do solo, acompanhada por um odor desagradável característico;
  • doença ou morte de peixes ou plantas;
  • desejo de mudar o design interno;
  • os habitantes do aquário ficaram apertados;
  • danos mecânicos ao recipiente.

Cada um dos motivos tem suas próprias sutilezas de eliminação, que devem ser respeitadas para se obter um resultado positivo. Mas também existe um algoritmo geral de ações, por meio do qual será fácil eliminar o problema.

Por onde começar

Você precisa começar com pelo menos uma semana de antecedência com o preparo da quantidade necessária de água decantada. Será necessário tanto para a superexposição temporária de peixes quanto para repor o líquido drenado. Quando as reservas de água forem concluídas, o processo de reinicialização pode começar.

Antes de drenar a água, remova todos os aparelhos elétricos: termostato, filtro, arejador, etc. Em seguida, coloque o peixe e o resto dos habitantes do aquário em qualquer recipiente adequado para esse fim. Para facilitar a captura de peixes e outros seres aquáticos, recomenda-se drenar um pouco do líquido imediatamente.

Se o aquário for reiniciado por motivos técnicos ou para expandir o espaço, então parte da água deve ser economizada. Será útil para a criação mais precoce possível de um equilíbrio biológico favorável.

Depois que todas as criaturas vivas foram reassentadas, a vegetação e os elementos decorativos devem ser removidos. Agora você pode drenar a água restante e remover o solo. O escoamento é feito através de uma mangueira com funil colocado. Em seguida, o aquário vazio deve ser bem lavado.

As nuances de dar descarga no contêiner

Estando em uma casa particular, especialmente no verão, será mais fácil fazer isso. Mas, como você sabe, não existem barreiras para o aquarista decidido. Isso significa que Lavar um aquário de 100 litros em um banheiro pequeno é uma tarefa viável.

O recipiente deve ser lavado com água quente usando um pano macio ou esponja. O uso de quaisquer compostos químicos é indesejável. Na maioria dos casos, as paredes do aquário podem ser facilmente limpas de placas e sujeira.

Se a lavagem simples não funcionar, você pode usar bicarbonato de sódio. Após a limpeza, enxágue a superfície da maneira mais completa possível, pelo menos 3 vezes.

Alguns amantes de peixes de aquário usam ácido acético. Uma pequena quantidade é aplicada em um algodão, que é usado para limpar o vidro. Este método, embora eficaz, é perigoso: o ácido que não é completamente lavado pode ser prejudicial para os habitantes do aquário. Você precisa ser extremamente cuidadoso com ela. Em primeiro lugar, as ações podem ser realizadas apenas com luvas de borracha e, em segundo lugar, os pontos de contato com a pressão de água quente corrente por 5-10 minutos.

Depois que o recipiente foi lavado, pode ser secado ao sol ou simplesmente enxugado com uma toalha. Isso é necessário para ver áreas sujas ou placas remanescentes. Encha um aquário limpo com água da torneira, que deve ser drenada após 24 horas.

O que fazer com acessórios e decoração?

Absolutamente todos os componentes do aquário devem ser cuidadosamente limpos e, se necessário, desinfetados.

  1. Priming. Precisa ser lavado várias vezes, os detritos removidos, partículas muito pequenas podem ser peneiradas.
  2. Plantas. Se for usada a mesma vegetação, ela deve ser limpa de placa e sujeira, raízes e folhas podres removidas e replantadas no solo.
  3. Dispositivos envolvidos no funcionamento do sistema aquático. Estes incluem: termostato, filtro, arejador, aquecedor, spray, etc. Eles também devem ser removidos da placa e preparados para trabalhos posteriores.

Agora tudo está pronto para encher o recipiente e colocá-lo em funcionamento.

Carregando o aquário

Primeira coisa o solo é colocado no fundo... Então você pode preencher agua. Isso é feito através da mesma mangueira com que foi drenado, porém sem funil. Tendo despejado água no fundo, é necessário nivelar o solo ou dar-lhe a forma desejada, por exemplo, faça uma depressão de um lado da superfície e uma colina do outro. Além disso, para que o jato da mangueira não enxágue, é necessário substituir por um prato largo e continuar enchendo o aquário.

Se a água drenada do recipiente for adequada para uso, então é derramado em primeiro lugar e completado com um produto limpo e sedimentado. Quando o nível de fluido é cerca de metade do normal, as plantas devem ser plantadas e os elementos decorativos instalados. Então montar todas as estruturas e equipamentos elétricosrecuperado do aquário.

Depois de instalar todas as unidades e colocá-las em operação, você pode realocar caracóis e peixes... Deixe a vasilha vazia por enquanto e observe cuidadosamente a condição de seus habitantes. Pelos próximos 3 dias, adicione água decantada em pequenas porções, gradualmente trazendo ao nível desejado.

Reinício de emergência

Será necessário reiniciar o aquário com urgência em dois casos: um surto agudo de doença entre os moradores do sistema doméstico de aquicultura ou danos mecânicos à embarcação.

Caso os habitantes do aquário estejam infectados com uma doença infecciosa, eles são colocados em um frasco separado para quarentena.... Dependendo da doença, são realizados procedimentos para tratá-los.

A água drenada nunca é reutilizada. O solo pode ser preservado, mas para isso deve ser bem enxaguado, seco e calcinado na estufa por meia hora a uma temperatura de pelo menos 200 ºС.

As paredes do aquário são tratadas com um tratamento especial solução desinfetante. É melhor livrar-se das plantas infectadas e obter novas. Os componentes decorativos e os componentes técnicos também devem ser cuidadosamente limpos com um desinfetante. Após o término da quarentena, o sistema pode ser inicializado.

Se o vidro quebrar ou se a costura estiver quebrada, é necessário retirar todo o conteúdo do recipiente o mais rápido possível, preservando a água para a superexposição dos peixes, se possível consertar o aquário ou comprar um novo. Em seguida, proceda como durante uma reinicialização normal.

A água ainda está turva

Na manutenção de um aquário, como em qualquer outro processo, está tudo bem com moderação. Às vezes, a causa da água turva e verde está em um desequilíbrio no equilíbrio bacteriano natural. Se não for restaurado, pode-se reiniciar o sistema aquático infinitas vezes, ferver a terra e “lavar com água sanitária” as paredes do recipiente. Ir a tais extremos não vale a pena.

Para a transparência do aquário e a excelente saúde de seus habitantes, a limpeza estéril não é necessária. Será o suficiente para encontrar aquele equilíbrio ecológico entre a atividade vital dos peixes, plantas e bactérias.

Razões para turvação repetida da água após o reinício.

  1. Reposição completa da água e, como resultado, número insuficiente de microrganismos benéficos. Saída: faça uma mudança de 30% da água de um aquário em funcionamento para povoar e reproduzir o ecossistema desejado o mais rápido possível. Se não houver onde conseguir água, as bactérias podem ser compradas em uma loja especializada. A esponja do filtro não pode ser desinfetada nem fervida, basta enxaguar bem com água em temperatura ambiente.
  2. Superalimentação de peixes. Se os habitantes do aquário não comerem sua comida em 10 minutos, ela se deposita no fundo e começa a se decompor. Solução: Reduza a dose para que não reste alimento em excesso ou use comedouros que facilitem a retirada do alimento restante.
  3. Superpopulação do aquário. Isso se aplica não apenas aos peixes, mas também aos seus outros habitantes. A vegetação excessiva das plantas também contribui para a água turva e o aparecimento de placas verdes nas paredes. Ações: mova alguns dos peixes ou plantas aquáticas para outro recipiente ou compre um aquário maior.

A clareza da água depende diretamente do número de plantas e da duração do dia. Deve haver muita vegetação no aquário, e a iluminação será suficiente para acender por 6 a 7 horas.

A seguir, assista ao vídeo sobre como reiniciar o aquário.

sem comentários

Moda

a beleza

casa