Aquário

Por que a água fica turva no aquário e o que fazer a respeito?

Por que a água fica turva no aquário e o que fazer a respeito?
Contente
  1. Razões de turvação
  2. O que a cor diz?
  3. O que significa cheiro?
  4. Como lutar?
  5. Meios para lutar
  6. Profilaxia

A turvação da água do aquário é muito comum e pode causar doenças e até a morte de toda a comunidade do aquário. Portanto, é importante aprender a reconhecer rapidamente a causa da contaminação e agir o mais rápido possível para eliminar o problema.

Razões de turvação

Na maioria das vezes, o problema da turbidez da água é enfrentado por proprietários inexperientes que compraram recentemente um novo aquário e o lançaram. mas às vezes, a água se torna turva em ecossistemas estabelecidos que existem em reservatórios estabelecidos e maduros... As razões para um fenômeno tão desagradável podem ser fatores mecânicos e biológicos.

Razões mecânicas

O aquário é um ecossistema fechado com muitos detalhes artificiais que recriam o habitat natural dos peixes. Isso inclui solo, decorações, raízes, troncos, vasos de cerâmica e cascas de coco. Todos esses objetos contribuem para a formação de partículas sólidas em suspensão na água, que levam a uma diminuição significativa da transparência da água. A razão para isso pode ser o comportamento muito ativo dos peixes, muitos dos quais tendem a cavar o solo e arrancar as raízes das algas dele., bem como a manutenção inadequada da decoração ou o arranque impróprio do aquário.

O último ponto está associado à falta de experiência dos aquaristas novatos, que, tendo comprado um novo tanque, enchem-no com terra não tratada, montam decorações e deitam água.

É categoricamente impossível fazer isso. O solo deve ser selecionado para os peixes que você planeja comprar. Assim, para algumas espécies de ciclídeos, por exemplo, ciclases com listras pretas, é recomendado usar seixos de rio como solo. Isso se deve à tendência da espécie em cavar trincheiras, por isso, no segundo dia, um aquário com fundo arenoso corre o risco de virar uma tigela com água lamacenta e suja.

Portanto, antes de escolher um substrato, é necessário usar literatura especializada e conhecer os hábitos e características de vida dos peixes que se deseja comprar.

O próximo motivo para o aparecimento de detritos mecânicos é o uso de, elementos solúveis e corantes, que com o tempo começam a se deteriorar e causar poluição da água. A este respeito, não se deve comprar muitas decorações, que embora decorem o aquário, mas sob o efeito da água, começam a deteriorar-se e a turvá-lo. A superlotação do reservatório e a operação ineficaz do filtro costumam ser a causa da contaminação. Na hora da escolha dos peixes é imprescindível levar em consideração o tamanho do tanque e lembrar que para cada centímetro do corpo do peixe deve haver pelo menos dois litros de água.

Quanto ao filtro, é melhor adquirir modelos que possam destilar pelo menos dois volumes do aquário por hora.

Causas biológicas

A poluição da água em um aquário é freqüentemente causada por um desequilíbrio no equilíbrio biológico ou equilíbrio biológico. Como é sabido, a água do aquário contém uma grande quantidade de bactérias e fungos benéficos... Os primeiros estão envolvidos no processamento de amônia, nitratos e nitritos presentes na água encanada, enquanto os segundos contribuem para a decomposição de restos de vegetação morta, convertendo compostos orgânicos em inorgânicos, mantendo o equilíbrio biológico.

Com frequência, os aquários novos ficam turvos, o que está associado ao rápido crescimento de organismos unicelulares e ao acúmulo simultâneo de resíduos de peixes.

Como resultado, há alguma discrepância entre a quantidade de resíduos biológicos e o número de microrganismos que processam esses resíduos biológicos. Porém, após alguns dias, o sistema se auto-regula e o equilíbrio biológico volta ao normal. Fungos e bactérias começam a fazer seu trabalho perfeitamente e o líquido se torna transparente. Normalmente, o equilíbrio é restaurado 3-5 dias após o lançamento, e a névoa esbranquiçada se dissipa sem deixar vestígios.

Quanto à turvação do líquido em um aquário antigo com um ecossistema estabelecido e uma comunidade estável, neste caso, um dos motivos mais prováveis ​​é uma violação dos cuidados elementares. Por exemplo, o excesso de alimentação de peixes deixa uma grande quantidade de comida não consumida, que afunda no chão e começa a apodrecer.

Encontrar peixes nessas condições leva ao enfraquecimento de sua imunidade e pode causar a morte dos membros mais fracos da comunidade.

Outro fator biológico que causa a turbidez da água são as algas. Algumas de suas espécies, sob a influência de iluminação excessiva, crescem demais e provocam o florescimento da água. Mudanças inadequadas de água também são comuns em aquários mais antigos. Por exemplo, substituição de mais de um terço do líquido do volume total ou enchimento impreciso de uma porção fresca, levando ao surgimento de suspensões sólidas do fundo.

Constituinte químico

Junto com as causas mecânicas e biológicas que causam a água turva, há também a poluição química, que também leva a uma mudança nas características organolépticas. Esse fenômeno ocorre frequentemente após o uso de medicamentos para aquários, que afetam negativamente não apenas a microflora patogênica, mas também as bactérias benéficas. Como resultado, o equilíbrio biológico do ecossistema é perturbado e o líquido do aquário torna-se turvo.

O que a cor diz?

Aquaristas experientes são capazes de inequivocamente determinar a causa da água turva por sua cor.

  • Então, se a água escurece acentuadamente e adquire matiz verde - isso pode indicar um crescimento excessivo de algas microscópicas. As razões para este processo podem ser um excesso de luz solar ou luz artificial, sistemas de filtragem ineficazes e água da torneira de má qualidade. Uma causa igualmente comum é o entupimento do filtro com detritos e detritos de vegetação. Nesse caso, basta limpar o aparelho e operá-lo com água limpa. Para regular a quantidade de algas microscópicas, você pode introduzir dáfnias no aquário, que as devorará com prazer.
  • Borra branca em um aquário, geralmente aparece devido à superpopulação do reservatório, mudanças de água em mais de 1/3 e tratamento de peixes com vários produtos químicos. E também uma sombra esbranquiçada lamacenta freqüentemente aparece em aquários recém-lançados, onde o equilíbrio biológico ainda não foi estabelecido. Em outras palavras, o aparecimento de turvação branca indica a luta do meio biológico interno com os venenos e substâncias tóxicas presentes na água do aquário.
  • Tonalidade acastanhada pode surgir como resultado do excesso de enfeites de madeira, que com o tempo começam a liberar tanino na água. Essa água não representa um perigo crítico para os peixes, no entanto, ela estraga a aparência do aquário e o torna desordenado. Além disso, o índice de acidez muda, o que também pode afetar negativamente o estado geral de espécies de peixes excessivamente exigentes. Para evitar o aparecimento de turvação acastanhada, recomenda-se molhar as novas estruturas de madeira em água e mantê-las aí durante algum tempo. A maioria dos compostos nocivos é liberada na primeira semana, e os elementos decorativos deixam de ser uma fonte de resíduos marrons.
  • Cinza líquido é o resultado da contaminação do solo ou da presença de elementos nocivos como silicatos, metais pesados ​​e fosfatos na água. Para determinar a sua presença e concentração, é recomendado o uso de indicadores especiais ou testes de tornassol, que mostram o nível de sua presença na água.

O que significa cheiro?

O cheiro aparece um pouco mais tarde que a turvação e é um indicador de problemas mais sérios. As razões para o seu aparecimento ainda são as mesmas - é insuficientemente cuidadoso e inoportuno com o aquário, filtração pobre, superpopulação, saturação de oxigênio insuficiente e seleção incorreta das plantas do aquário. Além do mais, a causa do cheiro pode ser um peixe morto, cujo corpo está em decomposição e tem um cheiro desagradável.

Se tudo está em ordem com o filtro e as algas, todos os habitantes da comunidade estão vivos e mesmo assim o cheiro apareceu, deve-se atentar para a comida, pois compostos de baixa qualidade costumam causar odores desagradáveis. Outra razão para a atenuação da água pode ser a superalimentação de peixes, em que os alimentos não consumidos afundam, azedam e começam a cheirar mal.

Como lutar?

Depois de determinada a causa do aparecimento da turbidez, deve-se começar imediatamente a eliminá-la. Se a contaminação for de natureza mecânica, é necessário sifonar cuidadosamente o fundo, retirar todas as decorações e limpar as paredes do tanque de muco e depósitos sólidos. Em seguida, você deve tomar cuidadosamente 1/3 do volume de água adicionando água fresca decantada. Se o filtro for muito fraco ou muito pequeno para o aquário, é necessário substituí-lo por um modelo mais potente, levando em consideração a quantidade e qualidade da vegetação aquática, o tamanho do recipiente e o número total de seus habitantes.

A fim de se livrar rapidamente da contaminação pesada, aquaristas experientes recomendam substituir a esponja em um filtro padrão por um inverno sintético. É colocado no lugar da esponja removida e a unidade é ligada. Este método ajuda a eliminar não apenas a poluição mecânica, mas também o esverdeamento do líquido do aquário.

Os primeiros resultados se tornarão visíveis após algumas horas, e após outro dia a água ficará completamente transparente.

Você também pode se livrar da poluição mecânica da água com a ajuda de carvão ativado. É colocado em um filtro e deixado lá por 2 semanas. Este absorvente irá ajudá-lo a remover rapidamente a turvação e a manter a água limpa. No entanto, o carvão ativado é incapaz de absorver nitratos e nitritos do líquido, portanto, é adicionalmente recomendado o uso de zeólita.

Se a turbidez da água do aquário está associada a processos biológicos que ocorrem nela, então, para restaurar rapidamente o equilíbrio biológico, eles usam drogas especializadas que podem inibir microorganismos nocivos e provocar o desenvolvimento de bactérias benéficas. Essas formulações também ajudam a neutralizar a amônia, nitratos e nitritos contidos na água da torneira.

Meios para lutar

Em casos avançados, quando os métodos acima não são mais eficazes, são utilizadas preparações químicas. Devem ser utilizados estritamente de acordo com as instruções, após leitura atenta da composição e assegurando-se de que os componentes são bem tolerados por todos os habitantes do aquário. A indústria moderna produz um grande número de itens de produtos para aquários, os mais populares e eficazes são discutidos abaixo.

Os produtos da Tetra são bem conhecidos dos aquaristas russos.

  • Remédio Água Cristal liga sólidos finos em partículas tangíveis que são facilmente capturadas pelo filtro do aquário. Já depois de 2-3 horas, a água no tanque está visivelmente clarificada, depois de 7-8 horas ela fica limpa e depois de outras 10 horas fica cristalina.

Os profissionais costumam usar esse medicamento na véspera das sessões de fotos no aquário, bem como antes das exposições.

  • Preparação de condicionamento Tetra Bactozym contribui para a aceleração do processo de estabilização do equilíbrio biológico do ecossistema. Graças ao seu uso, a matéria orgânica dissolvida é decomposta enzimaticamente e não polui a água com produtos de decomposição. Além disso, o ar condicionado ajuda a minimizar os danos da troca de fluidos e lavagem do filtro, bem como ajuda a recuperar microorganismos danificados pelo uso de medicamentos.
  • Grânulos médios Tetra nitrato sem pérolas reduz efetivamente o conteúdo de nitrato do líquido do aquário e destrói alguns dos nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das algas. Os grânulos enterrados no solo permitirão que você não se preocupe com a transparência das águas e não tenha medo do rápido crescimento da vegetação aquática ao longo do ano.
  • Condicionador Tetra Nitrate Minus tem o mesmo efeito do medicamento anterior, difere apenas na forma de liberação. É representado por uma suspensão líquida, que é adicionada ao aquário semanalmente na proporção de 2,5 ml para cada 10 litros de líquido. A droga converte nitratos em compostos nitrogenados, ajuda a normalizar a dureza carbonatada da água e estabilizar a acidez.

Os medicamentos a seguir também são muito eficazes e atuam em nível químico.

  • Sera Toxivec está envolvida no bloqueio de compostos tóxicos e é usada como medida preventiva. No entanto, deve ser destacado desde já que este medicamento não remove as substâncias tóxicas, apenas contribui para a sua transformação em formas seguras para os peixes. Neutraliza instantaneamente poluentes perigosos que ameaçam a saúde dos habitantes do aquário e a vida de bactérias benéficas. A droga enfrenta rapidamente a amônia e os nitritos, não permite que se transformem em nitratos e remove compostos agressivos de cloro da água da torneira.

Além disso, ele lida facilmente com restos de desinfetantes e medicamentos, liga mercúrio, zinco, chumbo e outros metais pesados ​​e permite que você troque a água do tanque com um pouco menos de frequência do que o normal.

  • Sera Aquaria Clear atua por um método biológico e se liga a qualquer turbidez, independentemente de sua origem.O produto não contém substâncias nocivas e é absolutamente seguro para os habitantes do aquário.
  • Sera Bio Nitrivec é uma ferramenta que permite iniciar rapidamente o aquário e restaurar o equilíbrio biológico do mesmo. Devido à presença de bactérias especiais na composição, os peixes podem ser lançados em até um dia após o enchimento do aquário. As bactérias incluídas na preparação são imediatamente postas em ação, tornando o líquido límpido e transparente.

Profilaxia

Os agentes químicos e biológicos modernos para combater a turvação dos fluidos são rápidos e eficazes, mas na maioria dos casos são usados ​​como último recurso. É muito melhor prevenir a formação de turbidez, em geral, do que lidar com suas consequências posteriormente. Por esta uma série de medidas preventivas devem ser tomadas para evitar a contaminação do fluido do aquário e para manter a saúde de todos os membros da comunidade aquática.

  • Uma vez por semana, é necessário repor parte do líquido do aquário, adicionando água filtrada e decantada. E também é necessário limpar regularmente os itens de decoração, evitando que cresçam com muco verde.
  • É aconselhável alimentar os peixes de forma que toda a comida seja consumida por eles em 15-20 minutos. Se o alimento excedente ainda permanecer e já se depositou no fundo, é necessário retirá-lo do substrato o mais rápido possível, sem permitir que acidifique e polua a água.
  • O solo do fundo deve ser tratado regularmente com um sifão de aquário, o que ajudará a proteger o reservatório da nebulosidade.
  • Para a autolimpeza do ecossistema do aquário, recomenda-se a compra de caracóis-bobinas, corredores, ancistrus, girinoheilus ou comedores de algas, que se alimentam de folhas de algas mortas e outras matérias orgânicas, evitando seu apodrecimento ou floração.
  • Para melhorar a qualidade da água, é recomendado o uso de sistemas de filtração em vários estágios e a compra de um filtro fito.
  • Ao iniciar novos aquários, é aconselhável adicionar água dos antigos. Isso ajudará a restaurar rapidamente o equilíbrio biológico e promoverá uma rápida autolimpeza do líquido do aquário.

Para informações sobre por que a água do aquário fica turva, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa