Aquário

Aquários panorâmicos: características, variedades, seleção e manutenção

Aquários panorâmicos: características, variedades, seleção e manutenção
Contente
  1. Construções
  2. Vidro ou acrílico?
  3. Volume ideal
  4. Recursos e benefícios do panorama

O aquário é uma adição elegante a um interior com qualquer design, um panorama da vida marinha em sua casa. Porém, na hora de comprar é importante cuidar não só do componente visual, mas também dos seus animais de estimação para escolher a casa que mais lhes convém.

Construções

Os tanques de peixes domésticos são variados. Por design, eles são divididos em decorativos e auxiliares. Aquários auxiliares (ou especiais) são mais frequentemente retangulares e baixos, o nível de água neles chega a 30-40 centímetros. Este volume será suficiente para um cardume de alevinos ou para dois indivíduos pequenos.

A escolha dos modelos decorativos é mais ampla: são esféricos, cilíndricos, triangulares, angulares, hexagonais e outros.

No passado recente, todos os tanques de peixes eram mantidos apenas em uma estrutura de metal e, portanto, eram limitados a uma forma retangular. Os modelos sem moldura vieram substituir os com moldura - um visual moderno de aquário. Eles são duráveis ​​e podem suportar a alta pressão da água. É verdade que o vidro se arranha facilmente.

Aqui estão apenas alguns dos tipos de aquários modernos sem moldura.

  • Padrão... O modelo mais simples, fácil de limpar e não ocupa muito espaço. A forma retangular permite uma boa visão de seus habitantes. A iluminação em tais aquários é montada sob o vidro.
  • Angular. É possível fazer de acordo com quaisquer parâmetros para que o aquário se encaixe perfeitamente no canto da sala. Uma excelente solução de estilo: visualmente, estica o espaço, criando a ilusão de volume.
  • Cilíndrico. É indesejável colocar este aquário multifacetado próximo à parede. Devido à forma específica e à refração das bordas, os peixes podem parecer anormalmente grandes.Ele deve ser posicionado centralmente para que a visibilidade esteja disponível de todos os lados do cilindro.
  • Panorâmico... Um dos mais populares da atualidade. O vidro de visão panorâmica aumenta o ângulo de visão - você pode observar a vida aquática de quase qualquer canto da sala. Vamos prestar atenção a este modelo.
Como, no entanto, raramente colocamos nossos peixes no centro da sala, mas lhes damos espaço em um pedestal contra uma parede ou em um canto, os especialistas começaram a experimentar e produzir "casas de peixe" mais convexas. As primeiras vistas panorâmicas pareciam bastante estranhas: como várias placas retangulares unidas. Gradualmente, seus vidros convexos começaram a ser feitos de materiais poliméricos monolíticos.

Vidro ou acrílico?

Esses dois materiais são igualmente usados ​​na construção de aquários. Vamos descobrir como eles diferem e o que é melhor escolher.

Os tanques de acrílico são famosos por:

  • grande variedade;
  • baixo custo;
  • durabilidade;
  • facilidade.

A principal desvantagem desse material é que O vidro acrílico risca facilmente, então limpe-o com muito cuidado.

O acrílico muito barato pode amarelar com o tempo. Além disso, esse aquário não deve ser limpo com produtos químicos domésticos - eles prejudicam a transparência do acrílico.

O vidro como material para um aquário é muito inferior ao acrílico. Talvez sua única vantagem seja que o tanque de vidro mais barato parece mais apresentável do que o de acrílico mais barato.

Na hora de escolher um aquário, dê preferência aos de acrílico... Suas costuras são resistentes e estanques, suportam a pressão de 200 litros de água.

Volume ideal

Se é iniciante, então, provavelmente, opte pela opção mais pequena: 30 ou 60 litros. Mas esta é fundamentalmente a abordagem errada. Quanto menor for o aquário, mais difícil será depurar o sistema de limpeza biológica nele. Não compre tanques com menos de 30 litros. Se você recebeu esse aquário de presente com um cardume já habitado, é melhor transferi-los imediatamente para uma casa maior. Para calcular o volume ideal, você precisa determinar quantos peixes viverão em um navio.

Se você tiver mais de três pares de peixes, é aconselhável colocá-los em um aquário de pelo menos 150 litros.

Se possível, pegue um tanque de 250 litros.

Compre filtros, refrigeradores e aquecedores adicionalmente.

Recursos e benefícios do panorama

Aquários panorâmicos parecem modernos e incomuns, lembrando uma tela de TV plana. A "imagem" dificilmente se estica ou deforma.

Um aquário panorâmico trapezoidal ou esférico é uma opção vantajosa para ambas as partes, que complementa perfeitamente os interiores de escritórios e residências. Você pode colocar esse elemento de decoração tanto em um meio-fio regular quanto em uma cômoda com gavetas adicionais. Esta solução tornará o design muito mais funcional e útil.

A vista panorâmica de canto é perfeita para uma pequena sala que não tem espaço para um tanque retangular volumoso. Aqui, novamente, o efeito de esticar o espaço e a imitação de sua profundidade terá efeito.

Por que um aquário panorâmico é melhor do que um retangular:

  • o panorâmico tem menos problemas com o vidro, não estica devido ao seu formato convexo;
  • tal modelo ocupa muito menos espaço e se encaixa estilisticamente em qualquer interior;
  • um tanque retangular parece antiquado, angular e estranho, muitas vezes causando inconvenientes com cantos agudos, e aquários panorâmicos são muito mais viáveis ​​nesse aspecto.

Existem diferentes opções de design para modelos panorâmicos com um volume de 100, 120, 150 ou 200 litros.

Normalmente, três espécies distintas são distinguidas dos aquários panorâmicos.

  1. Arco panorâmico. O vidro deste modelo é mais curvo graças aos painéis decorativos nas laterais e à convexidade do acrílico.
  2. Quadro. Esse tanque está pendurado ou encostado na parede e, de fato, se assemelha a uma imagem viva. A versão clássica é um aquário retangular construído em um nicho profundo. O vidro é decorado com uma moldura.
  3. Mesa. Esses formulários são fixados na parede por meio de suportes. Esta construção requer uma parede muito forte que possa suportar o peso de um navio pesado. Ele está localizado paralelo ao chão e se assemelha visualmente a uma prateleira ou mesa.

      Por que ele precisa de uma capa:

      • sem ele, não haverá iluminação e temperatura necessárias;
      • evita que detritos e poeira entrem no aquário;
      • a água não evapora, o que permite trocá-la com menos frequência;
      • garante a segurança - nenhum peixe vai pular do aquário para a superfície.

      Você mesmo pode fazer a cobertura, mas primeiro precisa calcular e medir o aquário. Considere limpar: dependendo de como você posiciona as partes da tampa, pode ser inconveniente limpar o tanque mais tarde.

      O material da capa deve ser resistente à umidade e não deve ter medo de altas temperaturas. Você pode optar por espuma de PVC - esta é uma solução comprovada.

      Os prós e contras dos aquários panorâmicos estão listados no vídeo a seguir.

      1 comentário

      Claro que quanto maior o volume do aquário, mais fácil é mantê-lo limpo, mas novamente depende do tipo, número de peixes e equipamentos. Não é necessário começar com um aquário de 300 litros, pode-se passar com um de 20 litros e ali plantar camarões e um bando de néons. Não será pior para ninguém se você tiver um bom equipamento, fizer testes e reposições oportunas com limpeza de sujeira.

      Moda

      a beleza

      casa