Filtros de aquário

Como limpar corretamente o filtro do seu aquário?

Como limpar corretamente o filtro do seu aquário?
Contente
  1. a lavagem
  2. Os caminhos
  3. Regras de limpeza

O filtro é um acessório de aquário indispensável para manter as funções vitais dos peixes e fornecer-lhes oxigênio... É preciso ter muito cuidado na hora de comprá-lo para que a compra não prejudique o equilíbrio no aquário, matando bactérias benéficas, e não provoque a morte de seus peixes. O filtro tende a ficar sujo, por isso é importante limpá-lo corretamente.

a lavagem

Os blocos de limpeza agora são vendidos em todos os formatos e tamanhos, mas se o filtro for pequeno, ele deve ser limpo todas as semanas, porque a sujeira se acumula mais rápido e, para uma unidade grande, pode ser limpo uma vez a cada dois meses. Mas essas recomendações são apenas superficiais, é sempre necessário monitorar o estado do aparelho e, se depois de algumas semanas ele ficar verde e coberto de lama, é simplesmente errado esperar mais dois meses, por maior que seja.

O filtro interno deve ser limpo a cada 2 semanas, e o filtro externo deve ser limpo de duas semanas a dois meses, dependendo da condição.

É muito importante ficar de olho no fluxo da água e, se não estiver tão forte como antes, é hora de limpar.

Os caminhos

Existem diferentes maneiras de limpar o filtro do seu aquário.

Mecânico

O método mais simples de limpeza, quando a água passa por uma esponja porosa especial, que não permite a passagem de sujeira, vegetação morta, fezes e resíduos de rações. É muito importante lavar constantemente a esponja, pois as partículas de sujeira ficam sempre entupidas nela e com o tempo o filtro deixa de funcionar corretamente.... Sem lavar a esponja em tempo hábil, a qualidade da filtração da água diminui e o fluxo de água também diminui. Este filtro não é apenas fácil de operar, mas também prático - não há necessidade de substituir as esponjas.

Biológico

A biofiltração pode ser adquirida. Sua essência na remoção de substâncias perigosas de resíduos por decomposição em partículas inofensivas que não destroem a microflora dos peixes... Os próprios peixes, ao longo da vida, lançam resíduos biológicos na água, e nem sempre a alimentação do dia-a-dia é totalmente absorvida, depositando-se no fundo e em processo de decomposição.

Quando o processo de decomposição começa, vários nitratos e gases são liberados na água, o que pode causar doenças e a morte de seus animais de estimação.

O aquário é uma área limitada, e se na natureza os peixes podem se mover livremente no espaço da água sem problemas, se necessário, os peixes do aquário são forçados a respirar gases prejudiciais e passar por todos os tipos de tormentos que o proprietário pode não ver .

O filtro biológico é projetado de tal forma que as bactérias especiais que habitam o filtro ajudam a reduzir o número de bactérias perigosas, decompondo-as de tal forma que apenas os elementos seguros permanecem para a decomposição.

Químico

Este não é um filtro para todos os dias. É usado apenas em casos de emergência de doença súbita de peixes, envenenamento ou quando a qualidade da água mudou repentinamente. Por exemplo, um filme estranho apareceu de repente na superfície ou a água ficou verde em questão de horas.

A água é purificada com carvão ativado - tem uma superfície porosa e retém toda a sujeira e micropartículas nocivas. Após a limpeza, o carvão é jogado fora e não pode ser reaproveitado.

Deve-se notar que este método de filtragem é inaceitável se tudo estiver normal em seu aquário. Muitos porta-peixes gostam de fazer esse método de limpeza "por precaução" e, muitas vezes, só dói.

Regras de limpeza

O filtro, além das bactérias nocivas que remove do aquário, também cultiva as úteis e, portanto, será completamente irracional apenas percorrê-lo com um sabonete e uma escova.

Tente não lavar a unidade quando você mudar radicalmente algo nos cuidados ou na criação de seus animais de estimação.

Por exemplo, se você adquiriu novas espécies e acrescenta às existentes, ou mudou completamente a água do aquário, ou experimentou uma nova marca de alimento.

O equilíbrio durante essas maquinações muda imediatamente, e o filtro é apenas o próprio regulador que cria a harmonia da atmosfera no aquário.

Limpeza de biofiltro

Todas as esponjas são classificadas como filtros mecânicos, pois coletam a sujeira do aquário. No entanto, todos nós entendemos que na natureza os peixes não vivem em águas cristalinas, e é muito mais importante para eles que a água não contenha várias bactérias nocivas, gases de exaustão e produtos de decomposição.

Na superfície da esponja do seu aparelho de limpeza, vivem essas bactérias muito nocivas que decompõem a amônia. É importante enxaguar bem o filtro para que a maioria (mas não todas) dessas bactérias sejam destruídas.

As bactérias são suscetíveis a métodos de limpeza comuns - água da torneira normal, espuma de sabão, produtos de limpeza e esfregar fortemente o filtro com espuma de borracha ou pano matará qualquer tipo de bactéria.

É muito mais fácil lavar uma esponja de filtro - você só precisa enxaguar na mesma água do aquário (claro, não no próprio aquário, mas em um recipiente separado) até que a esponja esteja visualmente limpa. Condições estéreis são inaceitáveis: É vital para os seus peixes reterem algumas bactérias para manter um equilíbrio saudável no aquário.

Mudança de bloco

Muitos fabricantes recomendam trocar as esponjas do filtro com uma frequência invejável, mas isso é mais uma jogada de marketing. Na verdade, só é necessário trocar a esponja quando sua aparência perder a forma original, ou seja, no máximo uma vez por ano. Via de regra, a esponja é dividida em partes separadas dentro do mecanismo, e apenas um componente pode ser trocado por vez, pois se apenas uma parte for removida para substituição, as bactérias irão migrar e se multiplicar das partes restantes, e o restante irá não ser incomodado.

Troque uma parte a cada duas semanas para substituir completamente a bucha sem prejudicar os peixes.

Impulsor

Cada filtro de um aquário tem um impulsor - um ímã na forma de um cilindro com uma roda para criar uma corrente de água. Ele próprio está preso a uma base de metal. É imprescindível limpar o rotor, pois com o tempo, algas e outros detritos chegam lá, entupindo-o, e a parte não aguenta mais a limpeza do aquário.

A limpeza da hélice é muito fácil: com água corrente simples, retirando-a do pino em que está fixada e limpando-a com um pano. Todo mundo adora enxaguar a toalha, e quase ninguém se lembra do impulsor, e é ele quem dá o ímpeto a todo o filtro para seu pleno funcionamento.

Ao limpar seu filtro, lembre-se sempre dos cuidados com o rotor, pois na maioria das vezes é sua contaminação que leva ao colapso de toda a unidade.

Faça um cronograma de cuidados para os peixes do aquário, incluindo a limpeza regular do filtro, e lembre-se de verificar o nível de nitrato na água, para que seus peixes estejam saudáveis ​​e você fique calmo.

Veja abaixo como limpar o filtro do seu aquário.

sem comentários

Moda

a beleza

casa