Filtros de aquário

Como escolher um filtro para um aquário redondo?

Como escolher um filtro para um aquário redondo?
Contente
  1. Variedades e características de filtros
  2. Como escolher?
  3. Como instalar?

Os aquários esféricos distinguem-se pela sofisticação e sofisticação, não ocupam muito espaço e são fáceis de manter. Para eles, também são selecionados equipamentos especiais para filtrar o reservatório e enriquecê-lo com oxigênio. Dispositivos compactos são adequados para recipientes esféricos. Como escolher um dispositivo para filtrar a água em um aquário redondo e como instalar e fixar o dispositivo corretamente? Isso será discutido neste artigo.

Variedades e características de filtros

Os proprietários de pequenos tanques devem prestar atenção ao filtro de fundo. O dispositivo é um dispositivo compacto. O cascalho é usado como material de filtro. O dispositivo parece uma panqueca plana. O dispositivo está equipado com uma bomba de pedestal. A velocidade de bombeamento de água depende da bomba. A potência da bomba é selecionada com base no volume do aquário. De acordo com todas as normas, o filtro deve limpar 5 vezes o volume do recipiente em 1 hora. Para um tanque redondo com um volume de 5 a 20 litros, use um filtro com uma taxa de filtração mínima.

O funcionamento da bomba baseia-se na circulação de água, através da qual todos os resíduos de peixes e alimentos são reciclados de forma eficiente.

Ao usar um filtro de fundo, não encha com areia ou solo de granulação fina. Isso pode obstruir as células que circulam o ar. Cada lado da questão tem vantagens e desvantagens. Das vantagens dos filtros inferiores, os seguintes aspectos devem ser observados:

  • processo silencioso de trabalho;
  • circulação ininterrupta;
  • você pode disfarçar o dispositivo em algas ou decorações;
  • preço ótimo;
  • filtragem mecânica e biológica de alto nível;
  • criação do microclima necessário no reservatório;
  • o líquido é purificado em duas etapas;
  • areia e solo não azedam.

As desvantagens dos dispositivos incluem o entupimento rápido e a limpeza regular do filtro.

Também para pequenos corpos d'água existem filtros articulados. Este filtro é perfeito para aquários redondos com um volume de 5 a 10 litros. Os filtros são de dois tipos: com um tipo de acessório interno e externo. O dispositivo interno é completamente imerso no reservatório, e o dispositivo externo é preso às bordas externas do tanque. Para aquários redondos, é preferível um tipo de acessório externo. Alguns modelos de filtros articulados equipado com retroiluminação LED.

O processo de trabalho dos filtros-cachoeiras cria um fluxo de água a uma velocidade mínima. O fluxo é formado pela queda do jato d'água. Uma pequena corrente é suficiente para filtrar um pequeno reservatório. Das desvantagens, vale destacar o inconveniente enchimento do dispositivo com materiais de filtração.

Os filtros de vidro são convenientes devido à presença de um compartimento especial em forma de vidro, que pode ser preenchido com vários meios filtrantes. No momento da compra, vale a pena conferir o conjunto completo quanto à presença de bocal canelado, graças ao qual é possível reduzir a vazão. Também é desejável que o bico do aparelho seja regulado, isso ajudará a reduzir a potência da pressão da água. Não há desvantagens para os filtros de vidro. No entanto, os dispositivos de alguns fabricantes produzem um ruído desagradável. Ao comprar, é recomendável verificar imediatamente o funcionamento do dispositivo.

Para pequenas lagoas, você pode usar um filtro air-lift instalado dentro do aquário. O princípio de operação é baseado no movimento do ar sob a água. Bolhas de ar flutuam na superfície e criam pressão no duto (tubo) de saída de ar. Sob a influência da pressão, a água é purificada passando pelo material do filtro. A desvantagem do aparelho é o barulho do murmúrio da água.

Como escolher?

Ao escolher um filtro para um aquário redondo, você deve prestar atenção aos métodos de filtragem. Existem os seguintes métodos de limpeza.

  • Mecânico. O método de filtragem mais simples. O dispositivo remove detritos, pequenas sujeiras, excrementos de peixes e restos de comida do tanque. O design inclui motor, bomba e esponja. A bomba está bombeando líquido. Em seguida, a água entra na esponja e é purificada. Este método de limpeza é adequado para mini aquários com um volume de 5 a 10 litros.
  • Purificação biológica da água. A purificação do reservatório é facilitada por bactérias especiais que habitam o solo. O tipo biológico de limpeza alivia o reservatório de substâncias tóxicas.
  • Limpeza química remove odores e ajuda a purificar a água da amônia. Esta filtração possui o mais alto grau de purificação.

Além disso, ao escolher um dispositivo, vale a pena considerar a potência e o desempenho do filtro. Esses parâmetros, via de regra, são indicados pelo fabricante na embalagem da mercadoria. O custo do fabricante desempenha um papel importante na compra do equipamento. Para um container esférico, vale a pena escolher um dispositivo de preço médio. Nesse caso, é possível obter a relação ótima entre custo e qualidade.

Ao comprar filtros para um aquário também vale a pena considerar o tipo de fixação. Por exemplo, os filtros internos são adequados para tanques iluminados com um volume de 5-20 litros. Na maioria das vezes, a iluminação em aquários redondos é embutida e está localizada na parte externa do reservatório.

Para que o recipiente tenha uma aparência esteticamente agradável e não prejudique a aparência, escolha dispositivos internos que são instalados dentro do tanque. No entanto, existem dispositivos externos compactos que são fixados nas bordas do contêiner e não parecem tão volumosos. A melhor opção é um filtro retroiluminado articulado que executa várias funções: ilumina o espaço subaquático e fornece uma filtragem de alta qualidade.

Como instalar?

O filtro interno não requer muito esforço para instalar. Até um aquarista novato pode lidar com isso. Basta seguir as instruções passo a passo.

  1. Antes da instalação, os peixes são movidos para outro tanque.O filtro é instalado em um reservatório cheio.
  2. O filtro é preso com ganchos, ventosas ou velcro, que estão incluídos na embalagem. O dispositivo é imerso em água, mas uma camada de água de 2 a 5 cm deve permanecer acima do filtro, o dispositivo não deve atingir o fundo do aquário.
  3. Em seguida, deve-se verificar o funcionamento do tubo, que deve sair à superfície para o livre escoamento da água purificada. Para verificar, ligue o aparelho e leve a mão até a saída do tubo. Água deve sair dele. Isso significa que o dispositivo está funcionando corretamente. Então você pode povoar os peixes.
  4. Em seguida, você precisa ajustar o fluxo de fluido. É melhor definir o filtro na posição intermediária. Nem todos os peixes gostam de correntes fortes. Para começar, vale a pena observar os habitantes do reservatório. Se necessário, você pode reduzir ou adicionar a taxa de fluxo do líquido.

Para instalar um filtro externo, primeiro é necessária a montagem de acordo com as instruções que acompanham o produto. Um lugar especial é alocado para o filtro. A localização do dispositivo deve ser 20 cm abaixo do nível do tanque O dispositivo é colocado sob um lago. Os tubos de entrada e de saída de líquido são colocados em lados opostos do aquário.

Ao instalar o equipamento, encha-o com água por gravidade. Conecte e abra a mangueira de entrada de fluido. Você deve tomar cuidado com para que o líquido não saia pelo outro orifício. Após a entrada de água, a mangueira é fechada. Em seguida, feche a torneira da mangueira que libera água, abra o filtro. Ao instalar o filtro inferior, o líquido é removido do reservatório e do solo. Então você precisa colocar o dispositivo de forma que fique 2 cm acima do fundo. Depois disso, o solo é transferido de volta para o contêiner.

Veja o vídeo a seguir para dicas sobre como reduzir o ruído do filtro em seu aquário.

sem comentários

Moda

a beleza

casa