Filtros de aquário

Como fazer um filtro de aquário DIY?

Como fazer um filtro de aquário DIY?
Contente
  1. O que é necessário para a fabricação?
  2. O que pode servir de enchimento?
  3. Como fazer?

Para manter seu aquário limpo, um filtro é essencial. É claro que inúmeras variações são vendidas em lojas especializadas, mas os designs caseiros não são menos eficazes.

O que é necessário para a fabricação?

Para fazer um filtro de alta qualidade para um aquário, você precisa entender os requisitos básicos para ele: não apenas purificar a água das partículas de sujeira, mas também enriquecer a água com oxigênio. Muitas vezes, os produtos farmacêuticos são adicionados imediatamente ao dispositivo, o que terá um efeito benéfico na vida dos habitantes do aquário. Todos os filtros são geralmente subdivididos em várias categorias, de modo que a lista de materiais usados ​​em mãos é determinada de acordo com o projeto escolhido. Vamos conhecê-los com mais detalhes.

  • Filtro inferior, como você pode imaginar pelo nome, ele está localizado bem na parte inferior da residência dos peixes. Possui um grande número de orifícios pelos quais o ar entra, como resultado dos quais a água é purificada da turbidez. O filtro inferior deve ser instalado antes que os peixes se povoem e o tanque seja enchido com água.
  • Filtro interno fixado dentro do aquário. É uma combinação de um enchimento colocado, por exemplo, em uma garrafa de plástico, e um compressor. Esta variedade suja rapidamente e já não dá conta do trabalho, pelo que necessita de verificações regulares.
  • Filtros externos em muitos aspectos são semelhantes aos internos, mas são colocados fora do aquário.

O que pode servir de enchimento?

Para começar, há outra classificação de filtros, dependendo do tipo de enchimento usado e de quais impurezas a água é purificada.

  • Limpadores mecânicos Elimine a turvação e as partículas flutuantes que sobem do fundo devido ao compressor e ao movimento dos habitantes do aquário. Essa sujeira, em decomposição, forma gradualmente a turvação, portanto, não dá para ficar sem filtro.
  • Filtros quimicos ajudam a purificar a água de substâncias orgânicas, ou seja, nitratos ou fosfatos. Como dispositivos mecânicos, eles exigem limpeza regular.
  • Filtros químicos de absorção lidar com os resíduos da vida aquática. Eles são necessariamente lavados em água corrente.

O enchimento pode ser uma variedade de materiais que estão prontamente disponíveis em lojas de suprimentos para animais de estimação.

  • Em primeiro lugar, estamos falando sobre sobre peças de espuma ou de inverno sintético, por exemplo, uma esponja... É barato, pode assumir qualquer forma e ao mesmo tempo funcionar como filtro biológico e mecânico. No entanto, os poros são um terreno fértil ideal para bactérias, o que de forma alguma pode ser chamado de uma vantagem deste material. Regularmente, a esponja terá que ser lavada de muco e lama, e também trocada com bastante frequência.
  • Lã de filtro também é considerado um material barato. Suas vantagens incluem capacidade de reutilização, facilidade de limpeza e confiabilidade. É melhor usar algodão em rama na fase final da limpeza mecânica.
  • Anéis cerâmicos permitem distribuir uniformemente os fluxos de água, garantindo assim o movimento do oxigênio.
  • Bioballs são feitos de plástico. Em movimento, eles lavam uniformemente o meio filtrante e fornecem uma boa base para a sedimentação das bactérias necessárias.
  • Vidro sinterizado vendido na forma de pequenas bolas, cujo diâmetro é de cerca de 14 milímetros. Durante o processo de cozimento, eles desenvolvem poros nos quais aparecem bactérias benéficas.
  • Canudos cerâmicos permitem que as bactérias colonizem em pequenos poros.
  • Zeólito É um material muito barato que absorve perfeitamente todo o amônio da água. Graças a este sorvente, será possível eliminar rapidamente os nitratos da água.
  • Enchimento de carbono muito frequentemente usado para filtração em um aquário, mas apenas sob certas condições. O carvão ativado com grânulos de pequeno diâmetro e poros suficientes para absorver sujeira e turbidez é adequado. Recomenda-se o uso de enchimento de carbono apenas em um aquário recém-lançado.
  • Uma boa solução é usar turfa - tão natural, eficaz e orçamentário quanto possível. Este material não apenas reduz o número de fungos, mas também diminui a alcalinidade.

Importante! O enchimento também pode ser arenoso. Neste caso, a areia de quartzo do rio é simplesmente lavada e fervida. Não devemos esquecer os tecidos sintéticos, por exemplo, náilon ou náilon.

Como fazer?

Para montar um filtro para um aquário com suas próprias mãos, você precisa decidir sobre um método de filtragem, bem como comprar componentes vendidos em lojas de ferragens comuns e pet shops.

Interior

Um filtro interno de aquário caseiro pode ser feito em várias variações. Por exemplo, para criá-lo você precisará de um recipiente de plástico com uma tampa, por exemplo, usado para armazenar cereais, uma esponja comum ou material poroso espesso, uma bomba de água selada com um encaixe que pode ser anexado à tampa do recipiente, um material para filtração biológica e várias ventosas com resina adesiva. A filtração biológica pode ser realizada com anéis ou grânulos de cerâmica, ou com algodão comum. Vale a pena seguir o seguinte algoritmo de ações:

  1. furos são cortados ao longo de todo o perímetro do recipiente nas bordas; seu objetivo principal será absorver água;
  2. além disso, uma esponja é colocada no fundo, que cuidará da limpeza áspera do líquido; diretamente nele está um material que contribui para a purificação fina da água - algodão comum ou materiais para filtração biológica;
  3. um orifício é criado na tampa do recipiente, correspondendo ao diâmetro do bocal de injeção; a última é inserida hermeticamente no orifício e fixada adicionalmente com resina ou silicone;
  4. uma bomba é acoplada ao encaixe, cuja tarefa é criar compressão dentro do recipiente;
  5. finalmente, várias ventosas são coladas ao topo da parede lateral do recipiente;
  6. o filtro acabado é colocado no fundo do aquário ou fixado por dentro na parede do recipiente; se a saída da bomba for complementada com um bico de plástico com tubo, também será possível aerar o conteúdo do aquário.

Externo

Um filtro de aquário externo é tão fácil de fazer quanto um filtro interno, mas vai demorar um pouco mais. Recomenda-se usar um recipiente alto de plástico ou um pedaço de tubo de jardim de grande diâmetro como o recipiente principal. Assim, a produção de um filtro externo será realizada da seguinte forma:

  1. em primeiro lugar, é feito um orifício na parte inferior do recipiente e uma conexão com uma válvula unidirecional é inserida no orifício resultante; a peça pode ser de plástico ou metal;
  2. além disso, vários orifícios são abertos na tampa, onde ficarão a bomba elétrica e a válvula de saída de água;
  3. a bomba é fixada na parte interna da tampa para que o encaixe entre facilmente no orifício preparado;
  4. além disso, você terá que combinar todo o material do filtro em pequenos cassetes, cujo diâmetro será ligeiramente menor que o diâmetro do canister; é conveniente coletá-los em vasos de flores de plástico, a parte superior estendida dos quais é cortada;
  5. um buraco para a água é aberto no fundo, e o próprio cassete é preenchido com materiais de filtro;
  6. o primeiro cartucho pode ser preenchido com uma esponja e, em seguida, colocado no recipiente de forma que fique um pouco mais alto do que o adaptador equipado com uma válvula de liberação;
  7. o segundo cartucho é preenchido com fibra, algodão ou inverno sintético ou outro material para filtração biológica; dentro do canister, ele é fixado de forma que fique embaixo da bomba;
  8. além disso, o corpo deve ser selado com resina ou silicone; os adaptadores são fixados com tubos ou mangueiras, seu comprimento é determinado a partir da profundidade do aquário e da distância à qual o filtro está localizado;
  9. o filtro externo funcionará devido à bomba; este último criará pressão, o que favorece a sucção do líquido para o vasilhame, e a água, após passar pelas etapas de filtração, retornará ao aquário.

Começando a trabalhar com um filtro externo, você deve primeiro realizar um modo de teste por um dia inteiro para se certificar de que o recipiente usado está absolutamente apertado. A bomba deve ser selecionada dependendo do volume do próprio aquário.

Se o volume do tanque corresponde a 70 litros, então é melhor levar uma bomba com capacidade de 300 litros por hora, e para um aquário de 200 litros, é necessária uma capacidade de 1000 litros por hora.

Donny

O filtro inferior funciona usando o solo correto. A água passa por uma areia ou filtro semelhante, sendo assim purificada de forma grosseira. Para fabricar o aparelho, você precisa de uma bomba, tubos convencionais e tubos com orifícios e um compressor. O processo de fabricação é o seguinte:

  1. as peças com orifícios são colocadas sob o solo e uma tela de plástico com pequenos orifícios é colocada em cima delas; sua tarefa será evitar que o solo entre nos orifícios dos tubos;
  2. a bomba ou compressor é fixado próximo à superfície.

Independentemente do projeto escolhido, o filtro deve ser limpo regularmente. Se você negligenciar esse procedimento, a princípio ele deixará de realizar a tarefa em questão e, então, geralmente começará a poluir a água. A frequência da limpeza é determinada conforme necessário, a saber:

  • quanto menor for o próprio dispositivo e quanto maior for a quantidade de trabalho, mais frequentemente o procedimento deve ser realizado;
  • a necessidade de enxágue, via de regra, sinaliza uma deterioração na qualidade da purificação da água.

Importante! Os filtros pequenos terão que ser enxaguados uma vez por semana, enquanto as estruturas grandes precisarão ser enxaguadas uma vez a cada poucos meses. Deve ser usada água à temperatura ambiente.

Como fazer um filtro externo para um aquário com as próprias mãos, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa