Filtros de aquário

Filtros para aquário: descrição, tipos, seleção e aplicação

Filtros para o aquário: descrição, tipos, seleção e aplicação
Contente
  1. O que é e por que eles são necessários?
  2. Princípio da Operação
  3. Variedades
  4. Tipos de enchimentos
  5. Modelos populares
  6. Como escolher?
  7. Como instalar?
  8. Termos de uso

Manter peixes de aquário apenas à primeira vista parece ser uma tarefa extremamente simples - animais de estimação, de fato, não precisam ser passeados ou brincados, mas requerem condições especiais. Um aquário moderno é uma estrutura tecnológica complexa, cada detalhe da qual é de fundamental importância, e negligenciar qualquer um deles acarreta consequências negativas para seus habitantes. O filtro de aquário é uma das partes mais importantes de todo o aquário e, antes de começar a fritar, você precisa descobrir o que é e por quê.

O que é e por que eles são necessários?

Água suja é um verdadeiro flagelo de nosso tempo, e se você já ouviu um pouco sobre ciência como a ecologia, provavelmente sabe que a umidade que flui de uma torneira é potencialmente perigosa para a saúde. Hoje é extremamente difícil encontrar água limpa de boa qualidade. Se há cerca de 100 anos ainda era possível arriscar beber água de um rio ou lago, hoje é um verdadeiro veneno que provoca graves distúrbios do trato gastrointestinal em humanos e a extinção de peixes. Você poderia argumentar que de alguma forma há habitantes em nossos rios, mas deve-se ter em mente que no aquário é improvável que você crie poleiros e cruzeiros típicos de rio, e a beleza ultramarina está acostumada a condições completamente diferentes. Encher um recipiente com água da torneira retirada de um reservatório poluído e passada por canos enferrujados, corre o risco de matar os peixes nos primeiros dias.

Na verdade, um filtro de água de aquário purifica a água de uma forma complexa, removendo qualquer tipo de contaminação. Em primeiro lugar, é claro, essas são impurezas estranhas que estão inicialmente presentes no líquido.

Em um espaço fechado e bastante apertado, o desperdício de sua própria atividade vital representa uma ameaça para os peixes, e o filtro também consegue lidar com a remoção desses resíduos.

Entre outras coisas, para os habitantes do tanque, a presença abundante de oxigênio na água também é importante, mas se em reservatórios que fluem a umidade é facilmente saturada com ela em contato direto, então em um aquário fechado, e mesmo dentro de casa, isso não acontece naturalmente. A maioria dos filtros de aquário também resolve esse problema aerando e ajustando a água a uma condição que permite que seus animais de estimação vivam com o máximo conforto.

Princípio da Operação

Existem várias variedades principais de filtros de aquário e cada um deles funciona de uma maneira diferente.

Os filtros de transporte aéreo baseiam-se na ação da chamada bomba a jatoquando o compressor sopra ar pressurizado na parte inferior do tubo de água instalado verticalmente. Com isso, ocorre a aeração do líquido que, misturado ao ar, torna-se mais leve que a água comum pressionando de baixo para cima e, por isso, sobe pelo tubo. A partir daí, ele flui de volta para o aquário, mas em qualquer uma das extremidades do tubo, inferior ou superior, você pode colocar filtros que filtrarão tudo o que for supérfluo. Alguns artesãos populares experimentam criar um filtro desse tipo, mesmo por conta própria - eles usam espuma de borracha ou uma camada de argila expandida ou pedra-pomes com plantas plantadas em cima deles como material de filtragem.

Um dispositivo deste tipo é muito simples de operar, mas tem uma desvantagem significativa na forma de baixa produtividade e incapacidade de trabalhar com grandes recipientes.

O filtro da bomba geralmente funciona com o mesmo princípio., apenas a água chega à camada filtrante não por sopro de ar, mas por meio de uma bomba, ou seja, uma bomba que bombeia diretamente o próprio líquido. Tais dispositivos são divididos em internos e externos, mas a diferença entre eles está apenas na localização exata do bloco com o material filtrante - na coluna d'água ou não. Estruturalmente, esse mecanismo é projetado de forma que a substância bombeada passe diretamente pelo interior do motor, ao mesmo tempo que o resfria e o protege de um possível superaquecimento. Ao contrário do mecanismo de transporte aéreo descrito acima, esta opção de filtro funciona de forma produtiva com quase qualquer volume de água, portanto, pode ser usado mesmo no maior aquário.

Variedades

As opções acima para organizar o dispositivo de filtro indicam apenas o princípio geral de operação do mecanismo, enquanto na verdade a variedade construtiva dos mecanismos do aquário é muito maior. Os tipos são tão numerosos que pode ser difícil para um iniciante escolher o melhor - portanto, vamos tentar pelo menos descobrir o que são esses dispositivos.

O filtro interno é um mecanismo submersível totalmente submerso. Esses dispositivos são os mais comuns, pois são considerados os mais baratos tanto em termos de preço de compra quanto em termos de custos de manutenção contínua. Eles são divididos nas variedades acima descritas - bomba e transporte aéreo, com aeração já fornecida. Apesar da demanda, devem ser reconhecidas as desvantagens óbvias - por exemplo, o fato de a estrutura submersível ocupar parte do volume do aquário, reduzindo sua área útil.

Além disso, o mecanismo deve ser removido uma vez por semana para limpar a camada de filtração, e tal unidade também é caracterizada por um ruído significativo durante a operação.

O filtro externo é do tipo bomba, já que o líquido do reservatório principal deve ser alimentado fora do aquário. A água é fornecida com um fluxo relativamente fraco e passa por várias camadas de filtração, enquanto os materiais são normalmente usados ​​de várias maneiras - espuma de borracha, inverno sintético, carvão, turfa e muito mais. Esse mecanismo é muito silencioso e os enchimentos raramente precisam ser substituídos.porém, existem algumas peculiaridades - por exemplo, a limpeza dos filtros só é possível na água drenada do aquário, e a reposição é feita de forma gradativa. Tais precauções devem-se ao fato de que a filtração é amplamente fornecida por bactérias que vivem nas camadas, e a substituição imediata de todas de uma vez levará a uma violação do equilíbrio biológico no sistema existente. Este tipo de dispositivo é geralmente procurado por aquaristas ávidos e experientes.

O denominado filtro canister também é considerado isoladamente, mas, na verdade, não difere do externo já descrito - é simplesmente visivelmente maior, pois é projetado para volumes significativos de recipientes com peixes.

Não tem vantagens e desvantagens em comparação com o filtro externo "simples".

O filtro inferior hoje pode ser considerado uma raridade, embora já tenha sido usado com bastante frequência. Na verdade, trata-se do mesmo mecanismo interno, só que com uma torção - está disfarçado de fundo falso, o que dá a impressão de que não há filtro no aquário. O próprio solo, por onde passa a água bombeada, pode ser utilizado como material de filtragem. Hoje, essa opção é considerada relativamente ineficaz.

Uma invenção relativamente recente é o chamado filtro de Hamburgo. Na verdade, é uma enorme esponja que divide a área de água do aquário do fundo à superfície em duas partes, separando uma pequena área da parte principal.

A partir dessa parte destacada, a "mochila" com dobradiças bombeia constantemente água pelo topo para a área do aquário principal, criando uma pequena cachoeira.

Nesse sentido, a pressão na zona menor é sempre menor que na zona maior, portanto a água desta passa a fluir para a primeira, passando pela esponja do filtro. Os criadores do dispositivo o anunciam como muito eficaz., uma vez que as leis da física são amplamente utilizadas para bombear grandes volumes de água, e a sujeira do líquido não obstrui tubos estreitos - quase toda a seção do aquário é acessível para sua passagem. Este último motivo também determina que tal filtro não requer limpeza especial - está incluído no conceito de limpeza geral do aquário, e a grande área da zona de filtragem leva ao fato de que a substituição raramente é necessária.

Tipos de enchimentos

Ao adquirir um filtro, todo aquarista espera que o dispositivo cumpra com eficácia as tarefas que lhe são atribuídas e lhe permita purificar a água da forma mais eficiente possível. É mais razoável usar mecanismos com várias camadas de filtragem diferentes, mas mesmo neste caso, você deve entender o que são os preenchimentos e que tipo de resultado eles fornecem.

Esponja de espuma

O topo inequívoco de nosso tempo é a borracha de espuma, que permite que a água passe bem, mas retém a sujeira. Ao contrário do poliéster de enchimento da concorrência, este material requer uma substituição menos frequente e também é bom porque é amigo das bactérias que podem neutralizar os resíduos dos peixes.

Hoje, quase qualquer filtro contém uma camada de espuma e está sujeito à manutenção aproximadamente uma vez a cada duas semanas.

Deve ser lavado com água do aquário, caso contrário, todas as bactérias benéficas irão para o ralo.

Enchimentos cerâmicos

As cerâmicas são afiadas para filtração biológica, e só para isso - o fato é que a estrutura porosa do material é muito conveniente para a fixação de bactérias nitrificantes ali, e ajudam a quebrar os resíduos tóxicos da atividade vital dos peixes. Como no caso da borracha esponjosa, as cerâmicas não são lavadas em água corrente, preservando o equilíbrio biológico. Esse elemento é mais frequentemente encontrado em filtros externos, mas se for possível colocá-lo em uma estrutura interna, vale a pena fazê-lo.

Sintepon

Já foi mencionado acima que este material entope muito rapidamente, mas esta é a sua peculiaridade - é muito viscoso e faz um excelente trabalho de limpeza mecânica.

Essa camada é especialmente relevante após a limpeza do aquário, quando uma grande quantidade da suspensão mais leve está flutuando na água - mesmo que ela não possa passar por tal proteção.

Para a filtração cotidiana, o "algodão" é pouco adequado, pois se transforma em um caroço sujo no máximo em uma semana e, embora possa ser lavado em água corrente, é mais frequentemente usado justamente para eliminar a forte turbidez da água.

Zeólito

Essa resina de troca iônica é ideal para limpeza química de recipientes, pois atrai literalmente diversos venenos e substâncias nocivas, agindo de forma semelhante ao sorvente que age no corpo humano. Ao mesmo tempo, às vezes o efeito potencialmente benéfico de tal substância também atinge os elementos necessários - a resina também absorve fosfatos e também reduz o nível de pH. É possível e necessário usar tal elemento de filtro, você só precisa ter cuidado para equilibrar seu ligeiro efeito negativo.

Argila expandida e lava vulcânica

Outra versão do material filtrante que promove a purificação biológica da água. A grande vantagem das bolas de argila expandida é que elas não apenas não são contaminadas por suspensões mecânicas estranhas, mas, em geral, praticamente não entopem. O perigo potencial de usar tal filtro é que o excesso de fosfatos e silicatos pode estar presente na composição da substância, para não mencionar metais pesados, portanto, o enchimento deve ser bem lavado antes do uso.

Enchimento de carbono

Para a produção de tal substância, eles levam não um simples carvão, mas sim ativado - o mesmo sorvente capaz de coletar uma grande quantidade de impurezas estranhas, que certamente não contribuem para a saúde dos habitantes do aquário.

Essa substância não tem uma vida útil específica - tudo depende do tipo de filtragem.

Por esta razão o carvão nunca é usado como um material de filtro permanente ou apenas o principal - só complementa outros filtros quando é necessário purificar eficazmente a água da turbidez excessiva ou depois de tratar animais domésticos de qualquer doença com o auxílio de medicamentos adicionados ao aquário.

Turfa

Este elemento natural é freqüentemente encontrado em aquários, mas apenas comparativamente raramente é usado como um enchimento de filtro propriamente dito. Ele fornece as condições ideais para os animais de estimação e plantasque gostam de água mole, mas lembre-se que nem todos os peixes gostam dessas condições de vida.

Modelos populares

Um filtro para um aquário é um dispositivo que deve ser selecionado individualmente para cada aquário, levando em consideração, entre outras coisas, as especificidades dos peixes que nele vivem. no entanto existem certos modelos que estão em demanda estável por um grande número de consumidores, e para iniciantes que ainda não têm uma grande base de conhecimento na escolha de um dispositivo, essa pode ser uma ótima dica. Além disso, esta é uma garantia certa de que o aparelho adquirido será de alta qualidade.

Observe que nossa lista pode ser subjetiva - a escolha da maioria nem sempre indica que um determinado modelo é o melhor para suas condições.

É por isso que fundamentalmente não distribuímos lugares na lista - acreditamos que cada aquarista decide por si mesmo o que é mais útil para seus peixes.

Recentemente, vários modelos foram classificados como filtros internos de ponta.

Eheim Aquaball 180

Este é um exemplo vívido de como uma caixa pode conter tudo o que apenas os habitantes subaquáticos precisam - há um difusor embutido e uma cabeça esférica que distribui uniformemente o fluxo de água retornada por todo o tanque. Para conveniência do proprietário, um regulador de fluxo de água também é fornecido. A unidade prevê a utilização de vários filtros ao mesmo tempo, sendo especialmente prática na medida em que permite o destacamento de alguns compartimentos para limpeza durante o funcionamento de todos os outros.

Tetra EasyCrystal FilterBox 600

A unidade é projetada especificamente para aquários de médio porte na faixa de 50-150 litros, mas ao mesmo tempo impulsiona água a uma taxa de 600 litros por hora, ou seja, tem a capacidade de remover de forma muito eficaz até mesmo a maior parte contaminantes difíceis da água. Este dispositivo fornece limpeza em todos os três parâmetros - mecânicos, químicos e biológicose também pode ser combinado com um termostato, proporcionando um microclima ideal no aquário.

Juwel Bioflow 8.0

O mecanismo chinês provou ser excelente no trabalho com aquários de grande capacidade. - é adequado para reservatórios artificiais com um volume de 300-500 litros. Ele filtra água com uma enorme capacidade de 1000 litros por hora, e ao mesmo tempo tem um volume interno de 7 litros, o que não é muito diferente das unidades externas.

Para filtros externos, criamos uma lista separada, levando em consideração um princípio de operação um tanto diferente.

ADA Super Jet ES-1200

Tal unidade não dá a impressão de um "balde" típico, pois seu corpo é feito de aço inoxidável e se distingue por seu estilo único de design. O mecanismo implementa todos os principais tipos de purificação de líquido e a bomba eficiente é complementada com recursos de design que aumentam ainda mais a eficiência do dispositivo.

Aquael FAN-1 plus

Um dos filtros mais versáteis para aquários - praticamente não impõe nenhuma exigência para o volume da embarcação, trabalhando com recipientes de 20 a 300 litros. Os consumidores enfatizam a instalação e inicialização extremamente simples da unidade.eles também gostam da capacidade de definir preenchimentos de forma independente, para os quais existem 8 módulos.

JBL CristalProfi e702 greenline

Este modelo é um pouco inferior em versatilidade ao seu homólogo superior, mas também dá margem de manobra - de 60 a 200 litros. Ao correr água a uma velocidade de até 700 litros por hora, consome apenas 9 watts de eletricidade ao mesmo tempo. Também é muito apreciado pelos consumidores por sua operação quase silenciosa.

Como escolher?

Como você pode ver, cada tipo de filtro tem suas próprias vantagens e desvantagens. Porém, uma pessoa inexperiente nem sempre consegue escolher corretamente o aparelho certo, pois muitas vezes o iniciante foca apenas no tipo de aparelho, esquecendo que é preciso avaliar também outras características. Aqui está o que é recomendado prestar atenção.

Volume potencial do aquário

A eficiência de cada mecanismo é projetada para um determinado deslocamento - é ingênuo pensar que uma unidade orientada para um volume de 50 litros dará conta de um aquário de 200 litros. Na hora de adquirir um mecanismo pergunte para que volume ele é adequado e certifique-se de fazer um estoque de pelo menos 10 litros.

atuação

É uma coisa - quanta água o filtro pode suportar, outra - quanto tempo vai demorar. Os modelos mais potentes e caros são capazes de bombear 400-600 litros através das camadas de filtração a cada hora, o que significa que em um aquário de 100 litros, todo o volume de líquido será limpo várias vezes seguidas em apenas uma hora.

Tipo de filtração

Acima, já tocamos indiretamente neste tópico. A filtração pode ser diferente - a mecânica filtra a sujeira e a areia, a biológica decompõe os resíduos tóxicos dos peixes, a química remove várias impurezas da água que não beneficiarão os habitantes de um reservatório artificial.

Tipo de enchimento

Uma seção inteira foi dedicada a este assunto acima, mas apenas no caso, vale a pena esclarecer que alguns filtros não permitem uma variedade de enchimentos - certos tipos de material de filtragem não podem ser usados ​​devido às características de design da unidade. Isso responde à pergunta de por que você precisa saber quais tipos de filtragem o mecanismo selecionado suporta.

Consumo de energia

Um filtro doméstico típico para um aquário pequeno é alimentado por uma tomada e consome muito pouco - no nível de 5 a 7 watts por hora.Esse indicador é totalmente acrítico para qualquer família, mas você precisa se certificar de que o modelo poderoso que você escolheu também é econômico, caso contrário, a conta de luz pode ser chocante.

A necessidade de limpar e substituir o meio filtrante

Não existem filtros que dispensam manutenção, mas, nesta situação, os aquaristas desejam a menor manutenção possível, sem afetar a eficiência do aparelho. É considerado ideal escolher uma unidade que precisa ser limpa com a mesma freqüência que todo o aquário. - é mais fácil suportar todos os procedimentos por um dia.

Controle de direção de vazão

A água que passou pelo filtro volta ao reservatório sob pressão, o que nem todos os moradores vão gostar - alguns gostam de um ambiente calmo sem fluxo. Para um mini aquário de até 30 litros, isso pode ser um problema real., porque o jato não pode ser escondido em lugar nenhum, e acontece que tira o espaço útil da embarcação. É por isso que os designers criaram um modo de injeção de água em forma de leque, quando esta é uniformemente distribuída por todo o aquário.

Ruidoso

No apartamento onde você e seus familiares moram, o silêncio pode ser fundamental, pois o ruído de um filtro funcionando interfere no sono, principalmente se houver uma criança pequena em casa. Por esse motivo, vale a pena perguntar o quão ruidoso é o funcionamento do dispositivo, e atenção especial deve ser dada às unidades externas silenciosas.

Como instalar?

Os fabricantes geralmente fornecem seus produtos com instruções de instalação, mas pode ser difícil para um iniciante entendê-los imediatamente. Para evitar erros, considere o que e como fazer.

Lembre-se disso o filtro nunca é instalado em um aquário vazio - mesmo durante o processo de instalação você é guiado pelo nível de água... Se você comprou uma unidade desmontada, certifique-se de secá-la completamente antes de montá-la - ela é isolada de umidade de forma confiável, mas se estiver dentro, um dispositivo elétrico pode lhe ensinar uma boa lição de física.

O local ideal para o filtro interno é considerado uma profundidade de 3 centímetros - este nível permite que não apareça na superfície, mesmo com o aumento da temperatura e evaporação abundante da umidade do aquário.

Ao mesmo tempo, é inaceitável que o dispositivo toque o fundo - em nenhum caso ele fica no chão, mas é preso com ventosas à parede do vaso. Tente conseguir um dispositivo que se encaixe bem nas dimensões do seu reservatório artificial, caso contrário, você terá que adicionar mais água ou aprofundar o fundo.

Lembre-se de verificar o comprimento do cabo de alimentação ao decidir onde colocar o aparelho dentro do aquário. O cabo deve ser suficiente para ficar pendurado livremente da fonte de alimentação ao próprio gabinete, caso contrário, puxá-lo aumenta a probabilidade de o cabo se desgastar ou ser acidentalmente puxado para fora da tomada. Um filtro que não funciona por muito tempo pode se tornar um grande problema para os peixes, que sofrerão uma forte deterioração nas condições do habitat.

Naturalmente, a imersão do aparelho na água ocorre no estado desligado - pelo menos para que o jato d'água emitido não interfira com você normalmente fixe o aparelho na parede.

Se o filtro tiver um tubo de entrada de ar separado, ele deve ser direcionado para fora e de alguma forma colocado em uma posição segura e estável para garantir que não caia na água. Por este motivo, vale a pena escolher inicialmente esses filtros onde algum tipo de dispositivo de fixação seja fornecido no tubo aerador que seja conveniente para as condições do seu apartamento.

Quando todas as instruções forem concluídas, tudo o que resta é conectar o plugue na tomada. Se aparecer uma corrente dentro do aquário, significa que o motor está funcionando e que a água passou pelas camadas de filtração.

Imediatamente, notamos que as ações acima são recomendações médias para a maioria dos dispositivos submersíveis, no entanto, alguns modelos podem ter recomendações ligeiramente diferentes. Isso significa que nossa solicitação não o isenta da necessidade de verificar as instruções. Outros tipos de mecanismos podem ter um padrão de instalação diferente e, embora seja sempre mais simples, as instruções também devem ser lidas antes que algo dê errado.

Termos de uso

Usar um filtro de água envolve seguir regras que parecem simples para a maioria dos aquaristas experientes, mas podem ser uma verdadeira revelação para iniciantes. Por esse motivo, vamos considerar o que vale a pena fazer e o que é inaceitável durante a operação.

  • A limpeza regular dos filtros é obrigatória, pois nenhum deles é permanente. A frequência deste procedimento depende de qual preenchimento você escolheu e a que tipo de dispositivo pertence. Mas os termos prescritos nas instruções devem ser estritamente observados, caso contrário a água do aquário não será purificada.
  • A filtragem da água deve ser contínua. Se você precisar desconectar repentinamente o mecanismo da fonte de alimentação, remova-o imediatamente do aquário. Vale lembrar que a sujeira acumulada pelos materiais filtrantes não retorna para a água, em grande parte porque o filtro não deixa passar e a corrente não deixa voltar. Deixar o dispositivo desligado na água permitirá que os resíduos acumulados ao longo do tempo entrem no líquido de uma vez.
  • As precauções de segurança não permitem que você coloque as mãos na água enquanto o filtro estiver ligado. Você não pode esperar que, se tudo estiver em ordem com os peixes, nada acontecerá com você. Pela mesma lógica, a extração do mecanismo, para o qual você definitivamente terá que colocar as mãos na água e mexer nas ventosas, é proibida no momento em que quaisquer outros dispositivos elétricos de suporte de vida do aquário não sejam girados. desligado.
  • A unidade submersível é ligada somente após estar completamente submersa na coluna d'água. Caso contrário, pode entrar ar no sistema, o que não contribuirá para o correto funcionamento do dispositivo.

O que é melhor - um filtro interno ou externo para o aquário, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa