Filtros de aquário

Como instalar corretamente o filtro no aquário?

Como instalar corretamente o filtro no aquário?
Contente
  1. Estágio preparatório
  2. Onde localizar?
  3. Instalação de diferentes modelos
  4. Regras de cuidado

O filtro de aquário é um elemento indispensável em qualquer aquário. Realiza purificação mecânica e biológica, além de promover a oxigenação. A escolha de filtros em pontos de venda é enorme, por isso não será difícil comprar um dispositivo. Mas com a montagem, podem surgir problemas. Instalar um elemento de filtro de aquário é um verdadeiro desafio para a maioria dos aquaristas inexperientes.

Infelizmente, nem sempre é possível navegar nos meandros pela anotação anexada ao agregado. O procedimento de instalação será diferente para elementos de filtro internos e externos (externos), mas qualquer pessoa pode realmente realizar a tarefa.

Estágio preparatório

O processo preparatório inclui várias etapas.

  1. Em primeiro lugar, é necessário preparar panos secos, pois nem sempre é possível eliminar o vazamento de água.
  2. Liberamos o dispositivo da embalagem e retiramos todo o conteúdo. Sem falta, o conjunto completo deve incluir: o próprio dispositivo, enchimentos, saídas de água de plástico, esponjas internas, mangueiras.
  3. Antes da montagem, é necessário verificar se todos os componentes estão perfeitamente secos. A montagem do filtro externo (externo) é realizada de acordo com as instruções do fabricante. Certifique-se de seguir o procedimento estabelecido. As torneiras da tampa devem estar na posição fechada.
  4. Agora você pode começar a preparar os elementos externos para que possa soltar e tirar água. O elemento da cerca é um tubo longo, arredondado na extremidade. Uma das pontas deve ser baixada para o aquário.O dispositivo de evacuação é um tubo curto curvo, que é instalado na outra extremidade do aquário. É imperativo medir o tamanho dos tubos para que sejam longos o suficiente para alcançar o meio-fio.
  5. Antes de instalar o aparelho, é necessário encher pelo menos 50% do aquário com água, visto que o equipamento de limpeza só se utiliza totalmente cheio.

Onde localizar?

A determinação da localização correta do elemento filtrante depende das características do aquário, seu tamanho e configuração. Via de regra, dispositivos de filtragem são fixados na parede lateral do tanque, próximo ao vidro traseiro, de forma a não interferir na vida dos moradores locais. Se o elemento filtrante for interno, então existe uma marca especial nele, o que significa que é proibido mergulhar muito fundo para que não toque no fundo.

Se a profundidade for rasa, tente deixar uma grande distância na parte superior, mas em nenhuma circunstância o dispositivo deve ficar na parte inferior. A água sempre irá evaporar, portanto a localização do filtro deve ser monitorada constantemente.

Instalação de diferentes modelos

A gama de filtros é muito grande, por isso é necessário aprender todas as nuances de instalação de vários tipos de filtros.

Externo

A instalação do elemento filtrante no aquário não é um procedimento particularmente difícil, basta calcular onde será colocado o equipamento. Via de regra, fica localizado em um armário embaixo do aquário, para isso são feitos furos na parede posterior do móvel, necessários para o encaminhamento das mangueiras.

O filtro deverá ser montado estritamente de acordo com o guia prático. Todas as esponjas e um meio nutriente especializado (substrato) para purificação bioquímica da água são colocados na cavidade do filtro. No aquário, os tubos são colocados na entrada e na saída, que devem ser submersos. Com a correta instalação do filtro no aquário, o equipamento deverá ficar abaixo do nível do fundo, o que permitirá garantir o máximo rendimento da bomba.

O filtro deve ser instalado em seu local permanente, a seguir, por meio de bomba mecânica manual, sangrar o sistema, procurando retirar o máximo possível o ar das tubulações e do invólucro. Apenas alguns golpes da bomba mecânica são necessários, como resultado dos quais o meio líquido se moverá espontaneamente ao longo do tubo de entrada, expelindo o ar do elemento do filtro. Depois que o corpo estiver completamente cheio de água, o ar deixará de sair do tubo de saída.

Agora você pode conectar o equipamento à rede elétrica e testar sua eficiência.

Se o filtro não ligar ou operar em baixa potência, isso indica a presença de um air-lock no sistema, portanto, será necessário retirar o ar dos tubos e do invólucro. Para tanto, já no filtro de operação, pressione várias vezes a tecla da bomba mecânica, o que permite espremer o ar do sistema.

Uma pequena quantidade de ar pode ficar presa dentro da caixa e começar a gorgolejar. Para acabar com essas pequenas bolhas, você deve erguer cuidadosamente o filtro e dobrá-lo de um lado para o outro.

Tendo começado a trabalhar em sua capacidade total, o dispositivo ativa imediatamente a implementação da purificação mecânica da água. Já a filtração bioquímica, quando os nitratos e nitritos são removidos, começa aproximadamente um mês após a partida do equipamento. Durante este período, colônias de bactérias quimiossintéticas irão se estabelecer no meio nutriente utilizado, que são responsáveis ​​pela purificação química da água.

Na verdade, por esta razão, se possível, é necessário povoar os peixes (as espécies exóticas são especialmente exigentes) várias semanas depois de concluída a instalação do filtro externo no aquário.

Interior

A instalação do elemento filtrante interno no aquário é simples.Este acessório não requer a compra de equipamentos adicionais ou atualizações, e a maioria dos modelos podem ser colocados verticalmente e horizontalmente. A este respeito, independentemente da modificação, o filtro é montado estritamente de acordo com as instruções do fabricante.

  1. Familiaridade com o dispositivo. A instalação correta de qualquer filtro começa com a revisão de sua integridade e a leitura do manual prático. É aconselhável fazer isso antes mesmo de comprar o dispositivo. Se não tiver a certeza das suas capacidades técnicas, deve pedir ao vendedor que lhe mostre pessoalmente o procedimento de montagem ou que o explique detalhadamente.
  2. Montagem do acessório. Basicamente, todos os dispositivos de filtragem internos são montados de acordo com o mesmo método. Em primeiro lugar, é necessário colocar o material do filtro no "vidro" do aparelho. Então, se a estrutura permitir, insira o rotor na bomba. Fixe a bomba ao vidro e conecte o tubo de troca de ar.
  3. Com certas modificações, a placa de montagem é isolada da caixa. Insira os clipes da “xícara” nas reentrâncias fornecidas e posicione as ventosas nas ranhuras adequadas. Está tudo pronto para montar o filtro no aquário.
  4. Depois que o filtro estiver pronto para instalação, você não deve se apressar em colocá-lo no aquário.... Em primeiro lugar, todos os habitantes são removidos dela em um recipiente separado. A operação não é necessária, mas se o aparelho comprado vier com defeitos de fábrica, quando for conectado, os bichinhos terão todas as chances de sofrer. Os aquaristas profissionais aconselham não colocar em risco a saúde dos peixes, e colocá-los por um tempo em um gabarito, e depois instalar um filtro interno no aquário.
  5. Fixação do aparelho. Basicamente, todos os filtros do aquário são fixados na parede do tanque por meio de ventosas. Você só precisa pressioná-los contra a superfície do vidro e pressionar com força. Os dispositivos de filtro submersíveis devem estar completamente sob a superfície da água - nunca ligue o filtro se ele parecer fora da água. A profundidade ideal do elemento filtrante é de 2 a 5 centímetros da superfície. As amostras internas padrão têm um tubo de troca de ar flexível e transparente. Sua função é fornecer ar, pois uma extremidade do tubo é conectada ao aparelho e a outra deve ficar em um espaço aberto.
  6. Primeira partida. Ligar após a instalação do filtro no aquário, em princípio, implica trabalhar em modo de teste. Portanto, é aconselhável monitorar o funcionamento do dispositivo de filtragem. Corrija a profundidade de imersão.
  7. Configuração de energia. Durante a primeira inicialização ou imediatamente depois disso, você precisa ajustar o dimmer para os parâmetros médios. Ajustes subsequentes devem ser feitos levando em consideração o volume do aquário, o nível de poluição e, claro, os hábitos de seus habitantes. Alguns peixes, por exemplo, com nadadeiras pequenas e fracas, não resistem a correntes extremamente fortes.

Donny

O filtro de água do fundo deve ser colocado no fundo do aquário. Este tipo é escolhido pelos proprietários de grandes aquários com um pequeno volume de flora subaquática. O próprio dispositivo parece uma placa fina com um enchimento de filtro e um grande número de orifícios pelos quais a água passa.

Um grande número de aquaristas acredita que apenas sentar no fundo é suficiente para os olhos. No entanto, o filtro precisa ser montado, e não colocado no substrato.

Unidade inferior do aquário - Procedimento de instalação:

  1. todo o solo é retirado do local selecionado no fundo do aquário para que a base fique 100% exposta;
  2. o filtro inferior é cuidadosamente colocado na parte inferior;
  3. o aparelho é coberto com terra para que o aparelho não estrague a aparência do aquário;
  4. inicie o dispositivo.

Biofiltro

O dispositivo para limpeza biológica do aquário funciona por meio de bactérias especiais que absorvem o nitreto de hidrogênio, que se forma durante a vida dos habitantes.

Você pode facilmente fazer um biofiltro sozinho. E vamos considerar a instalação de um modelo caseiro chamado "garrafa". Seu tamanho depende do volume do aquário.

Para instalar tal dispositivo:

  • faça furos no fundo da garrafa para que a água entre;
  • envolva este local com espuma elástica de poliuretano (espuma de borracha);
  • prenda com braçadeiras de plástico para evitar contaminação desnecessária do cascalho;
  • despeje cerca de metade do enchimento na garrafa;
  • conduzir o tubo aerador do compressor através da garganta de cima;
  • graças ao "transporte aéreo", a água será sugada da garrafa e água fresca e não tratada chegará pelo fundo.

Filtro fito

Não agrupe o filtro fito com um purificador biológico. O princípio do fito-filtro é que a vegetação não cresce na água, mas na superfície. E apenas suas raízes estão na água, purificando-a.

A estrutura mais simples de um fito-filtro é uma bandeja com plantas fixadas na parede do aquário. A vegetação interna comum é plantada em um meio nutriente preparado em uma bandeja com orifícios. A bandeja é então fixada na parede do aquário e um fluxo de água do aquário passa por ela.

Outra variação deste acessório é o reservatório de vegetação, que está integrado na tampa do aquário.

A essência é a mesma: as raízes das plantas plantadas em um substrato de granulação grossa estão diretamente conectadas à água do aquário e absorvem compostos prejudiciais (mas úteis para si mesmas) dela.

Regras de cuidado

A principal coisa que um filtro de aquário requer é a limpeza constante dos componentes do filtro da sujeira acumulada neles. O princípio é o seguinte: quanto menor o tamanho dos elementos do filtro e quanto maior a carga no dispositivo, mais cedo ele fica sujo e com mais frequência precisa ser limpo. Basicamente, a limpeza do dispositivo de filtro interno em um aquário típico é feita cerca de uma vez por semana.

Limpeza de dispositivo externo - 1-2 vezes por mês. A ciclicidade mais precisa é calculada em cada versão individualmente com base nas características de todo o sistema aquático como um todo.

No processo de limpeza de um filtro de aquário, apenas o enchimento do filtro necessita de manutenção constante, o próprio dispositivo é relativamente raramente limpo, e dispositivos de certas modificações, em particular, as de transporte aéreo, eliminam completamente a necessidade de limpar o filtro, não demorando em conta o enchimento do filtro.

O procedimento de limpeza deve ser realizado o mais rápido possível, com cuidado e exclusivamente na água retirada do aquário. Tudo é muito simples. O principal valor no material de limpeza são as colônias de microrganismos participantes do processo de tratamento biológico, e o objetivo principal na limpeza do meio filtrante é, por um lado, eliminar detritos e sujeira acumulados no filler, e por outro, para minimizar os danos à colônia de microrganismos localizada nesses locais. Quanto menos danos aos microrganismos, mais cedo o filtro retoma sua capacidade de purificação biológica.

E para concluir, uma recomendação extremamente importante que os aquaristas novatos às vezes esquecem - o filtro deve funcionar sem parar. Pode ser desligada apenas durante o período de limpeza e enxágue dos elementos de limpeza.

Para informações sobre como instalar corretamente o filtro no aquário, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa