Aquário

Aquário para iniciantes: a escolha de um aquário e peixes, recursos de cuidado

Aquário para iniciantes: a escolha de um aquário e peixes, recursos de cuidado
Contente
  1. Critérios de seleção do aquário
  2. Onde colocar?
  3. Equipamento necessário
  4. Decorações e acessórios
  5. Como escolher peixes e plantas?
  6. Como iniciar o aquário passo a passo?
  7. Como cuidar?
  8. Segredos e dicas para a criação de peixes em casa

Muitos de nós queremos ter algum tipo de animal de estimação que traga alegria e emoções agradáveis. Nem sempre é possível conseguir um gato ou um cachorro por algum motivo e, portanto, muitas vezes as pessoas dão preferência a várias cobaias, hamsters, papagaios. Uma das opções bastante interessantes pode ser um aquário com peixes. Provavelmente, você não encontrará uma pessoa que permaneceria indiferente a eles. Mas decidir comer peixe é uma coisa. E saber o que é preciso para isso é diferente. E falaremos sobre isso com mais detalhes.

Critérios de seleção do aquário

Uma pessoa que decide montar um aquário simples com peixes em casa muitas vezes não sabe o que um aquarista novato precisa. O primeiro passo é escolher o contêiner certo. Para fazer isso, você deve decidir exatamente onde ele será localizado. Você nem mesmo precisa estar claramente definido de imediato. Mas pelo menos é preciso ter uma ideia aproximada, porque quando já houver algumas considerações, será possível selecionar a forma do aquário e seu design. Por exemplo, pode ser colocado sobre pernas ou um pedestal, ter uma base de moldura ou, em geral, ser suspenso. E existem muitas formas de aquário:

  • retangular;
  • volta;
  • panorâmico;
  • triangular;
  • quadrado;
  • prismoidal.

E dependendo da forma, certos recursos da instalação aparecem. Por exemplo, aquários triangulares são fechados apenas, enquanto aquários prismáticos só podem ser instalados no chão.

Outro critério importante para a seleção de um aquário serão os vários fatores de manutenção e cuidado dos peixes. A correta instalação do recipiente facilita muito o acesso a ele e a realização de várias ações: limpar filtros, trocar água, cuidar de plantas, alimentar peixes.

É difícil dar preferência a qualquer tipo de aquário. Embora os especialistas digam que é melhor escolher a opção retangular clássica. Alguns dizem que um recipiente com formato incomum, mesmo esférico, pode ser fonte de estresse para os peixes.

Outro critério muito importante é o tamanho. Aqui tudo vai depender da seriedade com que a pessoa vai lidar com isso. Se ele vai criar peixes ou manter espécimes bastante grandes lá, ele precisará de uma solução de 50 litros ou mais. E se ele quer apenas aproveitar a vida dessas lindas criaturas, então um iniciante só precisará de um aquário para:

  • 10 litros;
  • 20 litros;
  • 40 litros.

Em termos simples, um pequeno aquário será a solução perfeita para uma pessoa inexperiente neste assunto. É verdade que em um aquário pequeno a água se deteriora mais rapidamente e é necessário um cuidado mais cuidadoso. A escolha do tamanho também será influenciada pelo tipo de peixe que o aquarista vai colocar.

Onde colocar?

A localização correta do contêiner é muito importante, pois criará condições de vida confortáveis ​​para os animais de estimação. Para a correta instalação do aquário, um iniciante deve aderir aos seguintes princípios:

  • a superfície sobre a qual o recipiente será colocado deve suportar a massa do aquário e a água que nele haverá;
  • todas as ações com o recipiente devem ser realizadas sem quaisquer obstáculos ou inconvenientes;
  • o local deve ser tal que você possa conectar facilmente o equipamento necessário;
  • o tanque é colocado em um local onde a luz solar direta não incide, e não há movimento e ruído constante - isso pode prejudicar peixes e alguns tipos de algas.

Equipamento necessário

O próximo passo será a aquisição dos equipamentos necessários à vida normal dos peixes. Sua lista inclui vários dispositivos.

  • Regulador de temperatura. Será necessário em dias quentes ou frios, pois permitirá ajustar a temperatura da água para cima ou para baixo.
  • Termômetro. Dá ao proprietário informações sobre a temperatura da água.
  • Luminária. A iluminação será necessária para as plantas, pois a luz permite que a flora do aquário cresça e simule seu habitat natural.
  • Filtro externo. Adequado para filtrar líquidos em grandes aquários.
  • Filtro interno. Necessário para pequena capacidade. Permite filtrar a água, evitando estagnação e turvação.
  • Compressor. Permite saturar a água com oxigênio, o que aumenta o conforto da existência de peixes no aquário.

Deve-se notar aqui que geralmente é comprado um filtro interno ou externo.

Além disso, você precisará comprar:

  • rede de aterragem;
  • alimentadores onde você pode colocar comida viva;
  • sifão, que permite limpar o solo dos resíduos de pescado;
  • um raspador que permite limpar o vidro do aquário de algas.

Decorações e acessórios

A próxima etapa é a compra de decorações e acessórios. As decorações permitem dar um toque especial ao aquário e torná-lo mais bonito. Freqüentemente, os filhotes se escondem neles e em vários obstáculos, porque muitas vezes os pais simplesmente os comem por algum motivo. Não há recomendações específicas para a compra de decorações. Tudo é limitado apenas pela imaginação do proprietário e pela disponibilidade de fundos. Você não deve comprar muitos deles, porque isso pode complicar o processo de manutenção do contêiner.

Antes do uso, devem ser recolhidos, se consistirem em várias partes, e enxaguados com água corrente e depois secos. E só então eles podem ser baixados para um recipiente com peixes.

Se falamos de acessórios, muitas vezes acontece que as mesinhas de cabeceira são fornecidas com o contêiner, assim como as tampas com lâmpadas embutidas. Esta solução será boa se houver muito pouco espaço para a montagem do aquário.

Naturalmente, o gabinete é projetado para o peso do aquário com água. E nas prateleiras abaixo, você pode colocar facilmente os acessórios de aquário necessários. Será necessária a presença de uma cobertura para evitar que os peixes saltem. Para iniciantes, será conveniente também porque você não precisa perder tempo instalando iluminação.

Como escolher peixes e plantas?

Agora você precisa selecionar os peixes que habitarão o aquário do iniciante. É melhor começar sua jornada com as seguintes raças:

  • lalius;
  • cardeais;
  • peixe-zebra;
  • diferentes raças de bagres (corredores ou ancistrus);
  • peixes vivíparos (platies, guppies, swordtails, mollies).

Estas espécies de peixes podem viver em diferentes condições de água e temperaturas, o que significa que são ideais para iniciantes.

Se falamos de plantas, então elas são absolutamente necessárias em um recipiente, porque formam as condições o mais próximas possível das naturais. Eles devem ser despretensiosos e capazes de viver em diferentes níveis de temperatura, parâmetros de água e condições de luz. Para iniciantes, será melhor usar em um aquário:

  • hornworts;
  • pinnate;
  • echinodorus amazon;
  • elodea;
  • vallisneria;
  • riccia flutuante;
  • musgos (chave ou javanês);
  • samambaias (pterigóide ou tailandês).

Em nenhum caso você deve colocar plantas coletadas no aquário. A razão é que é improvável que um iniciante saiba o que coletou. Isso pode prejudicar os peixes.

Antes de colocar as espécies de plantas adquiridas em um recipiente, elas devem ser tratadas em uma solução aquosa pré-preparada de peróxido de hidrogênio a 3% ou solução de azul de metileno.

É necessário podar periodicamente os verdes e monitorar cuidadosamente para que não apareçam flores escuras nas folhas das plantas, que podem envenenar a água.

Como iniciar o aquário passo a passo?

Antes de instalar os peixes, o equilíbrio biológico do reservatório deve ser estabilizado tanto quanto possível. Sob nenhuma circunstância devem ser colocados em um aquário novo recém-iniciado. Sabe-se que até 30% dos indivíduos morrem por colonização mal organizada no aquário.

Portanto, iniciar um tanque de água deve começar com:

  • enchimento com água e verificação da integridade das costuras quanto a vazamentos;
  • disposição do solo e posterior plantio de plantas;
  • instalação de várias decorações e colocação de decorações;
  • colocar e ligar o equipamento necessário.

Normalmente, o bioequilíbrio no aquário voltará ao normal dentro de 7 a 10 dias. Este período pode ser utilizado pelo aquarista novato para determinar os tipos de peixes que pretende instalar no seu aquário e adquiri-los. Para acelerar a normalização dos parâmetros da água, os aquaristas profissionais aconselham diluir alguns fertilizantes minerais na água. Mas é melhor calcular as dosagens de fertilizantes em consulta com um especialista.

Assim que o equilíbrio biológico no aquário estiver normalizado, podem-se iniciar os primeiros habitantes - vários moluscos, sapos e camarões. Se eles se sentirem bem, depois de alguns dias será possível colocar peixes no tanque.

Como cuidar?

Agora, digamos como é feita a manutenção adequada de um aquário colocado em casa. A manutenção de peixes de boa qualidade começa com uma alimentação adequada. Deve ser feito com moderação. Você não deve superalimentar seus peixes, pois eles podem se acostumar com isso. Portanto, não os alimente mais de uma vez por dia. E você precisa dar tanto que eles comam instantaneamente. Não deve pousar no fundo, pois pode começar a apodrecer, o que causará o desenvolvimento de bactérias e fungos. E isso acarretará doença para os habitantes do reservatório e sua possível morte.

Quando a população do aquário estiver totalmente adaptada, a ração pode ser fornecida com um pouco mais de frequência. Pois bem, é imprescindível que um dia por semana seja feito o descarregamento para fins de profilaxia.

Outro componente do cuidado adequado é manter a temperatura e limpar o aquário.O regime de temperatura deve ser estável, suas flutuações podem ser prejudiciais para os peixes.

Troca oportuna do filtro e limpeza do solo, bem como cuidados com as algas - a garantia de criação de um ambiente favorável e saudável para os peixes. Os filtros só devem ser limpos com água do aquário. Caso contrário, o equilíbrio da água do reservatório pode ser perturbado.

Se falamos em substituir a água, na primeira vez, isso não é feito antes de alguns meses após o lançamento. Além disso, apenas parte dele precisa ser mudado - cerca de 20-25 por cento. Ou seja, cada vez que é feita uma substituição parcial, e não uma completa de cada vez.

Segredos e dicas para a criação de peixes em casa

Não será supérfluo ao manter e criar peixes em casa siga os conselhos de aquaristas experientes.

  • É melhor escolher um aquário retangular clássico.
  • O recipiente deve ser colocado sobre uma superfície plana e suas bordas não devem ficar penduradas na superfície em que está. Caso contrário, o aquário pode entrar em colapso.
  • O regime de temperatura no tanque deve ser observado com muito cuidado. As mudanças de temperatura afetam negativamente os habitantes do aquário.
  • Verifique periodicamente o funcionamento do arejador e filtro quanto a defeitos.
  • O horário de verão no aquário deve ser de pelo menos 11 horas. Caso contrário, algas parasitas podem aparecer no recipiente.

Para informações sobre como cuidar do seu aquário doméstico, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa