Aquário

Plano de fundo do aquário: tipos, seleção e instalação

Plano de fundo do aquário: tipos, seleção e instalação
Contente
  1. O que é e por que é necessário?
  2. Variedades
  3. Espectro de cores
  4. Como escolher?
  5. Como anexar?

Os proprietários de peixes sabem como é importante criar uma atmosfera de aquário hipnotizante. Portanto, entre os aquaristas, uma atenção especial é dada ao fundo do aquário. O que é, qual é a sua finalidade e quais são os principais pontos da escolha, vamos descobrir.

O que é e por que é necessário?

O pano de fundo para um aquário é um elemento de mobiliário com uma função prática e decorativa. Por meio dela, o fundo do aquário é decorado em complemento às decorações tradicionais (troncos, pedras, pedras, plantas vivas), que costumam ser colocadas para o conforto dos peixes. Além disso, o fundo oculta as comunicações (como canos e cabos de alimentação) localizadas atrás do aquário.

Sem um plano de fundo, o projeto de um viveiro de peixes doméstico é considerado incompleto. Além de mascarar equipamentos salientes, este elemento forma a percepção geral da organização de um canto de vida. Ao mesmo tempo, ele próprio é invisível e pode criar uma perspectiva espacial. É uma espécie de alternativa à tinta, que recentemente foi utilizada para mascarar a parede posterior do aquário. Além disso, o fundo do aquário desvia a atenção das deficiências do design de interiores. Suaviza imperfeições, realça as plantas, conferindo um ambiente especial ao design. Com a sua ajuda, cria-se conforto para os próprios peixes, é capaz de tornar a sua cor expressiva e, por vezes, até criar uma imitação do "interior" com um fluxo suave de elementos numa única imagem.

Variedades

Toda a variedade de opções oferecidas aos compradores pode ser dividida em 2 grupos: interno e externo. As modificações do tipo externo são as mais comuns, por serem mais baratas e caracterizadas por um rico sortimento.Cada cliente tem a oportunidade de escolher uma opção, tendo em conta as preferências de sabor, sem cortar no orçamento. Os produtos nesta categoria ficam cobertos de algas com o tempo.

Os análogos internos são considerados mais naturais devido às suas características visuais. No entanto, uma vez instalados, eles podem afetar negativamente a composição do fluido interno. Essas variedades são instaladas dentro do aquário antes de ser enchido com água.

Ao mesmo tempo, é dada especial atenção à sua fixação para evitar que pequenos habitantes caiam entre o fundo e a parede do aquário.

Além do mais, os fundos são feitos em casa... Na verdade, todas as opções podem ser divididas em vários tipos: modelos volumétricos em plástico, espuma, cortiça e os chamados filmes. Nesse caso, o fundo não precisa ser monocromático. À venda encontram-se modificações com o mundo subaquático, imitação de pedras no fundo do mar, vistas de balneários e montanhas.

Com base no tipo de desenho, o fundo do aquário pode ser típico e em relevo, formato 3D... Dependendo do tipo de tela de fundo e do assunto da imagem, pode ser dado um efeito de maior volume. Isso é feito através do uso de uma variedade de greens, da criação de movimentos diferentes para os peixes, bem como do uso de iluminação. Além disso, o fundo é complementado por pedras e tijolos quebrados.

Um fundo pré-fabricado com a paisagem necessária é adquirido em lojas especializadas. Modelos volumétricos de poliuretano são capazes de reproduzir qualquer textura, até madeira e pedra. Estas folhas em relevo conferem ao aquário um sabor especial. Apesar de custarem mais que o filme, são comprados com mais frequência. Isso se deve à apresentabilidade que os painéis de qualidade trazem para a decoração do aquário. No entanto, esses painéis são mais difíceis de limpar. A desvantagem dos produtos em relevo é a diminuição do volume interno do aquário. Além disso, ao contrário do filme, é aqui que a instalação determinará se um pequeno peixe entra no espaço entre o painel e a parede.

O filme usado para decoração pode variar em espessura. É uma opção econômica para o fundo, que, apesar da massa de cores e temas, é inferior aos painéis. A principal desvantagem deste tipo é que a película é muito difícil de remover se o dono da casa quiser reorganizar o design do aquário. É preciso colar bem o filme, evitando a formação de bolhas de ar.

Espectro de cores

Hoje, as soluções de cores são diferentes na escolha de um fundo. No entanto, os especialistas recomendam escolher apenas alguns tons da paleta de cores.

Preto

Este fundo é considerado um dos melhores e naturais para os próprios peixes. A cor é a cor mais comum e permite que os aquaristas se concentrem no paisagismo e nos habitantes do aquário, tanto quanto possível. O preto tem a capacidade de dar expressividade ao verde e à cor dos peixes, sua cor fica mais brilhante.

O fundo preto é bastante complicado - cria a ilusão visual de dissolver a parede posterior. Isso afeta a profundidade: ao olhar para ele, parece que o aquário é muito mais profundo do que realmente é.

No entanto, o preto é difícil, nem todos podem tolerar, porque com o tempo pode parecer monótono. Além disso, perde para algumas tintas de paleta de cores.

Aquamarine

Esta sombra cria o efeito de estar em uma praia de mar. Não é escolhido apenas para aquários com ecossistemas de água doce: também é adequado para os marinhos. No entanto, essa cor também tem desvantagens de percepção. Se você escolher a saturação de cor errada, combinando as cores azul e verde, a expressividade do mundo interno ficará borrada.

Olhar para um aquário assim cria uma sensação de serenidade e paz de espírito. O efeito água-marinha cria a ilusão de profundidades médias. Esses tons podem desviar a atenção da rica vegetação do aquário.

No entanto, o fundo azul-marinho pode decorar um lago com escalares incolores e balu de tubarão. Neste caso, o contraste parecerá vantajoso, especialmente quando a luz de fundo for usada harmoniosamente.

Azul e azul acinzentado

Esses tons, com o grau de saturação adequado, têm a capacidade de transmitir a atmosfera das profundezas do mar. O efeito de profundidade do oceano com este fundo parece natural e o peixe fica perfeito nele. Essas modificações destinam-se principalmente a aquários marinhos. No entanto, os tons escuros também podem dar a atmosfera certa aos arredores rochosos. Os especialistas recomendam o uso dessas cores em instalações marítimas. Além disso, na paisagem do aquário deve haver pedras cinza escuro imitando rochas.

Areia, bege, marrom

Esses tons permitem recriar a atmosfera do projeto do rio com a água do rio, às vezes confusa. A cor de fundo é usada para aquários onde você deseja enfatizar a raridade das plantações. Via de regra, com tal desenho, o número de “móveis” é dosado, sejam pedras, plantas ou elementos de um grupo relacionado à cor de fundo. A vegetação parece especialmente expressiva em um fundo marrom.

Ao mesmo tempo, ao longo do tempo, as famílias não sofrem o efeito da gravidade ao olhar para o desenho, como nos aquários com fundo preto.

Branco

Essa formação é considerada a mais difícil, apenas os profissionais de paisagismo o escolhem. Com ele, o aquário parece espaçoso, e os peixes parecem estar flutuando no ar. Em que um efeito de brilho é criado, a paisagem dos peixes e do aquário parece brilhante e expressiva... Esta é uma solução para peixes de espécies simples, já que nem todos gostam do branco, o que tende a realçar desnecessariamente o aquário e o seu conteúdo. Além disso, a cor dos selos é branca: qualquer contaminação do fundo ou o seu dano chama imediatamente a atenção.

Laranja e vermelho

Apesar de essas cores encontrarem seus leques, ainda não vale a pena escolhê-las para decorar aquários. E o ponto aqui não está apenas na percepção emocional negativa e na agressividade excessiva, que eles trazem tanto para os membros da família quanto para as próprias criaturas vivas que vivem no reservatório. Essas cores não são naturais e costumam causar estresse em certas espécies de peixes de aquário.

Como escolher?

A escolha desta ou daquela cor, bem como do tipo de fundo do aquário, é constituída por uma série de nuances. Por exemplo, um deles é o tipo de solo: é importante que contraste com o fundo selecionado, o que é necessário para a correta percepção estética. O desenho desempenha um papel importante na escolha. Se você quiser escolher um papel de parede, deve fazê-lo com sabedoria. Por exemplo, uma impressão no fundo é apropriada no design apenas quando há uma quantidade moderada de componentes decorativos dentro do reservatório.

Se a escolha for por filme, é melhor escolher a opção com imagem mais realista. Ao escolher uma opção pintado com tinta, você deve levar em consideração: o vidro pintado não terá uma aparência uniforme. Em algum lugar a tinta ficará em uma camada densa, mas em algum lugar com manchas calvas. Esse fundo não ficará bonito. Além disso, na tentativa de economizar na compra de uma versão pronta, o dono do peixe corre o risco de tornar o desenho tóxico. Esta é uma solução ultrapassada, aliás, as toxinas podem prejudicar não só a água, mas também os habitantes do reservatório.

Ao escolher um fundo sólido na forma de uma placa acabada, é importante entender: isso irá reduzir significativamente o nível de iluminação do reservatório. Além disso, essas opções são mais difíceis de limpar. Ao comprar qualquer fundo, você precisa se certificar de que suas dimensões coincidem com os parâmetros do aquário. Se for um filme, então suas dimensões devem ser um pouco menores que os parâmetros do vidro, pois será esticado durante a instalação. No entanto, o filme em si deve ser comprado com uma margem para excluir a probabilidade de compra de um tamanho menor que o declarado.

Ao escolher uma cor, eles dependem de suas próprias preferências e do tipo de peixe. Nem todos gostam de cores escuras, por isso é imprescindível tentar escolher uma solução que não estresse os pequenos habitantes do aquário. A cor também é selecionada com base na paisagem interior existente: a decoração interior não deve se fundir com a cor de fundo.

Por exemplo, em um fundo verde, os verdes dentro do aquário se perdem, é preciso pensar no jogo de contrastes e levar em consideração a compatibilidade das cores.

Ao escolher sua opção, você pode basear-se no esquema de cores da sala em que o aquário está localizado. Por exemplo, um plano de fundo ao vivo ficará ótimo em salas onde apenas cores neutras são contrastantes. Verduras suculentas diluirão o contraste de branco e cinza, branco e preto. Tal desenho pode se tornar um acento expressivo do interior, dando-lhe o colorido emocional necessário.

Um fundo azul-marinho será apropriado em uma sala decorada em tons de branco, bege e areia. O branco é melhor usado em contraste com cores escuras. Tintos brilhantes ou laranjas ficarão melhores em um interior calmo, onde reinam cores suaves e suaves. O azul não deve ser usado em câmaras frias onde predomina uma cor relacionada. Com excesso de azul, a atmosfera fica opaca.

Como anexar?

A fixação da opção selecionada depende do seu tipo. Por exemplo, se for um filme, pode ser colado tanto dentro como fora do aquário. Para colar por dentro, é necessário usar um selante especial. Em nenhum caso a folha deve ser fixada nas bordas com fita adesiva sem o uso de cola. Muito rapidamente, esse tipo de design ficará desleixado. A água penetra entre o filme e o vidro, a fita adesiva irá descascar.

Não use xarope de açúcar, vaselina ou sabão. Esses produtos não substituirão a cola usada para fixar o fundo do aquário. Ao instalar, é necessário levar em consideração uma série de nuances. Por exemplo, o vidro deve ser limpo e seco antes da colagem.

O adesivo é aplicado não pontualmente, mas de forma serpentina, após o que é distribuído sobre a superfície com uma espátula larga. Em seguida, eles começam a colar o fundo, aplicam na superfície e nivelam. Ao mesmo tempo, atenção especial é dada às bordas, já que a durabilidade do fundo e sua percepção estética dependerão da qualidade da colagem das bordas. Ao nivelar, o excesso de cola e bolhas de ar são removidos sob o filme.

O excesso de cola é removido com uma esponja macia regular. A etapa final da instalação será a fixação do filme sobre a colagem com fita adesiva. Eles fazem isso de todos os lados, se desejado, depois de algum tempo, esse fundo pode ser alterado para outros.

Uma solução invulgar seria decorar a parede posterior do aquário com um fundo vivo, para o qual se utiliza musgo. Neste caso, é necessário utilizar uma malha metálica ou plástica com o dobro do tamanho da parede a ser decorada. As ventosas e a linha de pesca incolor vão consertar esse fundo. Configurar esse fundo não é difícil: metade da malha é uniformemente coberta com uma camada de musgo e, em seguida, coberta com a outra metade da malha.

Avançar a estrutura acabada é fixada à superfície de vidro usando ventosas... Este pano de fundo é incomum e requer manutenção regular. O musgo cresce na água, por isso terá de ser aparado com o tempo. No entanto, uma parede viva como pano de fundo parece muito bonita e incomum, no entanto, tal paisagem terá que ser complementada não com plantas, mas com outra coisa. A desvantagem de um fundo vivo para um aquário é a necessidade de usar fertilizantes especiais para as culturas aquáticas.

As vantagens também são óbvias: um fundo ao vivo pode ser criado a partir de diferentes tipos de musgo, bem como cobertura do solo... Você pode até mesmo criar tal fundo de fios de náilon e uma moldura feita de material transparente inserindo plantas entre os fios. Já para a instalação de um fundo volumétrico, ele é fixado por meio de uma cola especial, que normalmente acompanha a embalagem. E também é fixado pressionando-o com uma camada de terra ou pedras contra a parede posterior.

O fundo em relevo é adequado para aquários convencionais.

Para informações sobre como fazer um fundo volumétrico em um aquário com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa