Atenção

Distração e desatenção: o que é e como se livrar disso?

Distração e desatenção: o que é e como se livrar disso?
Contente
  1. O que é isso em psicologia?
  2. Tipos de violação
  3. Sintomas
  4. Causas de problemas de concentração
  5. Como lutar?
  6. Exercício eficaz

Pessoas desatentas sempre sofrem com sua própria desatenção. Eles se esquecem de tudo e não podem completar nem mesmo os casos mais elementares. Por isso, eles devem ouvir as censuras de seus superiores e de seus entes queridos. Para se livrar do problema, você precisa mostrar força de vontade e se familiarizar com as seguintes informações.

O que é isso em psicologia?

A atenção distraída é considerada um distúrbio muito significativo do sistema nervoso. Essas complexidades devem ser levadas muito a sério. Deve-se notar que eles podem tocar qualquer pessoa. Mas não entre em pânico.

Com violações de concentração, a pessoa sente algum desconforto. Se o problema piorar, então podemos dizer que a pessoa sofre de sinais de atenção distraída.

Para comparar os dois conceitos de desatenção e atenção plena, você precisa entender o que é atenção plena. Então, mindfulness é o processo de maior concentração de atenção ou o processamento completo de informações específicas, para que qualquer indivíduo possa navegar facilmente pelo ambiente.

Quando o processo de desatenção é formado, o processo de concentração é extinto. É assim que a distração se forma na mente de uma pessoa. É preciso ter em mente que a pessoa não nasce com distração. Essa falha é adquirida ao longo dos anos. A desatenção em adultos e crianças pode surgir por vários motivos, tudo depende das características de formação da personalidade.

Saiba que a atenção distraída é um estado de constante esquecimento.Como resultado do início desse estado, a pessoa perde a capacidade de se desenvolver normalmente. Ele tem problemas no trabalho e em casa. Portanto, essa condição deve ser eliminada por todos os meios disponíveis.

A desatenção é diferente.

  • Funcional. Essa aparência pode aparecer quando a fadiga se instala. Por exemplo, se uma pessoa executa ações monótonas no trabalho e sua concentração começa a ficar embotada naturalmente.
  • Criativo. Esse tipo é observado em pessoas preocupadas em criar algo novo e desconhecido. Os criadores de pessoas estão em constante busca de novas idéias e, portanto, não podem focar sua atenção em coisas mais mundanas.
  • Mínimo. Isso acontece quando uma pessoa não consegue focar sua atenção em informações significativas devido a uma forte imersão em seus pensamentos. A personalidade está totalmente imersa em experiências e não consegue mais sair desse problema.
  • Rígido. Basicamente, essa condição é vivida por pessoas com epilepsia e outras doenças do sistema nervoso. Uma pessoa simplesmente não consegue manter seu foco em algo por muito tempo e muda rapidamente de um assunto para outro.
  • Instável. Quando uma criança ou um adulto tem hiperatividade em seu caráter, é difícil para ele se concentrar no mesmo objeto por muito tempo.

Tipos de violação

Os distúrbios do sistema nervoso devem ser levados a sério. Antes de tomar qualquer decisão para eliminar esse problema, você deve se familiarizar com os formulários inerentes a essas violações.

Pela primeira vez, a verdadeira desatenção foi descrita pelo filósofo e psicólogo da América W. James. Ele argumentou que durante o início do estado acima descrito, a pessoa está desconectada de tudo: dos planos, do ambiente externo. Com a perda de atenção, a consciência de uma pessoa vagueia e não pode parar por muito tempo em nenhum objeto específico. Esse tipo de condição geralmente é chamado de dispersão ou prostração.

Além disso, esse estado tem um efeito muito forte na atividade mental. Uma pessoa sente falta de energia devido ao fato de que não consegue se concentrar. Como resultado, a apatia completa se instala e o interesse por qualquer atividade desaparece. A causa dessa condição é a insônia, ou algum tipo de doença, ou o cansaço total das tarefas realizadas.

Freqüentemente, os motoristas que precisam dirigir na estrada por muito tempo, onde nada de interessante está acontecendo, sofrem dessa condição.

As crianças freqüentemente apresentam distração dos alunos. A distração ocorre devido à mobilidade descontrolada. No entanto, os problemas de desatenção nas crianças podem surgir por outro motivo, a saber: pela manifestação de sinais que estão associados a psicopatologias.

A geração mais velha também sofre de problemas causados ​​pela falta de concentração. Esses problemas são chamados de distração senil. Devido à baixa comutabilidade, que está diretamente relacionada à falta de concentração no objeto, focar em algo torna-se ineficaz.

Existem outros tipos, como distração imaginária. A causa desse fenômeno são as muitas fotos que estão diante dos olhos de uma pessoa e se substituem muito rapidamente. Freqüentemente, esse estado é causado por sentimentos e experiências profundas. Emoções fortes também impedem a pessoa de se concentrar normalmente nos objetos que estão ao seu redor.

Deve-se notar que qualquer indivíduo pode passar por tal estado, e isso não é surpreendente.

Os especialistas em psicologia da Gestalt argumentam que a concentração pode ser enfraquecida quando ocorre um estado emocional. Por exemplo, se uma pessoa recebeu uma dose de adrenalina, sua atenção diminuirá significativamente.

Às vezes, uma pessoa, muito conscientemente, tenta não notar alguns dos detalhes que a cercam. Essa desatenção é chamada de condicionada motivacionalmente. Ela se manifesta quando uma pessoa não nota especificamente nenhum objeto que possa causar estresse. A desatenção cognitiva se expressa nas seguintes manifestações: muitas vezes a pessoa não percebe o som dos ponteiros do relógio ou o batimento do coração.

Sintomas

Pessoas que sofrem de distração cometem erros no trabalho com frequência e sofrem de luxações generalizadas. A distração aparente pode ser causada por problemas psicológicos. Quando surgem dificuldades, a pessoa concentra sua atenção em superá-las e, ao mesmo tempo, outras informações ou objetos desaparecem em segundo plano.

A propósito, a síndrome da fadiga crônica também pode causar problemas de concentração.

No entanto, deve-se lembrar que a desatenção percebida e a genuína são muito diferentes uma da outra. Se os especialistas não consideram a desatenção imaginária como uma doença, então, quando ocorre uma verdadeira distração, eles soam o alarme, pois, neste caso, uma patologia grave pode se desenvolver. Considere os sintomas que podem indicar problemas clínicos:

  • a ocorrência de dores de cabeça;
  • perda de desempenho;
  • oscilações de humor e mudanças de comportamento;
  • sonolência constante;
  • sensação de cansaço que não passa, mesmo depois de um grande descanso;
  • incapacidade de se concentrar em qualquer coisa;
  • perda frequente de pertences pessoais;
  • diminuição da atividade em geral, bem como da atividade sexual.

Deve-se notar que as crianças também sofrem com a atenção distraída. Ele pode se manifestar da seguinte forma:

  • lentidão;
  • mudança rápida de uma atividade para outra;
  • memória fraca;
  • excitabilidade rápida;
  • acessos de raiva frequentes.

Muitas vezes, as crianças podem se comportar dessa maneira por uma série de razões, então não se preocupe muito. No entanto, se essas manifestações forem persistentes e de longo prazo, você precisa marcar uma consulta com um especialista e obter aconselhamento.

Causas de problemas de concentração

A desatenção ocorre por vários motivos: do cansaço, às dores de cabeça, ao trabalho monótono. Vamos considerar os motivos mais comuns.

Fisiológico

Se você tiver problemas de concentração e esquecimento geral, esses problemas podem surgir devido a diferentes condições fisiológicas.

  • O início de uma certa idade. A pessoa está envelhecendo e seu corpo começa a funcionar mal em diferentes direções. Vários fatores, incluindo distúrbios no sistema cardiovascular, afetam o bom funcionamento do cérebro.
  • O início da menopausa nas mulheres também pode causar desatenção.
  • Idade de transição. Os adolescentes costumam sofrer desse fator devido a interrupções no sistema hormonal.
  • A gravidez e a lactação podem causar falta de concentração.
  • As doenças associadas ao sistema nervoso afetam diretamente o funcionamento do cérebro como um todo. Isso significa que a falta de concentração está se tornando a norma.
  • A imunidade reduzida também pode causar desatenção.

Psicológico

Tais razões surgem por culpa da própria pessoa. Freqüentemente, um indivíduo, por não dormir o suficiente, começa a trabalhar que exige mais atenção. Como resultado, todos os seus esforços são reduzidos a resultado zero.

Pessoas muito nervosas podem sofrer de desatenção. Eles constantemente encontram problemas inexistentes ao seu redor. Por causa desse comportamento, sua psique começa a funcionar mal. Portanto, surge a psicossomática, o que indica problemas.

O trabalho extenuante afeta a função cerebral e, como regra, a atenção. Além disso, certos fatores podem causar baixa concentração.

  • Estresse. Nesse caso, a consciência humana está totalmente voltada para a solução de um problema.
  • Estilo de vida sedentário. A pessoa nesse caso relaxa muito e reage mal às mudanças que acontecem ao seu redor.
  • Falta de ordem nos pensamentos e nas coisas circundantes. Quando uma pessoa assume tudo de uma vez, ela não consegue, pois nesta situação é muito difícil concentrar sua atenção.

Como lutar?

Se o caso não for iniciado, a desatenção pode ser superada por vários meios. Se você sofre de distração há muito tempo e acha que o problema é sério, você pode lidar com ele com medicamentos.

No entanto, esse problema só deve ser tratado por um especialista que tenha certo conhecimento e licença.

Em outros casos menos graves, você pode usar o conselho.

  • Tente dormir o suficiente e descanse na hora certa para que suas capacidades físicas e mentais não sejam afetadas.
  • Você pode se livrar da desatenção com a ajuda dos esportes. A restauração do tônus ​​geral afetará significativamente a restauração da concentração.
  • Para restaurar a atividade cerebral, você precisa se esforçar para superar a preguiça e a sonolência.
  • A priorização ajudará a superar esse fator. É necessário não adiar os problemas para mais tarde, mas resolvê-los assim que estiverem disponíveis.
  • Para evitar distração da atenção, você precisa parar de se distrair com ninharias. Não pense em problemas inexistentes e, mais ainda, não os "desenrole" em sua cabeça.
  • Você precisa colocar as coisas em ordem ao seu redor: lave o chão e remova tudo que está em seus lugares.
  • Coloque alguma ordem em sua cabeça também. Para fazer isso, você precisa planejar suas atividades para que possa agir de acordo com um determinado plano.

Exercício eficaz

Claro, para melhorar a atenção plena, você precisa trabalhar em si mesmo todos os dias. Os exercícios a seguir podem ser feitos em seu tempo livre. Eles são adequados para adultos e crianças.

  • Você tem 2 braços. Pegue 2 lápis de uma vez e comece a desenhar formas diferentes com eles ao mesmo tempo. Além disso, os números devem ser diferentes. Se você desenhar um círculo com uma das mãos, deverá desenhar um quadrado com a outra. Envolva-se nessas manipulações todos os dias e você sentirá como seu cérebro começará a responder à atividade e "ativará" a dinâmica positiva.
  • Considere qualquer assunto (é desejável que seja brilhante e tenha muitas curvas). Lembre-se dos menores detalhes. Tire a coisa e tente reproduzir sua imagem em sua mente. A descrição pode e deve ser ouvida.
  • Várias imagens chamadas "Encontre 10 diferenças" ou "Encontre um Gato" o ajudará a recuperar funções perdidas.
  • Experimente contar de 1 a 100. Ao fazer isso, não mencione cada quinto número, mas diga: "Estou atento".

Se você não consegue se forçar a realizar as tarefas acima por qualquer motivo, pelo menos tente combinar o útil com o agradável em todas as oportunidades. E, para isso, você pode oferecer a seguinte série de exercícios simples.

  • Vá lá fora e dê um passeio. Durante esta atividade, conte as flores no gramado, olhe os prédios. Você precisa se lembrar de tudo o que vai encontrar no caminho. Antes de ir para a cama, retroceda mentalmente a sua caminhada e tente lembrar-se do máximo de detalhes possível.
  • Não seja automático. E para cumprir essa condição, você precisa olhar atentamente ao redor da sala e lembrar se desligou a luz ou o ferro. Essas ações devem ser feitas antes de sair de casa. Depois de sair da entrada, percorra novamente todas as suas ações na consciência antes de se mover em uma determinada direção.
  • Ao interagir com as pessoas, tente se lembrar de todos os detalhes. Ouça atentamente o que e como eles lhe dizem e o que seus interlocutores estão vestindo e vestindo. Considere cada pequeno detalhe em suas roupas e sapatos. Deixe esse hobby se tornar um hábito.Gradualmente, você aprenderá a prestar atenção a todos os detalhes e eventos imperceptíveis que acontecem ao seu redor. Ao fazer isso, você eliminará a baixa atenção plena.
  • A curiosidade não é um vício. Interesse-se por tudo que vier em seu caminho. Faça disso um hábito também.
  • Concentre-se na atividade que está fazendo. Conduza suas ações de forma consciente e sem pressa.
  • Pense em cada passo e escolha suas palavras com cuidadoque você está prestes a pronunciar.

Sua reputação depende disso e o potencial para atividade mental aumenta.

sem comentários

Moda

a beleza

casa