Atenção

Como melhorar a concentração?

Como melhorar a concentração?
Contente
  1. Regras gerais para o desenvolvimento da atenção
  2. Melhores Exercícios
  3. Outros métodos de treinamento
  4. Adendo

O sucesso de muitos tipos de atividade fornece um processo mental importante como a atenção. Sua concentração é especialmente importante para especialistas em trabalho mental, pessoas com um ritmo de vida acelerado, quando há uma mudança frequente nos tipos de atividades e tarefas a serem realizadas e, claro, na educação escolar. Considere métodos e exercícios eficazes destinados a aumentar a concentração de atenção de um adulto e de uma criança.

Regras gerais para o desenvolvimento da atenção

Atenção é a concentração da percepção em um objeto específico. Possui as seguintes propriedades:

  • estabilidade;
  • comutabilidade;
  • volume;
  • distribuição;
  • concentração.

Para o estudo bem-sucedido de uma criança ou a atividade de um adulto, é necessário desenvolver todas as suas propriedades, mas é especialmente importante aprender como concentrar a atenção. A concentração de atenção é o foco máximo dos processos cognitivos em um objeto ou sujeito de atividade sem ser distraído por nenhum estímulo interno ou externo. Incapacidade de se concentrar em um objeto, distração frequente e fadiga indicam distração.

O desenvolvimento da atenção será bem promovido por sessões curtas com a implementação de determinadas técnicas e exercícios, mas para que sejam eficazes, você precisa aderir a certas regras.

Dê a si mesmo uma motivação extra. Ao começar a realizar qualquer tarefa, você precisa dar a instalação que no momento é o mais importante de tudo, o resto pode esperar. Para aumentar a motivação, é melhor pensar com antecedência sobre quais benefícios podem ser obtidos quando a tarefa for concluída.

Se você precisa motivar a criança, então é aconselhável discutir com ela uma pequena recompensa, que ele receberá após a conclusão bem-sucedida do trabalho. Pode ser algo doce ou uma hora de dormir tarde, permissão para jogar um jogo de computador ou co-criação. Conhecendo os interesses de seu filho, não é difícil encontrar um incentivo.

Beba muita água. Os cientistas provaram que, para ativar a atividade cerebral, é necessária a ingestão oportuna de água no corpo. Devido à falta geral de fluido em humanos, podem ocorrer alguns déficits de atenção. Recomenda-se que um adulto beba 8-9 copos de água potável durante o dia, uma criança em idade escolar - 5-6 copos.

As crianças precisam ser ensinadas que o desempenho acadêmico é influenciado pelo suprimento de oxigênio ao cérebro e que a água melhora o fluxo sanguíneo ao fornecer oxigênio mais rápido ao cérebro e a todos os outros órgãos.

Gerenciar tarefas menores. Você precisa aprender a priorizar claramente, fazendo as coisas importantes primeiro, deixando as menos importantes que não exigem decisões rápidas ou ações posteriores. Ao completar tarefas você deve tentar não se distrair com fatores externos menores (ruído fora da janela, som da TV na sala ao lado, etc.) para terminar rapidamente a tarefa que você iniciou e passar para outras tarefas.

Você não precisa se esforçar para fazer várias coisas ao mesmo tempo. Executar várias tarefas ao mesmo tempo pode não ter o melhor efeito no resultado final. A especificidade do cérebro é tal que ele pode se concentrar ao máximo na execução de qualquer tarefa mental, mesmo em uma abordagem. Porém, trabalhar em um sistema multitarefa implica em troca frequente de atenção, e isso reduz a concentração ao realizar a tarefa principal. Se uma pessoa precisa realizar várias tarefas que exigem estresse mental, é melhor fazer uma lista de classificação em ordem de importância e segui-la estritamente.

Faça uma lista das coisas que o estão impedindo. As pessoas tendem a se distrair, reduzindo sua produtividade. No seu lazer, você deve pensar sobre seus "maus hábitos", ou melhor - faça uma lista visual das ações que interferem no desempenho do trabalho. A lista pode incluir conversas telefônicas que não são importantes, comunicação em redes sociais e mensageiros instantâneos, assistir a notícias na Internet e algumas pessoas fazem intervalos para o chá ou para dormir tarde, levando à falta de sono.

Aprenda uma cultura de pausas. Em qualquer trabalho de longo prazo, as pausas são simplesmente necessárias, mas devem ser corretas, dando descanso ao cérebro cansado e contribuindo para um maior enfoque. Uma pausa deve ser feita após o término de uma tarefa, e com grande volume - após a conclusão de sua parte lógica, e deve ser acompanhada de um pouco de atividade motora. Idealmente, esta é uma caminhada ao ar livre, mas se não for possível, pode-se fazer exercícios físicos simples ou simplesmente ir de um cômodo para o outro. Exercícios para os músculos dos olhos ou direcionar o olhar através da janela para objetos distantes ajudará a aliviar a tensão dos olhos.

A realização de exercícios respiratórios simples ajuda a aliviar a fadiga geral.

Melhores Exercícios

Exercícios simples irão ajudá-lo a aumentar seu nível de atenção. Claro, para completá-los você precisa escolher um horário separado e não tentar praticar suas habilidades de concentração de atenção paralelamente a outras atividades. Qualquer ocupação nova, mesmo de curta duração, requer a princípio certo humor e tensão interna, portanto, ao realizar as técnicas, você precisa relaxar por alguns minutos, desconectar-se completamente de todos os afazeres e não se distrair.

Os exercícios com crianças devem ser realizados de forma lúdica por no máximo 15 minutos. Para manter o interesse, você pode organizar competições com alguém da família.

Para crianças em idade pré-escolar e primária

"Encontre as diferenças"

O exercício mais popular conhecido por todos os pais e filhos. A criança recebe a tarefa de encontrar todas as diferenças entre dois desenhos semelhantes. É melhor para crianças em idade pré-escolar fornecer imagens que não sejam muito brilhantes, com uma diferença de não mais do que 10 posições. Os alunos mais jovens podem ver desenhos brilhantes com muitos pequenos detalhes e diferenças. O exame detalhado melhora o volume e a mudança de atenção, e também ajuda a focar em dois objetos ao mesmo tempo. Imagens semelhantes para este exercício podem ser facilmente encontradas na Internet.

"Encontre e risque"

Imprima letras em um pedaço de papel em uma ordem caótica ou pegue texto de algum jornal antigo (mas apenas para que a fonte não seja muito pequena) e concorde que em todas as palavras (em cada linha) você precisa riscar uma determinada letra ( por exemplo, "O"). O tempo para completar a tarefa é de 1,5 a 3 minutos. Com o tempo, verifique se há erros - não houve letras ausentes ou as letras erradas foram riscadas.

Fazer este exercício simples pelo menos 2 a 3 vezes por semana pode ajudar a aumentar o estado de alerta e a perseverança de seu filho.

Diga e repita

O exercício físico é excelente para um lazer interessante e útil para toda a família. Pode melhorar a concentração, bem como desenvolver a atenção auditiva e a memória de curto prazo. O número mínimo de jogadores é 2 pessoas, mas quanto mais participantes, mais divertido é o jogo. A tarefa dos jogadores é memorizar e repetir as palavras, mantendo a ordem, e a pessoa escolhida pelo juiz monitora a observância da sequência correta de palavras, anotando a alternância de palavras. Para que o jogo não cause cansaço na criança, é melhor usar palavras de um determinado assunto: transporte, móveis, cidades, etc.

O curso do jogo é assim: "Avião" - chama o primeiro participante. “Avião, ônibus”, diz o segundo. "Avião, ônibus, bonde ..." - repete o terceiro, etc. O participante que perdeu a sequência é considerado perdedor e é eliminado do jogo. Quem não comete erros vence.

Para adultos e alunos do ensino médio

"Linha"

Para completar o exercício, você precisará de uma folha A4 em branco e de um lápis. Tempo de execução - 3 minutos. É melhor definir um cronômetro com sinal sonoro para este período.

A folha deve ser colocada horizontalmente e, dentro de 3 minutos, com um lápis, lenta e cuidadosamente desenhe linhas retas da esquerda para a direita, terminando uma, a segunda deve começar imediatamente abaixo, etc. Toda atenção e pensamentos devem ser focados apenas em desenhar linhas. Quando você notar que mesmo a menor distração ocorreu, você deve fixá-la na linha com um leve movimento para cima (na forma de um pequeno pico - como no eletrocardiograma) e continuar desenhando linhas retas. Se o espaço livre na folha acabar antes do sinal do cronômetro, a folha é virada e o trabalho continua. Após 3 minutos, o número de distrações é contado.

A presença de boa concentração será evidenciada pela ausência de picos, 2-3 picos - concentração satisfatória, um número maior indica a necessidade de trabalhar no aumento do nível de atenção.

"Descrição do item"

Isso ajudará a melhorar seu foco e observação. Por 20-30 segundos, você precisa olhar para algum objeto, fotografia ou desenho que inclua vários elementos. Em seguida, você precisa se virar e descrever o objeto considerado com o máximo de detalhes possível. Depois disso, você precisa olhar novamente e verificar se há algum detalhe esquecido. Os exercícios também ajudam no treinamento da memória de curto prazo, o que afeta a percepção e a capacidade de atenção.

"Desenhar com as duas mãos"

Para o exercício, você precisa preparar uma folha A4 e dois lápis. Será mais conveniente desenhar quando a folha estiver na horizontal.É necessário ao mesmo tempo, segurar um lápis com as duas mãos, para representar 2 objetos: com a mão esquerda - um círculo, e com a direita - um quadrado. Em seguida, mude o desenho de objetos em relação às mãos e tente determinar por si mesmo qual mão é mais fácil de desenhar este ou aquele objeto.

Em seguida, você deve ligar o cronômetro com som ou pedir a alguém para cronometrar. É necessário dentro de 1 minuto para desenhar da mesma maneira tantos círculos e quadrados quanto possível, certificando-se de que os cantos do quadrado estão claramente traçados e o círculo tem um círculo uniforme.

Após a conclusão, você pode tirar conclusões sobre o nível de concentração de atenção:

  • 10 ou mais pares de objetos - alto grau, resultado excelente;
  • 8-9 - acima da média, bom nível;
  • 5-7 - médio, satisfatório;
  • menos de 5 - grau de concentração insuficiente, é necessário trabalhar no aumento da concentração.

Além de praticar a habilidade de concentração, este exercício também contribui para o desenvolvimento da interação inter-hemisférica, importante para a atividade produtiva e uma vida harmoniosa.

Outros métodos de treinamento

Em processo de desenvolvimento de atenção é importante aprender as habilidades de reflexão. A reflexão é a capacidade de estar ciente do seu estado interior (pensamentos, sentimentos, sensações). Implica a capacidade de se avaliar como se estivesse do lado de outra pessoa. A reflexão desenvolvida permite a uma pessoa controlar conscientemente sua atenção, entender para onde ela está direcionada e, se necessário, focalizá-la conscientemente no que é realmente importante no momento. Uma pessoa com falta de capacidade de reflexão "vai com a corrente", estando à mercê das circunstâncias.

Técnica reflexiva "Para onde minha atenção é dirigida?" Pergunte a si mesmo periodicamente:

  • “O que eu realmente me importo com o que estou fazendo agora?”;
  • "Por que estou fazendo isto?";
  • “Estou direcionando minhas forças e recursos para lá?”;
  • “Meu tempo está passando o que eu preciso?”;
  • “Devo continuar o que estou fazendo?”;
  • “O que eu preciso e o que eu quero no momento e no futuro próximo?”.

Você pode pendurar uma lista dessas perguntas em algum lugar da casa (por exemplo, na mesa) e, na medida do possível, responder a algumas das perguntas.... Eles ajudarão a treinar o foco da atenção e encontrar os recursos necessários para atingir os objetivos.

O estado emocional também influencia o controle da concentração. Com grande alegria ou alta ansiedade, é difícil para uma pessoa começar até mesmo com as tarefas domésticas habituais e, mais ainda, concentrar-se em alguma coisa. Somente em um estado de calma e equilíbrio você pode focar sua atenção tanto quanto possível e não se distrair com nada.

Para melhorar a compostura e a resistência emocional, você pode usar um conjunto de certas técnicas. O exercício "Respirar" ajudará a aumentar a concentração antes de uma tarefa importante ou falar em público, bem como a livrar-se da excitação excessiva.

  • Inspire e expire profundamente três vezes e concentre-se na respiração normal.
  • Tente relaxar e imaginar o ar passando pelas vias aéreas enchendo e expandindo os pulmões. Ao mesmo tempo, a respiração é uniforme e calma.
  • Em seguida, faça novamente 3 inspirações e expirações profundas, imaginando em cada expiração que a tensão e a excitação deixam o corpo com elas.

O exercício "A superfície do lago" permite que você desenvolva o foco interno e elimine a emocionalidade excessiva. Você precisa fechar os olhos e imaginar a superfície calma e tranquila do lago. A superfície do lago é absolutamente transparente e limpa. Ele reflete as belas árvores que crescem nas margens do reservatório e o céu azul com nuvens brancas. Você fica na margem e admira o lago sereno, em sintonia com a calma e a harmonia interior. Você pode descrever mentalmente a paisagem, listando tudo o que aconteceu para ser imaginado.

O exercício "Miçangas" ajuda a melhorar a concentração e a eliminar a ansiedade.Nos países do Oriente, as contas do rosário são um acessório popular usado tanto em casa quanto no trabalho. Talvez seja por isso que os orientais conseguem tomar decisões informadas e razoáveis ​​em quaisquer circunstâncias.

Ao virar o rosário, você precisa se concentrar totalmente nesta lição e ouvir seus sentimentos, observando quando a ansiedade vai embora e a calma se instale. Em vez de um rosário, você pode usar contas ou o método de rolar os polegares. Nesse método, os dedos são cruzados em uma mecha e os polegares fazem movimentos circulares.

Adendo

Trabalhar para aumentar o nível de atenção requer certos esforços volitivos, especialmente para as crianças. É mais fácil para um adulto entrar em sintonia com o exercício, pois ele pode prever o resultado com antecedência. As crianças preferem passar o tempo livre em repouso passivo em frente à tela da TV, jogos de computador, hobbies e comunicação com os colegas. Talvez algumas orientações ajudem a motivar e organizar as aulas.

  • Criação de um ambiente acolhedor e de atitude positiva. Não seja forçado a realizar tarefas usando intimidação e apelidos pouco lisonjeiros para a criança. É importante incutir na criança a confiança de que ela enfrentará as tarefas e que eles a ajudarão em seus estudos futuros.
  • Organização clara da rotina diária... O cumprimento do regime tem um efeito benéfico sobre a saúde, a atividade cerebral e o sono profundo. Você pode incluir atividades de desenvolvimento de curto prazo para chamar a atenção no regime de certos dias da semana, em vez de diariamente.
  • Exemplo pessoal. Os pais são modelos de comportamento para as crianças, portanto, fazer os exercícios juntos beneficiará crianças e adultos.
  • Desenvolvimento da independência. O principal componente da aprendizagem eficaz em geral é a transferência da responsabilidade por seus conhecimentos, habilidades e habilidades para a própria criança. Os pais não serão capazes de realizar tarefas constantemente com ele. É preciso transmitir ao aluno que ele deve se esforçar para se desenvolver, explicar que ele precisa disso, e não mamãe nem papai. Fale sobre todas as vantagens que a conclusão de tarefas adicionais pode oferecer.
  • Melhorar a autoestima... Muitas crianças, quando enfrentam pequenos contratempos no processo de aprendizagem, perdem a confiança em si mesmas. Muitas vezes você pode ouvir frases deles: "Não consigo!", "Não consigo!" e, infelizmente, os pais às vezes reforçam essa insegurança mostrando sua frustração e frustração enquanto fazem o dever de casa com seus filhos. Em vez disso, incentive seu filho ou filha, diga-lhes: “Eu sei, não é muito fácil, mas você aguenta!”, “Você vai conseguir!”, “Eu acredito em você!” Aquele que tem fé em si mesmo e em sua força tem um bom nível de concentração.

Entre outras coisas, a nutrição adequada também afeta o nível de atenção. Não há necessidade de carregar o corpo com carboidratos. Para aumentar o desempenho mental, vale a pena comer alimentos enriquecidos com vitaminas: frutas, frutas vermelhas, cereais, nozes, peixes, carnes, chocolate amargo, cacau e café são aceitáveis ​​em determinadas doses.

Uma pessoa precisa de atenção em quase todos os aspectos da vida. A crença nas suas capacidades, na motivação certa e em certos exercícios vão ajudar a aumentar o seu nível de concentração e garantir o sucesso em muitos empreendimentos!

sem comentários

Moda

a beleza

casa