Atenção

Pensamento espacial: características e características do desenvolvimento

Pensamento espacial: características e características do desenvolvimento
Contente
  1. O que é isso?
  2. Diagnóstico
  3. Razões para violações
  4. Métodos de desenvolvimento
  5. Formulários

Uma pessoa normal geralmente se orienta no terreno corretamente. Nisso ele é ajudado pelo pensamento espacial. Sem este ponto, nossa consciência será considerada inferior. O pensamento espacial fortemente desenvolvido torna possível resolver facilmente problemas geométricos complexos. O pensamento tridimensional é necessário para pessoas que escolheram profissões como engenheiro ou arquiteto.

O que é isso?

Uma certa atividade mental que ajuda uma pessoa a criar imagens espaciais é chamada de pensamento espacial.

Em termos simples, pessoas que podem navegar facilmente pelo terreno e não usar vários mapas desenvolveram pensamento visual-espacial.

Você precisa saber que a inteligência espacial depende das habilidades, que são fornecidas a seguir:

  • se você sabe como construir imagens espaciais na consciência, então este é inteligência espacial;
  • se você pode reorganizar mentalmente as imagens, então você desenvolveu o pensamento espacial.

Na mente de uma pessoa com as qualidades acima, toda a área é vista em volume, isto é, tal indivíduo pode incorporar em sua mente o esquema do lugar que é de seu interesse. Por exemplo, guias que podem se mover facilmente em locais de difícil acesso devem ter essas habilidades.

O pensamento espacial é um tipo de pensamento figurativo.

O pensamento espacial é baseado em gráficos, então as imagens visuais desempenham um papel importante aqui.

    Quando há uma transição de uma imagem visual para outra, surge todo um sistema de imagens.

    Se um indivíduo pode pensar neste sistema, ele é dotado de um dom especial que lhe permite navegar em muitas situações da vida. Deve-se ter em mente que o pensamento espacial é formado muito antes do figurativo pensamento. Embora se acredite que esses conceitos são indissociáveis ​​e podem se substituir.

    Ao criar uma imagem espacial, a base da visualização sofre transformação. Quando uma imagem é operada, a imagem já criada pode ser modificada. Isso significa que a transformação das imagens é inerente às várias etapas da ontogênese.

    A imagem sensório-motora se desenvolve ao longo da vida do indivíduo. Esse processo começa quando objetos reais são depositados na memória da criança. É assim que a criança tem uma ideia do mundo. Mais tarde, na adolescência e na adolescência, essa direção é substituída pelo mundo dos conceitos.

    Em psicologia, costuma-se dar atenção especial ao crescimento do pensamento figurativo. O desenvolvimento de habilidades espaciais em crianças é quase a principal direção da pedagogia.

    Graças ao trabalho correto de especialistas as crianças desenvolvem rapidamente o pensamento espacial e, com isso, desenvolvem habilidades em matemática e nas humanidades.

    Não é de admirar que os neurofisiologistas, após pesquisas, tenham provado que na primeira infância, áreas específicas do cérebro se desenvolvem rapidamente. Aquela criança que tem treinamento de acordo com um programa especial, é capaz de manter por muito tempo suas habilidades desenvolvidas e até preservá-las para o resto da vida.

    Diagnóstico

    Para começar, você mesmo pode diagnosticar a presença do pensamento figurativo. Para fazer isso, você pode conduzir a auto-observação. Para fazer isso, você precisa aplicar alguma introspecção nos seguintes pontos.

    • Fique em uma sala com um grande espelho. Tente olhar para ele e descobrir a imagem espelhada de objetos internos.
    • Tente imaginar uma sala vazia e, em seguida, organize os objetos nela, que você vai colocar lá. Em seguida, gire mentalmente a sala 90 graus. Nesse caso, todas as coisas devem permanecer nos locais onde você as instalou pela primeira vez.
    • E aqui está outra tarefa. Responda a si mesmo à pergunta: "Você pode carregar o porta-malas do carro ao máximo?"
    • Muitos costumam sair de férias para lugares desconhecidos. Tente imaginar um desses lugares e transfira mentalmente a localização dos objetos para o mapa.
    • Se você dirige um carro, você deve saber se você sabe como estacionar corretamente, ou seja, calcule as dimensões do local onde você vai colocar seu carro.
    • O método mais fácil para todos. Olhe para a pintura, feche os olhos e tente descrever o que está representado nela. E, em seguida, vire essa imagem para o outro lado (você pode virá-la para cima e para baixo). Ao mesmo tempo, todos os elementos da imagem devem permanecer em seus lugares.

    Depois de completar as tarefas acima, você pode dizer que se o seu pensamento imaginativo é desenvolvido ou não. E mais um fato interessante.

    As mulheres são mais capazes de navegar em um espaço pequeno e os homens se distinguem por suas habilidades de pensamento espacial. Portanto, acredita-se que os homens sejam mais bem orientados em áreas abertas, e as mulheres possam encontrar qualquer coisa facilmente em um ambiente pequeno.

    Em seguida, verifique novamente a orientação no espaço. Para fazer isso, responda também a si mesmo algumas perguntas.

    • Você pode definir rapidamente um sistema de coordenadas?
    • Você pode determinar aproximadamente a distância que você percorre de um ponto a outro? Por exemplo, a distância que você percorre ao caminhar de casa para o trabalho?
    • Você pode determinar a latitude e longitude?
    • Como você navega em 2D ou 3D?
    • Como você usa diferentes símbolos geográficos, imagens e pontos, linhas e setas na prática?

    Além disso, saiba que o espaço é este é o arranjo mútuo de objetos que estão em alguma relação uns com os outros... Portanto, tente correlacionar as encruzilhadas familiares que são constantemente encontradas em seu caminho. E também responda à pergunta: "Qual região vizinha fica à sua direita e qual fica à sua esquerda?"

        Um adulto pode testar a si mesmo, mas é difícil para uma criança lidar com essa tarefa. É por isso teste a criança em idade pré-escolar na primeira oportunidade usando os métodos apresentados a seguir.

        • Você pode escolher qualquer animal, por exemplo um cachorro. Dê à criança a tarefa de escondê-lo mentalmente em uma caixa ou recipiente. Os itens podem ser de tamanhos diferentes, por exemplo, um vidro, uma geladeira, um estande. Faça uma pergunta dirigida: "É possível esconder um cachorro grande em um copo?" A resposta deve ser negativa. Se a resposta for sim, faça mais alguns experimentos. Depois disso, você descobrirá o quão bem desenvolvido é o pensamento figurativo do seu bebê.
        • Ao brincar no parquinho, peça a seu filho que se lembre da localização dos objetos próximos. Em seguida, vire para o outro lado e comece a fazer perguntas: "De que lado fica a casa, o banco, o escorregador, o balanço, etc.?"
        • Você também pode esconder brinquedos em uma bolsa opaca. e peça à criança para sentir e nomear os objetos ocultos.

        Razões para violações

        Os problemas associados ao pensamento espacial podem ser diferentes. Todo mundo está aqui depende tanto da própria pessoa quanto da qualidade de sua vida, bem como de várias doenças.

        Mesmo os especialistas não podem chegar a uma decisão comum sobre as causas desse defeito.

        Portanto, vamos considerar os motivos mais visíveis e comuns.

        • Se as áreas temporais do cérebro são afetadas, então, é difícil para uma pessoa navegar no mundo ao seu redor devido a distúrbios no pensamento e na memória. Esses distúrbios impedem a pessoa de realizar suas tarefas habituais devido ao fato de o indivíduo inicialmente receber informações distorcidas. Portanto, em princípio, ele não pode se orientar no espaço.
        • Tumores cerebrais de vários tipos também pode contribuir para o comprometimento cognitivo.
        • Vários distúrbios têm um efeito muito negativo no pensamento espacial.uma. Eles impulsionam a minimização das operações mentais. O paciente no nível celular não pode perceber corretamente o ambiente, isso se aplica a pessoas e objetos. Essas patologias são causadas pela doença de Alzheimer ou esquizofrenia.
        • Várias psicoses não permitem que uma pessoa se concentre na informação. Como resultado, ele não pode arranjar isso. Seu cérebro não percebe a realidade circundante de forma realista. Há uma descontinuidade de pensamentos e não há conexão entre lógica e pensamento. Acontece que não há conexão associativa entre objetos e situações. O resultado é uma violação do pensamento espacial.
        • O pensamento de uma pessoa sã é pensado de tal forma que busque uma saída para essa situação, apoiando-se na experiência passada. Se o pensamento é perturbado, ocorre uma falha em todo o sistema de consciência.
        • Quando uma pessoa não consegue manter seus pensamentos sob controle. Ele confia apenas nos eventos que são valiosos para ele. Isso significa que seu pensamento figurativo está perturbado.
        • Incapacidade de abstrair do desconforto circundante pode levar a vários transtornos depressivos, como resultado dos quais há uma violação do pensamento espacial.
        • Vários maus hábitos como fumar e álcool, reduzem o nível de pensamento imaginativo.

        Métodos de desenvolvimento

          É inequivocamente necessário desenvolver o pensamento imaginativo para adultos e crianças em idade pré-escolar. Várias técnicas desenvolvidas por especialistas ajudarão a melhorar a interação inter-hemisférica. Considerar exercícios, que ajuda a realizar uma correção que melhora significativamente o pensamento visual tanto em um adulto como em um aluno, bem como em um adolescente.

          Exercícios

          O treinamento pode ser realizado independentemente da sua localização. Nesse caso, seu cérebro funcionará como um simulador.

          • Quando você se deslocar para o trabalho e estiver dentro da sala dos ônibus, tente escolher um companheiro de viagem cuja imagem precisará ser cuidadosamente considerada e lembrada. Antes de adormecer, descreva a pessoa em sua mente. Tente se lembrar de todos os detalhes de suas roupas e aparência. Se ele disse alguma coisa, lembre-se também dessas palavras.
          • Coloque um objeto à sua frente (você pode usar um brinquedo brilhante para crianças). Considere isso com cuidado. Feche os olhos e descreva o assunto em detalhes. Abra os olhos e compare sua imagem com a original.
          • Pense em um animal de que você goste. Imagine isso em sua mente e descreva-o em sua mente. Em seguida, pense nos benefícios ou danos que essa criatura traz. Se você escolheu um gato, imagine como ele pega camundongos e se agita perto de seus pés. Imagine como se você estivesse assistindo a um documentário.

            Crianças em idade pré-escolar ainda percebem algumas tarefas mal. Portanto, para a formação do pensamento imaginativo, aplique outros métodos.

            • Tentando jogar reencarnação de imagens. Por exemplo, uma criança representa uma raposa e, após cinco minutos, deve experimentar a imagem de um coelho.
            • A leitura de histórias deve ser acompanhada por elementos de mímica, gesticule e aplique uma ampla variedade de emoções.
            • Você deve pedir às crianças que se revezem na composição de diferentes histórias ou contos de fadas. Complemente suas histórias com momentos mais coloridos.
            • Você tem que desenhar muito. Dê tarefas a alunos mais jovens do jardim de infância para que eles desenhem qualquer personagem de contos de fadas.
            • Caminhando na rua, você pode pedir às crianças que associem as nuvens a alguma cidade.um personagem de desenho animado ou, por exemplo, encontre uma árvore incomum e combine-a com um personagem fictício.
            • Faça enigmas.

            Tarefas

            A formação de imagens espaciais ocorre com o auxílio da interação inter-hemisférica. Então você pode resolver as tarefas de orientação geométrica. Por exemplo, você pode desenhar objetos que consistem em linhas e várias formas (cubo, triângulo, etc.).

            Manusear paus também é muito útil no desenvolvimento do pensamento espacial.

            Tente arranjar os fósforos de forma a obter algum tipo de animal. Remova alguns deles e peça à criança para restaurar a imagem usando as varetas que faltam.

            Resolver testes também é uma atividade que ajuda a desenvolver o pensamento imaginativo. Por exemplo, você pode aplicar o seguinte teste. Desenhe um quadrado e divida-o em várias peças involuntárias. Selecione uma dessas peças e redesenhe-a exatamente em uma folha separada. Convide seu filho a encontrar essa parte dentro do triângulo.

            Além disso, o desenvolvimento do pensamento imaginativo ajudará em um teste chamado "Rotação do cubo". Desenhe um cubo e marque um lado dele com a letra A. Examine como a imagem segue. Em seguida, tente girar o cubo em diferentes direções em sua mente. O ponto de referência deve ser a letra A.

            Jogos Encontre os Animais

            Vários jogos ajudam a desenvolver o pensamento espacial nas crianças. Experimente brincar com sombras. Saia em dias ensolarados quando as figuras das crianças começarem a projetar sombras. Considere cada um. Mude o local e repita o exercício. Deixe as crianças aprenderem a determinar a localização das partes do corpo pela localização da sombra.

            Além dessa técnica simples, existem vários construtores para desenvolvimento.

            As peças e blocos de construção desenvolvem significativamente as habilidades motoras da criança e seu pensamento imaginativo.

            Vários jogos podem ser aplicados. Por exemplo, jogo "Encontre os animais". Em fotos especiais, os animais ficam escondidos de forma que é impossível vê-los de uma vez. Portanto, todos o participante do jogo terá que aplicar atenção e imaginação, antes que você possa lidar com a tarefa.

            Formulários

            Em primeiro lugar, esta questão deve preocupar aqueles que escolhem o caminho da vida. As profissões associadas ao pensamento imaginativo são diversas. Não se deve confundir com a escolha.

            Alguns estão interessados ​​em alta tecnologia e vários quebra-cabeças. Outros se destacam no desenho e gostam de assistir a exposições e teatros. Esses e outros têm pensamento figurativo.

            É por isso você precisa saber a que tipo de pensamento seu intelecto pertence. Tendo aprendido isso, você pode facilmente escolha um campo de atividade que você gosta e no qual você pode navegar facilmente.

            Pode haver muitos exemplos.

            Os artistas têm um pensamento espacial altamente desenvolvido.

            Com essas habilidades, eles pintam quadros. Recentemente, essa tendência se tornou moda, como design 3D. Sem as qualidades acima, uma pessoa não será capaz de compor imagens volumétricas. Nesse caso, a imaginação criativa está no centro do processo.

            A capacidade de operar com imagens espaciais é possuída e matemática. Para representar um objeto e calcular seus parâmetros, é preciso aprender a mover as formas geométricas da mente com extrema precisão. Só então os cálculos corretos podem ser feitos.

            O mesmo pode ser dito para aqueles quem se dedica à geofísica. Eles precisam imaginar como as placas tectônicas se movem. Mas você não deve pensar que o pensamento figurativo é característico apenas de pessoas que estão engajadas nas ciências exatas. Os médicos, nomeadamente os neurocirurgiões, devem necessariamente conhecer e representar a estrutura do cérebro. Do contrário, não conseguirão se orientar em todas as suas áreas.

            Só assim os médicos podem salvar a vida de uma pessoa, porque nada funciona sem métodos e conhecimentos especiais. E esse conhecimento é sustentado por habilidades.

            Pessoas criativas também precisam ser imaginativas. Por exemplo, um escritor nunca pode criar uma história a menos que pinte o quadro completo em sua cabeça. Só então ele será capaz de descrever a trama e transferi-la para o papel. Para o pensamento imaginativo, a fantasia é uma obrigação.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa