Tipos de tecidos

Viscose: vantagens, desvantagens e âmbito de uso

Viscose: vantagens, desvantagens e âmbito de uso
Contente
  1. Tecido natural ou não?
  2. Visualizações
  3. Como é produzido?
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Comparação com outros tecidos
  6. Aplicativo
  7. Conselhos sobre cuidados

Viscose é uma fibra natural inventada por um cientista francês no final do século XIX. E antes dele, o material desse tipo foi tentado criar pelo inglês Robert Hook. A produção em massa do material foi lançada no século 20, foi então que a tela de viscose se tornou muito popular devido às suas propriedades universais.

Tecido natural ou não?

As características e propriedades do material dependem da tecnologia de produção. É produzido a partir da madeira pela divisão em um elemento celulósico - xantato. E por algum tempo a composição é cozida, reagindo com uma solução aquosa de cálcio.

A composição homogeneizada resultante é transformada em fios que constituem um tecido de viscose. Tendo mudado um pouco as condições técnicas, o polietileno é produzido, por isso a viscose é muitas vezes chamada de sintéticos naturais. Na verdade, este é um tecido não natural feito de celulose.

As principais qualidades da fibra de viscose:

  • respirabilidade;
  • textura de tecido confortável;
  • hipoalergênico;
  • maciez e brilho sedoso;
  • falta de capacidade de acumular eletricidade estática;
  • resistência ao desgaste e brilho das cores;
  • facilidade de lavagem e cuidado;
  • imitação de tecidos naturais: linho, seda e algodão.

Além disso, as propriedades adicionais do tecido de viscose são boa higroscopicidade, ductilidade e excelente aparência dos produtos feitos com ele. É frio ao toque, fino, mas bastante durável.

O preço do material é composto pelas características da tecnologia de produção, qualidade, bem como pelos custos do fabricante.O forro de viscose custa cerca de 300 rublos, o impresso (crepe importado) custa 700 rublos e as malhas custam 900 rublos por metro.

Na hora de comprar roupas de viscose prontas, verifique a naturalidade do material, para o qual deve-se atear fogo a vários fios. As fibras da madeira se acenderão com uma chama forte, carbonizadas e cairão, deixando o cheiro de matéria orgânica queimada.

Visualizações

As fibras de tecido são classificadas em seda, grampos e viscose de cordão. A seda é usada para costurar colchas e roupas de cama. O grampo é usado para costurar agasalhos, assim como cobertores e tapetes são feitos com ele. Tecido de cordão é usado para fazer roupas de luxo. Entre outras coisas, a base do tecido é conectada com fios naturais de outros materiais, então a viscose assume várias propriedades e qualidades.

A moderna indústria de produção nacional e estrangeira produz diversos tipos de tecidos de viscose, daremos a sua descrição.

  • 100% viscose natural - sintéticos feitos de bambu. Agradável ao toque, fino e leve. Quando molhado, pode deformar-se e danificar-se, não é suficientemente forte e tem vida curta, desgasta-se rapidamente e perde as suas propriedades.
  • Tecido de acetato de forro não estica e protege perfeitamente roupas e chapéus de se molhar, encolher e perder a forma.
  • Malha à base de viscose - um material mais durável, mais frequentemente utilizado para a fabricação de linho e roupas leves.
  • Tecido de viscose "micro óleo “Feito com uma mistura de poliéster que lhe dá um chique incrível e um bom ajuste. Fica elegante em calças, saias e vestidos.
  • Viscose com adição de elastano e algodão freqüentemente usado para costurar equipamentos esportivos.
  • Com a adição de fibras descontínuas o tecido de viscose adquire propriedades de resistência. Camisas, blusas e agasalhos são costurados nesse tecido.
  • Viscose-seda imita parcialmente o tecido natural, seu brilho e brilho. É utilizado para costurar pijamas, camisas e também têxteis para o lar: cortinas, colchas e roupas de cama.

Os tecidos de viscose também se diferenciam no nome.

  • Viscose Tencel semelhante ao algodão, é feito de serragem de eucalipto, utilizado para costurar cortinas, fronhas, lençóis e capas de edredão.
  • Modal e um micromodal mais fino é usado para costurar toalhas de mesa, toalhas de cozinha e guardanapos, bem como meias.
  • Rayon - um tecido fino com brilho, utilizado para costurar roupas de cama e roupas de casa.
  • Acadêmico - malha densa, a partir da qual é cosido linho resistente ao calor.
  • Milano - tecido de malha com imitação de lã, do qual é bom costurar luvas.
  • Irmão - outro tipo de tecido obtido a partir de serragem de coníferas. Graças às resinas e aos micróleos, apresenta uma gama de resistências aumentada em termos de características mecânicas e físicas.
  • Cupra - tecido extrafino elite extra-classe. É usado para costurar roupas caras. Requer cuidados especiais, dispensando fio e passando.

Viscose misturada com conteúdo de poliéster é usada para costurar roupas baratas. O mercado interno é dominado por viscose importada da China, bem como produtos acabados do Uzbequistão.

A variedade e combinação de variedades de tecido de viscose torna-o um material versátil usado para costurar roupas para vários fins e propriedades. Além disso, a mesma diversidade permite ao consumidor buscar materiais em qualquer situação financeira.

Como é produzido?

Como você já sabe, a viscose é feita de celulose - um produto da madeira que serve de matéria-prima para tecidos. O complexo processo de fabricação consiste em etapas de produção em várias etapas, durante as quais as fibras de madeira são tratadas quimicamente. Desde a invenção do material, a tecnologia não mudou, apenas o equipamento foi reconstruído. Basicamente, são quatro estágios de produção.

  1. No primeiro estágio, a base do futuro tecido é formada. Os blocos de madeira são esmagados em aparas e fervidos em grandes caldeirões com álcali cáustico.
  2. No segundo, os fios são feitos passando a massa resultante por uma peneira especial com muitos orifícios pequenos.
  3. Na terceira etapa é realizado o acabamento, incluindo pintura e secagem do produto.

O tecido de viscose assim feito é transformado em briquetes, que vão parar nas prateleiras das lojas ou nas costureiras e oficinas.

Vantagens e desvantagens

As vantagens do tecido de viscose incluem os seguintes pontos:

  • recurso para aquecer na estação fria e esfriar no inverno;
  • graças à agradável textura sensível ao calor do tecido, os produtos são muito confortáveis ​​e acolhedores;
  • as fibras do tecido conferem boa aderência aos pigmentos de cor, por isso é bem tingido, criando diversas variações de cores;
  • leveza e propriedades absorventes macias expandem o escopo do tecido em qualquer zona climática;
  • fosco, como se a superfície luminosa do tecido pudesse ser facilmente drapeada, criando belos elementos de roupa e interior;
  • vestido de viscose é muito confortável de usar e despretensioso de cuidar.

    As características dos tecidos de viscose também podem incluir a capacidade de esticar quando molhado e encolher ao lavar. Ao mesmo tempo, 100% viscose pode ser fortemente apertada quando usada, e muitas vezes as coisas feitas a partir dela perdem rapidamente sua forma e se desgastam. Mas isso só acontece com cuidados inadequados. Viscose pura é capaz de se desintegrar fortemente durante a costura, portanto, os elementos de corte requerem processamento adicional. Tecido com poliéster pode esticar muito, o que é muito bom para linho, mas não é aplicável para agasalhos e vestidos formais.

    A viscose com aditivos adquire suas propriedades. Por exemplo, o algodão confere maciez, força e resistência ao calor, seda artificial - maciez e brilho. Ela, como todos os tecidos naturais, praticamente não queima, por isso pode ser atribuída com segurança a materiais resistentes ao fogo.

    Novas modificações nas fibras de viscose permitem que o material seja usado em quase todas as áreas domésticas e não apenas.

    Se olharmos os comentários dos clientes, há vários fatos.

    • Viscose com lã adicionada extremamente quente e confortável de usar, estende-se bem e não acumula eletricidade estática, além disso, as coisas feitas com ela são acessíveis.
    • Tecido modal muito mais leve e mais barato do que seu equivalente de eucalipto, o que, por sua vez, o torna mais popular entre os compradores. Isso se deve à tecnologia de produção simplificada, que reduz significativamente os custos do fabricante, que afetam o preço inicial do tecido.
    • Viscose "micro-óleo" e "óleo" dá um efeito confortável e justo aos objetos costurados a partir dele. O corte de elementos deste tipo é muito diferente dos padrões semelhantes de outros tecidos, pois é possível retirar dardos e dobras desnecessárias, que normalmente são utilizadas para um bom ajuste na figura.
    • Forro de viscose respira bem e mantém perfeitamente o formato de casacos, ternos e casacos. Portanto, é o mais popular entre os tecidos de forro.
    • Costurando roupas caras de cupra é melhor confiá-lo a profissionais pela especificidade do tecido, expressa na sutileza especial e em uma série de propriedades que o tornam o mais delicado e belo de todos os tecidos desta linha.

    Antes de cortar e costurar, o tecido de viscose deve ser lavado e seco para que o produto acabado não encolha após a primeira lavagem.

    Comparação com outros tecidos

      Se falamos em comparar a viscose com outros tecidos, então, atenção especial deve ser dada à sua versatilidade. O algodão e o linho são higroscópicos e, portanto, bons no banheiro. Eles são usados ​​para costurar toalhas, roupões de banho, chinelos e outras parafernálias semelhantes.

      Mas de linho e algodão não adianta costurar um casaco ou jaqueta.Teoricamente, isso é possível, mas como o linho e o algodão são materiais puramente naturais, o uso de coisas costuradas a partir deles da maneira usual torna-se impossível. Os materiais limpos, sendo expostos à precipitação atmosférica e outros fatores, irão rapidamente falhar e se desgastar.

      Ao mesmo tempo, a versatilidade da viscose se estende às roupas infantis. Os ternos infantis elegantes e seguros feitos dele são muito populares entre os compradores. Os pais ficam felizes em vestir suas princesinhas com vestidos coloridos com babados e laços esvoaçantes multicoloridos. Mas apenas os tecidos de viscose podem dar um efeito tão elegante, por isso também são muito usados ​​para costurar fantasias de festas e de ano novo.

      A viscose também é insubstituível no interior. Cortinas de lã ou tapetes são difíceis de imaginar. Vai custar muito caro "vestir" os móveis de cetim puro, jacquard ou seda, veludo estampado e crepe não se aplicam à roupa de cama.

      Para os têxteis-lar, nada melhor do que a viscose. Combina as melhores propriedades dos tecidos naturais e sintéticos e atende plenamente as necessidades dos consumidores.

      Aplicativo

      Basicamente, roupas e várias coisas são costuradas a partir de viscose - desde roupas íntimas e roupas de cama até agasalhos. Mas também é usado com sucesso no uso doméstico como estofamento de móveis e têxteis para o lar. Com sua ajuda, você pode criar qualquer estilo em design de interiores. O tecido de viscose ganha um som especial nas paredes. Graças a ela, com iluminação adequada, cria-se um ambiente aconchegante e mantém-se o estilo.

      Os elementos decorativos da divisão, assim como os utensílios domésticos estofados em tecido viscose, tornam-se verdadeiras obras de arte, valorizando favoravelmente o estilo e o gosto dos proprietários da casa.

      Conselhos sobre cuidados

      As roupas de viscose devem ser lavadas com extremo cuidado, pois podem se contrair e se deformar quando molhadas. A lavagem à mão pode ser substituída por um ciclo delicado em uma máquina de lavar, a uma temperatura não superior a 30 graus Celsius. Para a lavagem, é melhor usar água macia e um pó sem fosfato. Elixires ideais para tecidos especiais que retêm a elasticidade e a cor das fibras durante a lavagem. Além disso, alguns deles também funcionam como condicionador e abrilhantador, o que confere cuidados adicionais ao produto e promove o desgaste por longo prazo.

      É melhor excluir completamente a fiação das coisas lavadas para que não percam a sua forma. É melhor, depois que a água escoar, deixá-los sobre uma toalha felpuda ou outro pano macio para mergulhar e pendurá-los para a secagem final em cabides ou suportes especiais para secar tais coisas.

      Em nenhum caso você deve secar roupas de viscose em radiadores e outros dispositivos de aquecimento, caso contrário, a estrutura interna de seu tecido simplesmente queimará.

      Não é recomendável passar roupas de viscose, também é impossível vaporizá-las na horizontal. Algumas pessoas usam um ferro em modo de tule e seda. Mas seria mais correto usar um gerador de vapor. Ele endireita de forma limpa, fácil e rápida as fibras do tecido sem o risco de queimá-las.

      Esperamos que as informações do artigo revelem muitas novidades, ajudem a decidir na escolha de um material de viscose adequado e também lhe digam como cuidar devidamente das coisas feitas com este tecido multifuncional.

      Para saber o que é viscose, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa