Tipos de tecidos

O que é elástico e como é utilizado o tecido?

O que é elástico e como é utilizado o tecido?
Contente
  1. descrição geral
  2. Visualizações
  3. Aplicativo
  4. Regras de cuidado

Apesar da não muito boa "fama" dos tecidos sintéticos, não se pode deixar de notar que nos deram a oportunidade de adquirir roupas confortáveis ​​e bonitas que escondem as imperfeições de figura, também a um preço acessível. Um desses tecidos é elástico. Não representa nenhum assunto específico com aparência ou propriedades específicas - existem muitos tipos deste material. Quase todo mundo em seu guarda-roupa tem algumas coisas das variedades deste material. Tudo sobre quais características do material elástico o torna versátil e confortável de usar, bem como como cuidar dele e muito mais, será discutido no artigo.

descrição geral

Em inglês, esticar significa esticar. Tecido elástico é um tecido elástico elástico. A parte principal do material é composta por várias fibras - sintéticas, naturais ou artificiais. O tecido torna-se elástico e extensível devido à adição de fibras como elastano, lycra e spandex. O alongamento não contém mais do que 30% de fibras elásticas. No entanto, geralmente é suficiente adicionar uma pequena porcentagem da quantidade total de fibras ao tecido para que ele se torne esticável. O alongamento inclui todo um grupo de materiais.

O quanto o tecido vai esticar depende de quais fios e como eles foram tecidos durante o processo de fabricação. Por exemplo, um tecido que tem componentes elásticos nos fios lobares e nos fios da trama esticar-se-á melhor do que o análogo com fios elásticos apenas nos fios lobares. Se o alongamento se estende em uma direção, então é mono alongamento, e se em duas (ou em todas as direções), então é bistrach.Freqüentemente, todas as variedades de alongamento são praticamente indistinguíveis umas das outras na aparência.

As diferenças tornam-se perceptíveis apenas após a aplicação de força. O material tem uma aplicação bastante ampla, principalmente na indústria de confecções.

Visualizações

Como mencionado acima, se fios elásticos forem adicionados a qualquer tecido, a matéria imediatamente se transforma em uma espécie de tecido elástico. Existem dois grupos principais desse tecido, que analisaremos em mais detalhes.

Monostrado. O jeans Stretch é um excelente exemplo. Este material denso é popular há muitos anos. Com ele costuram calças, jaquetas, shorts, saias, vestidos, acessórios e até chapéus. O tecido tolera o estresse mecânico e é durável. Tecido de jersey também é popular. É um material elástico delicado. Tecelagem - jersey. O tecido, macio ao toque, drapeado lindamente e se estende apenas na largura. Freqüentemente, roupas caseiras, kits de dormir e muito mais são costurados a partir dele.

Composição de linho elástico inclui menos de 5% de fios elásticos, mas isso torna o tecido muitas vezes mais confortável para costurar e vestir, além de aumentar a vida útil do produto. Algodão elástico tem fios finos (ao contrário do tecido de algodão comum), mas por outro lado não é diferente dele. Popeline, cujo principal material é o algodão, é adequado para costurar roupas de cama.

Existe veludo elástico... Trajes de palco e vestidos de noite são costurados a partir dele. As variedades deste tecido são materiais para fatos. barbie e tiara... São usados ​​para produzir uniformes e ternos escolares que proporcionam um caimento quase perfeito. Seda elástica também encontrou sua aplicação em vários trajes festivos. Um bom ajuste pode dar e bengalinque parece seda.

Deve-se notar aqui e cetim, semelhante ao cetim. Tornou-se muito popular entre os salões de noiva.

A segunda variedade é um grupo de tecidos da categoria bistrech... E o tecido mais famoso é Suplex... Ele pode esticar quase três vezes seu tamanho original. Tem uma superfície lisa, seca rapidamente, quase não se suja. O tecido também é conhecido mergulhando... O material parece brilhante e muito durável.

Existe micro mergulho e trecho de mergulho... Um daqueles tecidos que escondem bem as imperfeições das figuras. Passando para as malhas, pode-se notar o cozinheiro, assim como o riban... Eles contêm algodão em sua composição. Eles são respiráveis ​​e não causam alergias.

Material de rodapé é um tecido de malha denso com um velo. Mantém-se bem aquecido e alonga-se. Ele é usado para costurar coisas projetadas para serem usadas durante atividades ativas. Isso inclui tecidos como manteiga... É um tecido macio e esvoaçante com uma superfície lisa. Ocupou seu nicho no mercado de tecidos modernos e malha elástica preta... É usado para costurar vestidos, blusas, trajes e assim por diante.

Inicialmente chiffon era feito de seda natural, agora é principalmente de origem química. A maior parte das blusas, vestidos, camisas e outras coisas são costuradas com esse tecido. Tecido elástico com crepe relativamente acessível e um dos mais populares entre as artesãs. É bastante fino, mas, ao contrário, parece denso. Tem um bom revestimento e é fácil de manusear.

Tecido de renda elástico pode se estender tanto em uma direção quanto em todas. Geralmente é feito de poliéster. Os tecidos para móveis desse tipo também estão ganhando popularidade. Suas vantagens incluem um preço não muito alto.

Aplicativo

Entre todos os tipos de tecidos, o elástico, talvez, tenha a aplicação mais ampla. É usado para costurar vestidos, calças, roupas esportivas, roupas íntimas, roupas de banho, meias, collants e muito mais. É usado ativamente como tecido para estofamento, bem como para vários tecidos - de lençóis a fronhas e uma grande variedade de capas.

O Supplex é usado para costurar trajes de banho, bem como decoração (por exemplo, na confecção de bonecos). As camisetas são feitas de micro mergulho, e a modelagem da roupa íntima é feita de alongamento de mergulho. As roupas para os mais pequenos são costuradas de kulirka e ribana. Roupa desportiva quente a partir do rodapé.

Vários tecidos elásticos mistos são adequados não apenas para costurar vestidos de noite. Eles são tão versáteis no uso que você pode criar cauda e babados para uma saia e várias cortinas.

Como já mencionamos, existe um tecido especial para vestidos elástico que pode ser encontrado nas lojas de costura com o nome de crepe ou cetim. O nome fala por si - o tecido é usado para costurar roupas femininas.

O material do forro deve ser anotado separadamente. O forro é essencial para ternos de escritório ou peças de roupa justas ou cujo material principal seja transparente. A superfície lisa e suas propriedades de alongamento são adequadas para esses casos específicos.

Um tipo de alongamento chamado spandex é usado até mesmo na medicina - bandagens elásticas e bandagens são feitas a partir dele. E também a roupa íntima de compressão é costurada de spandex.

Regras de cuidado

As regras descritas abaixo são mais adequadas para produtos feitos de tecidos caros (por exemplo, veludo ou seda). Mas, como existem muitas variedades de tecido elástico, os requisitos para lavar e passar são diferentes para todos os produtos. Por exemplo, Camisetas e trajes de banho não exigem os mesmos cuidados de um vestido de noite elástico. No entanto, é melhor observar todos os cuidados, permitindo apenas pequenas "liberdades" em relação às variedades mais resistentes às várias influências.

Lavando e secando

Quase todas as telas nesta categoria estão sujeitas a encolhimento perceptível. O motivo não é lavar em água quente (como muitos acreditam), mas uma mudança repentina de temperatura. Acredita-se que a temperatura máxima da água para lavar tecidos elásticos seja de 30 graus. É melhor lavar à mão roupas feitas com esse tecido (especialmente se forem pequenas). Se for roupa de cama ou outro produto relativamente grande, então é necessário lavar na máquina de lavar apenas em um modo delicado. Isso também se aplica à fiação. Deve ser executado com o menor número possível de revoluções.

Não pendure um produto molhado. Primeiro, você precisa deixar que escorra horizontalmente e de preferência achatado.

É indesejável deixar o alongamento sob os raios do sol escaldante - isso não afeta muito bem o tecido em si e sua cor. É possível secar produtos em baterias ou aquecedores, mas eles não devem secar. Se estamos falando de um terno de escritório ou vestido de noite, eles podem ser secos apenas em manequins ou cabides.

Passar roupa

Em geral, essas coisas raramente precisam ser engomadas. Se tal caso excepcional ainda se apresentar, você pode passar a ferro com um ferro comum na temperatura mais baixa. Usualmente, basta colocar o ferro no modo “seda” ou “sintético” para que as dobras sejam alisadas. Não passe os produtos a ferro com um ferro a vapor. Depois disso, eles provavelmente se sentarão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa