Tipos de tecidos

Popelina: descrição, composição e regras de cuidado

Popelina: descrição, composição e regras de cuidado
Contente
  1. O que é isso?
  2. Características principais
  3. Variedades de popelina
  4. Vantagens e desvantagens
  5. O que eles costuram de popelina?
  6. Como cuidar do tecido?
  7. Dicas de Seleção
  8. Avaliações

O mercado moderno oferece uma grande quantidade de diferentes tipos de tecidos para que o consumidor escolha o que deseja, focando em seus gostos e preferências, mas nem todos são feitos com ingredientes seguros e de alta qualidade. Entre as telas populares, destaca-se a popelina, feita de algodão natural, às vezes com uma mistura de sintéticos, e que tem um grande número de críticas positivas de compradores em todo o mundo. A tecelagem simples é usada na produção, o que faz com que o tecido pareça chita ou chita. Que tipo de material é, como escolhê-lo corretamente e em que sutilezas prestar atenção ao sair, falaremos em nosso artigo.

O que é isso?

Um tecido como a popelina é conhecido e merecidamente popular desde os tempos antigos. Roupas, roupas de cama e muitas outras coisas são costuradas a partir dele. O material teve um uso tão difundido devido ao fato de ser muito agradável ao toque, macio e ao mesmo tempo ter uma aparência atraente.

Da língua italiana, o nome deste pequeno tecido com nervuras é traduzido como "papal", e há uma explicação para isso. Desde os tempos antigos, roupas ricas e bonitas para o próprio Papa eram feitas desse material.

Em nosso país, a popelina se tornou famosa no século 18 e quase imediatamente ganhou popularidade entre seus habitantes., porque dele não só são obtidas coisas bonitas e de alta qualidade, mas também acessíveis. Na língua russa, o nome deste tecido em uma pequena cicatriz é traduzido como "papal", e há uma explicação para isso.

A descrição do tecido deve começar com o processo de fabricação. É um tecido simples, no entanto, são utilizadas fibras de diferentes calibres. A base do tecido é feita de fios bastante finos, enquanto a tecelagem transversal, os chamados fios de trama, é pelo menos uma vez e meia mais espessa e não é mais tão lisa. É esse tipo de trama que proporciona um alívio de cicatriz muito discreto. Atualmente, a popelina é usada principalmente para a produção de camas, mas outras coisas feitas com ela não têm menos demanda.

Devido ao fato de que fios naturais e sintéticos estão envolvidos na fabricação da popelina, um brilho fosco atraente aparece na tela. Muitas pessoas comparam este material com chita, mas isso não é totalmente correto. A popelina é mais leve e é muito mais macia em contato com a pele.

Características principais

Atualmente, a popelina é produzida à base de algodão. Em alguns casos, os fios de seda são adicionados durante o processo de fabricação. Para tornar a tela mais durável, ela pode ser diluída com componentes sintéticos. Este material está na categoria de preço médio, mas também existem variedades bastante caras. São tecidos fabricados em países como China, Turquia e Índia. A diferença é que apenas matérias-primas de algodão natural são usadas para a produção, respectivamente, a força, densidade e resistência ao desgaste dos produtos estão em um nível bastante alto.

Em termos de características básicas, este tecido com nervuras finas tem uma densidade excelente. Pode ser de dois tipos: a densidade da trama das fibras e a resistência da superfície. Este é o momento decisivo para a confirmação da qualidade dos produtos. Apesar do alto nível desse indicador, o material permanece macio e agradável ao toque, passa bem a umidade e o ar, portanto, as roupas feitas com esses tecidos são muito procuradas no mercado.

Outro diferencial é que a popelina quase não enruga, portanto, não há necessidade de passar o tecido constantemente.

Isso se tornou possível devido à estrutura de relevo do material e às nervuras transversais sobre ele. Ao mesmo tempo, as telas são despretensiosas, podem ser lavadas com segurança se necessário, sem medo de perder a cor e sem a utilização de detergentes especiais. O material é absolutamente inerte.

Quanto às semelhanças entre a popelina e a chita grossa, existem várias diferenças significativas. A chita é um tipo de tecido de algodão, enquanto a popelina pode ser mais atribuída aos tecidos de seda natural. Além disso, a popelina não é tão forte e tem uma densidade menor. Em sua superfície, um padrão de relevo é claramente distinguido, enquanto a chita grossa é bastante plana e lisa.

Variedades de popelina

A popelina é bastante popular e freqüentemente usada na sociedade moderna. Além disso, ele tem várias variedades. Em primeiro lugar, o material pode ser dividido de acordo com sua composição e tipo de coloração.

Por composição

A divisão básica ocorre de acordo com a composição das telas. Os principais tipos são tecidos de algodão, seda e sintéticos. A maior parte do material consiste em algodão, no entanto, lã, seda, sintéticos e viscose podem estar presentes junto com ele.

Na maioria das vezes, os fabricantes adicionam produtos sintéticos, mas sua quantidade é muito pequena. Os materiais que contêm fibras de lã ou seda aparecem nas prateleiras das lojas com muito menos frequência. Grodesin é um tipo caro de popelina feito na Índia.

Por tipo de coloração

Conforme o tipo de coloração, a popelina pode ser dividida em branqueada, estampada, monocromática e multicor. Vamos considerar cada um dos tipos com mais detalhes.

O branqueado é produzido, como o nome sugere, por meio do branqueamento do tecido. Inicialmente, as telas têm um tom de amarelo ou cinza sujo, que visualmente não fica muito bonito. O material passa por um tratamento químico, que elimina as sombras indesejadas.Como resultado, obtém-se uma cor branca uniforme, na qual no futuro você poderá aplicar vários padrões ou utilizá-la em sua forma original.

A popelina impressa também é chamada de impressa. Hoje, os fabricantes têm a oportunidade de aplicar designs usando modernas máquinas de impressão especializadas, resultando em ornamentos e padrões claros e vívidos. O material é muito macio e macio ao toque. Quanto tempo a tinta vai durar no tecido sem mudar sua cor depende unicamente da qualidade da composição.

Se for bom o suficiente, o material estará absolutamente seguro, não irá lavar e desbotar ao sol.

Na produção, a impressão direta, gravada e de back-up pode ser aplicada. No primeiro caso, a tinta é aplicada imediatamente na tela. Dependendo do fabricante, a composição da cor pode ser fixada adicionalmente com um filme especial, o que ajuda a manter a cor por mais tempo, no entanto, o próprio tecido torna-se mais grosso e já menos respirável.

A gravação é aplicada a um tecido liso pré-tingido. A tintura é removida de maneira especial nas áreas necessárias do material, isso leva à formação de um enfeite.

Já na impressão de backup, neste caso, uma composição reserva especial é aplicada ao tecido nas áreas necessárias, o que evita a entrada de corante. Em seguida, é feita a pintura e, após a secagem do material, é retirada a composição.

A popelina tingida simples é obtida aplicando-se os tons desejados a um tecido pré-branqueado. A manipulação é feita em tambores de coloração e dura 10 horas. Em seguida, a tela deve ser lavada, o que ajudará a remover o excesso de composição do corante. No futuro, o tecido vai deliciar os seus proprietários com o brilho e a saturação das cores, ao mesmo tempo que se mantém resistente ao desbotamento.

A popelina multicolorida é obtida quando os fios tingidos em uma determinada cor se entrelaçam. O corante é aplicado às fibras da mesma forma que foi descrito no método anterior. O procedimento de tingimento em si é o seguinte: primeiro ocorre a adsorção - é quando os fios absorvem o corante, depois a difusão - a penetração da composição nas fibras e, por fim, a fixação - fixando o pigmento corante no material.

Vantagens e desvantagens

Estudando informações sobre este ou aquele material, não se pode omitir o momento sobre suas vantagens e desvantagens. Muitos consumidores falam positivamente sobre a popelina porque ela traz uma série de benefícios. Isso é, por exemplo, uma aparência atraente e um belo brilho. Além disso, deve-se dizer que o tecido praticamente não desbota, é resistente à luz solar, não tem medo de altas temperaturas e outros fatores ambientais desfavoráveis.

A resistência ao desgaste da popelina é muito elevada, enquanto o tecido permanece leve e muito macio, não obstruindo a passagem do ar. Estas telas são absolutamente seguras, as coisas feitas com elas são adequadas até para crianças pequenas e recém-nascidos.

A composição contém principalmente fibras naturais, portanto, materiais de alta qualidade não podem causar reações alérgicas.

E também a vantagem indiscutível é a despretensão da popelina. Não é necessário passar a ferro de todo, principalmente quando se trata de roupa de cama, você pode lavá-la sem medo de desbotar e perder a forma das coisas. Ao mesmo tempo, o preço permanece em um nível acessível.

Apesar de o uso de tal tecido causar emoções principalmente positivas entre os consumidores, alguns apontam suas desvantagens. Eles não são muito significativos, no entanto, ao comprar material, eles devem ser levados em consideração. Estamos a falar de momentos como a possibilidade de um ligeiro encolhimento do tecido, caso contenha lã. E também pode haver algumas dificuldades no processo de costura.O material tem nervuras que podem complicar o processo de corte, por isso é melhor recorrer a um artesão profissional para pedidos individuais.

O que eles costuram de popelina?

Tendo aprendido sobre todas as vantagens do material chamado "popeline", os consumidores em primeiro lugar se perguntam - que coisas podem ser costuradas com um tecido tão versátil e confortável. Como mostra a prática, é possível listar o sortimento por muito tempo. Os lençóis são adequados não só para fazer a roupa de cama, mas também para diversos produtos que podem ser usados ​​por crianças e adultos.

Os produtos de popeline são muito procurados no mercado. A atenção do consumidor é voltada para roupas femininas, camisas masculinas, roupas esportivas, pijamas, sortimento infantil, macacões. Todos os itens são perfeitos para serem usados ​​todos os dias. Além disso, todos os tipos de toalhas, toalhas de mesa e cortinas são feitas desse material. É usado ativamente para criar brinquedos e lembranças de grife.

Quanto à roupa de cama, muitos consumidores preferem adquiri-la exclusivamente com esse tecido. E isso não é surpreendente, porque os produtos de popelina têm muitas vantagens. O linho é bastante resistente e pode servir ao seu dono por muito tempo, é agradável ao toque, mantém a sua forma na perfeição e conserva a sua cor mesmo com o uso constante. E também fronhas, capas de edredão e lençóis absorvem bem a umidade, permitem a passagem do ar, retendo o calor.

É necessária uma manutenção mínima, a roupa nem precisa ser passada a ferro, uma lavagem na máquina de lavar em tempo hábil será suficiente.

Como cuidar do tecido?

Para que o tecido sirva por muito tempo é preciso cuidar bem dele. No caso da popelina, o processo não é difícil, pois o material é bastante despretensioso. No entanto, deve-se ter em mente que certas sutilezas são afetadas principalmente pela composição do material, portanto, antes de fazer qualquer coisa com ele, é preciso prestar atenção ao rótulo.

Isso é especialmente verdadeiro para a lavagem de produtos. Algumas coisas desagradáveis ​​podem acontecer aqui, já que coisas que contêm materiais artificiais e sintéticos não toleram água quente e sua temperatura durante a lavagem não deve ultrapassar os 40 graus. A centrifugação, a secagem e a passagem a ferro também devem ser feitas com mais cuidado.

Com materiais naturais, geralmente não há problemas. Eles podem ser facilmente lavados na máquina nos modos selecionados, torcidos e passados ​​sem dificuldade.

Dicas de Seleção

Um grande número de pessoas opta por coisas de popelina. No entanto, há quem prefira primeiro compará-lo com outros materiais para decidir por si o que é melhor. Um dos tecidos semelhantes é o ranforce. É um pouco mais denso, mas isso se reflete no preço. Considere o que procurar para aqueles que, no entanto, decidiram escolher produtos de popelina.

Em primeiro lugar, é necessário avaliar a qualidade do material com que esta ou aquela coisa é feita. O princípio da alfaiataria também desempenha um papel importante. Se os produtos tiverem costuras desiguais e não tratadas, é melhor recusar a compra. Mas também vale a pena ficar atento aos produtos de fabricantes renomados, neste caso há mais chances de compra de materiais de alta qualidade.

Você pode ter certeza se é popelina de verdade no balcão ou não, da seguinte maneira: um pedaço de tecido é cuidadosamente amassado em sua mão. O material original se desdobrará rapidamente e retornará à sua forma original.

Às vezes, com fabricação de baixa qualidade, podem surgir problemas com relação ao tingimento do tecido. Os corantes persistentes não saem em contato com a água e não permanecem na pele. O perigo de materiais de baixa qualidade é que eles podem provocar reações alérgicas.

A boa pintura se distingue pela vivacidade das cores e pela nitidez das linhas.

Avaliações

A maioria das avaliações de consumidores sobre o uso de popelina são positivas.Os usuários ressaltam que o material atende às características declaradas, tem uma vida útil bastante longa, não enruga ou desbota. Cuidar dele não é nada difícil, o que é especialmente adequado para pessoas ocupadas e donas de casa práticas. Algumas pessoas preferem comprar materiais de qualidade adequada para costurar o necessário e, ao mesmo tempo, notam a conveniência de trabalhar com o tecido.

Para as diferenças entre os tecidos de cama, veja o vídeo a seguir.

1 comentário

Obrigado pelo artigo útil e interessante, agora tudo está claro para mim.

Moda

a beleza

casa