Tipos de tecidos

Cetim crepe: que tipo de tecido, características e aplicação

Cetim crepe: que tipo de tecido, características e aplicação
Contente
  1. Composição e recursos
  2. Variedades
  3. Vantagens
  4. desvantagens
  5. Âmbito de aplicação
  6. Regras de seleção
  7. Cuidado material

Com uma superfície lisa e um brilho por fora até discreto e de grão fino, agradável ao toque por dentro - é por essas qualidades que o cetim crepe tem sido imensamente popular entre estilistas e fashionistas há mais de uma década.

Composição e recursos

O material ganhou o duplo nome pelo fato de se parecer com cetim, mas ser feito por meio de uma tecelagem de estampas finas, característica do crepe. As características distintivas do tecido são a predominância de fios de trama nele (3-4 a 1-2 principais) e diferentes espessuras de fibras de trama. É o último fator que torna o tecido liso e brilhante por fora e áspero por dentro. Nesse caso, você pode usar um e outro lado, dependendo do efeito que deseja obter.

Outras características do cetim crepe incluem:

  • força;
  • quase totalmente opaco;
  • sem alongamento.

A elasticidade do material torna mais fácil dobrá-lo em quaisquer dobras.

Variedades

Inicialmente, apenas a seda natural era usada como matéria-prima para o cetim crepe. Mas recentemente, seda bastante cara foi substituída por fibras sintéticas ou semissintéticas. Portanto, o cetim crepe moderno pode ser feito tanto com fios de seda natural quanto com seda de poliéster, viscose, celulose ou acetato.

O crepe-cetim também pode diferir no método de coloração. Nesta categoria, pode-se distinguir entre material tingido simples (monocromático) e material impresso com um padrão. A paleta de cores do primeiro varia de tons pastéis delicados a cores brilhantes e saturadas. A impressão do material impresso pode ser muito diversa: desde pequenas e grandes ervilhas até um cheque, uma tira ou qualquer padrão impresso.

Vantagens

Pelas suas características, O cetim crepe tem uma série de qualidades positivas, incluindo:

  • a possibilidade de costurar roupas combinadas a partir dele;
  • facilidade de drapeamento das peças sem dobras e torções adicionais;
  • maciez e conforto das peças de vestuário confeccionadas com esse tecido;
  • resistência ao desgaste do material.

Além disso, produtos de cetim crepe:

  • mantenha sua forma bem;
  • não desbota ou desbota com o tempo;
  • são bem passados ​​e praticamente não enrugam com o uso.

Ao mesmo tempo, os produtos de crepe-cetim têm propriedades repelentes de umidade e a poeira não se acumula sobre eles.

desvantagens

Listando as vantagens do tecido, vale a pena prestar atenção às características que se relacionam com suas deficiências.

  • Fluxo livre de material ao cortar e costurar.
  • "Escorregadio" que atrapalha o manuseio do tecido. Por causa disso, o material costuma ficar torto, o que torna muito difícil costurar peças individuais de crepe-cetim.
  • A tendência de formar pistas (baforadas) quando manuseada sem cuidado.

O tecido feito de fibras artificiais tem desvantagens adicionais. Sua principal desvantagem é considerada a incapacidade de "respirar", razão pela qual quem usa roupas de cetim crepe pode sentir desconforto e até irritação na pele. Além disso, o material artificial tem uma propriedade negativa comum a todos os sintéticos - ele acumula eletricidade estática.

Âmbito de aplicação

Decoratividade e qualidades positivas do cetim crepe dar um amplo escopo para a imaginação e permitir que você o use para vários fins, por exemplo, para costurar:

  • figurinos de palco;
  • roupas;
  • roupa de cama;
  • Artigos de guarda-roupa doméstico;
  • cortinas;
  • colchas e coberturas para sofás e poltronas.

Na maioria das vezes, o material é utilizado na confecção de vestidos, saias, blusas, ternos leves. Ao mesmo tempo, a riqueza da paleta de cores permite costurar roupas tanto para o dia a dia no escritório, como para ocasiões especialmente especiais (vestidos de noite e de noiva). Neste último caso, o cetim crepe é combinado com rendas e decorado com cortinas. As dobras suaves e o tecido esvoaçante se encaixam perfeitamente em qualquer figura, destacando seus pontos fortes e escondendo falhas.

A roupa de cama confeccionada em cetim crepe, por sua vez, não só decora a cama, mas também dá uma sensação de maciez e frescor, permite que você relaxe. Também o cetim crepe é amplamente utilizado na decoração de vários restaurantes, hotéis, salões de banquetes, foyers de teatro. A sua presença permite não só decorar o interior, mas também torná-lo mais rico e nobre. Além disso, o cetim crepe é utilizado para o fabrico de todo o tipo de acessórios, em particular para a montagem de sapatos e bolsas de senhora e, por vezes, pode ser encontrado como forro ou capa de roupa.

Regras de seleção

Se você vai comprar um pedaço de cetim crepe ou produtos acabados desse tecido, você deve focar não apenas na descrição do material, mas também em algumas nuances. Assim, para não adquirir algo que não seja necessário, é necessário atentar para os seguintes fatores.

  • Cetim crepe - um material bastante denso. Para testar o tecido proposto, basta esticar e olhar através dele para a luz. O material de alta qualidade praticamente não brilha. Da mesma forma, você pode conferir os produtos acabados feitos com este tecido.
  • Cheiro forte. Se o tecido cheirar desagradável, isso pode indicar que foram usadas tintas baratas e de baixa qualidade para tingi-lo. Nesse caso, é melhor recusar a compra, pois o uso de tais substâncias pode afetar não só a qualidade do material (pode desbotar ou queimar), mas também a saúde (agir como irritante para a pele).
  • Preço. O verdadeiro cetim crepe feito de seda natural não pode ser barato. Um material feito de fibras artificiais custará muito menos, mas um tecido sintético de alta qualidade tem sua própria faixa de preço, que não pode ser considerada muito barata.Se o cetim crepe for vendido a preços de pechincha, então este é um material completamente diferente ou um produto de fabricantes inescrupulosos que usam fibras de baixa qualidade de origem desconhecida como matéria-prima.

É importante destacar que os sintéticos de alta qualidade em nada são inferiores aos materiais naturais na maioria de suas características, portanto, se não houver diferença fundamental, você também pode adquirir produtos feitos de crepe-cetim sintético. Eles não parecerão piores e não durarão menos do que seda real.

Cuidado material

Cuidar de produtos de cetim crepe não exige muito tempo e esforço. Porém, para que o tecido mantenha sua bela e rica aparência pelo maior tempo possível, ainda vale a pena lembrar algumas das nuances.

  • Lave as coisas feitas com este material à mão em água morna (30-40 ° C). A lavagem à máquina é permitida no modo "delicado" com uma centrifugação mínima.
  • As peças de roupa não esfregam ou puxam durante a lavagem.
  • O uso de clareadores e removedores de manchas é proibido.
  • Lave os produtos crepe-cetim com detergentes suaves (para tecidos delicados). Os géis funcionam melhor para isso.
  • Após a lavagem, os produtos não são torcidos, mas facilmente espremidos para fora e simplesmente deixados escorrer.
  • Para a secagem, as peças de cetim crepe são endireitadas e penduradas em um cabide. Em condições naturais, o tecido seca rapidamente.
  • O cetim crepe pode ser passado se necessário. Mas eles fazem isso por dentro, definindo o regulador de ferro para "seda". Nesse caso, é melhor passar a ferro as coisas antes que estejam completamente secas. Se o item estiver seco, você pode usar um ferro ligeiramente úmido. Não é recomendado borrifar água diretamente em produtos de crepe-cetim, pois a água mancha o tecido.
  • Além disso, ao usar produtos feitos com este material, deve-se protegê-los do contato com objetos pontiagudos que possam soltar baforadas. Pelas mesmas razões, não pendure peças de cetim crepe ao lado de roupas que tenham zíperes ou joias de metal.

No próximo vídeo, você pode dar uma olhada mais de perto no tecido crepe de cetim.

sem comentários

Moda

a beleza

casa