Tipos de tecidos

Visão geral de tintas para tecidos sintéticos e sua aplicação

Visão geral de tintas para tecidos sintéticos e sua aplicação
Contente
  1. Visualizações
  2. Principais fabricantes
  3. Tingimento de tecido em casa

Uma visão geral dos corantes para tecidos sintéticos, suas aplicações e tipos permite que você tome a decisão certa. O tingimento de tecidos em casa tem peculiaridades. Você também precisará lidar com tinta spray preta em latas e outras opções.

Visualizações

Muitas pessoas precisam usar tintas para tecidos sintéticos. O problema aqui é a disponibilidade limitada de formulações típicas. A tintura de anilina é adequada para tecidos naturais, tecidos mistos, peles e lã. No entanto, não adere ao lavsan e ao nitron. Não funcionará pintar a matéria tanto com compostos naturais quanto com misturas acrílicas.

Preparações de corantes líquidas e sólidas costumam ajudar. Mas eles são mais úteis na mudança de cor industrial. Para o ambiente doméstico, a tinta aerossol em lata é muito mais prática. As composições sólidas podem ser apresentadas:

  • pós;
  • pastas;
  • misturas cristalinas.

As preparações aquosas são adequadas para serigrafia. Eles são usados ​​em tecidos sintéticos e naturais. Na hora de decorar, obtém-se o efeito da serigrafia original. O tratamento térmico (na maioria das vezes passar a ferro) ajuda a dificultar a lavagem da imagem aplicada.

A tinta para serigrafia não pode conter nem mesmo uma pequena quantidade de PVC.

Principais fabricantes

Tinta Dylon está em demanda. Este produto é utilizado em vários países e é ideal para tingimento manual. Seguindo as instruções da empresa, você pode obter a cor desejada sem problemas. A fervura não é necessária durante a operação.O corante é adequado até mesmo para cortes de tecidos, a fixação da cor é feita por enxágüe em água fria com adição de vinagre (na concentração de 50%).

Tinta javana adequado para criar padrões não só em sintéticos, mas também em seda. Os usuários têm uma escolha: criar um desenho imediatamente ou preparar seu contorno (para colorir mais). Para o trabalho, essa mistura é apresentada na forma de aerossol ou líquido aplicado sobre uma esponja. A fixação da durabilidade é obtida por processamento com um ferro aquecido. A passagem deve ser feita do lado avesso por no máximo 3 minutos.

Pintar tecidos e pintar vai ajudar Reagente Jacquard... A base do reagente é acrílica.

Esta tinta é aplicada uniformemente e impregna o tecido em grande profundidade. Não difere em nenhuma toxidade. Jacquard vem em uma ampla variedade de cores.

IDye Poly Model adequado até mesmo para tecidos puramente sintéticos. Ele pode lidar com tecidos complicados, como náilon e poliéster. O corante é adequado até mesmo para alguns tipos de plástico. Quanto mais claro for o tom, menos saturada deve ser a solução. Este medicamento se forma:

  • amarelo;
  • Verde irlandês;
  • laranja;
  • vermelho;
  • roxa;
  • azul;
  • cor preta (nem todas essas opções são possíveis).

Uma alternativa é o corante Batik-Acryl. Ele vem em 25 variações de cores, das quais 9 têm efeito fluorescente. A fixação da imagem aplicada é conseguida após o engomar. O "Batik-acrílico" torna o tecido tratado mais denso e não se deteriora após um grande número de lavagens. É verdade que você não conseguirá armazenar essa tinta por muito tempo.

Corante decola também adequado para a aplicação de padrões fluorescentes. Ele também tem opções peroladas. Esta tinta é bastante espessa e pode ser aplicada sem problemas. Depois de muitas lavagens, a riqueza da cor não se perde. Não exala cheiro, a tinta pode ser diluída em água, porém, após o prazo de validade, sua qualidade deteriora-se fortemente.

Finalmente, considere a tinta RIT. É excelente para têxteis à base de poliéster e acetato, bem como suas misturas. O efeito tóxico do RIT DyeMore está completamente ausente. A forma comercializável do medicamento é ideal para uso doméstico.

Você pode misturar diferentes opções, obtendo as cores originais, enquanto os principais tipos são:

  • areia;
  • corrida de automóveis vermelha;
  • grafite;
  • rosa máximo;
  • cinza-gelado;
  • cor marrom-chocolate;
  • tom azul safira;
  • cor amarela pálida.

Tingimento de tecido em casa

O procedimento para tingir sintéticos é mais complicado do que trabalhar com tecidos naturais comuns. Precisamos nos preparar o mais cuidadosamente possível para excluir até mesmo os pequenos erros. As coisas são cuidadosamente lavadas e limpas antes da pintura, mesmo a menor mancha pode estragar o resultado. Dissolva a tintura em água fervente.

Não devemos esquecer a utilização de uma composição de fixação (se a tecnologia o permitir). A fervura normalmente (a menos que a instrução diga o contrário) dura 30 minutos em fogo baixo. Após a coloração, o tecido sintético deve ser enxaguado. A secagem é feita estritamente ao ar livre.

Quaisquer ornamentos decorativos devem ser descartados com antecedência. A precisão do ajuste das proporções é alcançada apenas com a pesagem escrupulosa dos tecidos.

Se possível, você deve levar um recipiente de tamanho limitado, de aço com revestimento de esmalte. É mais correto diluir as tintas não em água pura, mas em água com vinagre. O corante deve ser bem agitado para que mesmo pequenos grumos não permaneçam. Os sintéticos são tingidos após resfriar a água a 45 graus. O tecido é alisado para que o princípio ativo chegue até as áreas mais profundas, costuras e bolsos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa