Tipos de tecidos

Cashmere: composição, descrição, prós e contras

Cashmere: composição, descrição, prós e contras
Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. prós
  4. Minuses
  5. Para que isso é usado?
  6. Como cuidar do tecido?
  7. Comparação com outros tecidos
  8. Como distinguir de um falso?
  9. Avaliações

Qualquer mulher sabe bem que as roupas de caxemira são um verdadeiro luxo que nem todos podem pagar. Não é à toa que esse tecido é chamado de “ouro macio”. Antes de comprar tal coisa, seria bom descobrir quais são as características deste material único e as complexidades de cuidar dele, bem como aprender a distinguir uma falsificação barata do original.

O que é isso?

Muitos já ouviram essa definição, mas poucos sabem seu significado. Cashmere é um material de sarja super fino. A tela é feita com fio feito de penugem de cabras da montanha que vivem no Paquistão, bem como no norte da Índia, partes da Mongólia e do Nepal.

Em todas as outras regiões, não é possível obter a qualidade adequada para baixo.

O próprio termo vem do nome de uma região no oeste do Hindustão, na região montanhosa do Himalaia, perto da fronteira com o Paquistão.

O fio de caxemira é duas vezes mais fino que o cabelo humano, a penugem para sua produção é penteada das cabras durante a muda da primavera, e isso é feito exclusivamente à mão. Cerca de 200 g de matéria-prima são obtidos de um animal, que, após o término da purificação, dá apenas 100-110 g.

Para referência: para fazer um único xale são necessárias 4 lãs animais, o que explica o alto custo do material.

O fio também é feito à mão, normalmente leva cerca de um mês.

Alguns empresários, em busca de alta renda, tentaram criar caprinos caxemira na Inglaterra, Austrália e até na Nova Zelândia, mas devido à diferença significativa nas condições naturais, todas essas tentativas foram infrutíferas.

Portanto, como antes, Mongólia, Índia e Paquistão continuam sendo os principais fornecedores de lã para nosso país e muitos outros países. Mas os melhores tecidos são trazidos da Itália e da Escócia - é lá que as condições ideais de produção são criadas para limpeza de fibra de alta qualidade, tingimento e posterior fiação.

Variedades

Obviamente, a caxemira é um material muito caro; no entanto, as coisas que costumam ser oferecidas nas prateleiras das lojas variam muito em termos de custo. O preço do produto acabado é influenciado pelo tipo de tecido, sua densidade e tonalidade da fibra original, bem como pelo país de origem.

Portanto, o penugem branco é considerado o mais delicado, é mais fácil de tingir, pois as coisas feitas a partir dele são estimadas em uma ordem de grandeza mais caras do que as feitas de fibras pretas, bege, cinza ou marrom.

Hoje, o mercado está transbordando de caxemira indiana, turca, italiana e francesa, que é subdividido em várias categorias principais.

  • Pashmina. Esta tela consiste na penugem com os mais finos fios (menos de 15 mícrons), é levada para fazer xales quase leves, cujo custo no mercado começa a partir de 15 mil rublos.
  • Meia pashmina. Fibras de até 19 mícrons são utilizadas como matéria-prima para sua fabricação. Esse material é usado para costurar suéteres, vestidos, saias e até agasalhos.

De acordo com o tipo de fios, três subespécies de fios são condicionalmente distintas.

  • Mongol. Nesse caso, é retirada a penugem de diversas variedades de cabras chinesas e mongóis. Essas matérias-primas são submetidas ao mais cuidadoso processamento e penteabilidade manual. As roupas feitas de cashmere mongol são muito macias, não se deformam com o uso e não ficam protuberantes.
  • Material de caxemira para o casaco. Esse tecido é obtido pela combinação de cashmere e outros tipos de lã. Como regra, há apenas 30% de penugem nesse tecido, mas essa quantidade é suficiente para tornar a tela macia, quente e fácil de usar. Na maioria das vezes, a cashmere é complementada com lã de alpaca.
  • Tecido de revestimento frente e verso. É usado para criar casacos exclusivos de designers líderes, na maioria das vezes são feitos em quantidades limitadas. Este material é representado por duas telas de lã, unidas por fibras. Via de regra, um lado é monocromático e o outro tem a forma de figuras.

A composição e descrição do tecido também podem ser diferentes, uma vez que lã de outros animais ou componentes sintéticos artificiais são frequentemente adicionados à caxemira para reduzir o custo dos produtos.

    A qualidade da caxemira está diretamente relacionada à maneira como o fio é cardado - quanto mais "turbilhonante" uma coisa parece, mais cedo se desgastará, então as fibras de caxemira são geralmente fiadas de modo a suavizar seu "pelo" tanto quanto possível . Para fazer isso, os fios são fortemente trançados e até mesmo formam uma estrutura ornamentada, combinando a torção de 2-3 fios separados.

    Antes da fiação, a penteadeira é executada, sua tarefa é separar bolas de lã individuais e criar fibras uniformes. A indústria moderna automatizou esse processo - a matéria-prima é passada por uma cardadora, onde se move em um grande tambor, passando por agulhas e cerdas afiadas.

    Se, ao final desse processamento, a matéria-prima vai direto para a maçaroqueira e depois para a fiação, então o material cardado é conectado. E se ao longo do caminho for processado em uma máquina de pentear, a saída será a caxemira penteada. Essa tela é ainda mais lisa, mais fina e mais macia. O material penteado tem um preço muito mais caro do que o cardado, mas essa é uma diferença honesta.

    Você pode aprender mais sobre a caxemira mongol assistindo ao vídeo a seguir.

    prós

    O valor da caxemira explica-se não só pela sua raridade e dificuldade de obtenção, mas também pelas suas propriedades verdadeiramente únicas. Esse tecido tem muitas vantagens sobre todos os outros tipos de materiais de lã.

    • O tecido é muito leve e quase sem peso - por exemplo, um suéter de cashmere pode ser passado por um anel sem nenhum esforço.
    • Um produto natural é hipoalergênico, suas fibras não criam condições para a sedimentação dos ácaros, como é o caso de muitos materiais sintéticos.
    • Em termos de força e resistência ao desgaste, a caxemira pode ser facilmente comparada com a seda e a lã.
    • As fibras têm uma condutividade térmica bastante baixa, pelo que os produtos permanecem sempre quentes, são confortáveis ​​em quaisquer condições, mas ao mesmo tempo a pele respira.
    • Bombas na superfície do produto aparecem somente após um desgaste prolongado e, então, somente nos pontos de contato entre as duas telas, por exemplo, na área onde as mangas aderem às partes laterais do produto.
    • As fibras de caxemira são muito mais finas e macias do que os fios de seda; portanto, o tecido é corretamente considerado o mais macio de todos os materiais existentes para costurar roupas e linho. Os produtos não picam nem beliscam.
    • Salienta-se que o fio destas cabras é capaz de ter um efeito cicatrizante no corpo, ajuda a curar a coluna e as articulações, alivia dores, cansaço e tensões.
    • Cashmere contém uma cera natural que nutre a pele.

    Minuses

    Das desvantagens dos produtos de caxemira, apenas a complexidade de cuidar deles e o custo extremamente alto podem ser indicados.

    Muitos compradores às vezes não conseguem entender a razão de um custo tão alto do produto. É simples - de uma cabra, como já mencionamos, você não pode obter mais do que 200 g de penugem por ano e, após o processamento, sua quantidade cai quase pela metade. Para fazer um suéter, você precisa da lã de 3 animais, e o custo da cashmere, como platina e ouro, depende diretamente de sua massa.

    Além disso, a penugem é recolhida exclusivamente à mão, uma vez que a tradição de pentear e separar remonta à antiguidade.

    Há outro perigo associado à compra de itens de caxemira - um grande número de falsificações. Muitas marcas e marcas voltadas para o mercado de massa usam penugem de qualidade inferior com fibras curtas e densas para costura. Além disso, fabricantes sem escrúpulos costumam adicionar às matérias-primas fluff sintético semelhante em parâmetros externos. Segundo os especialistas, algumas marcas usam fios torcidos com muita folga, que dão a sensação necessária de maciez, mas ao mesmo tempo perdem a forma rapidamente.

    Lembre-se de que a caxemira de verdade não pode ser barata. Se à sua frente está um produto de 5 mil rublos, não se deixe enganar por um preço baixo. Muito provavelmente, são produtos de qualidade inadequada, que logo perderão sua forma, suavidade e condutividade térmica.

    Para que isso é usado?

    A caxemira é considerada um material versátil, sendo utilizada para costurar roupas de crianças e adultos, cuecas para recém-nascidos, roupas de cama e cobertores.

    As saias, suéteres e casacos de caxemira são muito procurados, assim como as luvas, xales e boinas, e os agasalhos feitos com esse tecido são muito apreciados.

    Deve-se notar que os itens de caxemira estão incluídos nas coleções de moda da maioria dos estilistas e designers modernos com reputação mundial.

    Nos países do Oriente, até os tapetes são feitos desse tipo de tecido, e os preços são incrivelmente altos.

    Como cuidar do tecido?

    A caxemira é considerada um tecido muito forte e durável. Se você cuidar adequadamente dessas coisas, elas servirão fielmente a seus proprietários por muitos anos, sem deteriorar seu brilho original. No entanto, esse tecido requer um manuseio muito cuidadoso e cuidadoso.

    Produtos feitos de cashmere leve devem ser armazenados em um armário na posição horizontal, mas os casacos devem ser pendurados em cabides pequenos, caso contrário, dobras desagradáveis ​​podem aparecer na superfície.

    Não é recomendável usar a mesma peça de caxemira o tempo todo, o material deve necessariamente descansar um pouco a cada 2 dias de uso, caso contrário a peça começa a esticar e fica coberta de pellets. É melhor dar meias por um dia para 2-3 dias de descanso.

    A caxemira é lavada apenas à mão em uma temperatura não superior a 30 graus, e para isso você deve usar agentes de limpeza suaves.

    A máquina de lavar pode ser usada, mas apenas no modo delicado e sem girar no tambor.

    Os produtos devem ser levemente torcidos à mão, em nenhum caso torcendo a tela, normalmente ela é simplesmente umedecida com uma toalha e colocada em uma superfície horizontal longe de fontes de calor. Mas não vale a pena apresentar o ferro de caxemira - é melhor fazê-lo com um simples vaporizador.

    Se notar que com o tempo aparecem grânulos em alguns locais, retire-os com a mão ou com um pente.

    Comparação com outros tecidos

    A cashmere é frequentemente comparada à lã, mas esses materiais vêm de animais completamente diferentes. Assim, lã é o pêlo de uma ovelha, que é raspado, enquanto a delicada caxemira é apenas um subpêlo, a chamada penugem, que só se obtém penteando, e estritamente de certas raças de cabras.

    Deve-se notar que o número desses animais é pequeno, enquanto as ovelhas merino comuns são onipresentes em vários países do mundo.

    Quando os animais de cashmere são “realocados” para qualquer país, a penugem perde suas qualidades únicas. Um clima excepcionalmente severo, em que na estação quente a temperatura sobe para 40 graus, e no frio desce para -50, possibilitando que as cabras tenham a qualidade desejada de penugem. Quanto às características do consumidor, a caxemira é 8 vezes mais quente - suas fibras são ocas por dentro, criando proteção térmica adicional.

    O principal "concorrente" da caxemira ao costurar casacos é considerado drapeado - um tecido pesado de trama intrincada com um fio de lã. Drap tem propriedades de isolamento térmico devido à sua estrutura de duas camadas; este material é frequentemente usado para costurar roupas externas de inverno e outono-primavera. A caxemira é mais macia do que a cortina, exige manutenção complicada, mas essa vestimenta parece muito mais sólida. Por outro lado, o drapeado é mais prático e sua resistência ao desgaste é maior, portanto, na hora de comprar um casaco, é melhor dar preferência às composições mistas.

    Como distinguir de um falso?

    O aumento do preço dos produtos de caxemira levou ao fato de que um grande número de falsificações apareceu no mercado. Freqüentemente, usuários inexperientes podem ser enganados e obter uma qualidade completamente diferente do que esperavam.

    O primeiro indicador de que isso é uma farsa pode ser um preço baixo. Por exemplo, se lhe oferecerem um xale de 2 a 4 mil rublos, muito provavelmente, ele foi tricotado de lã com uma porção mínima de caxemira, e se o produto que você está oferecendo for ainda mais barato, pode ter certeza de que era feito de viscose simples ou acrílico.

    No entanto, vendedores inescrupulosos podem definir preços para seus produtos semelhantes aos feitos de caxemira natural, por isso é muito fácil ser enganado. Para evitar que isso aconteça, você deve estar ciente das principais diferenças entre o material e suas falsificações sintéticas.

    • A caxemira não pode ter cores saturadas, esse material é difícil de tingir, então qualquer tinta, quando aplicada na tela, adquire tonalidades esmaecidas esfumadas. É claro que os vendedores costumam garantir que o fio foi obtido a partir de penugem branca, mas mesmo neste caso, um tom brilhante não pode ser obtido em nenhuma circunstância.
    • Para enfeitar a aparência do tecido, alguns fabricantes adicionam até 10% de seda, isso pode ser visto a olho nu se você olhar mais de perto o tecido. Nesse caso, ele consiste em fibras de diferentes espessuras, e a diferença entre um fio de seda mais fino e um mais grosso será claramente visível.
    • Antes de comprar um produto de caxemira, aperte o tecido em suas mãos por 5 a 10 segundos. Se você tiver o original à sua frente, logo sentirá um leve calor nas palmas, já que a penugem tende a segurar, e até mesmo a intensificar.
    • Lembre-se de que a caxemira natural não pode brilhar, se você notar que suas fibras tremem ao sol, então você tem produtos sintéticos à sua frente.

    Avaliações

      Os donos de peças de caxemira dão as críticas mais positivas sobre este material: as peças são agradáveis ​​ao corpo, são macias, delicadas, leves. A pele respira livremente, mas ao mesmo tempo o material retém o calor do corpo humano. Essas coisas são simplesmente insubstituíveis no inverno. Os produtos são muito usados, não se desgastam, não se desgastam e não rolam, podem ser usados ​​por anos, mas somente com os devidos cuidados.

      Praticamente não há críticas negativas, já que o tecido é muito caro, tem um visual incrível, enfatizando o gosto de sua dona. No entanto, devido ao fato de haver muitas falsificações nos mercados e nas lojas, nem todos os compradores ficam satisfeitos com sua compra. A coisa se desgasta rapidamente, estica, aparece granulado e tudo isso, mesmo com os devidos cuidados. Não há o que fazer aqui, porém, vale lembrar que tais problemas não são típicos da caxemira real, e você só precisa ter cuidado na hora de comprar.

      2 comentários
      Esperança 01.03.2021 19:01

      Sobre a caxemira - com amor. Obrigado.

      Classe!

      Moda

      a beleza

      casa