Tipos de tecidos

O que é pelúcia e onde é usado?

O que é pelúcia e onde é usado?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Propriedades básicas
  4. Tipos de tecido de pelúcia
  5. Formulários
  6. Regras de cuidado

Existem muitos tecidos diferentes. Os materiais com cerdas macias criam uma atmosfera especial de calor e conforto e são muito populares entre muitas pessoas. Portanto, o pelúcia tem uma estrutura muito boa e um visual atraente. No artigo de hoje, vamos descobrir como é esse material e onde ele é utilizado.

O que é isso?

Plush é um tecido que possui fibras de 2 a 15 mm de comprimento. As fibras de um tal tecido podem ser esticadas ou dispersas ordenadamente sobre a área do material tecido. Em alguns casos, as vilosidades são encontradas apenas em uma determinada metade do produto.

A pilha, que se encontra no material considerado macio, encontra-se na sua face frontal. Pode ser diferente: lã, algodão, seda ou sintético. As vilosidades são sempre suavizadas para um lado. Pelúcia é aplicada com pincéis especiais.

Em casa, cuidar desse material é simples, basta usar tipos simples de pincéis.

Plush, como qualquer outro material tecido, tem suas próprias vantagens e desvantagens. Primeiro, vamos dar uma olhada em suas principais vantagens:

  • o material tem um aspecto estético e muito agradável, o que agrada muita gente;
  • pelúcia é caracterizada por indicadores de alta resistência;
  • o tecido tem excelentes qualidades de isolamento térmico;
  • pelúcia é universal para uso em vários campos e indústrias;
  • o tecido em questão não perde sua forma regular e cores atraentes por um longo período de tempo.

Infelizmente, pelúcia macia e aconchegante tem certas desvantagens:

  • o material é bastante caro, especialmente se seda natural estiver envolvida em sua produção;
  • pelúcia é capaz de acumular rapidamente depósitos de poeira em sua superfície;
  • as manchas são difíceis de remover do material em questão;
  • Se você cuidar da pelúcia incorretamente, ela pode se desgastar muito rapidamente e perder suas qualidades positivas originais.

História de origem

Acredita-se que o primeiro tecido de pelúcia com um pelo delicado e sedoso foi criado na China no século III aC. NS. No século 7, a tecnologia de fabricação dessa matéria era dominada no Oriente Médio. Foi de lá que o pelúcia veio para a Europa.

Seu próprio tipo de tecido macio no território da Europa foi criado no século XIII. Durante este período, a primeira guilda de tecelões de veludo foi formada em Veneza. Plush logo foi elevado à categoria de materiais de luxo. Eles começaram a costurar roupas de alta qualidade e até sapatos com ela. Freqüentemente, as coisas feitas com esse tecido eram decoradas com várias pedras preciosas ou outros componentes decorativos.

Inicialmente, apenas as pessoas mais ricas cobriam carruagens ou vários móveis com tecido macio.

Até 1623, o material em questão era importado da Europa para a Rússia. Isso continuou até o momento em que sua própria Velvet Yard foi fundada em Moscou. Tecido muito quente e bonito rapidamente conquistou o amor dos russos. Já na época do século 17, eles começaram a fazer casacos de pele de carneiro, lindos casacos com isso. Além disso, o pelúcia começou a ser usado na Rússia como tecido para estofados. Dela foram feitas cortinas e toalhas elegantes, além de tapetes para fixar nas paredes.

Depois de um tempo, adoráveis ​​brinquedos de pelúcia foram feitos com o tecido macio em questão. O mais famoso deles, o ursinho de pelúcia, até faz aniversário, que cai no dia 27 de outubro.

Propriedades básicas

O design de pelúcia e a metodologia de lançamento têm muito a ver com a criação do veludo. O tecido de pelúcia é caracterizado por um pêlo muito alto. É caracterizada por um ótimo nível de densidade, pelo que é perfeita para uma grande variedade de tipos de roupas e peças macias. Este material popular é caracterizado por sistemas de 3 fios.

Vamos entender as propriedades físicas básicas e as características do material de pelúcia de alta qualidade:

  • o indicador da densidade da matéria é representado por um valor de 500-850 g por metro quadrado. m;
  • o nível de higroscopicidade da pelúcia é de 7 a 12%;
  • parâmetro de resistência à tração da matéria - até 100 kgf;
  • o tecido considerado popular, caracterizado por um alto nível de maciez, não tem respirabilidade muito boa;
  • quanto à capilaridade da pelúcia, a taxa de absorção de umidade é bastante insignificante;
  • o tecido de pelúcia é caracterizado por um baixo nível de eletrificação.

O material não forma carecas feias ou linhas quebradas. É muito popular, mas requer cuidados adequados. Se você cometer algum erro ao fazer isso, poderá danificar seriamente o tecido.

Tipos de tecido de pelúcia

Existem várias variedades de tecidos de pelúcia de qualidade. A separação dos materiais ocorre de acordo com uma série de características específicas, como tecnologia de produção, matéria-prima utilizada, pelo e textura.

Por tecnologia de produção

Como afirmado acima, fazer pelúcia é muito parecido com fazer veludo. A principal exceção é o tamanho da pilha em produtos acabados. Além disso, durante a produção de pelúcia, 2 fios são aplicados na agulha. Por conta disso, as alças das bordas internas são alongadas e, no lado visível, ao contrário, encurtadas. As principais fibras do tecido em questão são chamadas de ground, e todas as demais são pelúcia. Para que um tecido de alta qualidade com uma superfície lisa seja obtido ao costurar hodja, é necessário colocar corretamente certos fios nas alças correspondentes.

Para obter material de corte de alta qualidade, são utilizadas máquinas especiais de circuito duplo. Em seu design, existe apenas 1 cilindro com agulhas do tipo reed. Outro dispositivo é equipado com ganchos ou agulhas especiais para fontes. Este projeto é chamado de arruela ondulada. Esses tipos de máquinas implicam em diversos tipos básicos de sistemas que garantem o processo de formação das vilosidades. Durante o funcionamento da agulha, são obtidos 2 fios de uma só vez, passando simultaneamente por cada um dos sistemas. Neste caso, as punções são realizadas em diferentes ângulos. Como resultado, uma rosca cilíndrica cria um solo e uma de pelúcia cria laços. Os laços são posteriormente cortados por meio de tesouras especiais de construção de disco.

Assim, com base em um tipo específico de matéria de pelúcia, diferentes categorias de instalações de produção estão envolvidas.

  • O material Kulirny é feito de fios de algodão ou viscose. O comprimento dos loops contra este fundo atinge 3 a 4 mm. Neste caso, os processos de produção são realizados em máquinas de circuito único.
  • O material Kulirny de um tipo de desenho ou um tipo de laço de pelúcia é produzido em uma máquina raschel especial.
  • Para criar tecidos de alta qualidade com alto velo (até 16 mm), são utilizadas máquinas raschel, bem como dispositivos arredondados de fluxo duplo.

Para matérias-primas

As fibras da estrutura de pelúcia são feitas de diferentes materiais:

  • algodão matérias-primas;
  • lã.

A versão em algodão é composta por um par de fios de urdidura e trama. O conteúdo dessas matérias-primas inclui fios feitos de seda viscose de alta qualidade, juntamente com lã. Como base, esse material acaba sendo muito mais denso.

Pelúcia de alta qualidade feita com lã é semelhante em muitos aspectos à pele com fios naturais na composição. A massa do tipo de tecido considerado por 1 sq. m pode atingir marcas de 500 a 850 g. O parâmetro de resistência à tração da matéria é de até 100 kgf.

O produto pode muito bem reter calor devido à presença de uma pilha densa de altura impressionante.

Na pilha

O material de pelúcia de alta qualidade pode diferir não apenas em sua composição e método de fabricação, mas também no estado da pilha. Existem variações.

  • A pilha de seda natural pode ser usada em produtos de qualidade. Ele praticamente não acumula poeira sobre si mesmo, mas precisa de cuidados cuidadosos e regulares.
  • Um tipo separado de pilha está disponível em materiais lisos. A estrutura adequada das vilosidades possui um material de pelúcia padrão. A altura de todas as suas superfícies é a mesma. Via de regra, tecidos com fibras semelhantes são usados ​​para estofar estruturas de móveis.
  • O tipo de pilha reforçada é mais frequentemente usado na produção de material moldado. Em tais tecidos, não é apenas reforçado, mas também cortado em alguns lugares.

Além disso, a pilha do material tecido em questão é:

  • unilateral;
  • bilateral.

O comprimento das vilosidades varia. Os espécimes de pêlo curto são caracterizados por um parâmetro de comprimento de até 8 mm e os espécimes de pêlo comprido - até 16 mm.

Por textura

A textura da superfície do material em questão é diferente:

  • suave;
  • em relevo;
  • moldado;
  • decorado com desenhos.

A superfície do tecido de pelúcia pode ser sólida ou padronizada. As variantes são comuns, implementadas na forma de listras estreitas ou largas, bem como padrões pequenos e grandes de vilosidades. Apesar de sua massa e espessura impressionantes, o pelúcia pode armar notavelmente.

Para poder formar a textura e textura necessárias ao tecido, em uma tela, podem ser utilizadas vilosidades de diferentes comprimentos e densidades, bem como a alternância de zonas fofas e lisas no pelúcia. O famoso pelúcia Minky é caracterizado por uma textura muito original. Este material é coberto com espinhas macias, parece interessante e incomum.

Muitas coisas diferentes são produzidas com esses tecidos, por exemplo, macacões infantis modernos.

Formulários

Atualmente, o tecido de pelúcia é muito procurado, pois pode ser usado em diversos setores. As seguintes coisas são feitas deste material fofo e macio:

  • brinquedos de qualidade para crianças;
  • casacos, casacos e casacos curtos de pele lindos e muito quentes;
  • roupas de lazer, que estão em grande demanda hoje;
  • uma variedade de coisas para bebês, de envelopes a cobertores ou macacões para bebês;
  • colchas e cobertores de pelúcia;
  • maravilhosos modelos de toalhas de mesa de grife, além de cortinas chiques com um visual original;
  • bancos para animais de estimação;
  • decoração de instalações oficiais e salas de concerto;
  • figurinos para apresentações teatrais, bem como cortinas de teatro.

É possível costurar uma grande variedade de coisas com material moderno de alta qualidade. Isso só confirma a versatilidade e multitarefa desse tipo de tecido.

Regras de cuidado

Não importa a cor do pelúcia: branco, rosa, marrom ou alguma outra. Em qualquer caso, este material necessitará de cuidados adequados e regulares. Não devemos esquecer que esse produto é exigente. É por isso que qualquer ação errada pode arruinar o material.

Para que um tecido atraente mantenha suas características positivas por muito tempo, é necessário cumprir uma série de regras importantes para o seu cuidado.

  • Recomenda-se que os produtos feitos de tecido de pelúcia sejam submetidos apenas à lavagem a seco de alta qualidade.
  • Se uma pessoa planejou lavar um produto de pelúcia por conta própria, então ele não deve ser espremido em qualquer caso. Neste caso, a lavagem deve ser feita exclusivamente no ajuste do modo delicado.
  • Para passar a ferro a matéria em questão, é aconselhável definir o modo "Vapor vertical". O engomar padrão pode danificar seriamente a aparência do produto.
  • Para remover a sujeira da superfície de pelúcia, não é permitido o uso de escovas muito grossas e produtos químicos agressivos.
sem comentários

Moda

a beleza

casa