Tipos de tecidos

Tudo sobre impressão em tecidos

Tudo sobre impressão em tecidos
Contente
  1. Visualizações
  2. Dicas para escolher uma técnica
  3. Como traduzir um desenho em casa?

Imprimir em tecido é uma posição altamente exigida e multivariada hoje. Praticamente qualquer impressão pode ser feita em qualquer tecido. E isso é interessante tanto para quem abre um pequeno negócio quanto para quem tem grande apetite pela produção. E também pode ser interessante para os experimentadores, porque alguns tipos de impressão são possíveis até em casa.

Visualizações

Os tipos mais interessantes e eficazes devem ser considerados com mais detalhes.

Transferência térmica

Este é o nome do método de transferência de uma imagem para uma superfície associada a uma exposição de curta duração à temperatura, ou seja, uma temperatura de 120 a 190 graus. E também a tecnologia prevê a presença de uma portadora intermediária. Ele e a superfície do produto entram em contato brevemente, aquecem. As principais vantagens dessa tecnologia: transferência instantânea, preservação de toda a paleta de cores, capacidade de imprimir cópias avulsas (ou seja, não em produção em massa) e, finalmente, obter uma imagem resistente à lavagem.

O que mais é importante saber sobre transferência térmica:

  • qualquer impressora colorida pode ser usada;
  • a durabilidade depende da qualidade do papel e também das propriedades da tinta;
  • o melhor será a imagem aplicada por dispositivos que trabalham com tinturas sólidas (não têm medo de água nem de calor);
  • a mídia intermediária é um papel transfer coberto com o filme mais fino, que é transferido para o tecido junto com a própria imagem;
  • se precisar imprimir em uma superfície clara, use papel com camada transparente de plástico, se for escuro e colorido - com opaco branco;
  • As prensas de transferência térmica são muito diferentes - manuais e semiautomáticas, grandes e compactas;
  • se for necessário selar os dois lados, a placa inferior da impressora é disposta com uma folha de teflon para que o desenho na parte de trás não grude.

A transferência térmica no dia a dia, aliás, também é real. Só que não será uma técnica de grande porte, mas um ferro comum, que será uma prensa térmica. Verdade, não é tão fácil. Mesmo o tempo de transferência aumentará e, se a pressão não for suficiente, rejeições não podem ser evitadas. A produtividade do ferro é, obviamente, baixa e os papéis especiais não podem ser usados ​​de forma alguma. E lavar tecidos com essa imagem é difícil. Mas com imagens pequenas, não deve haver problemas.

Em geral, a tecnologia de transferência térmica é adequada para gráficas pequenas e modestas, estúdios de design e agências de publicidade, gráficas. E prevê apenas pequenas edições.

E para que a imagem também seja lida normalmente, ela é impressa em uma imagem espelhada.

A transferência térmica pode ser encerrada por separação a quente ou a frio. Quente significa a separação do papel especial imediatamente após o aquecimento, a tinta ainda estará quente. Parte dele permanecerá no tecido, parte no papel de transferência. A saturação das cores em uma superfície escura nem sempre é 100%. Mas a camada de tinta é macia ao toque.

A casca fria significa que o papel não se solta do substrato até que tenha esfriado completamente. Toda a tinta vai para a base têxtil. A imagem em si ficará brilhante, bastante densa e áspera. Isso a distingue da separação a quente suave. Mas esse método imprime mais facilmente em superfícies escuras.

Silkscreen

Outro nome para o método é impressão da tela. O motivo é transferido para o tecido por meio de redes especiais, através de sua base a composição do corante entra no tecido. Esta impressão distingue-se por uma preparação bastante cara, pois cada tipo de tinta requer seu próprio estêncil. A serigrafia permite interagir com diferentes tecidos: naturais, sintéticos, artificiais, misturados. Tecidos claros e escuros exigem cores diferentes, ou seja, os tons aplicados ao tecido são bastante variados. Monocromático e multicolorido brilhante - a impressão em serigrafia transfere qualquer imagem para a base com igual sucesso.

Este método está quase sempre associado a máquinas de grande porte e, portanto, o lote de produtos impressos também pode ser grande. Quanto maior a circulação, mais barato para o cliente. Mas a preparação é um momento que pode confundir quem escolhe uma impressora de tecidos. Na verdade, você precisa personalizar os formulários, preparar a própria máquina e assim por diante. Mas a velocidade de impressão será vantajosamente alta e o custo de transferência da imagem será relativamente barato. Por fim, o principal é que a qualidade da impressão é alta, e o produto com o padrão transferido não tem medo de lavar e se desgastar.

As máquinas de impressão de tela podem ser:

  • cadinho - as superfícies impressas e de forma são planas;
  • impressão plana - sua superfície de impressão é plana, a superfície de suporte tem a forma de um cilindro;
  • rotativo - cilíndrico aqui são as duas partes principais e essas máquinas funcionam com materiais laminados.

Existem máquinas monocromáticas, ou seja, têm uma seção de impressão, existem máquinas bicolores - e isso já é uma instalação de carrossel inteiro. A impressão em tela de seda também requer uma estrutura de secagem.

A impressão é seca após a aplicação de cada composição de cor, pois elas devem ficar planas, excluindo qualquer mistura.

As tintas para serigrafia precisam ser densas e opacas. Pode ser um conjunto de tríades ou pode ser um conjunto de cores pronto. Existem tintas complexas volumosas, existem aquelas com brilho metálico, fluorescentes, ultravioletas e outras. E para este tipo de impressão em tecidos, é necessária uma lâmina de rodo. Sem um rodo, você não conseguirá empurrar a tinta pela malha. Imprimir em tecidos claros com este tipo de transferência de tinta não é um problema, mas em tecidos escuros não é tão simples.

Primeiro, você terá que aplicar um substrato leve, que será impresso com tintas de processo. Ou você pode primeiro aplicar cores claras e, em seguida, aquelas que são mais escuras (ou seja, as claras se tornarão o plano de fundo para as escuras). Normalmente são usados ​​corantes de corrosão. A principal vantagem dessa impressão é o baixo custo para grandes tiragens, a resistência ao desgaste dos tecidos acabados e a excelente velocidade de impressão. Mas a principal desvantagem é a pré-impressão séria, custos consideráveis ​​para a própria técnica e a dificuldade de impressão no escuro.

Digital

É um método de impressão de um meio digital específico. E a qualidade da imagem depende justamente das propriedades da impressora, que a transferirá para o tecido. Para uma impressão de qualidade, as impressões digitais devem ser perfeitas. A imagem é aplicada usando um método de jato de tinta e ainda precisa ser seca. A tinta é melhor aplicada em tecidos brancos e de cores claras. Bem, se os tecidos são muito escuros, você pode ter que fazer um revestimento claro primeiro.

A principal vantagem dessa impressão é a preparação rápida da pré-produção e a impressão com a mais alta resolução. E as fotos podem ser alteradas rapidamente, sem muito esforço. Ainda assim, a impressão digital não pode ser considerada barata. E o ciclo completo, se você realmente calcular, levará de 5 a 15 minutos por item. Para um pequeno lote, por exemplo, camisetas, é uma opção e tanto.

O tamanho da impressora também limita o tamanho da imagem transferida, é claro.

Sublimação

E há também uma versão de sublimação da impressão digital, na qual se espera que os corantes dispersos sejam aplicados a um meio de poliéster. E o desenho (ou fotografia) será fixado aquecendo a transportadora em fornos de túnel especiais, vapores a vapor ou termopares. Este método é mais frequentemente usado para transferir imagens para tecidos sintéticos. Por exemplo, roupas esportivas. O padrão ficará firme no tecido, mas ao mesmo tempo não será sentido ao toque.

E não é assustador lavá-lo, e não tem medo do desgaste e do desgaste, e não tem medo do desgaste ultravioleta, assim como do atrito. O brilho da imagem com o método de sublimação resiste à comparação competitiva com os métodos acima. Já o método de sublimação é adequado apenas para estampas em tecidos leves, e até mesmo no processo de fabricação das mesmas roupas. Colocar algo no desenho acabado, em cima dele simplesmente não funcionará. Ou seja, ao adquirir tal coisa, você precisa entender que a impressão por sublimação já foi investida no seu custo.

Dicas para escolher uma técnica

Resumindo, como escolher o melhor tipo de impressão, podemos afirmar isso. As imagens aplicadas com a impressão em serigrafia são consideradas quase eternas. Sim, será caro, mas a abrasão da impressão é mínima. O que não se pode dizer sobre a impressão, que foi criada por transferência térmica - é menos estável. Mas a serigrafia valerá a pena se uma grande circulação for necessária. A transferência térmica não depende da questão do preço da circulação, aquela camiseta, aquela 20 será estampada, provavelmente pelo mesmo preço.

A impressão por sublimação é mais usada em tecidos sintéticos (mas há muitas restrições, você não pode imprimir muito em camisetas pretas). E há também a impressão direta nos têxteis, que dispensa portadores intermediários - em qualquer tecido de luz natural, a impressão será bem-sucedida, com alto nível de detalhamento e qualidade fotográfica.

Como traduzir um desenho em casa?

O decalque para camisetas é uma maneira de fazer a impressão no tecido em casa. E você pode imprimir um desenho com a mesma impressora convencional, que antes era usada apenas para papel. Ou seja, os principais equipamentos desse negócio serão um computador e uma impressora. E você também precisará de fita adesiva (você pode substituí-la por fita de montagem), papel grosso, tesoura, pano. Se for algodão, as chances de sucesso são maiores. Como transferir o desenho para o jeans, por exemplo, o tecido dificilmente funcionará.

É assim que o processo se parece.

  • Coloque um pedaço de tecido em uma folha de papel, cole cuidadosamente nas bordas com fita adesiva ou fita adesiva.
  • Precisamos ter certeza de que está tudo bem, não torto. Só então a folha é inserida na impressora, e você pode clicar em "imprimir".Não haverá resultado reativo, mas em geral a velocidade de impressão não deve ser muito diferente da usual.
  • Assim que a folha com a impressão sair, você não pode tocá-la imediatamente.
  • Em seguida, um ferro é levado e o trabalho acabado é passado por uma folha fina de papel. Você precisa passar por pelo menos 30 segundos. Isso vai secar a tinta mais rápido e aderir melhor à superfície.

Se você ficar sem ferro, a imagem vai secar por pelo menos meio dia. E só depois disso, o tecido é retirado com muito cuidado do lençol.

Ou você pode simplesmente cortar a folha em torno do perímetro. Um método simples que vale a pena pegar em um lápis. Você pode mudar o tecido, decorá-lo não só com bordados meticulosos, mas também com estampas. E ela, por sua vez, oferece mais de uma opção acessível e de alta qualidade.

sem comentários

Moda

a beleza

casa