Terrário

O que são terrários de cobras e como equipá-los?

O que são terrários de cobras e como equipá-los?
Contente
  1. Visualizações
  2. Dicas de Seleção
  3. Arranjo

Hoje em dia, os animais exóticos, incluindo, é claro, os répteis (e as cobras não são exceção), não são mais algo sobrenatural. Agora, em muitas casas, apartamentos e até escritórios, você pode encontrar animais de estimação exclusivos. No entanto, aqueles que desejam tê-los devem saber o que são os terrários para os diferentes tipos de cobras e como equipá-los adequadamente. É importante levar em consideração que seu conteúdo, apesar da relativa simplicidade, exigirá certos custos financeiros.

Visualizações

Atualmente, existem diferentes tipos de compartimentos de cobras. Neste caso, estamos falando de estruturas transparentes que contêm répteis amantes do calor que não são adequados para viver em apartamentos ou casas.

Deve-se notar que, em paralelo, o terrário muitas vezes se torna um elemento decorativo do interior. Os modelos disponíveis hoje são diferenciados por finalidade, forma e dimensões.

Por formulário

Este parâmetro é determinado pelas características dos animais de estimação. Hoje, as seguintes opções para terrários podem ser distinguidas:

  1. Horizontal - focado na manutenção de espécies terrestres, preferindo não se mover em árvores e superfícies verticais.
  2. Vertical - destinam-se principalmente ao habitat de espécies arbóreas.
  3. Cúbico - um tipo intermediário, cuja principal característica são as mesmas dimensões lineares. Esses modelos são relevantes para cobras, que em seu ambiente natural usam superfícies horizontais e verticais para se mover.

Ressalta-se que, independentemente da configuração das instalações em questão, é necessário cuidar da sua disposição.Além de criar um microclima favorável para os habitantes do terrário, vale a pena colocar troncos, abrigos e outros acessórios na habitação da cobra.

Por tamanho

Inicialmente, é necessário atentar para o fato de que as dimensões da morada da cobra são determinadas pelas características individuais de seus futuros habitantes. Os indicadores médios neste caso são 110x70x70 cm. A propósito, criadores experientes não recomendam colocar pequenos indivíduos em um grande terrário imediatamente para evitar estresse.

A opção ideal é quando a diagonal da base da estrutura é compatível com o corpo do habitante. Como mostra a prática, tais proporções fornecem as condições de vida mais confortáveis ​​para o réptil, incluindo o microclima. Ao mesmo tempo, para uma cobra inativa com um comprimento de corpo de cerca de 2 metros, um terrário com uma diagonal de 1,5 metros é o ideal.

Dicas de Seleção

Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre o tipo (formato) do terrário. Este momento será determinado pelas características do estilo de vida do futuro inquilino. Estas são as seguintes opções:

  1. Pythons verdes, boyies e outras cobras de árvore são modelos verticais.
  2. A jibóia cubana, a cobra de cauda fina e outros representantes de espécies semilenhosas são estruturas cúbicas.
  3. A cobra leiteira, o píton-rei e outros répteis terrestres são terrários horizontais.

Em seguida, é importante escolher as dimensões corretas para a estrutura. Saber os tamanhos reais e potenciais de seu animal de estimação não é difícil de fazer isso. É importante nesta fase levar em consideração que zonas com diferentes temperaturas serão criadas no terrário. Para cobras terrestres e cobras arbóreas, os parâmetros-chave serão comprimento e altura, respectivamente.

Por exemplo, para uma cobra-milho adulta, um terrário de até 15 cm de altura será suficiente.

Arranjo

Em qualquer terrário, devem ser criadas as condições mais confortáveis ​​para a cobra. Para isso, deve estar devidamente equipado, prestando atenção ao concluir cada pequena coisa. Para iniciantes, este processo pode parecer simples à primeira vista.

No entanto, é importante lembrar que a saúde e a expectativa de vida de um animal de estimação dependerão diretamente da competência com que sua casa será projetada e equipada.

Aquecimento

Previsivelmente, um dos pontos principais é garantir o regime de temperatura correto. É importante lembrar que cada espécie tem seu próprio desempenho ótimo. Mas, independentemente de tais nuances, duas zonas de temperatura são criadas em terrários, a saber: cantos quentes e frios. Os elementos de aquecimento são colocados no primeiro, enquanto no segundo as leituras do termômetro serão menores e a umidade, ao contrário, será maior.

Hoje, as habitações das cobras são aquecidas com os seguintes dispositivos:

  • cordões térmicos e pedras térmicas;
  • Elementos de aquecimento planos sob a forma de tapetes;
  • emissores de cerâmica;
  • lâmpadas infravermelhas e de espelho;
  • Lâmpadas incandescentes.

Água

Qualquer terrário para cobras, independente da espécie, deve ser dotado de áreas com diferentes níveis de umidade. Ao mesmo tempo, é importante que o inquilino tenha a oportunidade de se acomodar confortavelmente em cada um deles.

Via de regra, para esses fins, são criados abrigos nos quais é colocado material higroscópico umedecido periodicamente. Essas zonas são chamadas de "câmaras de umidade".

Não se esqueça de beber água para a cobra, que é vital para a maioria das espécies. Como fontes apropriadas, são utilizados recipientes de vidro ou plástico de qualidade alimentar, cuja capacidade depende do tamanho e das características biológicas do animal. É importante notar que a maioria dos répteis domésticos terrestres requer uma quantidade mínima de água, enquanto as espécies semiaquáticas podem precisar de um pequeno corpo de água.

Priming

É imediatamente importante notar que esse enchimento para terrários não desempenha apenas uma função decorativa.O solo em tais habitações de cobras acumula umidade e também representa o ambiente através do qual o animal se move e no qual pode se esconder. Não se esqueça também do solo para plantar plantas com o propósito de ajardinar o terrário da cobra doméstica.

A lista dos tipos de solo mais comuns inclui:

  1. A mistura de envasamento é mais útil para répteis que vivem em ambientes verdes.
  2. Areia adequada para espécies áridas.
  3. Sphagnum, que é higroscópico e permite manter a umidade elevada.
  4. Cascalho, que será a solução ideal para manter as cobras semi-aquáticas ou na água.
  5. Argila expandida, caracterizada pela porosidade e baixa condutividade térmica.
  6. Lascas de coco com boa retenção de umidade.

Além de tudo o que foi dito acima, são frequentemente utilizadas grandes aparas de madeira. Este material é fácil de limpar, o que permite manter o terrário limpo sem muito esforço e tempo.

Iluminação

As fontes de luz com características diferentes são lâmpadas incandescentes convencionais e dispositivos fluorescentes e LED. Deve-se sempre lembrar que os répteis de terrário precisam de radiação ultravioleta para:

  • a produção de quantidades suficientes de vitamina D;
  • normalização do metabolismo mineral;
  • estimulação da reprodução;
  • estabilização do comportamento.

Via de regra, as lâmpadas fluorescentes ajudam a criar um microclima confortável para répteis e anfíbios, que, levando em consideração o espectro UV, são divididos nas seguintes categorias:

  1. Com baixo teor de UVB (até 2%) - irradiação moderada de cobras.
  2. UVB na faixa de 4-5% são relevantes para manter répteis com requisitos médios de radiação.
  3. UVB de 7 a 10% - projetado para moradores de terrários com maior necessidade de radiação ultravioleta.

Fontes de luz médica (quartzo) e eritemal são utilizadas exclusivamente para sessões de tratamento.

Ventilação

O funcionamento dos aquecedores está diretamente relacionado ao movimento de convecção do ar dentro do terrário. Você pode conseguir uma circulação contínua e ao mesmo tempo fraca colocando grades de ventilação em áreas frias e quentes. A taxa de troca de ar é ajustada mudando as áreas de ventilação de entrada e saída.

É interessante notar que de forma semelhante, o regime de umidade e, em certa medida, o regime de temperatura são regulados em paralelo.

Abrigos

Na esmagadora maioria dos casos, essas construções são necessárias para manter muitos tipos de cobras. É importante lembrar que o esconderijo não precisa ser espaçoso, pois os terrários se sentem seguros em contato com as paredes do abrigo. Caso contrário, não há requisitos estritos para a configuração das estruturas e materiais de que são feitos.

O principal é que a entrada permite que a cobra entre com o estômago cheio.

Paisagismo

Muitos proprietários de cobras prestam atenção especial ao cultivo de várias plantas em seus terrários. No entanto, é importante notar que a presença de paisagismo natural não está incluída na lista de apetrechos vitais e necessários do habitat dos animais exóticos em questão. Por outro lado, as plantas vivas aumentam muito o efeito decorativo do próprio terrário.

Entre outras coisas, os representantes da flora têm um efeito benéfico no microclima. E estamos falando, em particular, sobre o modo de umidade.

Também é importante notar que tal projeto permite criar condições de vida confortáveis ​​para pequenos espécimes pertencentes à espécie de cobras arbóreas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa