Dançando

Tudo que você precisa saber sobre lambada

Tudo que você precisa saber sobre lambada
Contente
  1. Peculiaridades
  2. A história do surgimento da dança
  3. Como dançar?
  4. confecções

Lambada é um estilo popular de música e dança. Ela apareceu no norte do Brasil. A lambada ganhou maior popularidade nas décadas de 1980 e 1990.

Peculiaridades

Lambada é uma dança de pares, cujas ideias principais são juventude eterna e beleza, sensualidade. Seu nome se traduz como "beijo apaixonado". Mas há uma outra tradução - "golpe de pau", e essa designação fala da conexão entre lambada e karimbo, que é executada com o som alto de tambores.

Os principais em lambada são movimentos rotacionais dos quadris. É uma dança de 4/4 metros com ritmo de 70 compassos em um minuto. A primeira parte da barra deve ser lenta e as outras duas partes devem ser aceleradas. Você pode dançar tanto em um local como se movendo pelo local. Um traje tradicional para dançarina é uma saia volumosa com muitos babados fofos. Deve terminar logo acima do joelho.

O movimento principal nesta dança são os oito quadris. É necessário dançar em um ritmo rápido, sem perder o equilíbrio e a harmonia com voltas bruscas e outros movimentos complexos.

E também uma característica importante da lambada é que durante a dança, as pernas e quadris dos parceiros devem estar em contato constante.... As figuras de lambada podem ser executadas em qualquer ordem.

A história do surgimento da dança

Esse estilo popular é baseado nas técnicas da dança do carimbo, que eram executadas pelos índios da Amazônia. Os predecessores da lambada incluem danças como matchish, forro.

A dança Karimbo existe desde os dias em que o Brasil era uma colônia portuguesa.Essa dança sensual baseava-se no fato de que os parceiros em processos de movimentos rápidos tentavam "cobrir" os parceiros com suas saias largas exuberantes. Durante a dança, eles tocaram tambores de madeira.

Com o tempo, o karimbo começou a mudar, novos ritmos e movimentos surgiram. Devido à proximidade das ilhas caribenhas, a dança foi muito influenciada pela cultura caribenha. Depois de um tempo, as estações de rádio começaram a chamar a nova dança de "ritmos lambada". Este nome passou a ser associado a um estilo de dança completamente novo.

A cidade de Porto Seguro é considerada o berço do estilo, está localizada no Brasil. O produtor Olivier Lamotte visitou esta cidade nos anos 80 do século passado. Por ter estado lá no carnaval, ele queria levar esse estilo de dança para diversos países. Na França, Lamotte formou o grupo musical Kaoma. Incluía artistas negros.

No final dos anos 80, a banda gravou a composição musical Lambada. Suas letras foram emprestadas de outra banda boliviana (Los Kjarkas). Depois disso, a mais popular foi a versão instrumental da melodia. Desde então, a canção lambada passou a ser associada à dança lambada. Após seu lançamento, a dança também ganhou imensa popularidade em todo o mundo. A composição foi traduzida para vários idiomas.

Mais tarde, até foi filmado um vídeo. Ele retratava uma garota loira branca dançando com um garoto negro. Ao final do vídeo, a menina recebe por isso um tapa na cara do próprio pai. Mas, após o lançamento da música Lambada, o grupo musical Kaoma passou a ser acusado de plágio. Los Kjarkas até a processou. Kaoma perdeu o julgamento e os músicos tiveram que pagar uma multa.

Na URSS, a canção tornou-se especialmente popular: uma tradução de seu texto foi até publicada no Pionerskaya Pravda. Mais tarde, a dança foi ensinada nas escolas. E também por todo o país, começaram a aparecer círculos onde se ensinava lambada.

O compositor Vladimir Migulya se tornou um dos performers soviéticos no estilo lambada. Sua composição "Black Sea Lambada" ainda participou do prestigioso festival "Song-90".

Na Rússia, o estilo ficou conhecido graças ao cantor Sergei Minaev. Cassetes com sua composição esgotaram quase imediatamente. Os ritmos desta dança começaram a espalhar-se nas discotecas juvenis.

Além disso, essa composição ainda apareceu no desenho animado "Bem, espere!". Lebres africanas dançaram com ele. Os filmes Lambada e Danças Proibidas foram dedicados a este estilo de dança.

Os fãs de música e dança começaram a se encontrar com frequência no Parque Mariinsky. Lá eles trocaram fitas cassete e também competiram em suas habilidades de dança. Com o tempo, apareceu o famoso festival da lambada.

À medida que a lambada se espalhava pelo mundo, a dança começou a mudar significativamente. Afinal, não havia dançarinos profissionais suficientes para fazer vários shows e filmes, dançarinos simples começaram a fazer suas próprias mudanças. Na lambada, elementos giratórios e acrobáticos foram adicionados.

Depois de um tempo, a música e a dança da lambada começaram a ser esquecidas. Muitos dançarinos começaram a misturar este estilo com outros. A música costumava ser combinada com influências caribenhas. No futuro, a lambada tradicional recuperou sua popularidade anterior, embora não houvesse mais muitos truques acrobáticos nela. A dança se tornou muito mais terna, sensual.

Há um mito de que no Brasil a lambada foi proibida antes de a música ser lançada devido ao excesso de franqueza. Embora, na realidade, outra dança (matchish) fosse proibida. Seus movimentos pareciam os de uma lambada.

Como dançar?

Muitas pessoas pensam que essa dança é bastante difícil de executar. Mas hoje em dia existem muitos tutoriais detalhados para iniciantes. Eles o ajudarão a aprender como executar a lambada corretamente sem sair de casa. Vamos descobrir como dançar aos pares e sozinhos.

Emparelhado com

Nesse caso, o homem deve segurar a cintura de sua parceira, enquanto ela deve colocar a mão esquerda em seu ombro. O parceiro deve estender a mão esquerda de forma que fique entre ele e a mulher.

Depois disso, o homem precisa segurar a mão direita da garota e mantê-la fechada na região do peito. Além disso, as pernas das pessoas que dançam se tocam um pouco. Em qualquer caso, ao realizar uma dança de pares, o homem faz todos os movimentos apenas com o pé esquerdo, e a menina com o direito, e eles terminam os movimentos, pelo contrário, a menina com o pé esquerdo, o homem com o direito.

Um parceiro pode colocar o pé inteiro de uma vez, enquanto uma mulher dança melhor apenas na ponta dos pés. Além disso, ela deve manter as pernas retas. Caso contrário, o casal não será capaz de realizar movimentos harmoniosos e voltas complexas corretamente.

Por ele mesmo

Se você está aprendendo a dançar, é melhor escolher uma sala bastante espaçosa para treinar. É necessário ficar em pé. Primeiro, "circule" lentamente os quadris no ar na forma de um oito. Depois de bastante treinamento, você precisa aprender a mover os quadris o mais rápido possível.

No processo de tais movimentos, o corpo deve ser transferido de um pé para o outro. Em seguida, um elemento adicional é adicionado - etapas. É preciso repetir todos os movimentos, avançando um pouco.

A combinação de todos os movimentos deve parecer orgânica e bonita. No processo de execução, as pernas são colocadas alternadamente em diferentes direções.

Será muito difícil usar todo o corpo de uma vez ao executar uma dança, portanto, somente depois de aprender a executar corretamente todos os movimentos acima, você deve adicionar elementos que são feitos com as mãos. Eles devem ser levantados e sacudidos sucessivamente.

Quando você tiver trabalhado completamente todos os movimentos, você deve calcular o ritmo. Uma lambada tradicional deve ser feita com bastante rapidez.

Qualquer forma ao ensinar, você precisará de um grande espelho para ver seus próprios movimentos. Também é recomendado incluir composições musicais apropriadas durante o treinamento. É melhor usar roupas tradicionais imediatamente.

Os especialistas recomendam o treinamento não sozinho, mas em grupo. E você pode se alinhar com uma "locomotiva". Todos os movimentos em conjunto com os passos são executados de forma a conseguir a sincronização.

confecções

Para dançar a tradicional lambada, é preciso escolher a roupa certa.

  • Para mulheres. O parceiro deve estar vestido com uma blusa curta e uma minissaia, decorada com franjas e franjas. Durante a dança, a saia deve se abrir, dando mais dinamismo. Você pode dançar a lambada descalço, mas ainda assim é aconselhável usar sapatos com salto pequeno. Esses sapatos podem enfatizar a beleza e a magreza das pernas. Recomenda-se prender o cabelo em um coque bem pequeno ou apenas deixá-lo solto.

  • Para homens. Para os parceiros, a melhor opção seria uma camisa multicolorida, calça lisa.

Agora existem aulas de dança detalhadas, então você pode aprender lambada não só por vídeo da Internet... Você pode recorrer aos serviços de um treinador de dança.

Recomenda-se aprender lambada em um estúdio profissional, pois este estilo possui muitas nuances importantes que são bastante difíceis de aprender sozinho sem a explicação de um profissional.

sem comentários

Moda

a beleza

casa