Dançando

Tudo sobre break dance

Tudo sobre break dance
Contente
  1. História
  2. Tipos e movimentos
  3. confecções
  4. Musica para dançar
  5. Como aprender a dançar?

O break dance moderno não é apenas uma dança comum, mas um verdadeiro fenômeno cultural muito popular entre os jovens e os mais velhos. Além da própria arte da dança, possui filosofia e história próprias.

História

Segundo vários especialistas, o break dance surgiu no final dos anos 60 do século XX, em uma das áreas mais pobres de Nova York - o moderno Bronx. Aos poucos, a arte da dança começou a se espalhar por outras cidades dos Estados Unidos, o que permitiu que se tornasse um verdadeiro fenômeno entre os jovens. A tendência moderna desenvolveu-se rápida e passo a passo em todo o país, a partir do qual as pessoas aprenderam em outros estados.

Os principais elementos da dança break são movimentos intermitentes e acrobacias que vêm da cultura africana.

Tipos e movimentos

A arte da dança contemporânea é convencionalmente classificada em dois tipos principais - break dance inferior e superior, que costumam ser combinados entre si. Se para o tipo superior uma pessoa deve ter alta plasticidade, improvisação e flexibilidade, então para o tipo inferior, uma boa forma física é necessária. Apesar da opinião prevalecente, a divisão da dança acima descrita é usada principalmente por países pós-soviéticos.

Os termos "superior" ou "inferior" surgiram pela primeira vez na URSS, em meados da década de 80 do século XX. Além das variedades descritas acima, na arte da dança moderna você pode encontrar a definição de Seven to smoke - um tipo de dança break em pares, em que os dançarinos realizam movimentos a partir de certas posições e linhas. A principal tarefa deste tipo é dançar este ou aquele elemento melhor do que a dupla anterior de participantes.

Movimentos básicos que formam a base de qualquer técnica de dança.

  • Top-Rock. Na verdade, este elemento é um aquecimento de alta intensidade do corpo antes da implementação de movimentos mais complexos e fisicamente carregados. É caracterizada pelos passos rápidos e pequenos saltos da dançarina. Também é realizada para aquecer o público e aumentar o interesse no número futuro.
  • Derrubar. Um movimento básico que permite que o corpo apareça em queda livre. Apesar do fato de que na prática você pode encontrar um número bastante grande de variedades deste elemento de dança, a mais popular e mais simples é a queda do joelho. Uma ação semelhante é realizada por meio de um movimento circular e uma rápida descida do corpo sobre uma das pernas dobradas.
  • Moinho de vento. O nome do elemento é traduzido do inglês como "moinho". Este é o exemplo mais marcante de movimentos de dança poderosa. Ao executá-lo, o dançarino deve usar um grande número de músculos, incluindo costas, quadris e pernas. É caracterizada por um arremesso brusco das pernas para o ar, uma deflexão interna do braço de apoio e uma transferência gradual do peso corporal para a articulação do ombro.
  • Congelar. Uma técnica com a qual um dançarino consegue criar um efeito de congelamento. Na maioria dos casos, é usado para separar certas técnicas ou ciclos de ações que são característicos de um determinado grupo ou direção de estilo. Nesse caso, as pernas praticamente não são utilizadas.

Os elementos de dança acima são básicos. Para técnicas mais avançadas, existem mais de 100 variações diferentes na prática, incluindo Spiderman, 3D, Waving, Gilding, Robot, Saccin, Fillmore e muitos mais. Quanto mais complexa for a ação, mais eficaz será a dança em si.

Diminuir

Convencionalmente, o break dance inferior é classificado em três tipos básicos: F, H, B. Para o primeiro caso, a rotação rápida das pernas ao longo da guia axial do corpo é característica, enquanto as mãos atuam como um suporte, alternando com uns aos outros.

Uma característica especial da variedade H é a rotação rápida do dançarino enquanto fica de pé sobre a cabeça. O tipo B é caracterizado por um grande número de rotações diferentes nas omoplatas e na parte central das costas.

Superior

Uma característica distintiva da variedade superior é um grande número de movimentos "quebrados" e a presença de elementos de dança "ondulados". Basicamente, para este tipo, é utilizada a chamada técnica King tut, cuja característica é a execução de quaisquer movimentos exclusivamente em ângulo recto.

O break dance superior é muito mais lento do que o inferior porque, para muitos dançarinos e espectadores novatos, se assemelha a um vídeo de dança filmado em câmera lenta. A variedade pode ser usada sozinha ou em combinação com técnicas inferiores.

confecções

Além do treinamento em técnicas especializadas, também é necessário saber que tipo de roupa é usada para a dança. Esses atributos são importantes não apenas para garantir um movimento mais livre - as roupas funcionam como a principal ferramenta que permite ao dançarino se apresentar e expressar seu próprio personagem em público.

Um guarda-roupa bem escolhido também pode aumentar o reconhecimento de um indivíduo ou de um grupo inteiro de dançarinos. A equipe geralmente usa as mesmas cores que estão associadas a uma determinada equipe de dança.

As roupas mais usadas na dança break.

  • Calça. Este item de guarda-roupa não precisa ser esportivo. O principal é que as calças não prendem a bailarina, têm uma boa largura de passo e um comprimento confortável. Recomenda-se selecionar tais características estritamente de acordo com as características individuais da estrutura corporal. Como mostra a prática, um corte muito baixo de calças muitas vezes leva a várias dificuldades e erros em relação à execução de um elemento de dança particular.
  • Moletons. Hoodies, camisolas ou parkas são mais frequentemente usados ​​como casacos. A principal vantagem deste elemento de guarda-roupa é a presença de material macio e a ausência de rigidez nos movimentos de dança.Os especialistas recomendam escolher camisolas de rodapé, lã ou tecido de malha. Uma vantagem igualmente importante do moletom é a capacidade de dançar qualquer tipo de break dance na rua sem medo de pegar um resfriado ou congelar.
  • Camisetas. Na arte da dança, não existem requisitos específicos aplicáveis ​​a uma determinada peça de guarda-roupa. Uma pessoa que realiza certos movimentos pode praticar o breakdance com uma camiseta clássica e uma camiseta. Não é incomum que dançarinos modernos usem casacos de verão como principal ferramenta de autoexpressão, preferindo logotipos, desenhos, memes ou qualquer outro elemento de design gráfico e cultura.
  • Sapato. Para a dança popular, nada melhor do que um tênis confortável e um tênis esportivo. Antes de comprar esses sapatos, preste atenção na espessura e estrutura da sola. Um bom tênis de corrida deve ter um alto valor de tração para a dançarina no piso deslizante.

Para executar as variedades intermediária e superior, normalmente são usados ​​tênis ou tênis de cano alto, que fixam efetivamente o tornozelo e reduzem a probabilidade de lesão do tecido articular.

Além dos itens de vestuário descritos acima, atenção especial deve ser dada aos acessórios adicionais. Na cultura do break dance moderno, é costume usar uma bandagem brilhante na perna ou braço, bem como bonés ou bandanas. Essa característica se explica pelo fato de a arte da dança ter sido originalmente praticada por gangues de rua dos Estados Unidos.

Um elemento igualmente importante da arte da dança são dispositivos especializados chamados pulseiras. O objetivo principal deste acessório é reduzir o impacto negativo nas articulações e tecidos musculares dos braços ou pernas, que muitas vezes estão sujeitos a um estresse intenso e pesado.

Musica para dançar

A música na dança break é um elemento fundamental da arte da dança, sem a qual qualquer outra ação é destituída de qualquer sentido. Para a dança popular e contemporânea, geralmente são utilizadas composições rítmicas com muito baixo e os chamados solavancos.

Além dos recursos descritos acima, o acompanhamento musical deve ser distinguido por uma linha de bateria claramente construída, de acordo com a qual certos movimentos são executados. Na versão clássica, o break dance é realizado sob a direção de estilo Funk. Os nomes das faixas mais populares e adequadas deste movimento musical:

  • O chefe;
  • Get On Up;
  • Poder da Alma;
  • I Got The Feeling;
  • Pipoca Mãe.

Além dessas composições, deve-se notar um músico funk como George Clinton com sua popular melodia P-Funk e All-Stars. Esta faixa faz parte da arte da dança e tem sido ativamente utilizada desde os anos 60 do século passado.

Músicos não menos comuns no estilo Funk são:

  • Jogadores de Ohio;
  • Uptown;
  • Jackson Five;
  • Os Reis Dap;
  • Chuck Brown.

Recentemente, um novo movimento musical chamado G-Funk também está ganhando popularidade. Para executar elementos de dança enérgicos, não apenas composições de Funk são usadas, mas também faixas executadas na direção do estilo Rap. No break dance, destaca-se a dupla Eric B & Rakim, em cuja discografia especial atenção deve ser dada a composições como Paid in Full e The Leader of Follow.

De gêneros como Hip Hop e Rap, um gênero separado de música chamado breakbeat cresceu.que apresenta um grande número de potentes tambores retirados de composições clássicas do estilo Soul, Funk e Jazz. Os especialistas acreditam que essa direção de estilo em breve substituirá absolutamente todos os gêneros musicais existentes. Em alguns casos, os dançarinos executam várias composições de música eletrônica. No entanto, essa prática não é muito popular devido ao leve ritmo e às características aplicáveis ​​aos estilos de Hip Hop ou Rap.

Como aprender a dançar?

Antes de começar a praticar os exercícios de dança e gastar muito tempo livre para a prática, você deve entender que a base da dança break é uma boa preparação física. O dançarino deve controlar bem o próprio corpo e suportar cargas intensas.

Para aprender a arte da dança do zero, é suficiente praticar os seguintes exercícios físicos por 2 a 3 meses:

  • pull-ups;
  • flexões em punhos e palmas das mãos;
  • bombear fibras musculares do abdômen e abdômen;
  • peso clássico na barra.

Deve-se prestar atenção especial aos músculos como bíceps, tríceps, dorsal, dorsal, tórax e antebraços. Ao contrário da crença popular, você pode treinar com eficácia tanto em casa quanto em uma academia especializada. O aperfeiçoamento das aulas de dança na prática deve ser abordado apenas quando a força e a flexibilidade forem suficientemente desenvolvidas.

É preciso dominar os truques com cuidado, devagar e sem se preocupar que algo possa não dar certo nos primeiros estágios. Além de fazer exercícios físicos complexos, você deve preparar um local com antecedência para exercícios futuros.

É aconselhável comprar um tapete de dança e selecionar a parte da sala que não contenha vários elementos decorativos ou quaisquer outros itens. Caso contrário, o dançarino pode se machucar.

Apesar de a prática com o professor ser mais eficaz e rápida no aprendizado, você também pode aprender a arte da dança em casa usando vídeos para iniciantes. Um grande número de dançarinos profissionais e populares em todo o mundo são autodidatas. O principal é não desistir e praticar constantemente. Na prática, você pode encontrar um número bastante grande de academias e escolas de dança especializadas para adultos e crianças.

O treinamento em arte de dança moderna e energética com um treinador é muito mais rápido e eficiente. Depois de dominar os elementos básicos da dança, você pode prosseguir para uma prática mais aprofundada. Além disso, o dançarino pode combinar estilos e direções de forma independente e fazer truques de break dance mais complexos, criando seu próprio e único estilo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa