Quarto

Quarto-sala: escolha de móveis, opções de planejamento e design de interiores

Quarto-sala: escolha de móveis, opções de planejamento e design de interiores
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Opções de zoneamento
  4. Métodos de design
  5. Aconselhamento profissional
  6. Belos exemplos do interior

Em muitos apartamentos e casas, há uma grande escassez de espaço útil. A mesclagem de salas geralmente ajuda a resolver esse problema. É importante saber combinar adequadamente, por exemplo, um quarto e uma sala de estar.

Peculiaridades

Um único cômodo pode aparecer de duas maneiras. Ou então é criada uma sala de estar, combinada com um quarto (em apartamentos de dois ou mais quartos). Ou um apartamento de um cômodo se transforma em estúdio, que já está dividido em um quarto e uma área de estar. Mas, em qualquer caso, você precisa trabalhar com cuidado, pensando cuidadosamente sobre todas as nuances. O problema é que salas diferentes têm funções diferentes. Um clima calmo e pacífico deve ser criado na área de dormir. Na sala de estar, por outro lado, você deve usar soluções para melhorar o humor. Os principais requisitos para a criação de um quarto-sala são:

  • condições ideais para sono e descanso;
  • facilidade de passagem;
  • o uso mais racional do espaço.

Para tornar um cômodo, em vez de um quarto separado e sala de estar, confortável, a área de dormir é geralmente colocada o mais longe possível da entrada. No entanto, não deve ser usado para passagem. Freqüentemente, a cama é colocada mais perto da janela. Em qualquer caso, eles primeiro planejam a área de dormir, e depois são levados para a parte de hóspedes. Muitas pessoas colocam divisórias opacas entre eles - então lâmpadas adicionais são usadas para compensar a falta de luz.

Todo o espaço deve ser decorado no mesmo estilo. Esta é a única maneira de alcançar uma harmonia real. Formas geométricas, cores e materiais devem corresponder ao estilo geral. É preciso levar em consideração as necessidades de cada membro da família.Tendo apresentado em termos gerais o dispositivo do quarto-sala de estar, você pode agora passar a familiarizar-se com suas características positivas e negativas.

Vantagens e desvantagens

A fusão das áreas de dormir e estar:

  • vai economizar espaço;
  • tornará a sala mais prática;
  • ajudará a criar um interior interessante e fugir das soluções padrão;
  • irá reduzir o custo do arranjo;
  • irá simplificar a limpeza da casa.

Você pode assistir TV e tomar uma bebida no bar sem sair da cama. O quarto-sala também é adequado para aqueles que estão acostumados a estar constantemente cercados por seus familiares. Uma sala separada é ideal para crianças e adolescentes (então eles serão capazes de organizar a ordem por si próprios sem perturbar os adultos). Um quarto-sala é muito mais agradável do que uma combinação de sala e cozinha. Os odores estranhos definitivamente não se espalharão nele.

Mas devemos levar em consideração os aspectos negativos das salas de estar:

  • Dificuldade em criar espaço pessoal
  • fraqueza do isolamento acústico;
  • uma escolha mais complexa de móveis (o que normalmente é usado em quartos ou salas pode não funcionar);
  • possíveis problemas com um descompasso na rotina diária ou hábitos nas pessoas.

Opções de zoneamento

Se, no entanto, for tomada a decisão de criar um quarto-sala de estar, você precisará descobrir exatamente como zonear o cômodo. Existem 3 opções principais:

  • o uso de cores e texturas díspares (são formadas com gesso, vernizes e tintas, papel de parede);
  • criação de paredes adicionais (principalmente de drywall);
  • delimitação de espaço com mobília.

O quarto da sala de estar pode ser dividido em zonas com móveis em transformação. Na maioria das vezes, ela é colocada em um pódio especial. Para enfatizar a área de estar, são utilizadas mesas de centro rodeadas por poltronas. Uma lareira vai ajudar a tornar esta composição mais expressiva. Importante: ao escolher opções de zoneamento específicas, você deve primeiro verificá-las no local.

Para isso, os testes são realizados com atacadores ou caixas desnecessárias. Assim, você pode apreciar todas as sutilezas de um determinado esquema. Para sua informação: quanto menor for a sala, menores devem ser as partições. Nos cômodos menores, em geral, devem ser utilizadas cortinas de luz, que podem ser retiradas durante o dia. Os especialistas acreditam que é mais fácil zonear salas de canto com janelas em paredes perpendiculares.

Neste caso, eles tentam deixar 1 vaga para cada um na área de hóspedes e dormitório. Se a sala for grande (pelo menos 18 metros quadrados), geralmente usam-se divisórias de gesso. Eles são leves e duráveis, suprimindo muito bem ruídos estranhos. Quando há muito pouco espaço, ou por algum motivo ainda é impossível montar estruturas sérias, o contraste de cores é usado para o zoneamento. Pode ser definido com tinta, papel de parede ou gesso texturizado.

Em salas com tetos altos, o zoneamento de altura geralmente é usado. O comprimento e a largura da sala também devem ser levados em consideração. Se for pequeno, partições espelhadas e outras soluções são freqüentemente usadas para zoneamento que aumentam visualmente o espaço. O uso de têxteis abre possibilidades não menos amplas. Isso é econômico e permite que você crie bordas com transparência variável, até opacas à luz.

Quanto à mobília de gabinete, guarda-roupas ou prateleiras são mais frequentemente usados ​​na elaboração de projetos de planejamento. Essa solução é prática (aparece espaço de armazenamento adicional e o espaço é liberado). As prateleiras para surdos são colocadas principalmente de forma que as prateleiras vão para a sala de estar. Também é importante considerar a geometria da sala. Em quartos quadrados de sala de estar, todas as formas possíveis de dividir o espaço podem ser utilizadas.

Neste caso, os seguintes fatores são levados em consideração:

  • usando barreiras de 1 a 1,2 m de altura, uma borda rígida é criada;
  • móveis 0,8-1,2 m permitem preservar a comunicação visual;
  • móveis de até 0,8 m não são adequados para separação - eles apenas tornam o espaço mais pesado.

Qualquer que seja o método de zoneamento de uma sala quadrada usado, é necessário decidir claramente qual será a função principal e qual ficará nos bastidores. Em seguida, você precisa determinar que tipo de mobiliário é minimamente necessário. Existem dificuldades ao zonear salas longas e estreitas. A melhor maneira de fazer isso é usar iluminação. Existem duas opções principais - lâmpadas minimalistas ou lâmpadas de pequeno porte nas paredes e tetos. Mas outras soluções também podem ser aplicadas:

  • decorar paredes opostas em vários tons;
  • contraste de cores claras e escuras;
  • pavimentos com textura fina (ou vários tapetes diferentes);
  • papel fotográfico.

Métodos de design

O design da combinação quarto-sala inclui o uso de cores no interior, vários materiais de acabamento, iluminação, diferentes estilos e a escolha de móveis adequados.

Soluções de cor

Ao organizar quartos e salas, você precisa estar atento não só às idéias de divisão espacial, mas também às cores utilizadas. O esquema de cores específico é selecionado de acordo com:

  • o tamanho da sala;
  • gostos individuais;
  • iluminação;
  • tarefas funcionais.

Em uma sala pequena, recomenda-se usar o máximo de cores claras para aumentar o espaço visualmente. Se a área for grande o suficiente, você pode usar uma paleta de cores mais ampla. - e com transições suaves e contrastes pronunciados. Deve-se ter em mente que, à luz do sol e à luz elétrica, uma cor pode parecer diferente. Quando as janelas estão viradas para o sul, até o uso de cortinas frias é permitido. Caso contrário, você precisa deixar o interior o mais quente possível.

Também é útil levar em consideração as propriedades de cores individuais. O esquema de cores bege é versátil e se encaixa facilmente em uma variedade de estilos. Recentemente, o tom cinza também está ganhando popularidade. É geralmente usado em salas de estar de estilo clássico ou loft. É permitida a complicação de paredes com textura e padrões geométricos.

A cor azul é tradicionalmente atraente em design. Como todos os tons de azul, é valorizado pelo seu efeito relaxante. Esses tons no estilo shabby chic ficam ótimos, assim como em:

  • mar;
  • Mediterrâneo;
  • leste.

O branco funciona muito bem e é considerado neutro, mas permite formar qualquer interior. A massa de tons de branco permite variar o recheio da forma mais flexível possível. No final da década de 2010, o uso do verde também está ganhando popularidade. É mais apropriado em um estilo ecológico. No entanto, a tinta verde também pode ser usada em outras direções estilísticas.

Materiais (editar)

O próximo momento após a escolha de uma cor é a seleção dos materiais. Na sala-dormitório, o piso costuma ser revestido de carpete. É um acabamento macio e quente com uma ampla gama de padrões e cores. Ao colocar o carpete no chão, você pode obter um excelente isolamento acústico. E a instalação em si também não é muito difícil. Como alternativas ao carpete, use:

  • ladrilhos de carpete modulares;
  • placa maciça;
  • parquete tipo peça;
  • placa de parquete;
  • cortiça;
  • laminado;
  • linóleo;
  • telhas de vinil.

Quanto às paredes da sala de estar, o papel de parede está fora de competição há várias décadas. São muitos os tipos, e cada consumidor poderá escolher a melhor opção para si. Quase todo mundo conseguirá colar o papel de parede por conta própria. Mas também há uma certa dificuldade - você terá que alinhar as paredes o mais cuidadosamente possível. Isso pode ser caro (muitos compostos de nivelamento necessários) e demorado.

Se os papéis de parede de papel tradicionais não forem muito populares, o tipo não tecido deve ser preferido. Deixa ser mais caro, mas adere facilmente, não prejudica o microclima. As opções mais exóticas de papel de parede são a cortiça, assim como os feitos à base de serpyanka.São materiais totalmente naturais, além disso, retêm perfeitamente o calor e extinguem sons estranhos.

Pintar as paredes tem suas próprias vantagens:

  • baixo custo;
  • simplicidade comparativa (às vezes até mais fácil do que papel de parede);
  • aumento da resistência ao estresse mecânico.

As tintas a óleo não são adequadas neste caso. Devido ao seu forte odor desagradável, só podem ser usados ​​em instalações não residenciais. É muito melhor usar tintas à base de água e acrílicas. Outra opção para o acabamento de um quarto-sala é o reboco. Essa técnica é apropriada para uma ampla variedade de estilos. Outra área de lazer pode ser decorada:

  • painéis de parede macios;
  • laminado;
  • pano;
  • pedra decorativa;
  • Painéis de MDF.

Finalmente, vale a pena considerar os materiais que são usados ​​para decorar o teto. A caiação continua sendo quase a solução mais antiga. Mesmo o surgimento de uma série de novas alternativas quase não teve efeito em sua popularidade. É barato, simples e higiênico caiar o teto. Além do mais, a cor branca vai caber em qualquer sala... A coloração do teto é um pouco mais cara do que a caiação. Mas esta solução abre muito mais possibilidades de design. Várias cores podem ser usadas, até mesmo designs originais podem ser criados. Normalmente, a parte superior da sala é pintada com tinta à base de água de secagem rápida.

Se você não quiser usar esses métodos de design tradicionais, vale a pena considerar opções como:

  • teto falso;
  • estruturas em placa de gesso;
  • tetos de rack;
  • revestimento de ripas;
  • Painéis de MDF;
  • laminado;
  • telhas de poliestireno.

Orientação de estilo

Mas não importa a importância dos materiais usados, o estilo geral do quarto e da sala de estar também é importante. Em um estilo moderno, você pode simplificar significativamente o interior. A decoração quase não será usada, então você não terá que selecioná-la com cuidado. Uma vez que os interiores modernos são construídos da forma mais racional possível, será possível aplicar qualquer método de zoneamento. As principais características de tal sala serão laconicismo e funcionalidade final.

O segundo clássico mais popular. Sim, será mais difícil equipar um quarto de sala neste caso do que escolher um estilo moderno. Mas você pode criar um ambiente luxuoso, usar travesseiros, dosséis, tecidos chiques. Importante: deve-se lembrar que o espaço não deve ser sobrecarregado. Certifique-se de deixar mais espaço livre na sala.

Mas muitos especialistas acreditam que os interiores clássicos e modernos não são muito adequados para espaços combinados. Eles acham que vale a pena escolher um design em estilo loft. Seus recursos indispensáveis ​​serão:

  • planejamento livre;
  • áreas abertas máximas;
  • desempenho original;
  • brutalidade leve.

O estilo escandinavo também é bastante popular. O principal é não confundi-lo com minimalismo exteriormente fechado. Em uma sala escandinava, um fundo branco neutro é necessariamente usado. Destaca móveis e têxteis de alta qualidade. A decoração deve ser moderada, mas o estilo escandinavo não limita as pessoas nas técnicas de zoneamento.

Seleção de móveis e acessórios

Tendo decidido o estilo, eles então procedem à seleção do mobiliário ideal. Um componente indispensável da sala-dormitório é uma parede modular em estilo moderno. Ele não desempenha apenas a função de um rack, mas também deve criar um clima inusitado, agradar as pessoas com sua aparência. Às vezes, o rack faz parte da parede. Essa solução ajudará a economizar espaço útil. Importante: se não houver luz suficiente, é necessário escolher uma parede com fachada translúcida. Também é útil para a expansão visual do espaço. O requisito real é a confiabilidade do mobiliário. Os consumidores podem escolher paredes com:

  • elementos de luz de fundo;
  • fachadas revestidas com papel fotográfico;
  • inserções espelhadas.

Um fone de ouvido, não importa como foi projetado, não deve ter muitas estantes.Atenção também deve ser dada ao material do móvel - MDF certamente será melhor do que aglomerado. É igualmente importante criar um local para dormir. Um sofá dobrável pode ser usado como uma opção clássica. Mas há outras idéias que serão discutidas na próxima seção. A seleção de acessórios merece uma discussão separada - no quarto, eles não são menos significativos do que os móveis. Mesmo no espaço mais minimalista, deve haver:

  • abajur ou luz noturna;
  • Relógio de parede;
  • persianas ou cortinas.

A aparência dos acessórios pode variar muito. Os abajures de mesa, feitos de diferentes materiais, com diferentes padrões, são facilmente adaptáveis ​​a uma ampla variedade de estilos. O abajur de vidro combina harmoniosamente com um ambiente moderno. Se você colocar um de tecido, terá a combinação perfeita para um quarto provençal. Os acessórios modernos têm um mínimo de detalhes e são geometricamente simples, caracterizados pelo rigor e pela concisão. Em um escritório de estilo escandinavo, você deve usar adições de cores naturais. Com a ajuda deles, cria-se um clima de lar e família. Detalhes brilhantes são bastante apropriados. Se forem selecionados acessórios para um quarto Art Nouveau, é aconselhável usar itens de vidro, pedra ou porcelana. Os acentos de uma única cor em tons pastel são adequados para o estilo provençal.

É importante usar os acessórios na dosagem. Devem ser cuidadosamente combinados entre si e com a decoração da sala. É indesejável comprar coisas só porque você gosta delas. É melhor escolher um kit pronto. Importante: os acessórios caseiros serão uma boa alternativa aos produtos acabados.

Iluminação

Em uma sala combinada, é aconselhável usar uma luz de teto. Ela não só o decora, mas também permite enfatizar os detalhes necessários. Importante: a área ao lado da cama deve ser iluminada com luz suave. Para isso, use:

  • arandela;
  • lâmpadas de assoalho;
  • nicho de holofotes.

Lustres elegantes estão pendurados na área de estar. Iluminação separada deve ser usada para:

  • nichos;
  • As fotos;
  • seções separadas das paredes.

Um lustre clássico com vários braços é uma escolha muito boa como acessório de iluminação principal. Ele garante a difusão correta da luz. A escolha dos lustres deve ser feita principalmente de acordo com a altura do teto. Em salas pequenas, geralmente são usados ​​designs simples. Se houver espaço suficiente no corredor, você pode usar luzes de teto de vários níveis.

Aconselhamento profissional

Segundo os especialistas, não basta fazer uma boa reparação na casa. É necessário usar outras possibilidades no projeto das instalações. Ao combinar um quarto e uma sala, é adequado colocar a cama sobre um pódio, no interior do qual se esconde um sistema de arrumação. Mas outra solução pode ser aplicada: uma cama escondida dentro do pódio, que será puxada somente quando necessário. Outra opção que permite dividir efetivamente um único espaço em duas partes é comprar uma cama no sótão. Pequenos modelos desses móveis podem ser guardados no armário durante o dia. Outros movimentos de design originais que vale a pena mencionar:

  • uso de nichos;
  • instalação de portas de compartimento;
  • cortinas penduradas em vez de grandes divisórias;
  • diminuindo o brilho da luz.

Belos exemplos do interior

Nesta versão do quarto-sala, a maior parte da parede é clara e a parte menor é uma tira fina multicolorida. Esta combinação parece muito elegante. Um objeto baixo foi usado para zoneamento. A decoração do espaço é proporcionada pelas almofadas coloridas do sofá. O teto tenso brilhante certamente agradará os residentes. E nesta sala, uma abordagem diferente é feita:

  • atraente pintura em preto e branco na parede;
  • gama geral de preto e branco;
  • um rack para dividir um quarto;
  • lâmpada cinza escuro agradável na mesa de cabeceira.

Para obter informações sobre como combinar um quarto-sala em um cômodo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa