Quarto

Características e opções de iluminação para um quarto com tetos tensos

Características e opções de iluminação para um quarto com tetos tensos
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Opções de iluminação
  3. Localização das lâmpadas
  4. Como escolher?

As pessoas passam uma parte significativa de suas vidas no quarto. Portanto, esse passatempo deve ser o mais confortável possível. Uma das principais condições para isso é uma iluminação adequada. Além de influenciar uma pessoa, pode mudar radicalmente uma sala e sua percepção visual.

Peculiaridades

Acredita-se que o ambiente no quarto deve ser o mais relaxante possível. Uma luz muito forte tem o efeito oposto exato - irrita o sistema nervoso, causando tensão muscular. É definitivamente impossível relaxar em tal ambiente, e ainda mais - ter um bom descanso.

Não se esqueça que, além de dormir, o quarto costuma ser equipado com locais para trabalho, lazer, beleza.

Isso é especialmente verdadeiro nas condições de uma área modesta ou nas peculiaridades do layout livre dos apartamentos modernos. Se não houver luz suficiente para a vida, não só a visão e o sistema hormonal sofrerão, mas também o estado mental - podem surgir neuroses e depressão.

Para não depender da hora do dia ou do clima, atenção especial deve ser dada à iluminação artificial. Entre as luminárias você pode encontrar luminárias de parede, de mesa e até de piso. Mas a carga principal recai sobre as luminárias de teto.

Tetos extensos são uma superfície adequada para quase todas as fontes de iluminação artificial.

Neste caso, é possível instalar as luminárias sem agredir o teto. além do mais a tela esticada esconderá facilmente quaisquer fechos, fios e outras comunicações... Há muito que se provou que esses tetos são seguros, podem ser usados ​​com segurança para decorar um quarto.

Existem dois tipos principais de tetos tensos - brilhantes e foscos, e cada tipo tem suas próprias características.

  • Lustroso. Eles são mais reflexivos e oferecem muitas possibilidades para a criação de efeitos de iluminação incomuns. No entanto, eles também atraem mais atenção - devido ao brilho, reflexo de objetos. Apesar da aparência espetacular, você precisará se acostumar com a superfície brilhante do teto.
  • Mate. Eles são inferiores em características reflexivas aos brilhantes. Mas essa superfície é mais adequada para relaxamento, não atrai a atenção e é uma opção universal.

Opções de iluminação

Iluminação geralmente artificial pode ser dividido em:

  • geral (referindo-se a toda a sala);
  • zonal (para uma parte específica);
  • decorativo (não funcional, usado como decoração).

A iluminação geral torna o interior do quarto mais coerente. Além disso, é nesta versão que a luz se distribui de maneira uniforme, não há sombras, gotas contrastantes. A iluminação geral é a mais confortável para os olhos. Neste caso, são usados ​​dois tipos de luminárias.

Suspenso

Isso inclui lustres e modelos semelhantes. Ao escolher um teto falso, muitas pessoas têm medo de escolher luminárias pesadas. Na realidade quase todos os seus tipos são fixados diretamente na laje do teto e não exercem uma carga sobre a tela esticada... Esta variação tradicional ainda é uma das mais populares. Os lustres modernos podem ter uma forma original com uma ou mais lâmpadas multidirecionais.

Overhead ou mortise

    Este grande grupo deve incluir os modelos de pontos cada vez mais populares - manchas, intradorsos. Várias dessas luzes de teto podem ser posicionadas ao longo das paredes ou em qualquer outra ordem de acordo com a ideia do projeto.

    Hoje é raro encontrar apenas um lustre no teto, geralmente é complementado com pequenas lâmpadas. Esta opção para iluminação geral é especialmente conveniente se, se necessário, for necessário ligar grupos de luminárias separadamente.

    A iluminação de zona é necessária se o quarto combinar as funções de camarim, cabina e sala de descanso. Então, a iluminação geral pode simplesmente não ser suficiente para fazer um determinado trabalho. Neste caso, pode ainda destacar uma mesa de trabalho ou de computador, uma zona criativa, um toucador, um guarda-roupa, uma cama ou um sofá.

    Luzes suspensas de teto, arandelas de parede ou abajures de mesa podem ser usadas para iluminação mais detalhada.

    A iluminação, como uma das técnicas de zoneamento, é frequentemente usada por designers. Neste caso, as luminárias podem não suportar uma carga funcional, mas apenas destacar parte da divisão - para isso, os projectores são mais adequados. Os modelos com mecanismo rotativo têm uma vantagem adicional, na qual a direção da luz pode ser alterada. Às vezes, pinturas de parede e outros itens de interior aos quais se deve prestar atenção são iluminados dessa forma.

    Para iluminação decorativa, as faixas de LED são usadas com mais frequência. Eles recebem pouca luz, mas podem ser usados ​​para decorar o quarto de uma forma incomum. Essa iluminação é geralmente usada como luz de fundo. As opções de cores brilhantes devem ser selecionadas com muito cuidado. Apesar da ostentação, não é muito agradável ficar muito tempo no quarto com a iluminação de contraste ligada.

    Localização das lâmpadas

    A opção de design mais comum é um design combinado, no qual as luminárias suspensas e embutidas são misturadas. Isso pode ser visto no exemplo de um lustre e holofotes ao longo da parede. O laptop e as mesas de maquiagem são equipados com lâmpadas adicionais. Esse arranjo é o mais funcional.

    Acredita-se que um lustre deve estar presente em um interior de estilo clássico.

    Existem muitos layouts com um lustre ou qualquer outra lâmpada grande. Acredita-se que as luminárias mais volumosas ficam melhor posicionadas no centro.

    Surge muito espaço para a imaginação ao colocar pequenas lâmpadas. Existem muitos esquemas diferentes, mas não existem regras claras nesta matéria. Eles podem ser colocados em qualquer ordem em relação ao outro. Na maioria das vezes, as linhas retas são construídas com eles, com menos frequência - curvas, repetindo os contornos de qualquer objeto no interior.

    Os tetos podem ser não apenas de um nível. As diferenças de altura em tetos com dois ou três níveis devem ser enfatizadas com luz de fundo. No mesmo estilo, qualquer relevo, saliências, nichos e outras características arquitetônicas do quarto são enfatizados. Com a ajuda da iluminação oculta, você pode criar o efeito de voar alto, decolar.

    Quaisquer lâmpadas localizadas ao longo do perímetro do teto aumentam visualmente, tornando a sala mais espaçosa.

    Com a ajuda da luz, até o tecto falso mais comum pode ser transformado numa obra de arte. Um excelente exemplo é o céu noturno em toda a área do teto ou logo acima da cama.

    O teto translúcido pode ser iluminado por dentro - as opções com impressão de fotos parecem especialmente originais. Por um princípio semelhante, padrões de luz podem ser feitos no teto. Acesa separadamente, esta luz parece muito suave e tem um efeito relaxante.

    Como escolher?

    Com a iluminação certa, você pode mudar qualquer espaço, incluindo seu quarto.

    • Para uma pequena sala você precisa de um lustre ou vários holofotes. Em uma sala grande, você pode usar vários tipos de lâmpadas ao mesmo tempo, combinando-as habilmente.
    • Lâmpadas localizadas ao longo das paredes levantar o teto baixo, o mesmo efeito tem um acabamento brilhante. Para que a tela brilhante não ofusque o brilho, deve-se ajustar a iluminação artificial e natural (usar cortinas opacas, direcionar a luz do teto para baixo).
    • Para se sentir confortável no quarto, padrões de iluminação devem ser observados... A este respeito, o quarto é equiparado à sala, cozinha e demais aposentos, portanto o valor aqui é bastante elevado - não inferior a 150 Lx. Para saber se existe luz suficiente, é necessário avaliar em que medida o valor resultante difere dos indicadores do fluxo luminoso das lâmpadas na sua soma total. Com base nesses cálculos, você pode aumentar ou diminuir o número de lâmpadas ou pegar lâmpadas mais potentes. No entanto, cálculos complexos podem ser dispensados.

    Se você tem que forçar os olhos no quarto, ou depois de várias horas dentro de casa o humor muda para depressivo, este é um motivo para pensar em iluminação adicional.

    • Nem todas as ideias podem ser traduzidas em realidade. Existem algumas limitações técnicas que devem ser levadas em consideração mesmo na fase de desenvolvimento do diagrama de fiação. Por exemplo, para todas as luminárias, é necessário um recuo na borda e as costuras do tecido elástico. No caso de tecto falso, é impossível alterar a localização das luminárias, uma vez que é feito um recorte para cada uma delas. Deve-se ter cuidado ao substituí-los.

    Obviamente, todo o design de iluminação depende dos gostos e desejos individuais. É necessário garantir que o interior pareça inteiro e que todas as suas partes estejam harmoniosamente combinadas umas com as outras. A luz deve enfatizar o humor e o estilo - seja um clássico ou uma tendência moderna.

      No próximo vídeo, você aprenderá as regras para calcular o número de luminárias para iluminar uma sala.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa