Quarto

Quarto combinado com berçário: regras de zoneamento e opções de projeto

Quarto combinado com berçário: regras de zoneamento e opções de projeto
Contente
  1. Prós e contras de combinar
  2. Opções de zoneamento
  3. Características de design
  4. Recomendações de especialista
  5. Exemplos interessantes

O tamanho e o layout das residências modernas nem sempre permitem um cômodo separado para a criança, então uma opção bastante comum é combinar um quarto de adulto e um berçário. Neste caso, os pais são confrontados com a questão do zoneamento competente e confortável do espaço habitacional, bem como com as características e nuances desse interior.

Prós e contras de combinar

Ficou estabelecido que o passatempo conjunto da mãe e do bebê nos primeiros estágios da vida tem um efeito extremamente benéfico para a criança. É por isso que projetos de design relacionados à combinação de um quarto dos filhos e dos pais podem ser encontrados em casas modernas com cada vez mais frequência. No entanto, essas ideias têm muitas nuances que devem ser levadas em consideração no processo de organização de tal sala. Seria útil considerar todas as vantagens e desvantagens de tais soluções para pesar os prós e os contras. Entre as principais vantagens estão as seguintes.

  • A proximidade da mãe com o recém-nascido nos primeiros meses de vida é a nuance mais importante entre as vantagens de combinar quartos em um só cômodo. O passatempo conjunto da criança com a mãe terá um efeito positivo na sua saúde física e psicológica.
  • Além dos benefícios inegáveis ​​de um quarto combinado para um bebê, tal projeto será importante para os pais, especialmente para as mães. Isso se deve à comodidade e distância do bebê a qualquer hora do dia, o que facilitará o cuidado e o processo de alimentação à noite, evitando que os pais “viajem” para outro quarto.
  • As vantagens também incluem a capacidade de monitorar constantemente a criança e suas ações.Isso se aplica não apenas a famílias com bebês, mas também a bebês em crescimento depois de um ano. Apesar da presença no mercado de um grande número de aparelhos com os quais é possível observar a criança mesmo à distância, o controle pessoal ajudará a evitar muitas situações traumáticas, bem como a aliviar os pais de pensamentos preocupantes.
  • Um ponto importante será uma poupança significativa de espaço vital num apartamento ou casa, o que será relevante para habitações de pequena dimensão, bem como nos casos em que existam vários filhos na família.

No entanto, a decisão de combinar os dois quartos tem algumas desvantagens, que é melhor considerar com antecedência. Portanto, as desvantagens dos quartos compartilhados incluem esses fatos.

  • Os pequenos membros da família em certos momentos exigem a criação de silêncio, um ambiente mais pacífico. Via de regra, adormecem mais cedo que os pais, podem levantar-se mais tarde, precisam de um cochilo. Durante esses intervalos, ao colocar um berço no quarto dos pais, podem surgir sérios problemas para fornecer à criança as condições necessárias. Esses momentos precisam ser considerados antes de tudo, usando apenas opções eficazes para o planejamento de um espaço de vida compartilhado.
  • Se a área do quarto dos pais não se distingue pelo seu grande tamanho, então a ideia de dividi-la em duas zonas pode resultar no fato de que um mínimo de espaço será alocado para o canto dos filhos. Isso dificultará o acesso a itens importantes no cômodo, tornará o interior muito sobrecarregado com coisas e móveis, etc. Neste caso, você não pode fazer sem um zoneamento competente do espaço e usando um mínimo de móveis funcionais.

Opções de zoneamento

A correta organização de um espaço comum habitável está associada à elaboração preliminar de um traçado das duas zonas. Nesse caso, você deve levar em consideração pontos como a idade do bebê, bem como a área do quarto. Para fazer isso, vale a pena primeiro fazer um plano indicando tais nuances.

  • Desenhe um projeto aproximado, levando em consideração a colocação das janelas e vãos das sacadas nas mesmas, a porta de entrada e a forma de abri-la.
  • Em seguida, você precisa decidir como a sala será dividida - ao longo ou transversalmente, e indicar onde, neste caso, haverá uma entrada para a sala, uma abertura de janela.
  • O esquema de cores da sala comum também será importante nesta questão. Portanto, as opções são pensadas de antemão com uma perspectiva de vários anos. Caso contrário, muitas idéias de decoração podem se tornar irrelevantes.
  • Em alguns casos, os proprietários terão que recorrer a uma grande reforma para combinar dois quartos. Isso pode ser uma transferência de uma porta, expansão ou, inversamente, uma redução no tamanho da abertura de uma janela, um aumento na área de uma sala devido a uma varanda, etc.

    Para zonear um espaço, você pode recorrer a uma variedade de métodos. Para dividir o quarto em adulto e infantil, os pais terão que escolher entre uma grande lista de opções, cada uma com suas próprias características.

    Muitas vezes, para dividir o quarto, recorrem à colocação de estruturas decorativas especiais., cuja produção é realizada de acordo com medidas e preferências individuais. Além das variações móveis usadas para zoneamento, você pode recorrer à instalação de uma partição estacionária. Normalmente, essas estruturas são montadas em drywall. Eles podem ser de diferentes tamanhos, designs, cores, etc.

    Uma cortina ou vários produtos deste tipo servirão como opção temporária de separação do espaço. Podem ser confeccionados com materiais de diferentes densidades, dependendo da concepção da divisão e do gosto dos proprietários.

    Uma tela se tornará uma opção fácil e funcional para zoneamento. Esses modelos são feitos de vários materiais, incluindo plástico, madeira, têxteis. Para dividir a sala em uma área para adultos e uma infantil, você pode usar estruturas suspensas e arcos.

    Uma alternativa para comprar ou instalar as estruturas acima será usar a mobília existente para separar uma parte da sala da outra. Para isso, um gabinete, um rack, uma parede com prateleiras abertas devem ser colocados em um determinado local. etc.

    Será possível dividir condicionalmente o espaço decorando a sala, utilizando diferentes cores e materiais.

    Para quartos espaçosos, existe uma excelente opção de zoneamento, que prevê o uso de portas deslizantes dentro da sala... Eles podem ser transparentes, na forma de espelhos, com inserções de vários materiais, surdos, etc. Além dos arcos, também alguns projetos conjuntos de quartos são zoneados com um teto de vários níveis.

    Características de design

    Vale a pena destacar alguns pontos que devem ser levados em consideração ao decorar um cômodo como este em uma área residencial. Isso se refere principalmente à paleta de cores das duas zonas. Recomenda-se que crianças muito pequenas usem cortinas calmas que não sobrecarreguem o espaço.e também torná-lo visualmente menor. Quanto à decoração, a preferência nesta matéria deve ser dada a ideias simples, sem estruturas complexas e pesadas, por exemplo, no tecto ou nas paredes.

    Opções neutras podem ser consideradas, caso em que o zoneamento da sala pode ser feito menos contrastante com bordas claramente traçadas.

    As variações de iluminação são uma nuance importante onde crianças pequenas viverão junto com membros adultos da família. Quanto à luz do teto, ela deve ser separada ao decorar duas zonas. Além da fonte principal de iluminação, é mais correto colocar mais alguns dispositivos adicionais com iluminação fraca - arandelas, lâmpadas noturnas, lâmpadas de assoalho.

    A próxima pergunta será sobre a área de colocação de cama de criança, cama ou sofá para familiares adultos. Nesta matéria é recomendado levar em consideração as características de ventilação da sala... Se você colocar um cercadinho ou um berço perto de uma janela, durante os meses de inverno, podem ocorrer quedas indesejadas de temperatura quando a janela é fechada ou aberta, bem como quando dispositivos de aquecimento estão em operação.

    A disposição e decoração do quarto deve ser efectuada tendo em consideração o crescimento da criança. Para não refazer a disposição da divisão várias vezes, vale a pena considerar com antecedência os momentos de colocação de móveis adicionais, como mesa, armários, estantes, etc. Um canto infantil multifuncional pode ser uma opção adequada neste caso. Esses móveis são vendidos prontos, além disso, podem ser feitos de forma independente, levando em consideração as características do ambiente, da área e outras nuances importantes do quarto. Escolhendo essa solução, vale a pena entender a principal vantagem dos cantos que ocupam a área que lhes é destinada em três dimensões, o que será especialmente importante para os apartamentos de um cômodo.

    Em quartos de tamanho médio, cujas dimensões rondarão os 16 ou 18 metros quadrados. m, um canto com uma cama no andar de cima, uma mesa embutida e um guarda-roupa irá liberar muito espaço útil.

    Recomendações de especialista

    Na maioria dos casos, depois de dividir um cômodo em duas zonas em uma delas ou em várias ao mesmo tempo, faltará luz natural, já que normalmente só há uma janela no quarto. Para deixar pais e filhos confortáveis ​​para realizar suas tarefas em ambientes fechados, vale a pena considerar as opções de zoneamento, onde a janela ficará na metade das crianças., devido à necessidade de uma boa iluminação para aprendizagem, trabalhos escolares e jogos. A fonte de luz principal pode estar localizada no meio ou na metade adulta.

    Em cada zona, serão necessários acessórios de iluminação adicionais.

    Considerando a paleta de cores, deve-se dar preferência aos tons claros.que expandem visualmente até mesmo o menor espaço de vida.No entanto, se sombras sólidas podem ser usadas na parte adulta, é recomendado para crianças em idade pré-escolar fazer alguns acentos de cores brilhantes. Nas variações prioritárias, amarelo, verde, azul ou rosa. Deve-se ter cuidado com o vermelho ou o azul profundo, pois podem afetar a psique, interferindo no relaxamento.

    É permitido o uso de superfícies brilhantes na decoração de móveis, paredes e tetos.

    Não se esqueça dos têxteis, que estão inevitavelmente presentes em qualquer quarto. Seria mais correto considerar opções de cortinas de luz feitas com tecidos translúcidos, que vão agregar leveza e leveza a um ambiente com muito mobiliário. Além do mais, é muito mais fácil cuidar de produtos feitos de tecidos leves... Deve haver um mínimo de travesseiros, tapetes e outros itens que coletam poeira e alérgenos.

    Exemplos interessantes

    Será possível combinar o quarto com o quarto das crianças zoneando o local de dormir com a ajuda de uma divisória de guarda-roupa. Um cômodo com um mínimo de móveis funcionais terá uma aparência aconchegante e simples, ao mesmo tempo que desempenha o papel de dois cômodos importantes da casa - um quarto de adulto e um berçário.

    Você pode dividir o espaço útil em um quarto com uma criança mais velha usando uma divisória transparente que separa parcialmente os lugares de dormir, bem como vários acabamentos. Nesta versão, a parte infantil do quarto permanecerá o mais leve possível, enquanto a parte adulta não sofrerá falta de iluminação.

    A opção mais simples, mas não menos eficaz, para dividir a área de um cômodo em duas partes, é o uso de cortinas grossas. Produtos que estejam em harmonia com o design geral serão uma decoração maravilhosa, assim como um produto funcional para o zoneamento de espaços habitacionais.

    No próximo vídeo, veja como combinar um quarto com uma creche.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa