Quarto

Quarto-sala de estar 15-16 sq. m: opções de design e recursos de zoneamento

Quarto-sala de estar 15-16 sq. m: opções de design e recursos de zoneamento
Contente
  1. Recursos de acabamento
  2. Diversidade estilística
  3. Zoneamento correto
  4. Móveis para sala de estar

O principal problema para as famílias jovens é a falta de espaço ou poucos quartos na nova casa. Neste caso, os proprietários recorrem à divisão de um quarto em várias zonas. Na maioria das vezes, é necessário criar um quarto-sala de estar. Afinal, se o apartamento possui apenas um cômodo principal, é preciso pensar em como equipá-lo tanto para o relaxamento quanto para receber os hóspedes. Considere como você pode organizar uma sala com uma área de 15 a 16 m². m, e como dividi-lo em zonas separadas.

Recursos de acabamento

Em primeiro lugar, é importante considerar que de uma sala teremos duas, o que significa que não haverá muito espaço. O acabamento, neste caso, desempenha um papel importante.

  • Paredes. Existem muitas opções de decoração de parede. Por exemplo, eles podem ser simplesmente pintados ou pode ser usado gesso estrutural. Para expandir visualmente o espaço, use desenhos tridimensionais ou papel de parede.

Para isso, você precisa escolher as cores certas - por exemplo, as cores claras aumentam o espaço.

  • Piso. A solução ideal para pisos será laminado, melhor do que tons escuros. Se as finanças não permitirem a compra de laminados, você também pode usar linóleo. E se você quiser deixar seu quarto mais confortável, o carpete o ajudará nisso.
  • Teto. Se o teto for alto o suficiente, então pode ser pintado com uma cor escura, e se não for alto, pelo contrário, com o branco ou outro tom claro. Os tetos multinível também expandem visualmente o espaço (se o projeto da sala permitir isso).

Obviamente, para decidir a opção final para renovar um quarto, você precisa escolher um estilo de acordo com o qual irá selecionar outros detalhes de interior.

Diversidade estilística

Uma sala dividida em zonas é importante para não transbordar de detalhes. Aqui estão alguns estilos que funcionarão para o quarto da sua sala de estar.

  • Clássico. Este é um estilo universal: cores discretas, poucos detalhes brilhantes, ênfase no mobiliário, predominância de materiais e cores naturais na decoração.
  • Minimalismo. Este estilo é caracterizado pela monotonia e pela presença de pequenos detalhes brilhantes. Ao mesmo tempo, as cores predominantemente brancas, cinza, preto e azul claro são usadas no interior.
  • Moderno. Se você deseja adicionar conforto à sua casa, então o estilo Art Nouveau é o que você precisa. Direção do estilo: plantas de interior, cores pastéis naturais, tapetes, várias formas geométricas e pinturas - ou seja, tudo que vai suavizar e tornar o ambiente mais confortável.
  • Moderno. As cores claras e a quase total falta de decoração são as marcas deste estilo. A ênfase aqui está em móveis grandes.
  • Loft. Este é provavelmente um dos estilos mais "brutais". Loft combina suavidade e dureza. Espaço e um mínimo de móveis criam um ambiente confortável. O estilo implica decoração de parede com painéis de tijolo ou madeira, equipamentos modernos e tecnologia, lâmpadas e lâmpadas minimalistas. Cores: preto, cinza, vermelho, laranja e branco.
  • Ethno. Este é um estilo bastante ousado, mas se você colocar os acentos corretamente, você obtém uma área de estar muito interessante.

No entanto, é importante considerar que o etno pode ficar entediado rapidamente. Detalhes claros na forma de cortinas e almofadas, móveis incomuns e cores vivas - esses são os detalhes necessários para criar uma imagem.

  • Estilo escandinavo. Se você deseja que seu quarto tenha uma aparência leve e casual, faça-o em estilo escandinavo. Em muitos aspectos, é semelhante ao minimalismo. E tudo o que é necessário para criar este estilo são paredes de tons claros, móveis discretos de madeira e estofados e tecidos delicados e macios.
  • País. Destaca-se pelos detalhes rústicos: fotos emolduradas, paredes xadrez ou tábuas, parquete de madeira, diversos detalhes em cerâmica e móveis de madeira. Predominam os tons naturais: marrom, verde, branco, amarelo.
  • Inglês. O estilo inglês é um pouco semelhante ao estilo loft. Mas sua principal diferença é a aristocracia. Cada detalhe deve ser selecionado com gosto: luminárias de chão e abajures, sofá de couro, estantes com livros, móveis volumosos, acessórios de madeira, papel de parede de tijolo ou estampa pequena.

Zoneamento correto

Vamos falar sobre o zoneamento de uma sala com uma área de 15 a 16 m². m para o quarto e sala. Para ficar confortável na sala, é importante levar em consideração vários detalhes:

  • a cama deve ficar mais afastada da porta, de modo a não tornar a área de lazer um passadiço, e mais próxima da janela, para aumentar visualmente o espaço;
  • toda a sala deve ser mantida em um estilo, caso contrário, você simplesmente irá sobrecarregá-la com detalhes;
  • se você deseja desenvolver seu próprio design único e incomum de uma sala como essa, você deve confiar em um designer experiente;
  • é importante pensar com antecedência sobre onde e como colocar a divisória de acordo com o layout, para que o ambiente seja confortável e conveniente.

Portanto, vamos considerar uma variedade de opções para dividir um cômodo em duas zonas: um quarto e uma sala de estar.

Partição

As partições são uma ótima opção para dividir uma sala em duas zonas independentes. Dezesseis quadrados são bastante fáceis de colocar em qualquer partição. Pode ser uma cerca de gesso do chão ao teto ou uma partição parcial em forma de colunas. Também para este fim, podem ser utilizadas grades de metal e madeira. Será suficiente designar simplesmente a divisão da sala em duas zonas.

O local de dormir pode ser separado da sala de estar por uma interessante divisória ondulada.Em geral, você pode se concentrar na cerca viva e escolher o resto do mobiliário de uma forma mais descontraída. Então, toda a sala parecerá harmoniosa.

    Outra opção de zoneamento é uma cerca móvel. A comodidade do design é que pode ser retirado a qualquer momento ou reordenado para outro local, e também se tornará um detalhe muito interessante e luminoso no interior. Mas essa partição ocupa muito espaço, por isso é importante levar isso em consideração ao projetar uma sala.

    Design deslizante

    Recentemente, foi dada preferência a apenas essas estruturas, uma vez que ocupam muito pouco espaço e dividem totalmente a sala em duas partes. As estruturas deslizantes são feitas de metal, plástico, madeira. Você também pode comprar divisórias feitas de papiro ou tecido denso, esse detalhe vai suavizar seu interior.

    Atenção especial deve ser dada às estruturas de vidro, com a ajuda delas é possível aumentar visualmente o espaço e tornar o ambiente mais claro.

    Têxtil

    A opção de zoneamento mais fácil e conveniente é dividir com cortinas ou cortinas. Eles podem ser alterados e removidos a qualquer momento. Colocar cortinas ao redor da cama cria uma área de dormir isolada.

    Pódio

    Uma solução de design muito ousada, mas interessante e funcional. Você pode colocar uma cama no pódio e gavetas podem ser colocadas na estrutura. Este projeto vai economizar espaço e fornecer uma área de estar.

    Iluminação

    Com a ajuda de iluminação competente, você também pode dividir uma sala em várias zonas. É desejável que haja uma janela em cada parte do quarto, mas se houver apenas uma janela, é melhor colocar a cama com ela para que haja luz natural para o local de descanso.

    Para dividir um cômodo com luz, basta suavizar a luz do quarto e mais forte da sala.

    Prateleira

    Nesse caso, o rack atua como uma partição. Nas prateleiras você pode colocar pratos ou livros, quaisquer pequenas estatuetas, acessórios. As prateleiras proporcionam uma distribuição uniforme da luz.

    Mobiliário

    Acontece que a mobília também pode ser usada para delinear uma sala. Por exemplo, um sofá pode ser colocado perto da cama e, em seguida, o quarto é visualmente dividido em duas zonas. Além disso, na lateral da cama, você pode colocar um guarda-roupa ou guarda-roupa com espelho (os espelhos adicionam visualmente espaço ao quarto).

    Paleta

    O zoneamento de uma sala também é possível com a ajuda da luz. Mas é importante lembrar que as cores não devem ser muito fortes e brilhantes, você precisa de uma transição suave. Por exemplo, se você deseja um cômodo em azul e azul claro, a área do quarto deve ser decorada com uma combinação de azul claro e branco e a sala de estar com azul.

    Existem mais duas opções muito elegantes para a partição.

    • Aquário. O aquário criará uma atmosfera marinha incomum na sala.
    • Cobertura. Esta partição é adequada para os amantes da natureza e das plantas de interior. Para fazer isso, você precisará de uma treliça de ferro ou madeira, bem como de qualquer trepadeira. Se houver suportes em tal rack, você também pode colocar flores em vasos.

    Móveis para sala de estar

    Depois de feito o reparo e desenvolvido um projeto aproximado da sala, você pode começar a escolher os móveis.

    O principal fator a se considerar na hora de escolher os móveis de um dormitório-sala com área de 15 a 16 metros quadrados é a funcionalidade, o tamanho e o conforto dos móveis.

    Uma excelente opção seria uma cama combinada com um guarda-roupa, o que economizará muito espaço. Se você ainda quer um guarda-roupa separado, escolha um guarda-roupa com espelho ou uma superfície brilhante. A mobília deve ser compacta e funcional. Portanto, camas dobráveis, mesas e prateleiras extraíveis se encaixam perfeitamente no design do seu quarto.

    Se você olhar para ele, projetar uma sala de estar não é uma tarefa tão difícil. É suficiente ter um conhecimento básico de design, combinações de cores e iluminação adequada. E tudo o mais depende da sua imaginação.

    Para uma visão geral da sala-quarto, veja o vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa