Quarto

Cor do papel de parede para o quarto

Cor do papel de parede para o quarto
Contente
  1. A influência do desenho na percepção do interior
  2. Sombras populares e sua psicologia
  3. Quais cores devem ser tratadas com cautela?
  4. Combinando papel de parede
  5. O que você deve considerar ao escolher?

O quarto da casa é como um microcosmo - é um cômodo silencioso, íntimo e especialmente aconchegante. Este quarto não recebe convidados, não acolhe festas e não aceita ruídos: aqui deve ser bom dormir, relaxar, ficar sozinho com os seus pensamentos e recuperar do trabalho árduo e das outras lufadas da vida. E para tarefas tão importantes, a visualização do quarto não é indiferente: soluções de cores para móveis, decoração, esquema geral do espaço. Em primeiro lugar, o contexto geral é importante, em grande parte definido pelo papel de parede.

A influência do desenho na percepção do interior

Os tons e as cores não são tudo o que se pode dizer sobre o papel de parede do quarto. Se o proprietário muitas vezes lida com a cor rapidamente, então muitas vezes é difícil dizer qual padrão o agrada nas paredes de seu próprio quarto. Vamos examinar mais de perto esse problema.

  • Motivos florísticos. As flores são um clássico que fomenta um ambiente romântico e leve de lazer e tranquilidade. E, ao mesmo tempo, o papel de parede floral priva uma sala do vazio que às vezes aparece como tensão e pode até exacerbar sentimentos de solidão.

Mas as flores são de cores diferentes: se você escolher rosas exuberantes ou um padrão muito variegado, nem todo homem ficará feliz com essa decisão. Portanto, um compromisso é encontrado em estampas vintage, padrões discretos e cores calmas.

  • Cell, strip. As opções listradas, que variam no tom de cor, costumam ser uma solução reconciliadora se as disputas sobre o papel de parede do quarto estão em um impasse. É difícil se cansar da tira, é lacônica e moderadamente rígida, não carrega tarefas da moda (que tendem a ficar desatualizadas, sucumbindo às novas tendências).Com a gaiola, tudo é igual, exceto que, por algum motivo, a gaiola é mais frequentemente preferida pelos homens. As mulheres provavelmente a consideram muito rígida.

Lembre-se de que listras verticais tornam o ambiente visualmente mais alto, e listras horizontais expandem o espaço.

  • Ornamento. Este é um padrão que se repete em um intervalo específico. Um enfeite muito grande e colorido dará ao quarto uma dinâmica tal que seria impossível chamá-lo de um quarto de relaxamento. Muito raso e frequente se tornará uma distração. É bom que o enfeite do papel de parede esteja em sintonia com outro elemento do interior, não seja muito brilhante, não seja muito colorido e não atraia toda a atenção.

Se um ornamento brilhante ou, por exemplo, flores grandes é algo que parece elegante para você e se adapta perfeitamente à sua ideia de um quarto aconchegante, você pode decorar a parede acima da cabeceira da cama com esse papel de parede. Isso não vai distraí-lo de adormecer e não vai transformar a sala em um campo variegado. Uma parede de acento é o suficiente.

Sombras populares e sua psicologia

Cada cor tem seu próprio caráter. E cada cor para uma pessoa específica possui características adicionais. Se uma pessoa gosta do verde ao ponto da loucura, isso a acalma, a equilibra, então outro papel de parede verde a embalará para dormir e a incomodará de todas as maneiras possíveis. Portanto, todos os conselhos sobre a cor do papel de parede para o quarto são relativamente universais. Vale a pena estudar os esquemas de cores mais populares com mais detalhes.

  • Turquesa e vários tons de azul. Para quem ama e sente muita falta do mar, paredes como essa podem parecer um bom investimento na visualização parcial de um sonho. Você vai acordar e adormecer com a cor da água do mar e do céu claro, e seu humor vai melhorar por si só. Azul e turquesa realmente têm um efeito relaxante e calmante.

Para potencializar esse efeito, retire um pouco do frio que eles podem trazer para o interior, os móveis devem ser da cor de areia quente. E a cobertura da cama, e demais tecidos, mesmo visualmente, deve ser macia, com estrutura delicada, possivelmente felpuda.

  • Branco. A primeira associação com esta cor é limpa, fresca. E, para muitas pessoas, é o branco a cor mais calmante e apropriada. Mas se você decidir, na tentativa de seguir a moda, colar o quarto de branco, embora sinta que a cor está mais associada à esterilidade hospitalar do que ao frescor, procure outras opções. Às vezes, o branco é percebido como uma cor fria e gelada, que está longe de representar conforto.

Se a estética do Scandi está perto de você, fique à vontade para se contentar com o branco, mas se a Provença não tão contida é melhor, desista da ideia do papel de parede branco.

  • Azul-marinho. Muitos moradores de megalópoles têm certeza de que o papel de parede deve ser azul escuro, ideal para dormir e relaxar. Mas esta opção é adequada apenas para aqueles que não têm vergonha de tons escuros, que podem não apenas dormir em um ambiente tão colorido, mas também ler, trabalhar, se comunicar.

Apesar do propósito principal do quarto, às vezes ele desempenha uma variedade de funções, e o ambiente calmo pode se transformar dramaticamente em sonolento, constrangedor, não deixando outra opção a não ser fechar os olhos e adormecer.

  • Bege. Aqui está - a neutralidade e a própria universalidade. O bege nunca sai dos tons da moda. Você não precisa selecionar móveis especiais para ele: quase tudo que é uma cor de móveis popular é adequado para ele. Se seu quarto fica ao norte, escolha tons delicados de creme.
  • Verde. Todos aqueles que estão empenhados em um árduo trabalho mental e cujo cérebro necessita especialmente de relaxamento, devem dar uma olhada mais de perto no papel de parede em tons de verde. Esta é uma cor natural, por isso é bastante apropriada e aceitável em diferentes variações, desde a esmeralda nobre até à base de ervas democráticas.
  • Cinza. É praticamente da mesma cor neutra que o bege. Muitas vezes precisa de um suporte de cor brilhante, diluição com alguma cor de destaque suculenta, nem sempre é fácil pegá-la.

É verdade que, no interior de um quarto com essa cor, você precisa ter cuidado - em superfícies brilhantes, pode criar um brilho metálico frio, que não agrada em nada ao próprio conceito de quarto.

  • Marrom. Confiável e quente como a própria terra, essa cor é bem percebida por nossas mentes. Aconchego e o bem-estar costumam estar involuntariamente associados à cor marrom-escura.

Para um quarto pequeno, esta é uma opção controversa, mas para um espaço espaçoso é muito adequada.

Muitos proprietários recorrem ao feng shui, acreditando que os pensamentos sábios dessa tendência filosófica não são infundados. A cor do quarto, segundo o pensamento oriental, depende de sua localização. Por exemplo, um quarto localizado no leste ou sudeste funcionará bem com papel de parede verde.

Mas o verde deve ser diluído com outras cores para que a cor ativa não cause insônia.

Para as salas central, sudoeste e nordeste, os tons ocre (característicos dos elementos da Terra) são os mais adequados. Mas o quarto ao sul, de acordo com o feng shui, é adequado para papel de parede com um tom vermelho, mas talvez localizado apenas em uma área do quarto. Acredita-se que essa cor tenha um efeito benéfico nas relações familiares. No lado norte, papel de parede com presença de azul é aceitável (mas não azul sólido).

Quais cores devem ser tratadas com cautela?

Pegue o mesmo tinto que o feng shui prefere. É uma cor agressiva, para algumas pessoas vai dar energia e vitalidade, vai estimular a ação. Mas nem todo mundo tira a mensagem desejada do papel de parede vermelho: muitas vezes o vermelho tem um efeito deprimente na pessoa, parece suprimir sua vontade, não permite que ela se concentre.

Finalmente, no próprio interior, o vermelho aproxima todos os objetos e aumenta, tornando-os mais massivos: para um quarto pequeno, esta está longe de ser a melhor opção.

O amarelo revigora, mas é necessário no quarto. Mas você pode escolher tons suaves de amarelo se quiser colar o papel de parede colorido nesta sala. O amarelo, diluído no leite, é uma opção muito boa. Outra cor controversa é o roxo. Para muitas pessoas, isso causa preocupação, então essa cor não fica tão boa no quarto. Mas um tom lavanda mais suave pode ser apropriado para o ambiente, especialmente se a mobília for de cores delicadas e calmas.

Tons brilhantes de rosa distraem e impedem a concentração, que pode causar emoções negativas literalmente todos os dias. Se você usar rosa para o interior do quarto, então está muito dosado.

Combinando papel de parede

A opção mais popular é o papel de parede complementar. Assim que o design de uma sala com uma combinação de papel de parede se tornou não apenas uma opção, mas uma tendência, os fabricantes agarraram a ideia. E agora nem sempre é necessário escolher você mesmo um par, o papel de parede já é vendido em conjunto. O papel de parede do quarto pode ser combinado para os seguintes fins:

  • zoneamento de sala;
  • enfatizando as características da sala e mascarando suas deficiências;
  • mudança visual nas proporções do quarto;
  • acentuação de uma parede específica;
  • criando um ponto focal ou adaptando o quarto ao caráter do proprietário.

No papel de parede, tons de cores com a mesma intensidade podem ser repetidos: uma opção com uma combinação de tons pastel e tons suaves é o ideal. Para evitar irritação visual no cômodo mais silencioso da casa, adicione monofônico (texturizado) ao papel de parede com um padrão. No quarto, não dois, mas até três tipos de papel de parede podem ser combinados, mas isso é mais difícil.

Nesse caso, você definitivamente precisa levar companheiros ou papéis de parede de uma coleção, que a priori pode ser consoante.

O que você deve considerar ao escolher?

    Ao escolher o papel de parede, muitos fatores são levados em consideração: o lado ensolarado ou norte é considerado, o tamanho do quarto (se você precisa escolher um papel de parede que amplie visualmente o espaço), e assim por diante. Mas às vezes o principal é não quebrar regras como:

    • as sombras frias e claras tornam um cômodo pequeno mais espaçoso, e o papel de parede escuro e muito colorido vai reduzir ainda mais o quarto;
    • em um quarto quente, não compre papel de parede cor de fogo associado ao calor, mas o papel de parede azul claro e água-marinha com uma superfície lisa e brilhante só será útil nesse quarto;
    • se a parede for estreita, a faixa vertical a estreitará ainda mais (visualmente, é claro);
    • se a parede não for muito plana, o papel de parede liso liso (papel de parede pintável) não será capaz de mascarar irregularidades - mas o papel de parede com impressão diagonal lida bem com a máscara, como alguns tipos de papel de parede líquido;
    • para aumentar o teto, use papel de parede com padrão vertical, que estique visualmente as paredes; apenas não os cole em toda a altura, deixe uma pequena área pintada para combinar com a superfície do teto.

    Não tenha medo de experimentar, por exemplo, na moda hoje, pinturas a partir de recortes de papel de parede que podem decorar a cabeceira da cama.

    Quanto mais criativo, individual e inesperado, mas dentro dos limites do bom gosto e das regras artísticas, mais interessante é o seu quarto. E quanto mais é seu - único, especial e aconchegante.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa