Cães

Língua canina: como os cães se comunicam com o dono e como o entendem?

Língua canina: como os cães se comunicam com o dono e como o entendem?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Que sinais verbais o cão dá?
  3. Como entender a linguagem corporal?
  4. Como os animais falam uns com os outros?
  5. Os animais de estimação entendem os humanos?

A linguagem canina se manifesta em sinais verbais, bem como em diferentes posturas. Se uma pessoa observar seu animal de estimação de perto, será capaz de entender como os cães se comunicam com o dono e se eles o entendem.

Peculiaridades

De seus ancestrais - lobos, os cães receberam uma forma de expressar sentimentos, que se manifesta por meio de várias opções. Para se comunicar com outros cães ou pessoas, os animais se expressam com a ajuda de várias poses, vozes, mudanças nas expressões faciais.

Cães não mentem eles não esconderão seus sentimentos, como uma pessoa pode. Todo dono que quiser aprender a entender a língua canina pode observar seu animal de estimação e perceber que a reação a diferentes situações é diferente: em certos momentos o cão rosna, em outras circunstâncias late ou começa a abanar o rabo. Para entender o que um cão quer dizer, você deve prestar atenção aos seus gestos, postura e movimentos corporais.

Depois de estudar o comportamento do seu animal de estimação, você poderá entender sem palavras o que o amigo de quatro patas quer dizer, o que pensa e como está seu humor. Com esse conhecimento, você pode prever a reação do cão a determinadas situações.

Uma língua canina pode dizer quando o animal está estressado, irritado, quando o animal está feliz, com raiva ou tem uma sensação de medo.

Que sinais verbais o cão dá?

Tendo familiarizado com os sinais verbais do cão e sua decifração, você pode entender rapidamente o que o animal quer dizer, dependendo das circunstâncias. Existem os seguintes sinais de cães.

Uivo

Esses sons podem ser uma tentativa de encontrar seu dono ou um cão específico.Quando o dono vai trabalhar, o animal começa a uivar, assim tentando levá-lo para casa.

Quando um cachorro começa a uivar, os outros cães começam a uivar junto com ele. Esse comportamento é denominado um tipo de comunicação simultânea entre animais.

Rugido

Rosnar indica que você deve se afastar do animal. Freqüentemente, o dono se depara com esse tipo de comportamento quando alguém tenta se aproximar da comida de seu animal de estimação. Além disso, um cão pode reagir negativamente a um estranho ou mesmo a seu dono se ele estiver tentando levar embora sua coisa favorita.

No último caso rugir é considerado um método eficaz de comunicação, uma vez que tal som sugere que você pode negociar com o animal e tirar o item dele. Mas quando o cão assume uma postura agressiva e não faz barulho, é considerado muito perigoso.

Deve-se ter cuidado, pois nesses momentos o cão pode agredir uma pessoa.

Grunhir, resmungar

Via de regra, esse sinal indica que o animal deseja receber algo. O som pode ser comparado à manipulação, uma vez que o animal está familiarizado com o fato de que será repreendido por latir e por grunhidos suaves, o dono cumprirá o capricho de seu amigo de quatro patas.

Por exemplo, considere a situação em que o cachorro quer comer chocolate, mas o dono não tem pressa em compartilhá-lo. Sons semelhantes são emitidos por um cão como uma saudação a seus parentes ou convidados.

Bocejar com uma mordida

Se o dono ouvir um som semelhante de seu amigo de quatro patas, isso indica que o cão está insatisfeito com a situação. Quanto mais longo é o gemido, mais o animal expressa sua insatisfação.

Um fenômeno semelhante é observado em situações em que o cão é forçado a obedecer a um comando, não pode sair da sala ou não recebe um petisco da mesa.

Choramingando

Ansiedade ou ferimentos podem fazer seu cão choramingar. Algumas pessoas gostam de chamar a atenção choramingando. Por exemplo, se o animal tem medo de trovão.

Uivo de reclamação

O sinal fala da decepção do animal e de suas reclamações sobre alguma coisa.

Latidos

O latido pode ser dividido em várias variedades:

  • um som agudo fala de excitação e felicidade;
  • latidos baixos indicam um humor agressivo ou que o animal é ameaçador.

Um cão pode latir quando quer se reunir com seus parentes, para responder a outro cão ou como uma demonstração de seu estado de felicidade. Ao latir, um animal de estimação pode sinalizar um problema.

Nem sempre é possível a uma pessoa compreender o problema que está em jogo, porque o cão consegue ouvir o sinal de alarme, que se ouve num raio de vários quilómetros. O homem é incapaz de ouvir um som tão distante.

Ao estudar situações em que um animal de estimação dá voz, você pode entender seu comportamento, comunicar-se corretamente com ele e minimizar mal-entendidos.

Como entender a linguagem corporal?

Além da comunicação por voz, o cão usa a linguagem corporal. Para aprender a língua de seu animal de estimação, você precisa prestar atenção aos seguintes sinais de animais.

Ouvidos

A posição das orelhas fala por si. Se o animal os pressiona, fala de medo.

  • Inclinado para cima ou inclinado para frente indica um alto nível de comprometimento com um processo. Por exemplo, se o cachorro está caçando, brincando ou curioso.
  • Mudar o ângulo de rotação para mais perto da cabeça demonstra agressão.
  • Quando um cão puxa parcialmente as orelhas para trás, mas não as pressiona, significa que ele está sentindo ansiedade e incerteza. Nesse estado, o animal mostra confusão ou frustração.

O padrão de algumas raças prevê o corte das orelhas, pelo que a sua mobilidade é significativamente reduzida, o que impossibilita a transmissão de sentimentos e emoções ao máximo.

Olhos

Os olhos são o espelho da alma e o cão consegue comunicar-se com a ajuda de um olhar. Os animais não gostam de ser olhados, então eles podem desviar o olhar ou reagir agressivamente a tais ações.

Com a ajuda de gestos visuais, o animal pode demonstrar as seguintes emoções.

  • Demonstração de superioridade. O cão olhará nos olhos de seu oponente sem olhar para os outros.
  • Desejo de jogar... O proprietário perceberá que seu animal de estimação pisca com frequência, como se estivesse piscando. Isso sinaliza que o cão não se importa em brincar e quer que a pessoa se junte a ele.
  • Prontidão junto com total prontidão. Esta posição se expressa com um olhar aberto, no qual se verá a máxima concentração e prontidão para a ação decisiva.
  • Obediência e respeito. Quando o cão desvia o olhar, significa que escolheu um homem como dono e aceita seu domínio sobre si mesmo.
  • Atitude agressiva. O olhar será firme, como em uma situação com demonstração de superioridade. A única diferença estará no estreitamento dos olhos.

Expressões faciais

O rosto do cachorro é capaz de mostrar emoções diferentes, que pode variar dependendo do humor do animal.

  • Se seu animal de estimação está estressado ou desconfortável (isso pode acontecer quando encontra outros animais ou estranhos), ele vai bocejar ou lamber o rosto de forma convulsiva. O bocejo de uma pessoa também pode ser contagioso para um cão.
  • Atitude agressiva, advertência. Quando o animal começa a franzir o rosto e mostrar os dentes, é melhor não tocá-lo nesse momento. Qualquer passo em direção a um amigo de quatro patas será considerado um ataque, que pode resultar em uma mordida.
  • Alegria... O conhecido sorriso dos cães não pode ser confundido com outras expressões faciais. Ela simboliza o deleite do animal e seu humor alegre.

Poses

O desejo de jogar é demonstrado prendendo-se ao chão e abanando o rabo. O cão pressiona o peito e a cabeça no chão, estendendo as patas dianteiras para a frente. Quando o dono vê tal pose, você pode tirar a bola com segurança e começar a jogar.

Quando um animal está agitado, nervoso ou apenas entediado, ele anda em círculos.

Prontidão e agressividade aparecerão na forma de um cabelo protuberante ao longo da coluna.

Quando um cão quer chamar a atenção (se quer conseguir comida, atrair uma pessoa para brincar, conseguir carinho), ele toca delicadamente uma pessoa com a pata.

A pata levantada do animal fala da presença de medos. Se uma cabeça inclinada for adicionada a esta posição, o animal de estimação de quatro patas ficará confuso.

Se o cão estiver cheio de energia e quiser brincar, será covarde com o rabo para cima.

O bater sem pressa da cauda expressa constrangimento e perplexidade.

O cão demonstra confiança com simpatia balançando os quadris e esfregando o lombo na pessoa.

Quando o cão está com medo, ele abaixa ou abaixa o rabo. Nesses momentos, você deve proteger seu animal de estimação e dar-lhe proteção.

Se o cão está calmo, sua cauda fica em posição neutra, neste momento o animal se sente seguro.

Quando o cão se acalma após uma atitude agressiva, de repente começa a sacudir os ombros com a cabeça. Essa ação indica que o animal entendeu que a ameaça não existe e está tentando eliminar a tensão.

A demonstração de que o cão ama o dono se manifesta na lambida. Usando este método, o cão mostra como sentiu sua falta, como ele ama seu dono. A mesma ação fala em atrair atenção. Se o animal se deita de costas, ele confia na pessoa.

A relutância em entrar em conflito e submissão pode ser expressa em deitar de costas ou de lado para que o oponente possa ver o estômago. Se o animal neste momento está relaxado e seu dono está por perto, o comportamento simboliza o reconhecimento de uma pessoa como líder.

Como os animais falam uns com os outros?

Por ser uma criatura social, o cão precisa constantemente de comunicação e atenção. Os cães falam uns com os outros usando a voz ou linguagem corporal. Todas as ações são semelhantes àquelas com as quais eles se comunicam com uma pessoa. A única diferença é que eles se entendem perfeitamente e usam aromas.

Com a ajuda de tags, eles também conversam com seus parentes. Por isso, quando se encontram, os animais farejam uns aos outros. Este gesto pode mostrar muito mais do que simples sons e poses.

Uivar é a forma mais antiga de comunicação entre amigos de quatro patas. Ela herdou os cães de ancestrais distantes. Esses sinais são ouvidos a longas distâncias e os bichinhos com grande prazer se juntam ao uivo de seus companheiros, transmitindo a mensagem ao longo da corrente.

Os animais de estimação entendem os humanos?

O cão pertence à categoria de criaturas desenvolvidas intelectualmente. Apesar do fato de não poderem falar e não entender a fala humana, eles tendem a notar facilmente qualquer mudança no comportamento humano. Eles analisam a entonação e o volume da voz do proprietário.

Além disso, os cães possuem uma memória bem desenvolvida, devido à qual possuem uma grande capacidade de aprender novas habilidades e memorizar comandos.

Um amigo de quatro patas pode memorizar um grande número de comandos, gestos e palavras, mas isso não significa que ele entenda a fala humana. O animal só se lembra da combinação de sons junto com a entonação que é pronunciada em um momento ou outro.

O animal de estimação entende rapidamente o que é exigido dele no momento. Na maioria dos casos, o animal se sente bem com os membros da família com quem vive sob o mesmo teto.

Para informações sobre como entender seu cão e seu comportamento, veja o próximo vídeo.

1 comentário

Obrigado pelo artigo interessante.

Moda

a beleza

casa