Cães

Raças de cães com focinho achatado

Raças de cães com focinho achatado
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Mantendo filhotes

Animais de estimação com cara plana são muito populares entre os criadores de cães. Como resultado de uma seleção cuidadosa, a forma do crânio nos representantes das raças foi modificada. Cada cão tinha que cumprir seu papel, no qual o sentido do olfato não era de importância primordial. Isso acarretou uma série de consequências para as quais os futuros proprietários devem se preparar.

Peculiaridades

Animais com essa característica são chamados de braquicefálicos. Como resultado das mudanças na estrutura do crânio, as narinas tornaram-se estreitas e o palato, a traqueia e os canais lacrimais foram comprimidos. As alterações fisiológicas afetaram principalmente o trato respiratório, de modo que sua saúde também se tornou mais fraca. Os cães são sensíveis ao calor, estresse, dor, esforço físico. Qualquer violação invariavelmente leva a um aumento da respiração.

As características estruturais da laringe e traquéia podem levar ao desenvolvimento de deficiência de oxigênio e desmaios. Se o cão perde a consciência com frequência, você deve entrar em contato com o seu veterinário. Caso contrário, um sintoma inocente pode levar à insuficiência cardíaca. No entanto, a principal característica de saúde dos cães de cara chata é a síndrome braquicefálica. Isso significa que, quando inalado, o ar quente não tem tempo de esfriar antes de entrar nos pulmões e pode causar insolação.

Cães com focinhos achatados assustam criadores de cães novatos com espirros reversos. O animal de estimação freqüentemente suga o ar, fareja, chia e resmunga. Ao mesmo tempo, ele congela em uma pose tensa. A causa do fenômeno é a poeira ou pólen, que irrita a membrana mucosa da passagem nasal. Às vezes, o espirro é causado por um processo inflamatório dentro do corpo que se desenvolve após a infecção.

O próprio fenômeno de perigo para a vida e a saúde não carrega. Isso geralmente acontece raramente, não dura muito e desaparece por conta própria. Se quiser ajudar o mascote, basta tapar as narinas com os dedos para que o cão respire pela boca.

Se os ataques se repetem com frequência ou causam danos significativos ao animal, você deve consultar um especialista. Os veterinários aconselham a filmagem de um espirro reverso em vídeo.

Variedades

Rostos bonitos com nariz achatado causam muitas sensações de calor nas pessoas. Considere quais animais têm essa aparência - uma lista completa de raças.

  • Pug. Era uma vez esse cachorro supostamente para aquecer as pessoas. Isso explica o grande número de dobras de gordura. O nariz não desempenhou um papel especial neste caso, então os seletores decidiram aprofundá-lo. Acredita-se que os pugs eram amados pelas mulheres como cães decorativos e deviam contrastar com a aparência da dona de casa. Representantes da raça de cabelos lisos freqüentemente desenvolvem a síndrome braquicefálica, eles roncam muito alto durante o sono e grunhem com o aumento da atividade física.
  • Bulldog francês e inglês. É difícil imaginar, mas a raça foi criada para participar de touradas - touradas. Com o tempo, a diversão mudou e os Bulldogs começaram a participar de lutas de cães. O nariz estava sempre em perigo durante essa atividade, então os seletores o esconderam cuidadosamente. Além disso, os próprios representantes da raça muitas vezes terminavam as batalhas com uma mordida no nariz do inimigo, quanto ao ponto mais fraco.
  • Pequinês. Na China, esse tipo de cachorro era um indicador do status do dono. Lá, os animais dessa raça eram criados em bandos, e eles tinham que proteger as pessoas. O nariz foi escondido para proteger o animal. Com esta atividade, os selecionadores prestaram mais atenção ao desenvolvimento de uma mandíbula poderosa e dentes afiados. Hoje, a pequena raça fofa é usada como decoração.
  • Shar Pei. Pessoas da província do sul da China realizaram diferentes tarefas. Os representantes da raça eram lutadores e caçadores, ao mesmo tempo cuidavam do rebanho e cuidavam das crianças. Durante a seleção, o nariz foi encurtado e grande ênfase foi colocada no desenvolvimento da mandíbula. Um nariz achatado permite que o cão aperte sua presa com força nas mandíbulas por um longo tempo. Esta característica anatômica permite que o animal guarde a vítima pelo tempo necessário até que o dono se aproxime. Atenção especial deve ser dada à respiração do cão, torna-se mais frequente sob estresse.
  • Boxer. Os cães foram criados por entusiastas que sonhavam em criar o cão de guarda perfeito. Existe a opinião de que o nome da raça se deve ao fato de que durante a defesa os animais utilizam ativamente os membros anteriores. O nariz foi aprofundado para aumentar a segurança do próprio cão durante as lutas e agressões externas.
  • Dogue de Bordeaux. Um animal grande se distingue por excelentes qualidades protetoras e é capaz de se defender tanto por si mesmo quanto pelo dono. O cão protege as pessoas, não o território, por isso pode viver num apartamento.

Mantendo filhotes

Todas as raças com focinhos achatados foram criadas artificialmente, a seleção direcionada consolidou a característica desejada. O resultado foi uma forma de crânio alterada, o que resultou em resultados positivos e negativos. Todas as raças sofrem de distúrbios de saúde específicos e, portanto, requerem cuidados especiais. As características estruturais das vias aéreas tornam difícil inspirar e expirar. A raça pode piorar como resultado de uma mutação congênita que não está prevista no padrão.

Os cães podem sofrer de insuficiência cardíaca devido ao aumento da pressão da artéria pulmonar. É importante que um problema menor possa levar a doenças graves. As peculiaridades das raças devem ser tratadas com cuidado. Proteja seu cão do calor extremo, esforço, estresse.

Se a frequência cardíaca aumentar, vale a pena tranquilizar imediatamente o animal. Nessa condição, o corpo necessita de mais oxigênio.O ar é fornecido apenas em uma quantidade limitada devido às vias aéreas estreitas. Como resultado do estresse prolongado, o animal pode perder a consciência. Se o animal ainda for pequeno (até 1,5 anos), deve-se protegê-lo totalmente de qualquer situação de estresse.

Vale a pena monitorar o peso de um cão com focinho achatado. Com a obesidade, o animal se cansa mais rápido e piora com o calor. Tudo isso afeta negativamente a respiração. Os cachorros devem ser alimentados em horários e em doses recomendadas para a idade do cão. Esta regra é especialmente importante para pugs, que têm um apetite muito bom e não gostam de jogos ativos.

Escolha a coleira certa para não apertar sua garganta. Em geral, é recomendável usar um arnês para caminhar. Não sacuda rapidamente com a guia, o que pode causar asfixia, perda de consciência ou até a morte. Num verão quente, vale a pena diminuir o número de caminhadas. Leve seu cão para fora apenas de manhã cedo e à noite, quando a temperatura do ar cair.

A maioria das raças braquicefálicas tem dobras perto do nariz. Por si só, eles não são prejudiciais, mas requerem cuidado cuidadoso. Limpe os detritos e restos de comida de sua pele regularmente e com cuidado. Para sujeira teimosa, use um cotonete com água oxigenada e seque.

As regras especiais para cães com focinho achatado incluem várias nuances.

  1. É necessário visitar um veterinário anualmente para uma consulta. O exame deve incluir não apenas diagnósticos externos, mas também ultrassom do coração, raio-X, exame da laringe, escuta do estado dos pulmões e do coração. Essas medidas ajudarão a detectar doenças ou patologias nos estágios iniciais.
  2. Vale a pena entrar em contato com um especialista caso o animal emita sons incomuns ou mude muito de hábitos.
  3. Examine regularmente a condição das orelhas, olhos, rugas perto do nariz e das próprias vias respiratórias.

Braquicefálicos não podem voar em aviões - é contra-indicado para eles. Mudanças na pressão, calor e estresse podem levar à morte de um animal de estimação. Além disso, faz muito calor a bordo da aeronave, o que também causa insolação. Se você estiver planejando uma viagem, certifique-se de que alguém cuide do cachorro em casa.

Uma mudança no ambiente normal e a ausência de hospedeiros queridos também podem afetar negativamente o estado de saúde.

Para a opinião de veterinários sobre cães com cara chata, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa