Cães

Pumi: características e conteúdo da raça

Pumi: características e conteúdo da raça
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Condições de detenção e cuidados
  5. Alimentando
  6. Educação e treinamento

Ao ver uma pumi uma vez, é impossível esquecê-la. São cães fofos e travessos, considerados muito engraçados. Eles têm uma aparência incomum e são um pouco como os poodles. No entanto, na realidade pumi são ótimos companheiros, amigos leais, guardas maravilhosos... Falaremos sobre o que é essa raça em nosso artigo.

História de origem

O pumi é considerado uma espécie do Pastor Húngaro. É uma raça bastante rara, ainda não teve ampla distribuição em nosso país. Alguém pensa que ela se parece com um poodle, enquanto alguém se recusa a ver essa semelhança. O cachorro apareceu na Hungria. Sua principal tarefa era ajudar as pessoas a pastar seus animais domésticos. É preciso dizer que os pumis não pastavam apenas rebanhos. Eles foram usados ​​para uma ampla variedade de tarefas. Os cães têm o temperamento dos verdadeiros terriers, o que lhes permite apanhar roedores sem problemas.

Acredita-se que esta raça surgiu na virada dos séculos XVII para XVIII. Foi durante este período que os cães parecidos com os terrier foram importados para a Hungria, a maioria deles foram entregues da Alemanha e da França. Esses cães cruzam com raças pastorais locais, resultando em um híbrido terrier / pastor.

Com o tempo, os pumis evoluíram como raça. Sua aparência não recebeu muita atenção, pois o principal interesse foi causado pelas características de desempenho.

O padrão da raça foi aprovado em 1970, o que permitiu que seus representantes recebessem pedigrees. A mesma raça foi reconhecida pela Federação Internacional de Cinologistas em 1966. O mundo conheceu esses cães mais perto do final da década de 70 do século XX.Os primeiros representantes da raça foram reconhecidos em países como a Escandinávia e a Finlândia. Por muito tempo, a aparência não desempenhou um papel especial. A principal coisa pela qual os pumis foram avaliados são as excelentes qualidades de segurança.

Descrição da raça

Em primeiro lugar, deve-se destacar que os representantes da raça são de porte médio. As pessoas costumam prestar atenção em sua aparência extravagante. Sua pelagem é bastante longa, densa e encaracolada, com um subpêlo delicado. No entanto, se começar a se enrolar em cordas, os adestradores ficarão infelizes. Quanto aos padrões, o crescimento do pumi atinge de 35 a 45 centímetros nos meninos e de 32 a 42 centímetros nas meninas. Os machos pesam de 8 a 14 kg e as fêmeas de 7 a 11 kg. A cabeça tem uma forma ligeiramente alongada, o focinho é bastante estreito. A cor dos olhos é castanho profundo. O nariz é preto ou cinza escuro. As orelhas do pumi são dobradas nas bordas, sempre eretas. Há uma nuca bem cuidada no pescoço. O formato do corpo lembra um quadrado, então parece que os cães têm pernas longas. A cauda é encurtada ou cortada quando o filhote tem 1,5 a 2 meses de idade.

Os pelos no corpo são mais longos do que no focinho e nas pernas. Seu comprimento pode chegar a 7 centímetros. A pele deve ser de vários tons de cinza por padrão. No entanto, mesmo os cachorros cinzentos nascem pretos e brilham apenas perto dos dois meses. Existem indivíduos de cores avermelhadas, douradas, marrons, pretas. O principal é a monotonia. Se o cão apresentar manchas, é considerado casamento da raça.

Caráter e comportamento

Na aparência, o pumi é um brincalhão travesso, o que em parte é verdade. No entanto, os donos posicionam seus animais de estimação como cães sérios, capazes de se apegar fortemente ao dono e desempenhar com clareza as funções de trabalho que lhes são atribuídas. Este é um excelente vigia que protegerá destemidamente sua casa e sua família. Pumis têm excelente audição e um instinto maravilhoso. Em caso de perigo, eles começam a latir alto. Apesar de sua independência e amor pela liberdade, os pumis simplesmente adoram seu mestre. Não são frívolos, pelo contrário, são perspicazes e inteligentes. Eles podem ser excelentes cães de caça, servir na polícia, pastorear o rebanho - todos os aspectos positivos são difíceis de listar. Os criadores de cães consideram a raça universal. Os cães são capazes de caçar raposas e pequenos roedores. Eles são um pouco como os terriers nas qualidades que se manifestam durante a caça.

Esses cães são muito bem desenvolvidos intelectualmente. São capazes de pensar, analisar e obedecer ao dono sem questionar, obedecendo aos comandos dados. Os treinadores de cães consideram a raça a mais leal. No entanto, não se pode deixar de notar a tendência à vagabundagem. Pumi deve ser conduzido exclusivamente na guia. Eles podem perseguir um pequeno animal, mostrar agressão para com irmãos desconhecidos, latir alto quando um estranho está por perto.

Condições de detenção e cuidados

Deve-se notar que as púmis são muito interessantes e específicas. Mantê-los em um apartamento na cidade não é a melhor ideia. Atividade, mobilidade e voz alta exigem um campo mais amplo de atividade. A energia dos cães está simplesmente fora da escala, eles estão prontos para se moverem constantemente.e muitas vezes podem latir sem motivo. É improvável que os vizinhos de um prédio de apartamentos fiquem encantados com esse inquilino. É melhor começar um pumi se os proprietários morarem fora da cidade ou no campo. Nessas condições, os cachorrinhos poderão correr e morder com o coração. Os criadores dizem que o melhor lugar onde os animais de estimação se sentirão mais confortáveis ​​é uma fazenda, floresta ou pasto. Além disso, em tais condições, é improvável que incomodem outras pessoas.

Existe uma explicação simples para isso. Desde a antiguidade, a raça era considerada pastor. Pumis pastava animais por conta própria e era caipira. Em nenhum caso esses cães devem ser colocados em uma corrente, com uma guia eles simplesmente começarão a enlouquecer.E está longe do fato de que ficarão sentados ali por muito tempo, pois tentarão usar toda a sua inteligência e engenhosidade para se libertar.

Pumis são excelentes vigilantes. Eles atacam raramente, mas atacarão ativamente os estranhos que tentaram invadir o território que lhes foi confiado e anunciarão os arredores com um latido sonoro.

Quando se trata de aliciamento, existem várias regras geralmente aceitas.

  • Em primeiro lugar, você precisa prestar atenção à lã. É bastante longo e geralmente se aglomera em pedaços. Precisa ser penteado constantemente, e não apenas porque o cão parece bem. É a lã parcialmente responsável pela termorregulação, o que significa que seu estado afeta diretamente a saúde.
  • Os cães não devem ser perdidos de vista. Por serem muito ativos e móveis, eles podem fugir para muito longe, inspecionando a área, e é fácil se perder. Depois de passear, o cachorro que mora na casa precisa lavar as patas.
  • Atenção deve ser dada aos ouvidos. Eles são um dos pontos fracos, às vezes os animais de estimação sofrem de otite média. Pumas domesticados terão que aparar suas garras regularmente. E também você vai precisar de vacinação em tempo hábil, você precisa consultar um especialista sobre seu horário e frequência.

Alimentando

Os representantes desta raça exigem uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. A dieta deve incluir produtos naturais. Pumi precisa de carne, cereais e vegetais. Também pode dar comida desidratada pronta, mas neste caso é necessário garantir que são de alta qualidade. Alimentos premium para cães de tamanho médio são bons. Em nenhum caso você deve comprar ração barata, que pode provocar intoxicações e muitos outros momentos desagradáveis.

O proprietário deve escolher se deseja transferir seu animal de estimação para alimentos secos ou naturais., contando principalmente com o componente financeiro. Curiosamente, uma dieta que inclui alimentos prontos custará mais caro. Não será supérfluo consultar o veterinário, ele dará suas recomendações, com base nas características e necessidades individuais do animal. Quando um filhote de cachorro pumi aparece em casa, você não pode trocar imediatamente sua comida.

Inicialmente, é necessário dar a mesma comida que recebeu do criador. No futuro, tudo acontecerá a critério do proprietário.

No entanto, é necessário seguir nuances como:

  • Os cachorros Pumi devem ser alimentados 6 vezes ao dia até atingirem os dois meses de idade;
  • a partir desse momento e até 5 meses, a ingestão alimentar é reduzida para 4 vezes ao dia;
  • dos 5 aos 10 meses, os bebês devem comer 3 vezes ao dia, e isso requer um certo tempo claramente limitado;
  • Um cachorrinho com mais de 10 meses é considerado velho o suficiente para comer como um cão adulto, então você precisa alimentá-lo 2 vezes ao dia.

Se a comida for inadequada e o animal estiver faltando alguma coisa, ele o informará com seu comportamento. Basta prestar atenção a tempo. O fato de que o animal de estimação se torna apegado a tijolos e gesso, começa a roê-los ativamente, indica uma falta de cálcio. Se a pelagem secar e desbotar, significa que o corpo carece de vitamina A. Um indicador mais sério é a curvatura óssea. Este é o primeiro sintoma do raquitismo e requer atenção imediata do veterinário.

Na maioria das vezes, o raquitismo se manifesta em animais com deficiência de vitamina D.

Educação e treinamento

Se esse tipo de cachorro aparecer na casa, os especialistas recomendam entregá-lo a um adestrador profissional para um curso de treinamento geral. Se isso não for feito, podem surgir problemas com a criação, o animal pode trazer muitos transtornos ao dono. Como mencionado acima, pumis não se sentirá muito confortável em um apartamento na cidade. Suas qualidades protetoras exigem aplicação, por isso é melhor que o cão esteja em uma casa particular ou no campo. Ele ficará feliz com o máximo de liberdade.

Pumis tem excelente saúde. Eles exigem atividade física constante, espaço para atividades e capacidade de movimentação. Apesar disso, os cães adoram os seus donos, são muito dedicados a eles, cuidam dos membros mais novos da família. Todas essas qualidades se manifestam no caso em que quando se dá atenção suficiente ao animal, sua socialização é realizada, o dono encontra tempo para aulas e treinamento.

Os instintos naturais são tais que o pumi, seguindo-os, durante o jogo reúne todos em uma grande empresa, e então começa a "pastar". Isso pode acontecer não só em casa, mas também em uma caminhada, onde o animal encontra tempo para essa comunicação. Não será possível lutar contra isso, o cão tem esse comportamento no sangue, e isso absolutamente não ameaça nada. O dono precisa observar o processo e se certificar de que o animal não brinque muito.

É necessário criar cachorros desde tenra idade. Quanto mais cedo você começar a lidar com eles, mais prestativos serão os animais. O Pumi deve ser treinado apresentando-o como um jogo. Eles ficarão felizes em participar do processo, memorizando os comandos que devem ser obrigatórios para a execução ao longo do caminho. O proprietário de um representante desta raça deve ser paciente, pois o treinamento exigirá resistência e perseverança. Os cães são muito brincalhões, portanto, podem se distrair e não levar os comandos a sério.

Os treinamentos devem ser realizados em um ambiente calmo e longe do agito do local. O melhor de tudo é que se o local for o mais silencioso possível, nada distrairá seu animal de estimação das atividades.

Um dos pontos importantes no treinamento é o elogio. Pumi trata isso muito gentilmente e tenta agradar o dono. No entanto, é importante encontrar uma linha tênue e não exagerar. O caráter do cão é criado desde tenra idade, por isso o dono deve tentar dedicar o máximo de tempo ao seu animal de estimação. Isso o ajudará a encontrar um amigo confiável e leal, com uma disposição amigável e comportamento exemplar.

Pumi se distingue pelo fato de serem muito sensíveis aos limites de seu próprio território. Eles têm excelentes qualidades de segurança e protegerão a área que lhes foi confiada de estranhos. Ao mesmo tempo, os cães não correm para estranhos, mas dão uma voz muito alta. Essa qualidade pode se tornar um problema, uma vez que latidos irracionais dificilmente agradarão a outras pessoas. Portanto, nesses momentos, você precisa controlar o animal e acalmá-lo. O cão é muito alegre e precisa constantemente de movimento. O proprietário deve tentar chegar o mais próximo possível dela e dedicar tempo suficiente. Pessoas muito ocupadas e inativas não são recomendadas para ter animais de estimação desta raça.

No próximo vídeo, você encontrará curiosidades sobre a raça do cão pumi.

sem comentários

Moda

a beleza

casa