Alimentando os cachorros

As batatas podem ser dadas aos cães e quais são as restrições?

As batatas podem ser dadas aos cães e quais são as restrições?
Contente
  1. Para que serve o produto
  2. Um vegetal pode prejudicar
  3. Cru
  4. De uma forma diferente
  5. Quem é o vegetal contra-indicado
  6. Se o cachorro está envenenado - o que fazer

Um dono consciencioso e atencioso não permitirá que seu cão coma alimentos que possam prejudicar sua saúde. A nutrição adequada para um animal de estimação é a chave para sua atividade e bem-estar por muitos anos. Ao mesmo tempo, o próprio proprietário economizará significativamente nos custos de serviços veterinários e no pagamento de medicamentos para o animal. A este respeito, surge a questão, é possível dar batatas aos cães.

Para que serve o produto

A batata é uma raiz vegetal rica principalmente em carboidratos. Eles representam quase um terço da composição total dos tubérculos. Em seguida, vem a fibra vegetal e, em terceiro lugar na lista de valor nutricional deste produto, merecem destaque as proteínas vegetais. Os tubérculos contêm vitaminas e minerais considerados benéficos para a digestão. Quase não há gorduras nas batatas, não há absolutamente nenhum colesterol, a menos, é claro, que primeiro sejam fritas em óleo. A composição das batatas é muito útil, mas - para os humanos.

Os cães, por sua origem biológica, não são herbívoros. Sua digestão é "afiada" por natureza para o tipo de alimento dos predadores. As batatas nunca poderiam estar presentes em sua dieta na natureza. Mas isso foi antes de o cachorro ser domesticado. Com o início da vida junto com uma pessoa, os cães começaram a usar muitas das coisas que eram completamente inacessíveis para eles na natureza.

Alimentos vegetais, incluindo batatas, são ricos em fibras, o que provoca aumento da motilidade intestinal em animais criados para se alimentar de proteínas e gorduras animais. As batatas são difíceis de digerir por eles, aumenta a probabilidade de problemas intestinais, diarreia.

Uma pequena quantidade de batatas não fará mal ao cão, e nisso os veterinários concordam. No entanto, este produto só pode ser administrado a animais de estimação que não tenham predisposição individual para problemas intestinais.

Se você der batatas em pequenas quantidades, o produto pode compensar parcialmente a deficiência de minerais e vitaminas. Por exemplo, 1 raiz vegetal quase atende às necessidades diárias de ácido ascórbico para um cão de tamanho médio. A presença da quercetina na composição torna a batata um verdadeiro antioxidante que ajuda a prevenir o desenvolvimento de tumores. Na composição da ração para cães, os fabricantes, com o conhecimento de veterinários, introduzem batatas secas, mas em condições de fábrica, elas ficam totalmente livres da presença do componente amiláceo. É impossível fazer isso em casa.

Um vegetal pode prejudicar

As batatas prejudiciais para os cães tornam-se quando o seu cão come com demasiada frequência. Uma abundância de amido para um adulto e um filhote - o caminho para a obesidade permanente. Que consequências desagradáveis ​​a obesidade ameaça um cão, todos sabem. Se o cão adora batatas, mas se mexe um pouco, mora em um apartamento, anda por pouco tempo e com pouca frequência, então a inatividade física aproxima essas consequências negativas da obesidade.

O amido leva a um aumento no índice glicêmico e, portanto, Uma dieta rica em batatas pode fazer com que seu cão desenvolva diabetes. Muitas raças sofrem de deficiência de certas enzimas devido à origem artificial. E nesses cães, com um alto grau de probabilidade, as raízes das raízes podem causar uma reação alérgica severa, distúrbios intestinais constantes.

O ideal, do ponto de vista dos especialistas, é considerado apenas uma quantidade moderada de vegetais na dieta.

Não é difícil calculá-lo - 100-150 gramas de batatas por semana. São 2 tubérculos de tamanho médio para cães grandes ou 1 batata pequena, cuja massa não excede 50 gramas, para cães pequenos.

Cru

Batatas cruas não são tão saborosas, mas são mais saudáveis ​​do que as cozidas ou cozidas. Portanto, é melhor dar batatas cruas aos cães. As raízes antes da alimentação são lavadas, limpas, esfregadas e misturadas com a ração. Os cães grandes não precisam ralar o tubérculo, mas sim cortá-lo bem com uma faca.

Melhor, se os tubérculos são de uma safra jovem, porque as batatas velhas, que foram armazenadas por muito tempo, acumulam substâncias tóxicas. O mais perigoso é a batata verde. Essa cor dá ao vegetal de raiz a presença do veneno mais forte solanina nele, o que também é perigoso para os humanos. Mas, para um cachorro, pode ser fatal.

Solanin destrói conexões nervosas, causa distúrbios no funcionamento dos órgãos hematopoiéticos, causa sintomas de envenenamento, vômito, diarréia. A solanina é excretada pelos rins e uma grande quantidade dela pode levar ao desenvolvimento de insuficiência renal e morte do animal. O teor de veneno é sempre maior em tubérculos velhos e germinados. Eles não podem ser usados ​​para alimentar cães.

De uma forma diferente

Batatas cozidas ou assadas contêm menos vitaminas e minerais saudáveis. Batatas cozidas são um fardo pesado para a digestão do cão, e muitas vezes os cães que são alimentados com batata cozida ganham peso em excesso em um curto período de tempo.

Um vegetal fervido ou termicamente processado é permitido para alimentação animal apenas em casos raros, bastante excepcionais e sempre em pequenas quantidades.

Se você decidir dar batatas cozidas ao cachorro, melhor cozinhá-lo de uniforme... Assim, os tubérculos serão capazes de reter mais nutrientes durante o processamento.

Batatas fritas são estritamente contra-indicadas para cães., uma vez que contém uma grande proporção de colesterol e substâncias cancerígenas, que contribuem para o desenvolvimento gradual do câncer. Lembre-se de que ao dar batatas cozidas, primeiro deve ser resfriado. Se um cão comer acidentalmente um tubérculo cozido ou purê de batata, não há necessidade de entrar em pânico - episódios raros de tal comportamento alimentar não devem levar a consequências negativas.

Quem é o vegetal contra-indicado

Não dê vegetais a cães com predisposição individual a problemas digestivos e intestinais. Normalmente, essas são raças criadas artificialmente. É indesejável, acreditam os veterinários, dar vegetais aos filhotes. Os bebês têm ainda menos enzimas que podem ajudar a digerir os alimentos do que os animais de estimação mais velhos. E, portanto, até um ano, você não deve dar uma safra de raízes para representantes de nenhuma raça.

Além disso, os veterinários não aceitam a alimentação de batata para cadelas grávidas e lactantes. Se esse cachorro comer batatas, uma grande parte de suas reservas de energia é gasta em sua própria digestão. Os alimentos para cadelas em lactação e gestantes devem ser facilmente digeríveis. Na primeira introdução de alimentos complementares na forma de batata, é necessário dar uma pequena dose e monitorar cuidadosamente o estado do animal durante o dia. Se aparecerem sinais de indigestão ou letargia, o uso posterior do produto deve ser descartado.

Se o cachorro está envenenado - o que fazer

Infelizmente, esse cenário não está excluído. Principalmente se o cão estiver interessado em batatas e puder roubar alguns tubérculos crus secretamente do dono. Em caso de envenenamento, o cão irá fraqueza nos membros, tremores involuntários do focinho e das patas, vômitos, diarréia, dor abdominal. Tendo prestado atenção a esses sintomas, você precisa dar os primeiros socorros ao cão.

É importante provocar um reflexo de vômito.

Você pode regar o cão com uma solução leve e muito fraca de permanganato de potássio por meio de uma seringa, soprando um jato de líquido ao longo da bochecha para que o cão não o cuspa. Depois de vomitar, você deve dar qualquer absorvente humano à sua disposição, por exemplo, Polysorb, Enterosgel ou carvão ativado comum. Depois disso, você precisa o mais rápido possível entregar o animal para consulta urgente ao veterinário, que poderá prestar assistência mais qualificada.

Você pode aprender sobre os perigos das batatas para um cachorro e quais outros alimentos podem ser mortais no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa