Sketching

O que é um esboço de comida e o que você pode desenhar?

O que é um esboço de comida e o que você pode desenhar?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Por onde começar?
  3. Visão geral das opções de desenho para iniciantes
  4. Como desenhar um bolo?
  5. Dicas úteis

Todas as pessoas adoram comida. E não se trata apenas de seu gosto. A beleza e o valor artístico de um prato podem ser tão importantes quanto os ingredientes e as calorias. Capturar esse valor e passá-lo para outras pessoas é a ideia básica por trás dos esboços de alimentos.

Peculiaridades

Os esboços de comida podem ser considerados um derivado da natureza-morta, mas em algum ponto, os esboços de comida se tornaram tão comuns que receberam seu próprio nome em inglês.

Desenhar alimentos da natureza é um bom aquecimento e uma pequena prática diária para quem quer ser criativo. Você pode pegar um pequeno caderno e passar uma semana desenhando toda a sua comida para o seu caderno.

Graças ao grande número de belas imagens, os artistas sempre têm como fonte material para ilustrações e podem desenhar pratos chiques e complexos no conforto de suas casas.

As fotos geralmente transmitem informações com precisão. Você pode idealizar a natureza, maximizar a expressividade e mover-se do realismo para o reino da estilização.

Uma das razões pelas quais as ilustrações de comida se tornaram tão populares é o fato de que aprenderam a usá-los em atividades comerciais... Afinal, às vezes pode ser difícil encontrar uma foto com a composição certa, embora haja um grande número de imagens na web. As ilustrações, por outro lado, permitem combinar diferentes detalhes, ajustando ângulos e acentos conforme necessário para se adequar ao seu propósito. Os esboços de alimentos podem ser usados ​​como base para um logotipo, design de menu, site ou impressão.

O tema dos desenhos de alimentos é muito multifacetado. As pessoas preparam comida e pintam de acordo com seus gostos.

No entanto, doces são o que todo desenhista tentou retratar, então essa direção pode ser considerada a principal.

Por onde começar?

Aqui estão algumas dicas para iniciantes. Frutas e vegetais são um bom começo. Formas simples tornam mais fácil descobrir a posição da luz e da sombra, e você também pode praticar a suavização de gradientes. Comece com alguns objetos leves, trabalhe em um estilo aquarela, tente transmitir volume. Quando estiver confiante em suas habilidades, você pode comparar o tamanho, a textura e os detalhes de vegetais e frutas para adicionar variedade à sua apresentação.

Pense na ideia da ilustração. Muitos pratos ficam bem quando cozinhados, enquanto outros ficam melhores na fase de ingredientes.

Samsa uzbeque, rolos japoneses, hambúrguer americano - muitos desses pratos são efetivamente servidos em pratos tradicionais. Dê uma boa olhada e certifique-se de que a receita que você está retratando contém esses utensílios.

Também é importante considerar o contexto e o ambiente. Por exemplo, você pode adicionar uma toalha de mesa quadriculada ao enredo para criar uma sensação aconchegante ou usar itens de serviço e utensílios para expressar o caráter do país.

Paleta

Depois de escolher um tema de esboço, trama e material de origem, é hora de diminuir as cores. Na maioria das vezes, o efeito geral de uma pintura é baseado na proporção de dois ou três tons.

Às vezes são semelhantes, às vezes contrastam. Ratatouille, por exemplo, é uma seleção de tomates vermelhos, abobrinhas verdes e berinjelas roxas. Escolha todas as três cores ao mesmo tempo e use seus tons para criar harmonia.

Detalhes

Depois de concluir a arte, a próxima etapa é criar uma legenda ou título. Esta parte do esboço é extremamente importante, pois leva o significado do esboço a outro nível, tornando-o aplicável e relevante.

O espaço para os objetos maiores, como uma caixa de texto para o nome de um prato ou a descrição de uma receita, pode ser preparado com antecedência.

Você também pode simular um layout de revista para obter uma receita mais completa e formal.

Visão geral das opções de desenho para iniciantes

Vejamos alguns bons exemplos de esboços de alimentos em aquarela.

Salmão

A cor vermelha do salmão contrasta lindamente com o abacate e o espinafre. O prato é lindamente decorado. Ao contrário da fotografia de natureza morta, menos tons são necessários aqui, por isso é importante capturar e transmitir a própria diferença de cor.

Mojito

Outra forma de trabalhar com cortinas é o princípio da similaridade. A comida é de cor uniforme e apenas distinguimos tons.

Mojito revela seu esquema de cores verde claro. O contraste tonal ocupa um lugar importante com uma transição competente de tons mais claros para tons mais ricos e profundos.

Receitas

Abaixo está uma página com receitas para cozinhar peixes. Um esboço em fases pode simplificar e classificar o processo. Cozinhar comida assim pode ser tão divertido quanto desenhá-la.

Você pode alterar a composição. Por exemplo, é interessante pintar a sopa por cima para chamar a atenção para o que está dentro e não para o prato em si. Por outro lado, uma sobremesa em camadas é mais interessante quando vista de lado.

Como desenhar um bolo?

Abaixo está uma visão passo a passo de como esboçar um bolo com canetas hidrográficas.

Esboço

Primeiro, desenhe o bolo em preto e branco. Esboce o bolo com um lápis duro, contorne-o com um delineador preto e apague as marcas de lápis com uma borracha.

Suflê

Desenhe a camada superior do bolo. Isso é feito melhor com um marcador largo.... Para uma camada mais lisa, você pode usar o marcador duas vezes. Ambos os lados do bolo não precisam de contornos. Em seguida, trabalhe o futuro suflê com um liquidificador. Para fazer isso, passe a ponta do liquidificador várias vezes sobre o recheio e suas bordas. O papel escurecerá rapidamente com a umidade, mas os resultados serão perceptíveis depois que o álcool evaporar.Este truque ajudará a deixar o bolo mais leve.

Desenhe uma sombra em cima da calda. Adicione textura com pequenos traços da mesma cor. Suavize com a tonalidade anterior.

Massa

Os traços horizontais na parte inferior do bolo permitem que você crie a textura de massa desejada imediatamente. Em seguida, use um marcador de cor ainda mais claro na parte superior para unificar tudo e suavizar a transição.

Bagas

Preencha os mirtilos com cor, deixando uma fina camada de papel branco na área iluminada à esquerda. Use um liquidificador para desfocar a borda. Em seguida, pegue um marcador mais escuro para escurecer os frutos. Use mirtilos como um guia para resultados realistas. Em seguida, suavize as bordas das áreas escuras da baga.

Xarope

O próximo passo é fazer uma camada base de xarope em duas cores. Adicione uma camada de vermelho primeiro, passe pela parte brilhante. A calda é ligeiramente vermelha por baixo, mas uma cor roxa escura se sobrepõe a ela.

Aplique uma cor roxa profunda tanto nos mirtilos quanto no xarope para misturá-los visualmente na composição. Acentue os destaques com um liquidificador. Repita esta etapa mais algumas vezes para obter o melhor efeito.

Sombras

Desenhe uma sombra mais pronunciada nos mirtilos e novamente use o marcador roxo na parte superior para desfocar a transição dura. Use um marcador cinza para destacar as sombras sob a calda e escurecer a massa.

Folha e detalhes

Adicione uma folha verde e crie um preenchimento básico para ela. Em seguida, escureça a metade superior da folha para criar nervuras. A sombra é feita em duas etapas. Use um marcador cinza claro para preencher o contorno da sombra. Em seguida, com uma cor mais escura, desenhe uma linha fina logo abaixo dos objetos. A última etapa é suavizar as fronteiras.

A massa ainda parece empapada, então você pode adicionar uma textura diferente e usar o forro para fazer pequenos pontos.

Iluminação, destaques e contornos

Escureça alguns realces para que a arte não pareça muito clara. Intensifique o padrão de sombra sob a calda.

Finalmente, use um forro mais grosso para desenhar o contorno da pintura. Se você tocar o meio do desenho com a mão e o contorno flutuar, você pode corrigi-lo ou reduzi-lo com uma segunda pincelada. No entanto, você também pode deixar como está, depende da sua preferência.

A ilustração do bolo está completa!

Dicas úteis

Vamos dar uma olhada em algumas dicas de desenhistas de comida experientes.

  • Desista do perfeccionismo... Querer criar algo perfeito do zero pode ser intimidante e desmotivador. Não tente aperfeiçoar seus esboços.

  • A coisa mais importante em esboços de alimentos é segurar o lápis de forma que você possa desenhar linhas claras e irregulares. Não é recomendado segurá-lo com muita força ou muito perto da base. A posição ideal é quando o lápis está solto na mão.

  • Criar luz e sombra é a principal maneira de fazer um esboço em 3D.... Sempre adicione volume, imagens planas são menos atraentes.

A comida é um ótimo assunto para aprimorar suas habilidades em expressar textura e cor. Procure bons ângulos que revelam os melhores lados do seu prato, experimente com cores. Bons esboços e bom apetite!

sem comentários

Moda

a beleza

casa