Sketching

Tudo sobre esboçar

Tudo sobre esboçar
Contente
  1. O que é isso?
  2. Aplicativo
  3. O que é necessário?
  4. Visualizações
  5. Gêneros
  6. Como operar um lápis?
  7. Técnica de desenho para iniciantes
  8. Dicas úteis

Sketching é um tipo de desenho que literalmente dominou o mundo nos últimos anos. Você pode ingressar sem muita preparação, o investimento financeiro inicial é pequeno, e o resultado é rápido e inspira novos estudos. Bem, agora para mais detalhes.

O que é isso?

Esboçar é a técnica de desenho rápido.... Ou seja, esboços, às vezes esboços, mas mais freqüentemente obras acabadas - tanto em termos de pensamento quanto em termos de design. A propósito, a palavra inglesa “sketch” significa “sketch”. O desenho é realizado não apenas rapidamente, mas em um ritmo acelerado. Este não é um tipo de novidade que o mundo nunca viu antes. Acontece que a ferramenta de trabalho de designers e artistas simplesmente se separou da função de "serviço intermediário" e se transformou em uma área completamente separada.

Anteriormente, por exemplo, um designer, para tornar sua ideia ilustrativa, esboçava rapidamente um canto no interior, o que esclarecia visualmente a situação para o cliente. E então esses esboços tornaram-se atraentes como unidades separadas. No mesmo desenho acadêmico, um esboço é usado como esboço para uma obra já desenvolvida, o que ajuda a escolher um esquema de cores, para decidir sobre uma composição. Mas agora o esboço foi separado dos objetivos modestos aplicados e veio à tona.

Quais são as funções de esboçar - para deixar uma impressão rápida e instantânea. Ou seja, capturar uma emoção, um estado de espírito, uma imagem que está prestes a mudar. Daí a velocidade, que não parece pressa, mas parece, pelo contrário, uma tática deliberadamente escolhida. A capacidade de expressar pensamentos e emoções através de um esboço faz parte do espírito da época, onde tudo flui rapidamente e onde tudo quer ser único.

Aplicativo

Parece que para que servem já ficou claro. Vale a pena explicar onde eles podem ser usados ​​posteriormente. E não só porque tudo está agora a ser rentabilizado, mas também porque a natureza aplicada do esboço prolonga a sua vida.

Onde os esboços podem ser usados:

  • para criar cartões postais de direitos autorais - na moda, popular e sempre em demanda;
  • para criar postagens exclusivas nas redes sociais - fotos de todos, você não pode tirar de outra pessoa (e você não quer), mas um esboço rápido e simples chama a atenção, é lembrado e encanta;
  • para letras pequenas - blocos de notas, camisetas e compradores podem ser decorados com esboços do autor, especialmente se for algum tipo de mercadoria fofa;
  • anúncio - um desenhista de sucesso pode ser encomendado para desenhar o design de saquinhos de chá ou publicidade social e, às vezes, pintar uma parede de grafite em um café, que também é bem pago;
  • executando seu próprio blog - melhora a impressão do produto de texto, unifica o conteúdo;
  • venda em ações - os esboços também estão em alta, porque todo o mundo digital precisa de um acompanhamento visual de textos, produtos e conteúdos informativos.

Finalmente, você também pode desenhar para a alma. É uma ótima ferramenta para reflexão, relaxamento, reinicialização.

O que é necessário?

Basta entrar neste rio; tirar um patinador iniciante dele torna-se irreal. Porque a infraestrutura da própria direção é, digamos, muito bacana.

Vamos descobrir o que comprar.

  • Sketchbook... Se for bonito, agradável à vista e ao tato, você vai querer examiná-lo com mais frequência. Este é um dos primeiros e mais simples estimulantes de desenho. Pode ser de bolso e talvez A4, as folhas podem ser de uma variedade de cores.
  • Lápis simples - macio e duro. Aqueles que se encaixam bem na mão e dão exatamente a linha que se espera deles.
  • Forros pretos de várias espessuras. Uma caneta capilar preta também é adequada para começar.
  • Marcadores cinza - tanto a luz quanto a escuridão são necessárias. No esboço, o cinza será uma das cores principais.
  • Conjunto de marcadores coloridos... No início, você pode comprar apenas uma base, 12 marcadores, por exemplo. Posteriormente, as cores podem ser compradas, hoje os marcadores de tinta são vendidos um de cada vez.
  • Marcador branco. Definitivamente uma coisa necessária, portanto, você deve tomar um bom que não seque rapidamente (portanto, nem um centavo).
  • Escova número 3. Melhor esquilo, mas sintético também é possível. Isso é necessário para preencher o esboço com aquarelas - isso geralmente é necessário.
  • Tintas aquarela... Aqui você não precisa escolher algo superprofissional - tintas clássicas são suficientes.

E não é tudo - você pode precisar de tons pastéis, sanguíneos, vários tipos de lápis e canetas, mas isso já está em processo de progressão de habilidade. Algumas questões precisam ser esclarecidas. Um marcador cinza é necessário porque é uma das principais ferramentas para desenhar esboços. São os diferentes tons de cinza que dão volume à imagem, é assim que as sombras realistas são alcançadas - e não importa se é uma imagem colorida ou em preto e branco.

Visualizações

Você pode reduzi-los a três básicos, desenhados por quase todos os desenhistas novatos. Só para se experimentar em tudo, para encontrar o seu estilo e técnicas confortáveis. O primeiro tipo é desenhar a lápis... Esta é a própria base do desenho, na fase em que o sentido de proporção e perspectiva é elaborado. Para criar um esboço, não há melhor visão de ensino a ser encontrada. Nenhum material adicional necessário. O principal é ter um lugar onde você possa se acomodar confortavelmente.

O segundo tipo é um lápis, combinado com aquarelas preenchendo e desenhando contornos com um forro. Esta opção é mais complicada, mas também é adequada para iniciantes. Mesmo que a aquarela pareça uma questão de tempo e você queira trabalhar com marcadores, a preparação da cor definitivamente não será supérflua. Por que os forros são necessários neste estágio: eles desenham contornos no topo da aquarela. O desenho precisa dar vida, expressão e, portanto, desenhar todas as fissuras, textura, detalhamento.Só assim é possível atingir a integridade do desenho e a sua individualidade.

O terceiro tipo é o desenho com marcadores. Eles, ao contrário das aquarelas, não se misturam, não formam essas transições sutis. Mas isso não significa que eles não tenham expressão. Aí reside a dificuldade - aprender a manejar os marcadores de forma técnica, expressiva, difícil e realista em termos de transferência de imagens.

Gêneros

Há um esboço, um esboço expresso e uma ilustração de esboço. Isso é um pouco diferente, e os desenhistas novatos tendem a entendê-lo. Desenhar uma ilustração - o que é previsível - vai demorar mais. Você precisa encontrar informações, pensar na composição, onde é mais minucioso escolher os materiais. E o trabalho nos detalhes será mais meticuloso. Mas essas obras são mais fáceis de vender e encontrar um uso para elas, especialmente se for selecionado um gênero no qual o desenhista esteja se aprimorando.

Vamos descobrir quais gêneros eles podem ser.

  • Ilustração de comida... Simplificando, eles atraem comida para lá. Este é o tipo de esboço mais popular, procurado e bem desenvolvido. É adequado para visualizar receitas culinárias, anunciar produtos alimentícios e decorar o interior de um café, por exemplo.
  • Botânico ou florístico... Os arranjos florais também estão em alta: desde o design de cartões postais até a decoração de uma ampla variedade de espaços temáticos. Decoradores e floristas estão usando ativamente essa tendência. Você pode se destacar em publicidade. Este é um dos gêneros mais desenvolvidos, exigindo o máximo de imersão no tema.
  • Interior... Design de interiores, decoração de espaço - é disso que trata este gênero. Os designers são frequentemente matriculados em cursos de desenho de interiores porque isso lhes dá outra ferramenta de trabalho poderosa. Isso significa que eles estão se tornando mais competitivos.
  • Panorama... Também é necessário principalmente para designers - apenas aqueles que desenham composições de paisagens. Tanto para encomendas estreitas como para design de revistas temáticas, portais, etc.
  • Arquitetônico ou urbano... No centro das atenções estão casas, cidades, ruas, amadas por muitos estudos urbanos. O gênero está se desenvolvendo muito ativamente.
  • Moda... As modelos muito graciosas em trajes, que tanto quiseram aprender a desenhar na infância, podem ser dominadas por desenhistas. E muitas vezes do zero. Para blogs sobre desenvolvimento de estilo e gosto e cobertura de moda, este é um tópico útil.
  • Ano Novo... Somente em pedidos sazonais nesta área você pode ganhar vários meses de antecedência. Porque os feriados de ano novo são toda uma indústria que também exige um design visual com esboços de complexidade variada.

Sketching é agora considerado uma direção muito relevante e progressiva, portanto, novos gêneros podem aparecer constantemente.

Como operar um lápis?

Eles geralmente começam com um caderno de desenho (ou um bloco de papel aquarela) e um bom lápis de grafite. O desenho é quase sempre construído a partir de linhas livres, enquanto o pressionamento do lápis é mínimo e também deve ser posicionado em relação ao papel em um pequeno ângulo. A propósito, o mesmo se aplica à tonalidade da imagem. É tão fácil, figuras delineadas rapidamente. E para marcar os contornos, é preciso segurar o lápis reto, como na hora de escrever - o ângulo com o papel já estará grande. Essas linhas devem ser bem controladas.

Mas, em princípio, um desenho universal é criado assim:

  • primeiro esboço com um lápis - contornos e elementos principais, pontos-chave da imagem são indicados;
  • a cor é derramada - aparecem as manchas de cor principais, isso é feito com aquarela ou com marcadores;
  • processado por marcadores - precisam trabalhar os contornos da imagem, detalhes que farão o trabalho completo.

Às vezes, é o contrário: faça um esboço, depois marcadores e, a seguir, preencha com a cor. Não existe o conceito de "melhor ou pior" - pois é conveniente para quem.

Técnica de desenho para iniciantes

Você pode descobrir exatamente como desenhar com exemplos elementares.

Humano

Primeiro você precisa descobrir as proporções - desenhe uma linha na folha, divida-a em partes iguais (7-8), se estiver de pé, e 5-6, se a pessoa estiver sentada.

  • Preencha a escala desenhada de cima para baixo: primeiro a cabeça, depois - o tórax, a pelve, os joelhos e os pés - todas, respectivamente, divisões. É necessário fornecer locais de transição onde um ponto nodal ascende a outro. A base está pronta e a escala com números foi apagada.
  • Músculo Para começar, eles são feitos em forma de oval, as juntas são destacadas.
  • Agora você pode desenhar figura, conecte todas as suas partes com uma linha suave, acrescente roupas, penteado, detalhe o trabalho.

Ou seja, tanto a princesa quanto Harry Potter, qualquer pessoa, qualquer personagem, começam a desenhar na escala, e só então aparecem roupas, objetos nas mãos etc. O desenho de mãos, pés, olhos, rosto, poses aparecem depois. Primeiro, você precisa desenhar o corpo como um todo.

Animais

Para aprender a desenhar qualquer animal (desde um lobo e um cachorro até uma raposa e um porco-espinho), você precisa imaginá-lo simplificado. Melhor se concentrar em formas geométricas. Eles são a base do desenho: uma oval - um corpo, um círculo - uma cabeça, etc. Em seguida, o contorno e a silhueta do animal, partes do corpo são desenhadas. No início, os algoritmos passo a passo são muito úteis.

Comida

Os tópicos mais populares são bolos, doces (doces) e vegetais, frutas (alimentos saudáveis). Na moda e o abacate preferido de todos.

Um esboço passo a passo e fácil usando o exemplo de um rabanete:

  • um pequeno círculo é desenhado na parte inferior da folha, ao qual algumas linhas verticais são adicionadas;
  • uma cauda é criada a partir da linha inferior, de cima - a base das folhas;
  • as linhas indicam as folhas futuras no topo da folha;
  • o contorno deve ser cuidadosamente desenhado, veias são adicionadas;
  • o esboço finalizado é delineado em marcador preto;
  • as folhas são pintadas de verde;
  • o fruto é desenhado com um lápis vermelho, a cauda permanece branca;
  • o desenho não tem realces brancos, é por isso que você precisa de um marcador ou liner branco.

Outros esboços de alimentos são criados de acordo com este princípio.

Plantas

Os esboços de iniciante não são difíceis, caso contrário, não serão os esboços mais rápidos. Copiar ajuda muito no começo. As primeiras aulas podem ser análogas aos trabalhos apresentados - são simples, expressivas e compreensíveis.

De outros

Você pode escolher sua especialização, por exemplo: esboços de paisagens ou ilustrações de desenhos animados. Ou talvez seja transporte (trem, avião, bicicleta, scooter elétrico). O coração de qualquer obra é a mensagem que o artista lhe transmite. É expresso pelo humor, cores, detalhes.

E o melhor começo para os iniciantes serão exercícios para treinar a mão: sombreamento, desenhar linhas em diferentes direções, arredondar linhas, desenhar círculos e ovais, mover-se para formas e figuras, desenhar cores e sombras. Uma mão confiante captará mais facilmente as ilustrações do enredo.

Dicas úteis

Existem muitos deles, porque a própria esfera do esboço é ótima. Mas aqui estão 12 dicas universais para ajudá-lo a começar.

Aqui estão 12 recomendações para iniciantes.

  • Precisa colocar uma folha de papel embaixo do braço, pois a partir da palma da mão que fica na figura pode ser borrada a área já pintada... Se a obra for grande, não dá para sair com lençol - vai ter que usar ponte ou furadeira.
  • Se houver migalhas no desenho, não pincele com a palma da mão, dedos - os desenhadores dispõem de uma escova para o efeito, que deve ser mantida sempre limpa.
  • Duas técnicas básicas de desenho: incubação e difusão. Este último é usado se for para trabalhar com materiais macios (carvão, sangue). A incubação mostra a direção da luz e da sombra, a proporção dos tons, a textura.
  • Ziguezagues e vírgulas não podem ser usados ​​para hachurar... O movimento sempre vai do escuro para o claro. A hachura segue o formato da figura. Os traços são sempre sobrepostos separadamente, um ao lado do outro, após cada desenho, o lápis sai do papel.
  • Para fazer traços longos, segure o lápis no meio.: é preso por dedos estendidos, localizados quase paralelos à folha. A mão está trabalhando e a mão está relaxada.
  • Para resolver pequenos detalhes, segure o lápis com uma "pitada" - apenas os dedos funcionarão.
  • Para desenhar linhas longas, o lápis é preso na palma da mão com o polegar. - a mão está relaxada.
  • As linhas no esboço estão sempre ativas, o que significa que eles são desenhados de forma nítida e rápida, sem acariciá-los continuamente.
  • Se você quiser acentuar qualquer um dos objetos, desenho com linhas largas será necessário.
  • Item retratado mais longe será desenhado em linhas finas, e o que estiver mais próximo - em negrito.
  • Linhas grossas representam mais objeto pesado consequentemente, fino - leve.
  • A simetria é importante no desenho, e para desenhar um objeto simétrico, você precisa mostrar o eixo central - é fácil delinear uma metade do objeto e, em seguida, copiá-lo ao redor do eixo.

Quanto ao resto, é preciso praticar, desenvolver a observação, experimentar diferentes técnicas e materiais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa