Sketching

Desenhando para iniciantes

Desenhando para iniciantes
Contente
  1. Gêneros e técnicas
  2. O que é necessário?
  3. O que você pode desenhar em um caderno?
  4. Por onde começar?
  5. Master classes para iniciantes

Sketching - uma palavra da moda associada a pessoas criativas que podem desenhar em um café, em um banco de parque e até mesmo no metrô. Nem todo mundo sabe o que realmente é a arte dos esboços rápidos e por que ela é tão atraente. Mas quem já experimentou se apaixonou por desenhar por muito tempo.

Gêneros e técnicas

Um esboço é um esboço, um desenho rápido... A sua singularidade está na impressão real arrebatada, sem uma análise clara, pensada na composição e nos detalhes. É pelo minuto, a capacidade de parar um momento e sua impressão estética e emocional dele que o esboço é valorizado. Também atrai pela sua acessibilidade, facilidade de entrada (não é preciso ser artista profissional), falta de custos elevados.

Vale a pena distinguir entre os conceitos de "esboço" e "esboço-ilustração". Se o desenho demorar menos de uma hora, é um esboço. E se mais, a palavra "ilustração" é adicionada. A técnica é muito interessante e em desenvolvimento, e também muito procurada. Desenhos talentosos são comprados, usados ​​para divulgação nas redes sociais, aparecem em cardápios de cafés e em anúncios de academias de ginástica. Quais gêneros são populares no desenho.

  • Desenho de comida. Provavelmente o gênero mais popular, pois sua influência no espectador é a maior possível. Deliciosos donuts e bolos, uma fragrante fatia de limão no chá perfumado, filigrana de abacate fatiado em um lindo prato - tudo isso pode ser preparado para que seu apetite apareça instantaneamente. E isso encontrou sua implementação na ilustração de receitas, por exemplo.
  • Desenho botânico... O tema floral praticamente não fica atrás da história alimentar, pois é muito interessante desenhar pequenos veios de flores, retratar a selva urbana com caneta e canetas hidrográficas.Faz lindos cartões postais, é usado em cartões de visita de floristas e não só.
  • Desenho de interior... Ótimo se for o proprietário de um designer de interiores. Claro, os clientes gostam de modelagem 3D e outras propostas modernas para a visualização de projetos de design, mas quando um especialista pode criar um esboço do futuro interior (seus elementos individuais) em menos de uma hora, isso definitivamente agrega pontos para ele.
  • Esboço arquitetônico... Esboços de edifícios, ruas, rotas urbanas conhecidas e desconhecidas também estão em demanda. Os esboços urbanos são ricos em detalhes, criando uma atmosfera da cidade que você pode adivinhar a partir de uma foto. E esses desenhos também podem ser comercializados - nos mesmos cartões-postais, pôsteres, ilustrações para redes sociais.
  • Desenho industrial (industrial). Via de regra, estamos falando de imagem de utensílios domésticos, tecnologia, o que também pode ser feito de diferentes maneiras. O esboço não reflete necessariamente a realidade do momento, os objetos nele podem perturbar a posição presente, você pode mudar o fundo, movê-los, organizá-los de acordo com a finalidade da expressão artística.
  • Desenho de paisagem. É dominado por parques e praças, chalés de verão e jardins, principalmente aqueles que são organizados pelo homem. Capturar a harmonia dessa organização, capturá-la em um desenho é um assunto delicado.
  • Desenho de viagens. As melhores notas de viagem muitas vezes aparecem nele mesmo, na estrada, nos momentos de descanso, ao se deslocar do ponto A para o ponto B.
  • Desenho de moda. Obter um esboço rápido de um arco atraente visto por um espectador é o poder da direção. Ou desenhe algo que até agora apareceu apenas na cabeça - para não ser esquecido. Ajuda muito para quem é apaixonado por moda.
  • Desenho de retrato. A questão não é fazer um retrato detalhado de uma pessoa, mas deixar uma imagem, uma impressão, linhas de destaque no papel. Você pode ver um cara de cabelo rosa no metrô, e rapidamente pegar um caderno para que a impressão fique tangível.

E esses são apenas os gêneros mais populares, enquanto o surgimento de novos está acontecendo agora. Portanto, esboçar está se desenvolvendo ativamente e, da direção que serviu ao estágio de criação de uma imagem completa, tornou-se um tipo separado e autônomo de criatividade.

O que é necessário?

Então, se você tem motivação e interesse, é hora de começar a estudar. O que é ótimo em fazer esboços é o uso habilidoso das habilidades de autodidatismo no ensino. Simplificando, esboçar pode ser dominado por conta própria. Explorando um enorme fluxo de informações úteis na Internet, você pode aprender a navegar nela e o processo de aprendizagem será bem-sucedido. O kit inicial mínimo para iniciantes é um caderno (se não estiver disponível, um caderno servirá), uma borracha e alguns lápis. Marcadores e marcadores de álcool, giz de cera, pastéis serão conectados um pouco mais tarde. Lápis para desenhar, não só os artistas sabem disso, são diferentes em rigidez. Se o lápis for duro, a linha no papel permanecerá fina e clara. Se for macia, a pintura será densa e escura.

Como o nível de dureza do lápis é indicado. Marcação russa:

  • M - macio;
  • TM - duro-macio;
  • T é sólido.

Euroletificação:

  • HB - duro-macio;
  • B - macio e escuro;
  • H - duro e leve;
  • F - tipo médio.

As letras são geralmente precedidas por um número que indica o grau de dureza / suavidade. As variações vão de 0 a 9, sendo 9 a mais suave.

Os iniciantes não precisam de um grande conjunto de lápis; para começar, três são suficientes: HB universal, um 2H rígido e outro 2B macio. Qual fabricante não é tão importante, desde que a pessoa esteja estudando. Os profissionais costumam escolher lápis de fabricantes tchecos e alemães. O que mais é necessário para o treinamento:

  • uma borracha também é dura e macia, e também com areia na composição (isso remove literalmente a camada superior do papel);
  • canetas de hélio - é conveniente desenhar com elas, e o resultado é legal, só que são consumidas rapidamente e em alguns casos podem vazar;
  • Caneta de hélio branca ou caneta de feltro branca - deixa traços e outros padrões na superfície colorida, também pode ser usada como corretiva;
  • liner - é o nome de uma caneta de desenho, que é recarregada com tinta (os liners são descartáveis, com cartucho substituível e também com cartucho recarregável).

Separadamente, deve ser dito sobre marcadores... Para os primeiros desenhos, pode ser muito cedo para usá-los, mas realmente atrai iniciantes para eles. Os desenhistas usam marcadores artísticos (e existem, por exemplo, marcadores decorativos). A tinta que o hidrocor deixa na folha também pode ser diferente: de impermeável a lavável, de transparente a impermeável. A ponta da ferramenta pode ser redonda e quadrada, chanfrada.

Também é possível que em breve um desenhista novato se interesse pelo carvão para desenhar, sanguíneo. Aquarela também é usada em esboços, mas com menos frequência. O papel ideal para esboçar é considerado uma folha com densidade de 120-130 g / m2, não deve ser papel fino.

O que você pode desenhar em um caderno?

Simplesmente não há limites para ideias. A beleza do desenho é que você não precisa se adaptar à moda e às tradições, não precisa escolher um gênero estritamente específico e segui-lo. Os primeiros trabalhos são mais propensos a serem gráficos. No desenho em preto e branco, você pode focar na ideia em si, no objeto da imagem, e não em truques e truques. Primeiros esboços.

  • Comida... Primeiro, é uma experiência agradável com associações muito boas. Vale a pena tentar desenhar frutas, pode-se desenhar um corte, ou bolos, biscoitos. Melhor ainda, tente compor sua receita e ilustrá-la. A receita também não é impressa, mas escrita à mão, no estilo do autor. Por exemplo, crie um esboço sobre o tema "Minha salada favorita" com um esboço de cada um dos ingredientes.
  • Cores lindas... Este tópico também é grato. É melhor tirar proveito da natureza: sejam flores em um vaso no parapeito da janela ou malmequeres modestos em um canteiro de flores da cidade. Você pode organizar especialmente para si uma viagem ao jardim botânico para se inspirar na beleza de lá.
  • De pessoas... Tente fazer um esboço de transeuntes, uma aproximação casual. Alguém foca nos rostos, nota as roupas e o estilo, alguém - silhuetas e poses. Para iniciantes, isso pode ser difícil, mas parece interessante.
  • Elementos urbanos incomuns (ou apenas algo atraente)... Por exemplo, a bela entrada da padaria. Ou janelas altas na "stalinka", ou talvez lâmpadas no parque perto de casa. Não é necessário fazer uma paisagem holística, basta um elemento arrancado da realidade que interessa a alguma coisa.

Provavelmente, com o que exatamente desenhar, os problemas surgem com menos frequência. O principal aqui é provar. Então, cada folha da árvore parecerá digna de uma foto.

Por onde começar?

Existem várias recomendações de perfis universais que não permitirão que um iniciante se confunda. Um desenho geralmente é criado em 3 fases.

  • Desenho a lápis. O desenhista esboça rapidamente contornos e elementos básicos da imagem futura.
  • Cor de preenchimento. Estamos falando sobre as principais manchas de cor, que não necessariamente serão aquarela - marcadores também são adequados.
  • Processamento de marcador. Nesta fase, os contornos do desenho são cuidadosamente trabalhados, pequenos detalhes que tornam o esboço uma obra acabada.

Se ainda parece muito difícil para quem vai aprender a desenhar do zero, você precisa começar com o básico. Tente desenhar círculos na folha com um lápis para que não se cruzem, tente preencher toda a folha com eles. Isso treina a vigilância do artista e, mais tarde, é útil na construção de uma composição. Então você pode tentar preencher a folha com sombreamento e em diferentes direções. A folha não precisa ser girada. Em seguida, você pode ir para as imagens de formas geométricas.

Quando a mão ficar "cheia" nesses exercícios simples, você pode começar a esmagar os complexos. Ou seja, por exemplo, uma casa é considerada um objeto complexo para representar. Mas consiste em partes: o mesmo retângulo, triângulo, quadrado.E se um desenhista iniciante já trabalhou com formas geométricas, ele sabe o que fazer. Que seja intuitivo, mas ele sabe. E a mão "lembra" também. E mais alguns truques para quem domina o desenho por conta própria.

  • Um erro comum para iniciantes é manchar o desenho com as próprias mãos. Coloque outro lençol debaixo do braço que está no lençol. Se a obra for grande, um dispositivo especial (ponte) é usado.
  • Para remover migalhas da imagem, você precisará especial pendão... Mais precisamente, é o mais comum, justamente essa é a sua finalidade. Fica sempre guardado separadamente, limpo, para que na hora certa esteja ali mesmo.
  • E para que o esboço não desfoque, ele é corrigido meios especiais... Normalmente, a fixação ocorre à medida que a folha é preenchida.
  • Para obter o sombreamento, é necessário segurar um lápis com uma "pitada", como para escrever. Apenas os dedos funcionarão. O mesmo método de fixação é usado para desenhar pequenos detalhes.
  • Para obter traços longos, segure o lápis no meio, segurando-o com os dedos estendidos e paralelos ao papel. E as linhas longas são feitas com a mão relaxada, quando o lápis é preso dentro da palma da mão com o polegar.
  • No esboço, as linhas devem ser vivas: eles são executados de forma nítida e rápida, não são necessários golpes complexos. Linhas largas são necessárias para indicar o acento. Um objeto pesado é indicado com linhas grossas, um objeto leve com linhas finas. Quanto mais longe estiver o objeto, mais fina será a linha, quanto mais próxima - mais espessa.

Muito virá com a experiência. É importante desenhar: não poupar tempo, tentar de novo e de novo. E é mais fácil fazer isso usando master classes já prontas.

Master classes para iniciantes

As primeiras lições são o estudo de círculos geométricos, hachuras, linhas. Tudo começa com essas classes mestre primitivas. Quando a mão ficar mais confiante, você pode começar a fazer algo mais difícil. Por exemplo, para um esboço de moda. Também será relativamente simples, mas para um iniciante, esse desenho também é um desafio. Desenho de moda em etapas.

  • Esqueleto... Um eixo vertical é desenhado no centro da folha. Um lápis é usado. Os limites, parte superior e inferior do modelo são indicados. Em seguida, vem a designação dos principais pontos de apoio: cabeça, cintura escapular e quadris. A cabeça se encaixa na altura do modelo em cerca de 8 vezes, mas no esboço é possível e 10. O tronco será exagerado, mais curto que as pernas, não menos que 2,5 vezes. As pernas e o pescoço precisam ser alongados deliberadamente. As mãos são adicionadas esquematicamente. A cintura é puxada conforme necessário.
  • A forma... É hora de começar a desenhar as roupas. É necessário partir das formas gerais, passando gradualmente para as menores. As coisas são jogadas no ponto de apoio como se estivessem em um cabide. As linhas são quase transparentes, não há necessidade de pensar no volume ainda.
  • Cor... É necessário preencher com cor os detalhes do guarda-roupa que precisam em primeiro lugar. Você pode desenhar com marcadores, canetas e lápis de cor, canetas hidrográficas, aquarelas.
  • Detalhes... Linhas pretas são desenhadas sobre a cor, ou seja, com lápis ou marcadores. Os caminhos devem ter larguras diferentes para tornar o esboço mais vívido. Enfeite de tecido, estampa - é hora de lidar com isso. E também para destacar acessórios, pontos nas roupas (decorativos, claro, e não tudo). Você pode delinear as características faciais: olhos, em primeiro lugar, lábios. Então - cachos, dedos (muitas vezes são desenhados torcidos em uma espiral). As linhas de lápis esboçadas podem então ser apagadas.
  • Fundo... Pode ser um cenário tão elaborado com muitos detalhes, ou apenas uma dica do local onde a modelo é retratada. A aplicação de sombras com um lápis macio irá completar o trabalho: sombra no chão da própria figura, sombra sob as órbitas, sob o queixo, sombras em vestidos, e assim por diante.

O momento mais agradável e fácil do trabalho é colocar um autógrafo no esboço concluído.

É assim que, em casa ou em viagem, em quaisquer condições ideais, a arte de desenhar é compreendida passo a passo. Do desenho linear no estilo de um simples esboço de rua, você pode passar para um trabalho mais complexo, dominar a técnica para que o trabalho possa ser vendido aos clientes. Há espaço para crescer!

Para uma lição de desenho para iniciantes, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa