Auto desenvolvimento

Como se tornar uma pessoa extrovertida e interessante?

Como se tornar uma pessoa extrovertida e interessante?
Contente
  1. Por que isso é necessário?
  2. Causas de problemas de comunicação
  3. Como você pode melhorar suas habilidades de comunicação?
  4. Exercícios
  5. Possíveis erros
  6. Conselho do psicólogo

A sociabilidade e a sociabilidade são apontadas por muitos como uma dignidade pessoal, enfatizando-a na hora de se candidatar a um emprego, na hora de se candidatar a uma nova posição. Mas todas essas pessoas são realmente extrovertidas? Este artigo mostrará como desenvolver a capacidade de comunicação.

Por que isso é necessário?

A necessidade de comunicação é tão forte quanto as necessidades básicas da pessoa. É agradável ser sociável, pois não é difícil para essas pessoas escolherem as palavras certas em uma determinada situação, para fazer novos conhecidos. Comunicar-se com um círculo de pessoas que conhecemos com facilidade ainda não é um sinal de alta sociabilidade, porque essa comunicação muitas vezes não é verbal. Pessoas que nos conhecem bem nos entendem literalmente à primeira vista. Mas em um ambiente desconhecido, cercado por estranhos, uma pessoa com fracas habilidades de comunicação pode ficar confusa.

O nível de sociabilidade depende muito do temperamento, caráter, educação, educação, bem como da religiosidade de uma pessoa em particular. Mas não há barreiras para se tornar mais sociável. E absolutamente toda pessoa com saúde mental, em qualquer idade, pode aumentar seu nível de sociabilidade.

Para que serve? Com a expansão das capacidades de comunicação, a pessoa se torna mais aberta para o mundo ao seu redor. Ele pode facilmente fazer amigos e manter a comunicação empresarial. Torna-se mais fácil formar e expressar o seu ponto de vista, devido ao qual a autoconfiança cresce, a autoestima sobe.

Pessoas sociáveis ​​são mais flexíveis, adaptam-se mais facilmente a novas circunstâncias inesperadas.

Os psicólogos provaram que as pessoas sociáveis ​​aprendem com mais facilidade, pensam de forma ampla e têm uma visão mais ampla. Ao mesmo tempo, é necessário separar claramente uma pessoa sociável de uma pessoa patologicamente carente de falar. Ele sempre sabe quando parar, ele não vai falar muito, ele tem um senso de tato desenvolvido, ele tem um senso de humor adequado. Com ele é fácil para todos ao redor.

Pessoas sociáveis ​​têm um encanto especial que as torna mais atraentes para membros do sexo oposto. Ele não sente tensão interna ao se comunicar, e os interlocutores sentem isso perfeitamente, passando a confiar intuitivamente na pessoa. É por isso que as pessoas sociáveis ​​acham mais fácil construir relacionamentos pessoais, se casar e conseguir um emprego.

Causas de problemas de comunicação

Os problemas de comunicação são variados, mas tendem a ser causados ​​por causas semelhantes. E antes de prosseguir com as ações para aumentar seu nível pessoal de comunicação, você precisa descobrir por que não consegue se comunicar naturalmente com os outros. As razões podem ser as seguintes.

Timidez

Uma pessoa pode se sentir envergonhada devido ao baixo nível de autoconfiança e autoconfiança. Ele é pouco comunicativo, não porque não precisa de comunicação, mas porque não se sente confiante de que será capaz de agradar ao interlocutor, de causar-lhe uma impressão favorável. A própria origem da timidez pode advir da infância, quando a autoestima era formada de forma anormal, mais frequentemente é subestimada.

Às vezes as pessoas ficam tímidas na adolescência devido à má experiência de comunicação com os pares, má experiência nos primeiros relacionamentos, insatisfação com a própria aparência.

Falta de conhecimento, vocabulário limitado

Às vezes, uma pessoa não fica em silêncio porque é tímida ou tem medo de dizer algo, mas simplesmente não tem nada a dizer. Ele não entende do que se trata, o assunto da conversa é completamente desconhecido para ele.

Se isso acontecer com frequência, é uma ocasião para pensar em autoeducação, ampliando os horizontes e construindo um vocabulário rico.

Caracteristicas individuais

Às vezes, uma pessoa é retraída e silenciosa devido a características inatas, temperamento. Por exemplo, um introvertido se comunica pouco e com moderação com as pessoas, embora não faça perguntas sobre como melhorar suas habilidades de comunicação, ele já está bem. Traços de personalidade implicam em completa harmonia sozinho ou em um círculo extremamente estreito.

Desvios psíquicos

Uma série de transtornos mentais e doenças também são acompanhados por distorções nas habilidades de comunicação até a completa falta de habilidade e desejo de se comunicar com as pessoas ao redor.

Esses casos de autocorreção não estão sujeitos; não se pode prescindir da ajuda de um especialista qualificado e do tratamento adequado.

Como você pode melhorar suas habilidades de comunicação?

Uma pessoa interessante sempre tem mais sucesso em seu trabalho. Eles não nascem assim. Apesar da influência do temperamento, as habilidades básicas de comunicação podem ser desenvolvidas, aprender a interagir com os outros de forma mais eficaz. Você precisa começar identificando as possíveis causas dos problemas de comunicação.

Tendo estabelecido o que exatamente o impede de se sentir livre em uma equipe, de manter qualquer conversa, você pode rapidamente parar de se sentir estranho e entender em que direção seguirá.

A partir deste dia, comece a cuidar de si mesmo durante qualquer comunicação, mesmo que fugaz. Caso contrário, as recomendações básicas ajudarão, que podem ser usadas com igual eficácia por homens e mulheres, meninas e meninos, adolescentes e aposentados.

  • Linguagem do corpo. Freqüentemente, em uma empresa, nos preocupamos em como soaremos e o que diremos. Ao mesmo tempo, esquecemos a linguagem corporal. E pode dizer aos outros muitas coisas interessantes. Pessoas amigáveis ​​e sociáveis ​​não escondem os olhos, estão sempre abertos para comunicar.Durante a comunicação, eles não serão distraídos por mensagens em seus telefones celulares, ou pelo estudo de pequenos detalhes em suas próprias roupas. Aprenda a olhar diretamente nos olhos, comunique-se com o interlocutor com o máximo interesse. As mensagens não verbais do seu corpo devem indicar claramente que você está interessado no assunto da conversa. Comece a assumir o controle de seu corpo gradualmente, com as mãos. Suas mãos devem complementar sua fala, ilustrando certos acentos semânticos da fala com gestos. Se as mãos pendem frouxamente ou se movem inquietamente e caoticamente, isso causa uma impressão negativa no interlocutor. Aprenda a ler a linguagem corporal de seus interlocutores.

Postura, expressões faciais, virar a cabeça, posição dos braços, pernas - tudo isso o ajudará a sentir mais sutilmente o humor do seu homólogo e a ser mais correto na comunicação com ele.

  • Palavras parasitas. Tente gravar sua fala em um gravador de voz e escute com atenção. Se em uma conversa você usar palavras parasitas, interjeições redundantes como "eem" ou "aaa" para um monte de palavras e pensamentos, tente se livrar delas. Nada mais doloroso ouvir a fala de uma pessoa que complementa generosamente as informações fornecidas por tais "parasitas". Uma pessoa que não usa tais interjeições e palavras dá a impressão de autoconfiança, pensando com clareza e clareza.

No início do caminho será difícil, "parasitas" irromperão inconscientemente. É preciso muito esforço para ter autocontrole.

  • Faça um plano de script. Cada pessoa tem uma série de perguntas "incômodas", para as quais sempre é difícil dar respostas que a deixam perplexa. Para alguns, são questões sobre trabalho e profissão, para outros - sobre filhos e vida familiar. Defina uma lista de suas perguntas "desconfortáveis" e planeje com antecedência respondê-las. Se for difícil se comunicar com estranhos sobre assuntos gerais menores, também vale a pena considerar com antecedência como você pode manter a conversa. Isso pode ajudar a superar o constrangimento em situações que foram silenciadas anteriormente.
  • Conte histórias. O que quer que você diga, tente contar a história - ela deve ter um começo, um desenvolvimento, um clímax e um fim. Desta forma, seus relatórios e apresentações serão interessantes e as conversas com os interlocutores se tornarão emocionantes. Muito em breve, você começará a desfrutar da reputação de um contador de histórias interessante.
  • Faça mais perguntas. A maioria das pessoas tímidas e aquelas que acabam tendo problemas de comunicação têm uma coisa em comum - têm medo ou não gostam de perguntar. Alguns estão preocupados em parecerem irritantes ou estúpidos depois de especificar algo, outros simplesmente não conseguem formular uma pergunta. Aprenda a fazer perguntas ao interlocutor. Isso mostrará a ele que você está interessado no assunto da conversa. Se não houver absolutamente nada a perguntar, você pode simplesmente repetir as últimas declarações do visitante de forma interrogativa. Isso o estimulará a continuar a história.

O principal não é focar na forma da pergunta, mas ouvir atentamente a sua resposta.

  • Concentre sua atenção. Não é necessário fuzilar o vis-à-vis, basta não se distrair da comunicação por mensagens e notificações por telefone. Se você tiver uma reunião responsável que seja importante para você, é melhor desligar o telefone completamente ou colocá-lo no modo silencioso.

Escolha locais tranquilos e calmos para reuniões importantes. Não apenas o seu smartphone, mas também o zumbido e o ruído de fundo usuais ao seu redor podem se tornar um obstáculo para estabelecer um entendimento entre os interlocutores.

  • Comentários. Ao ler uma reportagem, contando algo para um grande público ou um interlocutor, evite a monotonia e distração na história. Se as palavras não forem relacionadas ao interlocutor ou aos ouvintes, não causarão grande impressão neles.Sempre tente incluí-los na história, para torná-los participantes da história - “E o que você acha que aconteceu a seguir? Isso mesmo, exatamente o que você achou que aconteceu! ”,“ O que você faria no meu lugar? ”.

Essas referências aos ouvintes os farão participantes diretos da história.

  • Desenvolva empatia. O maior sucesso na comunicação é alcançado por quem sabe ter empatia com o interlocutor, ou seja, demonstra empatia. Mais frequentemente, coloque-se no lugar de uma contraparte, tente imaginar suas emoções, senti-las. Com isso, você aprenderá não apenas a ter empatia, mas também a ver claramente quando o interlocutor está cansado, quando precisa ficar sozinho consigo mesmo, quando o assunto o deixa perplexo.
  • Ouço. Este é o principal conselho. Se você aprender não apenas a fingir que está ouvindo, mas a ouvir de verdade, tentando memorizar informações, consertar imagens e fatos, essa será a melhor forma de aumentar suas habilidades de comunicação.

Exercícios

Alguns exercícios podem ajudá-lo a praticar suas habilidades de comunicação. Pratique-os individualmente ou com entes queridos, no trabalho em equipe. Eles irão ajudá-lo a relaxar e começar a se comunicar livremente, sem dificuldades. Todos os exercícios descritos a seguir têm como objetivo reduzir e remover barreiras internas.

  • "Contar". Este exercício ajuda você a ganhar confiança na comunicação. É melhor treinar em uma empresa, mas como último recurso, vocês podem fazer isso juntos. A tarefa de cada um é contar, por sua vez, sobre um dos objetos que lhe pertencem - de onde veio, em que circunstâncias chegou ao dono, para que serve. Enquanto um fala, os outros fazem perguntas esclarecedoras.
  • "Bazar do Oriente". O exercício ajudará a melhorar suas habilidades de comunicação profissional e comercial. Cada participante escreve seu nome em cinco cópias em uma folha de papel. Os papéis são dobrados e dobrados em uma caixa. Em seguida, cada um tira 5 folhas de papel. É importante a todo custo convencer os interlocutores a lhe darem pedaços de papel com o seu nome. O primeiro a coletar um conjunto completo de seus pedaços de papel vence.
  • "Em outras palavras". Este exercício vai te ensinar como transmitir o significado de uma mesma frase em palavras diferentes, vai contribuir para o desenvolvimento do vocabulário e da variabilidade, flexibilidade na comunicação. Uma frase de 5 a 7 palavras é usada como base. Deve ser repetido de participante para participante, sem repetir nenhuma das palavras faladas anteriormente, escolhendo sinônimos claros e adequados.
  • "Pessoas semelhantes". Este exercício o ajudará a aprender rapidamente como se conectar com conhecidos e estranhos. A tarefa dos dois interlocutores é encontrar o máximo de características e características comuns possíveis em cinco minutos do tempo previsto, identificando os pontos de contato entre si.
  • "Sozinho comigo". Deixado sozinho consigo mesmo, você pode conduzir um diálogo consigo mesmo, com seu animal de estimação, com qualquer xícara de chá, como se eles pudessem dar respostas reais.

Possíveis erros

No caminho para o desenvolvimento de nossas próprias habilidades de comunicação, na maioria das vezes cometemos os mesmos erros que nos impedem de obter liberdade de comunicação.

  • Você não sabe ouvir. Parece-lhe que já recebeu do interlocutor as informações necessárias e que não faz sentido continuar. Mas as palavras são apenas uma tela. As emoções e sentimentos que o interlocutor tenta transmitir a você são de verdadeiro valor. Escute-os.
  • Você está perdendo contato. Tendo começado a contar algo, você pode não manter o foco interno no interlocutor e se afastar dele. E então sua fala se transforma em um discurso monótono. Para manter o contato, treine constantemente essa habilidade, escolha apenas palavras precisas e corretas, leia mais e desenvolva o pensamento lógico e a observação.
  • Você está mentindo. As mentiras nos separam até das pessoas mais queridas e próximas - filhos e pais. Mentir não promove a comunicação ou relacionamentos produtivos de longo prazo com as pessoas. Apenas aceite isso como um fato, segure sua vontade interior em um punho e proíba-se de dizer uma mentira.
  • Você é mesquinho com emoções. Se você diz as coisas certas, mas o faz de maneira tensa e mecânica, como um robô, é improvável que seja considerado interessante. Observe suas expressões faciais, vivacidade na comunicação, olhe no espelho, como você expressa alegria ou raiva, quais são os gestos e expressões faciais. Não tenha medo das emoções, não as esconda, são elas que permitem que nos compreendamos melhor.
  • Você não quer se desenvolver. Freqüentemente, depois de algumas tentativas malsucedidas, as pessoas param de treinar, acreditando que "não têm" o direito de se comunicar. Não há necessidade de procurar razões pelas quais você não teve sucesso hoje, você precisa procurar oportunidades para ainda implementar seus planos.
  • Você busca a aprovação de outras pessoas. Isso o priva de independência e reduz o pensamento crítico. Esse hábito é considerado um hábito típico da infância e os adultos devem se livrar dele o mais rápido possível.
  • Seu pensamento é negativo. Pessoas com atitudes negativas e visões pessimistas da vida raramente conseguem se comunicar de maneira eficaz e interessante. Tal pensamento necessariamente forma discurso negativo, declarações críticas, grosseria, insultos.

Mude o foco de sua atenção interior do que está causando a negatividade para o que você gostaria de receber.

Conselho do psicólogo

A psicologia moderna oferece muitos desenvolvimentos e técnicas, recomendações para o desenvolvimento das habilidades de comunicação. Existem muitos livros e artigos interessantes, você pode se inscrever em webinars ou cursos. Em qualquer caso, conselhos básicos de especialistas serão úteis.

  • Imagine-se como uma criança com mais frequência ao se comunicar, isso ajudará a ouvir mais interessado e a fazer perguntas vis-à-vis.
  • Não limite os contatos, expanda-os constantemente tanto na Internet quanto no mundo real.
  • Não transfira suas experiências negativas para todas as pessoas, aprenda a confiar nelas. A desconfiança divide.
  • Coloque-se no lugar do interlocutor com mais frequência. Procure sentir o que ele está passando, experimente os eventos e fatos descritos por ele. Isso ajudará vocês a se entenderem melhor.
  • Desenvolva seus horizontes, leia e assista a filmes, aprenda coisas novas todos os dias.
sem comentários

Moda

a beleza

casa