Auto desenvolvimento

Tudo sobre timidez

Tudo sobre timidez
Contente
  1. O que é isso?
  2. Como é diferente de humildade?
  3. Causas
  4. Isso pode ser um problema?
  5. Correção de timidez patológica

A arrogância é considerada a segunda felicidade e a timidez torna a pessoa infeliz. Isso é o que diz a sabedoria popular. Isso geralmente é verdade. Principalmente quando a timidez se transforma em um estado doloroso em que a pessoa se encontra constantemente. É necessário descobrir como distinguir a timidez patológica da timidez e superar a patologia.

O que é isso?

Em psicologia, uma pessoa tímida é descrita como o indivíduo é medroso, excessivamente tímido, com medo de várias situações da vida. Alguns, ao descreverem um indivíduo tímido, até falam da sofisticação de seus modos, chamam tal traço de caráter de sinal de castidade. Às vezes, uma pessoa tímida é chamada de tímida. No entanto, eles nem sempre são os mesmos.

O significado da palavra "tímido" pode ser melhor compreendido examinando-se suas origens. Essa pessoa parece viver atrás de uma parede que a esconde de todos os outros. Ela é um símbolo e garante de sua segurança. É muito simples verificar quem realmente está à sua frente - uma pessoa doente ou apenas um cidadão modesto.

Os sintomas da manifestação da patologia são os seguintes:

  • medo de comunicação;
  • medo de aparecer na sociedade, também chamado de fobia social;
  • medo de cometer um ato perceptível;
  • medo de julgamento;
  • incapacidade de sorrir, especialmente para estranhos;
  • falta de habilidades de comunicação com pessoas desconhecidas ou desconhecidas.

Além disso, em uma pessoa tímida, você pode notar facilmente os seguintes sinais:

  • constrangimento na comunicação;
  • rigidez em pensamentos e ações;
  • silêncio;
  • auto-dúvida;
  • tendência à angústia mental ou mesmo à depressão;
  • sigilo, isolamento, desejo constante de se aposentar.

Como você pode ver, o conceito e sua interpretação podem ser diferentes.Portanto, é necessário determinar com precisão se uma pessoa realmente tem síndrome de timidez, o que a impede de se dar conta na vida pessoal e retarda a ascensão na carreira.

Como é diferente de humildade?

A diferença entre timidez e timidez é como um abismo. Uma pessoa modesta nunca tingirá o cabelo de verde, uma pessoa tímida terá medo até mesmo da menor mudança em sua imagem. Ele considera qualquer uma de suas ações com os olhos de outra pessoa. O que os outros dizem o preocupa mais do que suas próprias opiniões e desejos.

Uma pessoa modesta também pensa nos que estão por perto, mas de posições diferentes. Ele é educado com aqueles ao seu redor. Ele não é rude nem rude, mas uma pessoa tímida é capaz das afirmações mais cruéis, só que dirigidas exclusivamente ao seu próprio "eu".

A relação entre os dois conceitos, é claro, existe. O tímido de ontem pode se tornar um indivíduo patologicamente tímido amanhã. Mas nem sempre é assim. Tudo depende de onde veio esse ou aquele traço de caráter.

Causas

Um diagnóstico eficaz e verdadeiro de timidez só pode ser fornecido por um especialista. É difícil para uma pessoa compreender o grau de sua alienação da sociedade e de onde ela vem. Além disso, o hábito de se esconder atrás de uma parede invisível ou bastante tangível geralmente nasce na infância.

Psicológico

Quando a mãe ou o pai repreendem constantemente o filho por qualquer, mesmo a mais insignificante ofensa, mais cedo ou mais tarde ele provavelmente irá “se fechar em si mesmo”. O mesmo pode acontecer com uma criança modesta que é "pressionada" por um professor ou um grupo de colegas. Muitas vezes, uma pessoa é empurrada para o abismo da timidez por circunstâncias em que se encontra na hora e no lugar errados. Por exemplo, avós e pais querem vê-lo como um músico virtuoso ou um campeão olímpico, mas a criança não consegue dominar o violino nem o skate, causando críticas dos adultos e muitas emoções negativas dentro de si.

Como resultado, ele acaba sendo desnecessário para si mesmo e para os outros.... Com o passar dos anos, sua incerteza só aumenta. Ele não tem amigos, porque todos ao seu redor parecem mais bem-sucedidos e talentosos para ele. Tem medo da própria opinião, porque lhe parece que não pode ser verdadeira a priori.

Portanto, antes de mandar seu filho para uma escola de música, clube de dança, seção de luta livre ou clube de hóquei, converse com os professores. Não exija o impossível de seu filho.

Fisiológico

Além de talentos ocultos, alguns pais tentam encontrar dados externos em seus filhos. Cada uma delas pensa que seu bebê não é apenas o mais inteligente, mas também o mais bonito. Ou, em casos extremos, o patinho feio certamente dará um belo cisne. As mamães levam as filhas a escolas de moda, os pais dão as crianças a clubes sérios de futebol. Uma vez que no mundo moderno ambos podem ser feitos apenas por dinheiro, os pais que os possuem raramente são negados.

Como resultado, entre os meninos bastante atléticos, a criança acaba sendo 2 vezes mais larga do que eles e por esse motivo não apresenta pelo menos algum sucesso. Muito talentosa, mas sem muito charme, a garota permanece na sombra de seus pares mais espetaculares. Com o tempo, essa sombra provavelmente se torna uma parede que protege a pessoa que está amadurecendo de todo o mundo.

Outra maneira comum de instilar um complexo de inferioridade é exatamente o oposto do acima: quando mães e pais "carinhosos" ou avós e avôs não negam nada a seu filho amado. Como resultado, uma criança na 5ª série pesa como um adulto, mas ela não sabe nada sobre as responsabilidades dos adultos.

Ele não consegue limpar o próprio quarto, aprender sua lição de casa ou até mesmo levar o lixo para fora. Seus colegas sempre zombam dele.Não quer se comunicar com eles nem na escola nem fora dela, e transfere essa alienação sua para a idade adulta, na qual já não tem quem o ajudar, o que lhe garante a solidão e os problemas mentais.

É claro que existem razões mais objetivas para se tornar tímido. Pelo menos, eles parecem à primeira vista. Estamos falando de deficiências físicas - congênitas ou adquiridas em decorrência de acidentes ou outros acidentes. Não é incomum que pessoas com deficiência se sintam rejeitadas. No entanto, existem algumas exceções agradáveis ​​à regra.

Um dos exemplos mais marcantes disso é o australiano Nicholas James Vuychich. Ele nasceu com uma doença rara, sem braços e pernas. No entanto, isso não o impediu de se tornar um dos motivadores mais famosos do mundo para pessoas com deficiência, escritor e cantor. Além disso, ele é feliz em sua vida pessoal. Ele e sua esposa estão criando 2 filhos e 2 filhas gêmeas. A propósito, todos os filhos de Vuychich são absolutamente saudáveis.

Isso pode ser um problema?

A timidez nem sempre é um problema. Ela começa a criar uma ameaça real quando deixa de ser um traço fofo e se transforma em um estilo de vida. Às vezes, uma leve timidez pode ser um fator positivo no ajuste social. Por exemplo, uma garota modesta e doce tem mais probabilidade de ser apreciada por um chefe mais velho do que seu concorrente assertivo e colorido. No entanto, esta é mais a exceção do que a regra.

Na maioria das vezes, uma pessoa tímida vive como se estivesse no vácuo de seus medos e medos. Não se pode nem mesmo dizer que algo não teve sucesso para ele. Afinal, ele nem mesmo faz tentativas de se autoatualizar em qualquer uma das esferas da vida.

Na vida pessoal

Encontrar um companheiro (companheiro) na vida para tal pessoa não é fácil, quase irreal, bem, a menos, é claro, que todos os mesmos parentes atenciosos encontrem uma opção. Uma pessoa tímida não consegue encontrar uma linguagem comum com uma potencial alma gêmea. Em princípio, ele não o está procurando, pois tem medo de voltar a levantar os olhos para os representantes do sexo oposto.

Essas pessoas são ruins em encontrar uma família, mesmo em seus sonhos. Parece-lhes que é melhor ficar sozinho do que experimentar o fracasso ou a condenação de outras pessoas ou entes queridos.

Assim, o medo passa a ser seu único companheiro na vida, com ele vão para a cama, adormecem, levantam-se, tomam café da manhã, almoçam e jantam.

No trabalho

Uma pessoa tímida não é necessariamente uma pessoa estúpida. Ele pode ter uma excelente educação. Mas ele não pode aplicar seus conhecimentos na prática, pois tem medo de tropeçar. Ninguém revela seus talentos ocultos e, com o tempo, eles ficam cada vez mais enterrados.

O tímido nunca iniciará a criação de algo novo, não tentará nada inovador pelo mesmo medo de errar. Para ele, um passo para a esquerda ou para a direita é uma tentativa de fuga de si mesmo, comparável a pular no abismo sem seguro. Portanto, na maioria das vezes, pessoas tímidas permanecem fora de empresas de sucesso ou permanecem nelas em posições de muito baixo prestígio.

Lembra-se da anedota em que, ao ser questionada sobre onde trabalha, uma mulher responde que está em um banco e só então acrescenta que está limpando uma instituição financeira? Mas para ser justo, deve ser dito que esta senhora não é de uma dúzia de tímidos.

Uma pessoa tímida, mesmo que tenha senso de humor, dificilmente demonstrará isso em público, como seus outros talentos.

Correção de timidez patológica

Antes de começar a lutar contra a timidez, você precisa entender o quanto ela se apoderou de uma pessoa. Idealmente, para fazer isso, você precisa consultar um especialista. Mas, no estágio inicial, você pode tentar lidar com o complexo sozinho. Você precisa entender claramente a que sua timidez o está levando e com que seu novo oposto contribuirá.

Escreva em um pedaço de papel o que você deseja alcançar. Faça uma lista dos obstáculos que o impedem de seguir em frente. Sua tarefa é encurtar a lista o mais rápido possível. Vamos começar com o segundo. Para fazer isso, recomendamos que você siga algumas etapas.

  • Esteja em público com mais frequência tente conversar com um fornecedor no mercado ou com a loja mais próxima.
  • Mude seus locais de estadia habituais, vá ao novo shopping, não ao supermercado mais próximo.
  • Visite uma exposição, vá ao cinema ou ao teatro. Você não pode fazer isso sozinho, você tem medo de olhares de esguelha - leve sua amiga, mãe ou tia querida com você. O principal é não ficar em casa.
  • Inscreva-se para um círculo de corte e costura, estúdio de dança ou academia - o que você preferir. O principal é mudar o ambiente e o ambiente com a maior freqüência possível.
  • Faça uma viagem... É aconselhável ir aonde você nunca esteve antes. Afinal, a língua não só o levará a Kiev, mas também ajudará a se livrar dos complexos.
  • Minimize sua comunicação online... Aliás, segundo muitos especialistas, isso só contribui para a disseminação do sintoma da timidez pelo mundo. As pessoas esquecem como falar cara a cara. É mais fácil para eles contar sobre os problemas a um interlocutor virtual desconhecido do que a um amigo de infância. Então volte do virtual para a realidade.
  • Para aprender a falar persuasivamente pelos outros e por si mesmo, faça um curso de oratória, fale em voz alta com mais frequência. Aprenda poesia e prosa e recite-as pelo menos na frente de um espelho para começar.

Romper com a timidez, entretanto, requer mudar não apenas suas ações, mas também a direção de seus pensamentos, estilo de vida e comportamento. Você tem que se forçar a pensar diferente. V em particular, aprenda como realizar certas ações.

  • Não pense nas pessoas piores do que realmente são.... Procure traços positivos nas pessoas ao seu redor, não traços negativos.
  • Durante o diálogo, não "ponha o cobertor sobre você", mas não dê todas as rédeas do poder ao interlocutor. Lembre-se: todos os participantes são responsáveis ​​pelo resultado da conversa.
  • Seja mais receptivo a tudo ao seu redor. Comece dizendo "bom dia" para o pássaro do lado de fora da janela, depois sorria para seu companheiro de viagem no transporte público ou para um cidadão que está sentado ao volante e parou em um engarrafamento.
  • Seja cortês com conhecidos e estranhos. Isso não apenas o ajudará a se integrar mais facilmente à sociedade, mas também a configurará positivamente para você.
  • Pare de fingir que ninguém mais existe.e ninguém te interessa.
  • Deixe o humor entrar em sua vida, aprenda a reagir ao que está acontecendo ao seu redor com um sorriso. Não é à toa que dizem que o riso não apenas prolonga a vida. O senso de humor o ajudará a enfrentar as situações mais difíceis e a sair delas de cabeça erguida.
  • Suas metas e objetivos devem ser alcançáveis. Não coloque a barra muito alta. Isso ameaça outro colapso em seus próprios olhos.
  • Perdoe-se pelos erros... Eles não são feitos apenas por aquele que não faz nada. Não faça de cada falha um problema universal. Dê a si mesmo o direito de cometer um erro.

Mas você não tem o direito de se "dissolver". Você deve estar perfeito. Penteado, tipo de unhas, roupa - tudo deve dar-lhe confiança e ao mesmo tempo inspirá-la em você. Jogue fora jeans velhos, mude sua imagem eventualmente. Não tenha medo de experimentar com sua aparência, apenas não exagere. Você tem que ter uma boa aparência, não extravagante.

Faça o autotreinamento sempre que possível. Faça o máximo de perguntas possível a você mesmo e às pessoas ao seu redor. Mas o que não deve ser feito em nenhum caso é procurar a sua própria espécie. Muitas vezes acontece que uma pessoa tímida encontra um "rato cinza" ainda mais e agora, contra o fundo, ele é um gato de verdade. Mas isso é apenas autoengano, que não só não resolverá o problema, mas também o agravará. Mentir, inclusive para você mesmo, não é bom e até mesmo prejudicial à sua saúde.

Portanto, seja honesto, aberto e corajoso, e então o Universo e aqueles ao seu redor com certeza retribuirão, e o sucesso finalmente entrará em sua vida.

sem comentários

Moda

a beleza

casa