Resumo

Currículo do aluno: como compilar sem experiência de trabalho?

Currículo do aluno: como compilar sem experiência de trabalho?
Contente
  1. Regras de compilação
  2. Carta de transmissão
  3. Você precisa de uma foto?
  4. O que deve ser indicado?
  5. O que você não deve escrever?
  6. Amostras

A capacidade de escrever um currículo competente é uma habilidade que todo aluno deve ter. Na maioria das vezes, esse documento será útil para o emprego. Além disso, um currículo pode ser necessário se você continuar seus estudos (por exemplo, no exterior, em uma escola de mestrado ou pós-graduação).

Quais são as regras para escrever um currículo? Preciso anexar minha foto ao documento? Como escrever uma carta de apresentação corretamente? Falaremos sobre isso em nosso material.

Regras de compilação

O primeiro currículo de um aluno é um documento importante para o futuro desenvolvimento profissional e pessoal.... Por isso é necessário encarar sua preparação com grande responsabilidade. Tradicionalmente, existem várias regras padrão de redação de currículo que também se aplicam aos alunos. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Volume ideal

A este respeito, é sempre importante lembrar e ter presente que o empregador recebe diariamente uma grande quantidade de currículos. Se cada um dos candidatos enviar documentos longos e volumosos, o pessoal da empresa simplesmente fisicamente não será capaz de ler todos os currículos. É por isso que a primeira oportunidade de se destacar é mostrar ao empregador que você valoriza o seu tempo.

Para encurtar seu currículo, deve preencher apenas no caso, não adicionar dados biográficos ou pessoais desnecessários. Também é de grande importância a fonte que você escolhe, seu tamanho e o tipo de alinhamento.

Com a ajuda de truques técnicos, você pode colocar até o currículo mais volumoso em 1 página, que é o tamanho ideal para esse tipo de documento.

Desenho individual

Um breve currículo com um visual minimalista e estiloso é algo que certamente chamará a atenção de qualquer empregador. Para compilar esses documentos, você pode usar programas e aplicativos existentes ou mostrar um pouco de criatividade pessoal. No entanto, lembre-se de que a criatividade não deve ofuscar o profissionalismo. Qualquer forma, mas seu currículo deve atender plenamente a todos os requisitos necessários.

Exatidão

A presença de erros gramaticais e a ausência de vírgulas necessárias são as propriedades de um currículo que deixarão imediatamente claro para o empregador que você é desatento e, possivelmente, até mesmo mal-educado. É por isso antes de enviar um documento de trabalho, é importante certificar-se de que ele foi redigido de acordo com todas as regras da língua russa. É aconselhável reler o seu currículo várias vezes, pedir aos seus familiares ou amigos para o fazerem, também pode utilizar serviços especiais para verificar a correcção da grafia.

Estilo de escrita consistente

Um currículo é um documento comercial. Conseqüentemente, ao escrevê-lo, você deve se guiar pelos princípios do estilo oficial de negócios. É inaceitável usar palavras coloquiais ou usar técnicas descritivas artísticas ao escrever um currículo.

Honestidade

Freqüentemente, os alunos (especialmente aqueles sem experiência profissional) tentam embelezar seu currículo inventando alguns fatos e enganando o empregador. Essas ações são estritamente proibidas. lembre-se disso no decorrer do trabalho, sua mentira certamente será revelada e você perderá a confiança do empregador e também poderá ser demitido.

Assim, no processo de redação de um currículo, é muito é importante seguir as regras descritas acima. Esses princípios geralmente vinculativos de etiqueta empresarial tornarão imediatamente claro para o empregador que você é uma pessoa responsável e atenciosa que realiza todas as tarefas com cuidado.

Carta de transmissão

Uma carta de apresentação é um documento que permite que você fale mais detalhadamente sobre você e seus méritos ao empregador. no entanto Não abuse desta oportunidade: uma carta de apresentação, como um currículo, não pode ter mais de 1 página. Este documento dá-lhe a oportunidade de falar mais detalhadamente sobre as suas competências e competências profissionais, realçar os detalhes da sua formação, motivar a escolha deste cargo e desta empresa em particular, e também focar nas suas vantagens e benefícios. Dessa forma, você pode se destacar na multidão com uma carta de apresentação.

Um aluno pode escrever que não apenas estuda para A's, mas também participa da vida social de sua universidade, participa de competições esportivas e de competições criativas. Assim, você deixará claro ao empregador que não é apenas um funcionário valioso do ponto de vista profissional, mas também uma pessoa amplamente desenvolvida e erudita, que será uma excelente adição à equipe.

Além disso, a participação em uma variedade de atividades prova que você é hábil no gerenciamento do tempo e que é uma pessoa disciplinada e responsável. Assim, uma carta de apresentação é uma descrição de você como uma pessoa completa.

Você precisa de uma foto?

De modo geral, anexar uma foto a um currículo não era um pré-requisito inicial. No entanto, com o tempo um número crescente de empregadores declara a necessidade de uma fotografia. Em geral, a decisão de anexar ou não sua foto ao currículo depende de vários fatores. Por isso, antes de mais nada, é importante ler o anúncio direto da vaga.Se a presença de uma fotografia é uma questão de princípio, o empregador o indicará definitivamente. Neste caso, recomenda-se seguir seus requisitos.

Porém, muitas vezes pode surgir outra situação, quando a descrição da vaga diz apenas que você precisa enviar seu currículo, mas não foi dada ênfase à necessidade de uma fotografia. Nesse caso, recomendamos a inscrição dependendo da posição para a qual você está se inscrevendo. Portanto, se o seu trabalho está diretamente relacionado à sua aparência, na maior parte do seu dia de trabalho você se comunicará com as pessoas, deverá anexar sua foto (por exemplo, para o cargo de garçom, administrador, treinador, etc.).

Por outro lado, se suas responsabilidades diretas não incluem interação direta constante (isso pode se aplicar a alguns cargos de escritório ou o chamado trabalho no telefone), então você não precisa adicionar uma foto. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que mais cedo ou mais tarde, você ainda se encontrará com o empregador para uma entrevista e também estará constantemente em seu campo de visão durante o trabalho.

A este respeito, não é recomendável ocultar deliberadamente a sua aparência - é preferível enviar imediatamente um currículo com fotografia para que a entidade patronal e o pessoal do departamento de pessoal não tenham dúvidas desnecessárias.

O que deve ser indicado?

Escrever o currículo de um aluno corretamente para se candidatar a um emprego é uma tarefa bastante difícil (tanto para alunos em período integral como em meio período). Nesse caso, esse documento também precisará ser elaborado para prática ou estágio. O principal objetivo de um currículo é atrair um empregador. Considere exemplos de preenchimento de um gráfico de currículo usando um modelo.

  • Responsabilidades do trabalho... Neste bloco, descrevemos a posição desejada (por exemplo, a posição de um médico para um estudante de medicina) e as responsabilidades que você está pronto para cumprir.
  • Seção sobre educação. Neste bloco, devemos indicar informações sobre a universidade ou faculdade em que o treinamento está ocorrendo. Neste caso, é imprescindível escrever o ano de início do curso e o ano de sua conclusão, bem como a sua especialização específica. Se esta é sua segunda educação, certifique-se de indicar a primeira. Além disso, não se esqueça de escrever sobre os cursos, treinamentos e master classes que você fez. Desta forma, você mostra ao empregador que você é um profissional interessado e apaixonado, que está pronto para se desenvolver e aprender coisas novas.
  • Experiência de trabalho e realizações. Se você já tem experiência na sua especialidade, então ela deve ser descrita. Quaisquer estágios e práticas servirão. Na falta de experiência, escrevemos sobre realizações. Por exemplo, você pode escrever que ganhou o primeiro lugar nas Olimpíadas ou é o presidente de um clube estudantil.
  • Habilidades profissionais. Aqui falamos sobre suas habilidades. Por exemplo, conhecimento de inglês, conhecimento de editores gráficos, etc. Suas habilidades devem estar diretamente relacionadas ao cargo para o qual você está se candidatando.
  • Qualidades pessoais. Escrevemos sobre as nossas características individuais: capacidade de trabalhar em equipa, pontualidade, sociabilidade, resistência ao stress, etc.

O que você não deve escrever?

Conforme mencionado anteriormente, um currículo é puramente um documento comercial. Deve dar ao empregador uma ideia das competências profissionais que possui, que tipo de pessoa é, que realizações tem.

É por isso seu currículo não precisa descrever sua vida pessoal e biografia. Qualquer informação que não esteja diretamente relacionada ao cargo para o qual você está se candidatando deve ser excluída deste documento. Isso se aplica não apenas a dados pessoais, mas também a experiências de trabalho ou educação irrelevantes. Por isso, muitas vezes os alunos, tentando mostrar-se do seu melhor lado, falam sobre como trabalharam como garçons ou vendedores de souvenirs durante as férias.

Tal informação não interessa em absoluto ao empregador se no momento você deseja conseguir uma posição, por exemplo, de dentista.

Amostras

Considere alguns currículos de alunos bem escritos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa